Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Royo

Glossário Sq

Recommended Posts

Fala Galera,

 

Vamos usar esse tópico pra descrever os conceitos e definições de alguns termos usados frequentemente no fórum.

 

Vou dar o inicio com algumas informações retiradas do site audiolist.org e de algumas pesquisas no google tb.. , mas fiquem à vontade pra incluir o q acharem apropriado:

 

PALCO SONORO:

Tradução literal e equivocada do termo "soundstage",

Corresponde à capacidade de um sistema de som em reproduzir corretamente a informação (registrada na gravação) sobre o tamanho, forma e características acústicas do local da gravação original e a disposição dos intérpretes (músicos) nele. Em suma, é o que faz a reprodução de uma gravação nos parecer real e "palpável".

 

EFEITO DE PALCO:

Recriação do Palco Sonoro dentro do carro

 

 

BOOSTER:

Reforçador - aparelho ou circuito eletrônico feito para reforçar um sinal de áudio. Também designa um certo tipo de amplificador, formado por transformadores e uns poucos componentes extras. Tem distorção maior q os módulos Mosfet

 

 

CLIPING:

Também chamado de clipamento. Fenômeno encontrado quando o sinal de áudio atinge o limite máximo do amplificador ou pré, determinado pela sua tensão de alimentação e certas características do circuito. Ao se tentar gerar uma tensão (ou corrente) que supere esse ponto, temos o corte ou (clipping) da crista da onda, mudando sua forma original e ocasionando uma distorção do som.

 

Uma onda "clipada" mostra alta taxa de distorção harmônica total (DHT ou THD), dominada por harmônicos ímpares, soando áspera ou dissonante.

 

O mesmo fonômeno é visto em gravadores, sejam analógicos ou digitais. O valor mais alto que pode ser registrado geralmente é expresso como sendo 0 dB, e superá-lo leva à distorção.

 

Regra geral, em circuitos digitais e muitos analógicos, a distorção é chamada "hard clipping", onde o corte é abrupto. Em equipamento à válvula, alguns transistorizados bem projetados e nas fitas magnéticas (gravação analógica), o clipping costuma ser mais suave (soft clipping), traduzindo-se por uma distorção relativamente agradável.

 

 

COMPRESSÃO DE POTENCIA:

Power compression ou thermal power compression - Também conhecido como "compressão térmica", é o fenômeno onde a transferência de potência do amplificador para o alto-falante cai à medida em que a bobina do falante se aquece. O fio de cobre (ou alumínio) quente apresenta maior resistência elétrica que quando frio, resultando em menor potência para a mesma tensão aplicada.

 

Uma bobina de fio de cobre aquecida a 200ºC acima da temperatura ambiente (valor comum em alto-falantes sob regime de grandes sinais) tem sua resistência (Re) dobrada, fazendo cair em 3dB a potência transferida pelo amplificador. Embora possa parecer pouco, representa uma perda de metade da potência. O

aumento de Re faz Qes (fator de mérito elétrico) subir na mesma proporção, provocando um desalinhamento da sintonia do sonofletor. Em sistemas multivias, a compressão de potência afeta dos transdutores com intensidades diferentes, alterando equilíbrio tonal do sistema em diferentes níveis sonoros.

 

Existem outros dois tipos de compressão de potência menos conhecidos, mas relacionados a fatores mecânicos, e não à temperatura: compressão da força-motor (BL), originada pela saída da bobina do campo magnético no interior do gap; e a compressão de compliância (Cms), causada por não-linearidades da suspensão. Todos os três fenômenos são percebidos apenas sob regime de alta potência (grandes sinais).

 

DISTORÇÃO:

A medida dos componentes estranhos acrescentados a um sinal de áudio original.

 

Dá-se este nome a qualquer alteração imposta a um sinal de áudio, exceto em sua amplitude. Suas formas mais comuns são componentes não desejados (artefatos) somados ao sinal original, inclundo aí ruídos como o hiss (chiado) e hum (zumbido).

 

A distorção mede a linearidade de um sistema - ou a não-linearidade, a depender do ponto de vista. Qualquer fator externo acrescentado ao sinal altera sua forma, por mínima que seja essa deformação. Uma análise espectral do sinal já alterado mostra os componentes indesejados. Um equipamento perfeito não distorce o sinal de forma alguma: o espectro do sinal de saída é idêntico ao da entrada, sem nada a mais nem a menos - o "fio de conexão com ganho", tão sonhado pelos audiófilos...

 

HEADROOM:

Literalmente, espaço livre para cima; folga; reserva.

 

Diferença entre o nível típico (nominal) e nível máximo de operação (limiar do clipping). Expressa a capacidade de um sistema de reproduzir picos de sinal sem distorcer, e quanto maior esse valor, melhor. Sendo uma simples relação entre valores, não há um nível de referência associado, sendo expresso em dB, tanto podendo se referir a tensão (voltagem) como potência. Ex.: uma linha que trabalhe em +4 dBu e que clipa em +20 dBu tem 16 dB de headroom (20 - 4 = 16). Esses 16 dB tanto podem ser de potência como de tensão.

 

 

HISS:

Chiado. Ruído de fundo com forte conteúdo de alta frequência (o ouvido humano é mais sensível na região entre 2000 e 8000 Hertz). Associado a gravações em fita magnética (causado pelo magnetismo residual da fita) e em transmissões analógicas de rádio. Também caracteriza o ruído térmico presente em circuitos de amplificação de áudio - por exemplo, o chiado de fundo que se ouve ao elevar ao máximo o controle de ganho de um preamplificador de microfone.

 

RELAÇÃO SINAL /RUIDO

(Signal-to-noise ratio, S/N ou SNR) - Em áudio, é a medida do ruído residual de um circuito, equipamento ou sistema, sendo a relação entre o nível (ou potência) do sinal e o nível (ou potência) do ruído, espressa em dB (decibéis). Porém simplesmente dizer "relação S/R = 85 dB" não quer dizer muito. Para que seja uma indicação válida, deve-se especificar sob que condições esta foi levantada.

 

De início, deve-se estabalecer o nível de sinal em que a medição é feita. Este pode ser o nível nominal de trabalho (+4 dBu em áudio profissional, -10 dBm em equipamento de consumo) ou o nível máximo de saída, comumente em torno dos +20 dBu em áudio pro. O ruído é medido por meio de um voltímetro true RMS sobre uma faixa de frequências (bandwitdh) especificada, podendo ou não serem aplicados filtros de ponderação. Todos esses itens devem ser explicitados para que a relação sinal/ruído indicada seja válida. Assim, a forma correta de se anuciar este valor seria:

 

Relação S/R = 90 dB re +4 dBu, 22 kHz BW, ganho unitário (sem filtro)

 

A máxima relação sinal/ruído de um sistema é chamada faixa dinãmica (dynamic range).

 

RESPOSTA A TRANSIENTES:

Transient response - Ou resposta transitória, é a reação de um circuito eletrônico, dispositivo eletromecânico ou espaço acústico a um estímulo não-repetitivo, como um impulso ou surto. É o resultado de uma súbita alteração de estado de um sinal de entrada não-periódico. Como exemplo de sons transitórios, pode-se citar os instrumentos percussivos, consoantes plosivas como as letras T e P, um "slap" num baixo elétrico, etc.

 

Em áudio, descreve a capacidade de um equipamento de som em reproduzir mudanças bruscas do nível de sinal. Um alto-falante com boa resposta transitória reproduz mais fielmente instrumentos de percussão e os ataques dos metais e cordas dedilhadas. Em aplificadores e demais circuitos eletrônicos, indica a capacidade de reproduzir ataques e sons de frequências mais altas sem deformações.

 

Por serem elementos de brusca variação de intensidade e níveis relativamente elevados, transientes são difíceis de se gravar e reproduzir, esgotam rapidamente o headroom e podem causar distorção por clipping.

 

SENSIBILIDADE:

Nos equipamentos eletrônicos de áudio, é o nível mínimo de sinal necessário para se produzir o nível nominal de saída.

 

Em amplificadores: O nível do sinal de entrada necessário para se produzir a potência especificada pelo fabricante sob uma determinada carga (geralmente 4 ou 8 ohms). [EIA-490]

 

Nos dispositivos eletromecânicos (transdutores de áudio), um sinal de entrada num valor padrão é aplicado ao transdutor e a saida resultante é medida e estabelecida.

 

Alto-falantes: Como padrão, aplica-se 1 Watt e mede-se a ressão sonora (SPL) a uma distância de 1 metro. [iEC 60268-5]

 

SPL:

Sound Pressure Level - Nível de Pressão Sonora (NIS) ou Level Pressure (Lp). Medida da intensidade de um som. Seu valor eficaz (RMS) é expresso em dB sobre um valor de referência, normalmente 20 µPa (micropascais). 0 dB SPL corresponde ao limiar da audição humana (o som mais leve que pode ser ouvido, algo como um inseto voando a 3 metros de distância). 1 pascal equivale a 94 dB SPL.

 

O ouvido humano, embora seja um detetor de pressão sonora bastante sensível, não exibe uma resposta em frequência plana. Por isso, as medidas de SPL são feitas através de filtros de ponderação, de forma que o nível medido pelo equipamento acompanhe (aproximadamente) a sensação auditiva. Existem diversas curvas de resposta para estes filtros, designados por letras: A, B, C e D (curvas de ponderação). A curva A tenta reproduzir a resposta do ouvido aos tons puros, enquanto a curva C é utilizada para níveis de pico em medições de ruído.

 

Ao se medir o som gerado por uma fonte, é importante especificar a distância desta ao medidor, uma vez que o SPL cai com a distância d na razão de 1/d (e não 1/d² como a intensidade sonora). O SPL também pode variar de acordo com a posição da fonte. Como exemplo, temos uma corneta acústica, onde a pressão sonora à sua frente é maior que no fundo, exigindo diversas medições, plotadas num gráfico circular (diagrama polar).

 

WINSD:

Software gratuito (freeware) para o projeto de sonofletores (caixas acústicas), no ambiente Windows. Também calcula alguns tipos de filtros para divisores de frequência.

 

IMPEDÂNCIA:

A impedância nada mais é do que uma espécie de resistencia elétrica. Quando você passa corrente elétrica em um material, ele gasta um pouco da energia para transformar em calor. isto é atribuído à resistência elétrica do material.

 

Em alguns casos o componente não gasta energia na forma de calor, mais oferece um impedimento à passagem desta energia, uma espécie de bloqueio à eletricidade. Isto é chamado de reatância.

 

Quando em um equipamento estão presentes resistência e reatância, pode-se combiná-las e chegar a uma espécie de média, que é chamada de impedância

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens pela iniciativa Royo...

 

tem bastante coisa ai q eu num sabia e agora aprendi!

 

vlw mesmo

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Parabens pela iniciativa Royo...

 

tem bastante coisa ai q eu num sabia e agora aprendi!

 

vlw mesmo

 

:legal:

Realmente, muito bom o tópico, acho que devia ser fixo!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Parabens pela iniciativa Royo...

 

tem bastante coisa ai q eu num sabia e agora aprendi!

 

vlw mesmo

 

:legal:

Realmente, muito bom o tópico, acho que devia ser fixo!!!

Na verdade, já tem uma área com bastante coisa, mas muitos ñ pesquisam nela:

http://autosom.net/artigos.asp

 

Mesmo assim, bom trabalho Royo. Esse tipo de tópico sempre ajuda. Depois, é só acrescentar aos artigos. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Alves.

 

eu sei q tem muita coisa boa nos artigos.. mas parece q o pessoal não tem memso o costume de olhar por lá..

 

ai pensei em deixar por aqui , q parece q é mais acessado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom mesmo Royo!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala Alves.

 

eu sei q tem muita coisa boa nos artigos.. mas parece q o pessoal não tem memso o costume de olhar por lá..

 

ai pensei em deixar por aqui , q parece q é mais acessado.

Tinha certeza q vc sabia disso. Mas como comentaram, achei q era bom avisar. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma contribuida em breve com alguns termos.

 

Posso sugerir para colocar em negrito o nome de cada termo pra ficar mais fácil a leitura?

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alves,

 

Se acharem q o tópico tá repetitivo em relação ao glosssario do autosom .. eu deleto o tópico..

 

mas fiz o tópico na intenção de deixar aqui só os termos mais usados.. no glossário de autosom tem muito mais informação.. ( 493 definições) .. tentei colocar aqui só as mais usadas no dia a dia da galera do SQ..

 

Vou deixar o link direto pro glossário do Autosom pra quem quiser conhecer outras definições tb

 

 

http://www.autosom.net/glossario.asp

 

 

 

Ianaconi,

 

tá colocado o negrito.. valeu pela dica !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alves,

 

Se acharem q o tópico tá repetitivo em relação ao glosssario do autosom .. eu deleto o tópico..

 

mas fiz o tópico na intenção de deixar aqui só os termos mais usados.. no glossário de autosom tem muito mais informação.. ( 493 definições) .. tentei colocar aqui só as mais usadas no dia a dia da galera do SQ..

 

Vou deixar o link direto pro glossário do Autosom pra quem quiser conhecer outras definições tb

 

 

http://www.autosom.net/glossario.asp

 

 

 

Ianaconi,

 

tá colocado o negrito.. valeu pela dica !!

Deixa quieto... tá indo bem. :legal: Além disso, muita gente ñ vê os artigos. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa.

 

Postando aqui é mais certo que as pessoas vejam, permitindo ate que saibam do Glosario do artigo.

 

Mas estou com uma duvida e queria confirmar.

 

Antes de entrar aqui no forum nunca tinha ouvido falar em "SQPL".

 

O que seria? Um Som (sistema) de Qualidade Sonora mas com um Reforço no Sub, com um bom SPL?

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...