Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

sergiomontanha

Tô ficando doido ou tem fundamento?

Recommended Posts

Postado em (editado)

Fala galera, beleza!

Sempre fui um entusiasta do som automotivo e um admirador do Fosgate 4.6x. Já vendi 2 (coisa que me arrependo amargamente) e atualmente tinha um no carro tocando um kit NAR de 5" daquele mais simples em bi-amplificação. Gosto muito do áudio e quem já ouviu o som do meu carro, salvo engano, gostou do resultado também. Sei que existem "N" amplificadores com áudio de melhor qualidade no mercado, mas em termos de custo-benefício e flexibilidade da configuração dos x-cards, acho pouco provável.

Fora esse do carro, tinha mais um guardado na gaveta que comprei através do Paulo (Squizzito [-] ), que veio com o proprietário do amp pessoalmente e está praticamente impecável por ser um amp da década de 90. Apareceu uma oportunidade ontem de ver um outro amp desses aqui e pensei em colocar pra frente um projeto que tenho em mente há algum tempo, utilizando um 4.6x em bi-amp e outros dois 4.6x alimentandos 4 subs de 8" em configuração isobárica (talvez isobárica LT [¨]), sendo cada um alimentado por uma bridge, fechando o set apenas com esses amps. Esse amp é daqueles primeiros modelos com regulagem de ganho independente para cada um dos canais e os outros são dos últimos modelos com o ganho independente para Front e Rear. Retirei o amp que estava no carro, coloquei esse apenas para testar e verificar se estava tudo Ok, já que de aparência ele estava razoável, mas os animais que mecheram no amp, não sei se por burrice, ignorância,falta de ferramentas ou total loucura, quebraram os parafusos que prendem a tampa do amp e simplesmente fecharam com cola. Ainda vou ter que ver como tirar os "maleditos" de lá. Chegando em casa, fiz uma limpeza geral na placa com álcool isopropílico e uma limpeza nos terminais e parafusos que estavam imundos e muito oxidados pra melhorar o contato e a aparência e liguei novamente pra testar o amp com calma. Pra minha surpresa, após regular os ganhos com calma e poder ouvir com algo de referência, senti os médios mais encorpados e os agudos mais abertos e brilhantes. Não sei se seria o termo correto, mas o áudio ganhou em contraste, ficou mais detalhado, bem mais definido, tanto é que deixei ele tocando do carro.

Depois da bíblia, pergunto: Existe diferença na "assinatura sônica" dos 4.6x mais antigos para os últimos? Tô ficando doido, tem diferença mesmo ou o amp anterior estava com problema (o que acho difícil.)?

Quanto ao projeto do set, os subs que vou usar, são 4 Pioneer IMPP TS-W 252F de 8" bobina simples de 4 ohms. Se alguém tiver alguma sugestão quanto ao projeto da caixa, estou aceitando sugestões, orientações, indicações etc. já que de LT eu não entendo nada (por enquanto)

Um abraço,

Sérgio.

Edit: Erros de português e pontuação.

Editado por sergiomontanha
Postado em
ja foi mexido nos modulos?

tenho um 4.6x parado em casa... quase vendi pro crawling chaos, mas de ultima hora desisti, este modulo é mto bom...

esse fica bom para kit 2 vias cs60d e 2 tw e 4 driver???? quanto vc qer?????????

Postado em
ja foi mexido nos modulos?

tenho um 4.6x parado em casa... quase vendi pro crawling chaos, mas de ultima hora desisti, este modulo é mto bom...

Só troquei um diodo, nada que alterasse o referencial de áudio do amplificador. Vou inclusive fazer um teste com o outro que está na gaveta que é totalmente original pra tirar a prova.

Um abraço,

Sérgio.

Postado em
Só troquei um diodo, nada que alterasse o referencial de áudio do amplificador. Vou inclusive fazer um teste com o outro que está na gaveta que é totalmente original pra tirar a prova.

Um abraço,

Sérgio.

eu não sei de nenhuma alteração! mas é possivel sim!

uma coisa que pode ter acontecido é fadiga dos capacitores eletrolíticos! e isso pode mudar de um aparelho para o outro por idade, condições de uso, etc... em um amp de 13, 14 anos eu acho que isso já pode ser um problema sim!

Postado em
esse fica bom para kit 2 vias cs60d e 2 tw e 4 driver???? quanto vc qer?????????

eu não usaria uma 4.6x pra tocar driver....

ela ficaria mto fraca neste teu projeto, tem "apenas" 4 canais a 4ohms de REAIS 60Wrms... é mto pouco.

ja que vc vai colocar driver, procure algo nacional, que te rendera um som mais potente por um custo menor, já que driver não requer qualidade de audio, a 4.6x é pra um som com mais qualidade... tocar kit 2vias, um mid bass de baixa potencia... etc etc

e não estou disposto a vender a minha 4.6x no momento...

valeu.

Postado em
Quanto ao projeto do set, os subs que vou usar, são 4 Pioneer IMPP TS-W 252F de 8" bobina simples de 4 ohms. Se alguém tiver alguma sugestão quanto ao projeto da caixa, estou aceitando sugestões, orientações, indicações etc. já que de LT eu não entendo nada (por enquanto)

Oque voce acha de testar em freeair? Fazum tampao bem lacrado e reforçado(oque para voce é mamao com açúcar heheh), vc ja deve ter visto, existem alguns competidores gringos que usam essa configuraçao...Esta ai uma ideia... FLW!

Postado em (editado)

betoutp, realmente em custo-benefício o 4.6x é imbatível na minha opinião. Não digo que "desta água não beberei", mas não pretendo vender os meus... hehehe

Kleber e Subsonic, seriam possibilidades com certeza. Vou fazer o teste com o outro que está guardado pra ver o resultado. No projeto vou fazer a medida da voltagem na saída dos amps pra não dar diferença de potência nos canais e não atrapalhar no rendimento.

Juranda, seria uma opção com certeza, utilizando o porta-malas como caixa, o problema são as especs do falante que tem fs de 52hz, sendo assim a resposta não ficaria a contento, fora o PM do voyage que tem vedação zero. É por esse motivo que estou pensando na junção da LT com a configuração isobárica pra ter a velocidade do sub pequeno e a resposta rápida da isobárica e LT ;)

Um abraço,

Sérgio.

Postado em
Já comprou os de 8"?

se naum, pq naum testa o key bass de 8" !

Já tenho os subs, é por isso que vou fazer o teste. Um par eu paguei uma barbada e o outro par veio de graça... :rolleyes:

Vou fazer o teste primeiro, mas se for preciso, troco a borda dos 4 já que o restante está original segundo observei nas aranhas. os key bass de 8 realmente ficariam show na config isobárica. Quem sabe não é uma opção para o futuro!

Um abraço,

Sérgio.

Postado em (editado)
eu não usaria uma 4.6x pra tocar driver....

ela ficaria mto fraca neste teu projeto, tem "apenas" 4 canais a 4ohms de REAIS 60Wrms... é mto pouco.

ja que vc vai colocar driver, procure algo nacional, que te rendera um som mais potente por um custo menor, já que driver não requer qualidade de audio, a 4.6x é pra um som com mais qualidade... tocar kit 2vias, um mid bass de baixa potencia... etc etc

e não estou disposto a vender a minha 4.6x no momento...

valeu.

Rapá, 60Wrms tu acha fraco para um driver? Bom no caso do 4.6x, ele iria mandar teóricos 30Wrms a 8ohms para o driver, levando em consideração a altíssima sensibilidade desses tipos de alto-falantes, qualquer potência acima de 30Wrms já traz bons resultados. Nisso se for para ter um sistema de som pra fora ou trio light, que queira apenas curtir um sonzinho.

:legal:

Sergio, esse seu 4.6x de 4 regulagens independentes de ganho, deve ser da era dos primeiros Punch "radiadores" como o pessoal chamava, já vi relatos que esses primeiros Punchs foram os melhores, depois dos "radiadores" vieram os "morcegões" que dessa linha já tá incluído o 4.6x com ganhos independentes para front e rear, que não agradou muito os adeptos dos Punchs.

Bom acho que é isso.

Editado por dudufuddellys
Postado em
Rapá, 60Wrms tu acha fraco para um driver? Bom no caso do 4.6x, ele iria mandar teóricos 30Wrms a 8ohms para o driver, levando em consideração a altíssima sensibilidade desses tipos de alto-falantes, qualquer potência acima de 30Wrms já traz bons resultados. Nisso se for para ter um sistema de som pra fora ou trio light, que queira apenas curtir um sonzinho.

fala mano,

ele disse:

"esse fica bom para kit 2 vias cs60d e 2 tw e 4 driver????"

eu imagino aí:

2- cd60d

2- tweeter

4- drives

são 8 falantes, em um 4.6x?

continuo achando pouco....

Postado em
fala mano,

ele disse:

"esse fica bom para kit 2 vias cs60d e 2 tw e 4 driver????"

eu imagino aí:

2- cd60d

2- tweeter

4- drives

são 8 falantes, em um 4.6x?

continuo achando pouco....

Ah tá, eu li muito rápido sobre a quantidade de falantes que ele relatou ter. Se fosse apenas 2 cs60d +1 tweeter + 1 driver, até que ficaria algo agradável de se ouvir.

Postado em (editado)
Sergio, esse seu 4.6x de 4 regulagens independentes de ganho, deve ser da era dos primeiros Punch "radiadores" como o pessoal chamava, já vi relatos que esses primeiros Punchs foram os melhores, depois dos "radiadores" vieram os "morcegões" que dessa linha já tá incluído o 4.6x com ganhos independentes para front e rear, que não agradou muito os adeptos dos Punchs.

Não sei ao certo Dudu, mas que a diferença do áudio é perceptível, isso é. Tanto gostei do amp que deixei tocando no carro e vou manter assim no próximo set. Estive pensando e talvez parta pra o 3 vias com full, tw e par de Akron KB6 que tenho aqui zerados e esperando pra instalar. Dependendo do que for, uso apenas um par de subs e um amplificador eu deixo exclusivo para os fulls e tws, um para os Akron tocando nas bridges e um para os subs. Vou analisar e ver o que faço. O problema dos Akrons seria a litragem pra eles trabalharem direito.

Estou aceitando sugestões!

Um abraço,

Sérgio.

Postado em
Duas possibilidades: Diferenças no projeto (sim, tiveram... não sei quão profundas sejam), ou acerto de BIAS, que no que você usava pode estar mais baixo.

klebao,

tu sabe qual é o ajuste "padrao" do Bias? no meu eu acho os canais traseiros "meio apagados" pra empurrar o Roxinho de 8"... tb tenho certeza que minha caixa tá uma mer**!

Postado em
É por esse motivo que estou pensando na junção da LT com a configuração isobárica pra ter a velocidade do sub pequeno e a resposta rápida da isobárica e LT ;)

Um abraço,

Sérgio.

Eu, pelo contrário, faria uma LT com os 4 subs... :vts

Coloca uma massa nos cones (tem que ir testando a Fs pra ver até onde dá pra chegar, mas ficando abaixo de 40Hz tá ótimo) e aproveite o que os quatro podem fazer por você!

Postado em
Eu, pelo contrário, faria uma LT com os 4 subs... :vts

Coloca uma massa nos cones (tem que ir testando a Fs pra ver até onde dá pra chegar, mas ficando abaixo de 40Hz tá ótimo) e aproveite o que os quatro podem fazer por você!

Tem alguma sugestão Klebão? Não entendi a parada de colocar uma massa nos cones... dá uma luz ai!!

Sérgio.

Postado em

Colocar peso mesmo... tipo colocar 50 gramas no cone, aferir a Fs, e ir mexendo nesse peso até chegar num ponto ideal. A sensibilidade vai cair, mas com 4 deles, problema você não vai ter.

Minha segunda sugestão: Box selado, com bom volume, e corte LP de 1a ordem em 25Hz ou pouco mais...

Postado em
Padrão não sei não... mas ajustem de 200 a 300mA sempre ficam bons na maioria dos amps.

Agora, pra graves não é culpa de BIAS não.

+ tb klebao, não vou querer "presença" de graves no volume 10 (que vai até 63)... escutar, escuto, em alto e bom som, só não "sinto"... só começo a sentir depois de 27/28.... dai eu noto a presença dele... + te digo que a caixa tá mto ruim...

Postado em
Colocar peso mesmo... tipo colocar 50 gramas no cone, aferir a Fs, e ir mexendo nesse peso até chegar num ponto ideal. A sensibilidade vai cair, mas com 4 deles, problema você não vai ter.

Minha segunda sugestão: Box selado, com bom volume, e corte LP de 1a ordem em 25Hz ou pouco mais...

LP em 25 Hz? :blink: Né muito baixo não? E o que achou da sugestão do Juranda de usar o Porta-malas como caixa e usar o tampão ali?

Postado em
LP em 25 Hz? :blink: Né muito baixo não? E o que achou da sugestão do Juranda de usar o Porta-malas como caixa e usar o tampão ali?

É uma boa opção, mas perde em controle...

25Hz não é baixo assim não... vai responder útil até uns 35Hz, juntando os ganhos de cabine deve chegar até uns 45Hz "plano"... na verdade, não é plano, o corte vai servir como uma equalização que vai te dar força no subgrave. Mas pra definir a frequência, só testando.

Eu não pensaria 2 vezes... hehehehehehe

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...