Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
xmaiconx

Ajuda com cortes

Recommended Posts

Salve galera,

Bom, recentemente adquiri um Kenwood Excelon x890 e gostaria de entender melhor como realizar o corte certo no player...

alguem poderia me ajudar??? não entendo lhufas de cortes...

dei uma pesquisada mas não encontrei nada muito interessante....

Meu som é o seguinte:

UXP Power 10 + Punch 500a2

Kit NAR 65 + Punch 400x4

O kit não possui cross..

Abraçoo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fale com a NAR e pergunte a eles quais os cortes recomendados.

Aí vc testa!

Comece com cortes não muito arriscados, como HP em 4khz para o tweeter e HP de 80hz para o mid.

Veja se não há capacitores no tweeter, também ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Casão...

Então... os tweeters tem capacitores sim... e se não me engano já é feito cortes no amp tb... agora não sei se realizar algo no player pode ajudar ou piorar desta forma...

estou lento algumas coisas referentes a cortes... mas é algo que realmente confunde um pouco quem não conhece mto da configuração...

Em relação ao sub... vc recomenda algo??

Pelo jeito não há um tipo de receita de bolo né... cada caso é um caso...

Fale com a NAR e pergunte a eles quais os cortes recomendados.

Aí vc testa!

Comece com cortes não muito arriscados, como HP em 4khz para o tweeter e HP de 80hz para o mid.

Veja se não há capacitores no tweeter, também ;)

Compartilhar este post

Link para o post

É um pouco comum os tweeters terem respostas meio picudas por volta dos 2khz, então se o mid conseguir subir bem até isso, um corte sem muito risco seria hipass no tweeter em torno dos 2Khz e lowpass nos mids em 2khz, slope nos tweeters em 12dB oitava, mas isso não é uma receita de bolo mesmo (como vc disse), tem tweeters que descem bem e mids que sobem mal, tem que fazer testes, mas o slope em 12dB nos tw's creio eu, é mais seguro.

Editado por Satyricon

Compartilhar este post

Link para o post

Meuuuu amigo.... vou ser sincero... li e reli e não entendi nada.. HUIAHIUSEHIUHASE..

Vou dar uma pesquisada no que vc falou pra ver se entendo alguma coisa... =PPP

É um pouco comum os tweeters terem respostas meio picudas por volta dos 2khz, então se o mid conseguir subir bem até isso, um corte sem muito risco seria hipass no tweeter em torno dos 2Khz e lowpass nos mids em 2khz, slope nos tweeters em 12dB oitava, mas isso não é uma receita de bolo mesmo (como vc disse), tem tweeters que descem bem e mids que sobem mal, tem que fazer testes, mas o slope em 12dB nos tw's creio eu, é mais seguro.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá...

O corte de segunda ordem (12db/oitava) implica na redução de volume progressivo, de 12 decibéis, em uma oitava (sequência de notas musicais de dó a si). Chama-se corte de 2a ordem.

O corte de primeira ordem é de apenas 6 db/oitava. Terceira ordem, 18 db, etc... Vai de 6 em 6.

Lowpass é o corte ALTO do falante, ou seja, até quanto vc quer que o falante suba. Highpass é o corte BAIXO do falante, ou seja, até onde vc quer que ele desça.

Se o tweeter já tem capacitor, vc não precisa se preocupar com cortes para ele (a menos que vc prefira fazer algo mais agressivo que o de fábrica), mas mesmo assim, pode ver alguma coisa no mid. Alguns mids, quando sobem muito, soam estranhos...

Tweeter que desça a 2khz não é qualquer um... Tome cuidado, pois frequências baixas podem danificar o falante.

Abraços!

Ps. Se falei algo errado, por favor, corrijam-me! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que entendi..

Além da ótima explicação do casão, li alguns artigos... como estes (caso alguem tenha dúvidas...):

http://www.nar-audio.com.br/dicas_004.php

http://www.nar-audio.com.br/dicas_002.php

Além dos artigos daqui do forum.

Bom... no caso então do tweeter, que é um equipamento bem sensível.... se eu fizer um corte de 2khz e um slope de 6dB@8a seria arriscado e um slope de 18dB@8a seria mais seguro???

Eu vou dar uma olhada amanha denovo nos cortes do player, uma vez que entendi melhor como funciona, e ver o que consigo configurar.

Estava pensando em deixar +/- assim...

Tw - HP de no minimo 2.5Khz;

Mid - LP 2Khz e HP 80hz;

Sub - LP 80hz;

Compartilhar este post

Link para o post

Os tw de 3/4 são mais frageis e respondem mais alto, a partir dos 4khz. Alguns de 1" também são assim.

Pelo que eu vi o cross da nar faz slope de segunda ordem e deixa o tw responder a partir dos 3 khz, isso provavelmente é um indicativo do que vc deve fazer com o seu.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho um player desse, ele nao faz hipass o suficiente pros tweeters.

mantenha o tweeter a nao ser que esteja a fim de adicionar um crossover passivo ao kit (ja usei um kit desse, eliminei o capacitor e adicionei um crossover pro na propria nar, melhorou bastante)

o hi-pass pro mid, nao da pra deixar muito baixo, eu tentaria algo em orno de 60-80

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
tenho um player desse, ele nao faz hipass o suficiente pros tweeters.

mantenha o tweeter a nao ser que esteja a fim de adicionar um crossover passivo ao kit (ja usei um kit desse, eliminei o capacitor e adicionei um crossover pro na propria nar, melhorou bastante)

o hi-pass pro mid, nao da pra deixar muito baixo, eu tentaria algo em orno de 60-80

[]'s

É então... eu reparei nisso mesmo...

para os mids configurei em 80 msm....

Qual cross que vc utiliza?? ou que vc utilizou?? foi só no tweeter??

Não encontrei onde posso definir o slope para 12dB... não sei se é algo que eu possa configurar ou é definida no player de fabrica...

Agora preciso ver como configurar o fator Q... não sei ainda se esse fator Q tem algo relacionado com o slope... não deu tempo de pesquisar...

Compartilhar este post

Link para o post
Os tw de 3/4 são mais frageis e respondem mais alto, a partir dos 4khz. Alguns de 1" também são assim.

Pelo que eu vi o cross da nar faz slope de segunda ordem e deixa o tw responder a partir dos 3 khz, isso provavelmente é um indicativo do que vc deve fazer com o seu.

Então... o meu player não chega nem perto dos 3k... =T

Reparei hj pela manha quando fui fuçar denovo...

Compartilhar este post

Link para o post

amigao, fator Q que vc mexe ali é largura de banda do EQUALIZADOR, os cortes estao na segunda pagina do menu de audio.

o crossover do player é de segunda ordem (12dBa) e nao é comutavel.

o crossover passivo que eu utilizei dada a vez que citei, é um cross passivo da nar (para mid LP e tw HP) em 3000hz

Compartilhar este post

Link para o post
amigao, fator Q que vc mexe ali é largura de banda do EQUALIZADOR, os cortes estao na segunda pagina do menu de audio.

o crossover do player é de segunda ordem (12dBa) e nao é comutavel.

o crossover passivo que eu utilizei dada a vez que citei, é um cross passivo da nar (para mid LP e tw HP) em 3000hz

Entendi... mas onde tem esse q factor tb tem a configuração de frequencia específico pra cada canal... não é para cortes??? nossa... viajei então... :banghead

eu vi que na segunda pagina tem opções pra cortes... mas não lembro de ter algo específico para cada canal... por isso imaginei que fosse junto a este menu onde possui o fator Q.

Agora depois do trampo vou dar uma olhada denovo....

Compartilhar este post

Link para o post

Uma outra opção em crossover passivo, de ótimo custo x benefício, para o tw é colocar um par de capacitores Solen Fast Caps.

Neste caso o slope é de 6 dB/8ª.

Vai gastar uns R$ 30,00 + frete.

Nos classificados, se não me falha quem tinha era o Fábio Arisa, o Gutows e consegue tb com o Protheus.

Tenho o e-mail dum carinha do ML tb, que havendo interesse te passo por MP.

Uma configuração que já testei com alguns tws legais (seas e vifa) e o resultado fica bom, diga-se agudo presente e tw protegido, sobretudo para mandar potência e não saturar o tw é o capacitor de 3,3 uF.

Compartilhar este post

Link para o post

este player nao faz nada individual pro canal

pagina 1

as 3 primeiras opçoes sao o equalizador de 3 vias

(botao 2)

low (graves)

level (ganho)

center freq (frequencia central)

bandwith (largura de banda)

ext (extensao de graves)

(botao 3)

mid (medios)

level (ganho)

(botao 4)

high (agudos)

level (ganho)

a seguinte opção é o SRS wow

(botao 5)

dentro dela tem varias opçoes

SRS wow

TRU BASS

3d nao sei o que, um monte de porcaria que suja o som)

(botao 6)

RETURN

dai vc muda a página

(botao 2)

subwoofer level (ganho)

subwoofer phase (inversao de faze)

(botao 3)

LPF (frequencia de corte do subwoofer)

(botao 4)

HPF (prequencia de corte de alta)

front/rear (comuta entre saidas dianteira e traseira pra vc alterar os cortes)

(botao 5)

LOUDNESS (reforçador de bla bla bla, tb suja o som)

(botao 6)

RETURN

terceira página

(botao 2)

fader/balance

(botao 3)

volume att (nivela os niveis de fonte, SLA da pioneer)

(botao 6)

RETURN

sua pergunta é simples mas mal explicada nesse topico que todos a charam que era algo mais complexo

use o corte simples de 80hz no corte de alta, e ligue o kit normalmente

qq ciusa faça uma busca que vc deve encontrar maual on line do player, ou, com vontade e o mínimo de conhecimento sobre audio, em 5 minutos vc descobre todo o player

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

"a seguinte opção é o SRS wow

(botao 5)

SRS wow

TRU BASS

3d nao sei o que, um monte de porcaria que suja o som)"

como chegar nestas opções??? acho que vc se enganou, não? não é somente do 990 pra cima que tem isto?

este player nao faz nada individual pro canal

pagina 1

as 3 primeiras opçoes sao o equalizador de 3 vias

(botao 2)

low (graves)

level (ganho)

ext (extensao de graves)

(botao 3)

mid (medios)

level (ganho)

(botao 4)

high (agudos)

level (ganho)

a seguinte opção é o SRS wow

(botao 5)

SRS wow

TRU BASS

3d nao sei o que, um monte de porcaria que suja o som)

(botao 6)

RETURN

dai vc muda a página

(botao 2)

subwoofer level (ganho)

subwoofer phase (inversao de faze)

(botao 3)

LPF (frequencia de corte do subwoofer)

(botao 4)

HPF (prequencia de corte de alta)

front/rear (comuta entre saidas dianteira e traseira pra vc alterar os cortes)

(botao 5)

LOUDNESS (reforçador de bla bla bla, tb suja o som)

(botao 6)

RETURN

terceira página

(botao 2)

fader/balance

(botao 3)

volume att (nivela os niveis de fonte, SLA da pioneer)

(botao 6)

RETURN

sua pergunta é simples mas mal explicada nesse topico que todos a charam que era algo mais complexo

use o corte simples de 80hz no corte de alta, e ligue o kit normalmente

qq ciusa faça uma busca que vc deve encontrar maual on line do player, ou, com vontade e o mínimo de conhecimento sobre audio, em 5 minutos vc descobre todo o player

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu brother... mas é que agora não posso mais realizar investimento no som... chega de gastar por enquanto.. =D

Uma outra opção em crossover passivo, de ótimo custo x benefício, para o tw é colocar um par de capacitores Solen Fast Caps.

Neste caso o slope é de 6 dB/8ª.

Vai gastar uns R$ 30,00 + frete.

Nos classificados, se não me falha quem tinha era o Fábio Arisa, o Gutows e consegue tb com o Protheus.

Tenho o e-mail dum carinha do ML tb, que havendo interesse te passo por MP.

Uma configuração que já testei com alguns tws legais (seas e vifa) e o resultado fica bom, diga-se agudo presente e tw protegido, sobretudo para mandar potência e não saturar o tw é o capacitor de 3,3 uF.

Compartilhar este post

Link para o post
nao, é só vc ir apertando o botao 5

desligue tudo.

murilloalanis.. valeu...

realmente eu não tive muito tempo para fuçar no radio....

vou pegar um tempo... ler o manual e entender melhor suas configurações....

Acho que tem tantas configurações que acabei me perdendo...

Compartilhar este post

Link para o post

caro amigo, venho ratificar minha falha, ao ler sua pergunta fiz uma breve pesquisa no google e me equivoquei com o modelo, eu estava citando o x879 achando que era 890

enfim, o seu nao deve ser estas funçoes entao, e deve ser de forma um pouco diferente o menu, mas no geral, os cortes sao iguais, use o de 80hz como ja citado.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
caro amigo, venho ratificar minha falha, ao ler sua pergunta fiz uma breve pesquisa no google e me equivoquei com o modelo, eu estava citando o x879 achando que era 890

enfim, o seu nao deve ser estas funçoes entao, e deve ser de forma um pouco diferente o menu, mas no geral, os cortes sao iguais, use o de 80hz como ja citado.

[]'s

É.... eu vi lá... realmente tem algumas configurações a mais que o meu modelo...

O corte eu fiz em 80hz...

Única coisa que fiz a mais foi desligar o amplificador interno do player.... li que aumenta a qualidade do som...

Cara... vc ajudou muito!!!

Obrigado msm!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Galera....

vcs sabem me dizer se esse rádio le pastas no usb????

pq no meu ele só está lendo as músicas que estão na raiz... o resto das pastas ele não está lendo...

no cd é normal...

já fui em folder select (opção 5 se não me engano) mas só aparece / (raiz) e A: (não sei o q é isso)

Já li no manual tb mas não me exclareceu em nada...

Abraçooss

Compartilhar este post

Link para o post

bom..... consegui resolver...

na verdade foi só formatar o pendrive e colocar as musicas novamente que voltou a ler as pastas...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

O que é cortes? (afff... que ignorância a minha!)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...