Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
FanatiC

Carregar várias baterias - porque "não pode" ?

Recommended Posts

Ah, não queria criar um tópico só pra perguntar isso, mais já fucei por tudo e não achei explicação lógica.

Vejam bem, tenho um carregador de 10 amperes "flutuante" e uma vez perguntei, e o vendedor disse que só pode carregar 1 bateria por vez de até 150ah. ok

Já ví vários vendendo carregadores e falando também que só pode carregar uma. Daí tinha um lá que queria carregar várias e disse que tinha que ser outro carregador.

Agora lhes pergunto, 2 baterias de 75ah por ex. ligadas em paralelo não da no mesmo que uma bateria de 150ah ? Como o carregador "sabe" que ali tem duas em vez de uma ? O que vai acontecer se eu ligar meu carregador em 2 juntas ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

porque a carga vai ser qpequena demais quando divididos em partes iguais pra todas as baterias

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acredito que possa :P

Exceto se tiverem com a carga MUITO baixa, pois forçaria a fonte...

Ae basta comprar uma fonte boa que não tem problema :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Eeu uso duas bat de cargas beem diferentes a quase 2 anos no carro e nunca deu bronca! E olha q o alternador é fraquinho, rala pra conseguir carregar! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

os vendedor falam isso pq viram outro vendedor falando hehe

na real, na nossa aplicação pratica de dia a dia não vai mudar mta coisa no fim das contas, pois a resistencia da bateria muda conforme sua caraga. Por exemplo, uma bateria com carga baixa tem um valor de resistencia menor, oferecendo menos dificuldade a passagem de energia (nesse caso, le-se que ela vai "consumir" mais do carregador/alernador), do que uma bateria boa de carga.

Ou seja, se elas forem mto diferentes, no começo vão se carregar de forma diferente, mais isso tudo para ficarem "empatadas" no final.

Na auto elétrica que eu vo, eles tem uma fonte bem caseira ligada em umas 15~20 baterias (eles mesmo fabricam, para caminhão..). O rapaz que ajudava la disse que o carregador tem uns 4 anos no minimo, deve mandar uns 50a no pau da goiaba, eles deixam ligado 24h e sempre trocando as baterias (vendem rapidinho), o coitado do carregador nunca tem folga...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho aqui em casa um carregador caseiro mesmo, que o pai de um amigo meu fez, diz a lenda ter 15ah, carrego 2 baterias a tempos nele e não nunca tive problema algum

Baterias com cargas diferentes, uma descarregada outra meio termo, amperagens diferentes, nunca deu nada, sempre carregou tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pessoal, vou colocar 2 pra carregar juntas e qsf !

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pois eh cara, eu tenho 7 baterias no meu carro e sempre carrego elas todas juntas e nunca tive problemas.. e eu uso uma FA-400 da Stetsom.

na pratica quando as baterias estiverem todas interligadas corretamente elas vão reagir como uma unica bateria gigante, no meu caso.

mesmo sem carregador algum, c vc colocar uma bateria "cheia" junto com uma "vazia" elas tendem em estabilizar a carga, pela chamada osmose.

________________________________________________________________________________

Aeh galera, eu errei em dizer que o nome da reação eletro-fisica e esmose, não eh, osmose e a passagem de liquido e um meio saturado para um meio não saturado, basicamente isso,

nas baterias o conceito e quase o mesmo, mais o nome e equilíbrio eletrostático

desculpa aeh pelo erro...

as vezes eu fico abismado com oq nos podemos encotrar no google...

att

Editado por Emmanuel - Natal/RN

Compartilhar este post

Link para o post

Quem disse que não pode mesmo?

Claro que pode!

Tanto faz uma, duas ou 10 em paralelo, pro carregador não faz a menor diferença, exceto pelo tempo que leva.

Digamos que ele leve 3 horas pra carregar uma de 60. Vai levar 6 horas pra carregar as duas emparalelo, ou uma por vez. Nãio existe esta conversa.

É igual dizwer que bomba de água da marca X só enche caixa uma água até 500L, mas não duas de 250L.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Kleber, são os próprios vendedores (as vezes fabricantes até, como foi o caso do meu) que dizem que não pode. O motivo de afirmarem isso não sei, se for la no ML e verificar as perguntas/respostas verá que a grande maioria falam que só pode uma de cada vez, algo que eu acho totalmente sem lógica, fato pelo qual criei o tópico, pois sempre tive em mente da forma que vc explicou.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra ilustrar:

imagemzc.jpg

Isso aí são perguntas/respostas de diferentes vendedores, produtos diferentes, todos eles com o mesmo papo. Quem quizer avaliar o último da até uma "explicação" para o caso, que sei lá se faz sentido isso. Sei que botei duas hoje e tá indo de boa.

Compartilhar este post

Link para o post
Eeu uso duas bat de cargas beem diferentes a quase 2 anos no carro e nunca deu bronca! E olha q o alternador é fraquinho, rala pra conseguir carregar! :legal:

Pois é, blOom, eu tb não entendo como vc consegue manter aquela "monstra" que tá no porta malas só com o alternadorzinho original e rodando poucos km por dia (e um pouco mais no fds...)... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

se uma tomou um catrapo (palavra muito técnica) e danificou-se, diminuindo muito a resistencia interna, a outra também não carregará, só isso

Compartilhar este post

Link para o post

é, a saude de uma é a saude de todas...se todas as baterias estiverem ok, nunca vai dar problema.

vendedor fala que nao pode pq simplismente NÃO SABE, e viu que o outro vendedor (que tmb não sabia) falou isso, então virou regra...

quando se fala a mesma mentira mtas vezes, ela acaba começando a virar verdade suaheuaheau

Compartilhar este post

Link para o post

Todo bom carregador tem limitador de corrente, pra falar a verdade, até os de lampada tem limitador (a lampada :P ). Se as baterias nao estiverem "estragadas", nao tem porque nao carregar, mas vai demorar mais. Monitora com um multimetro que nao seja daqueles que vem de brinde no kinder ovo que tá tudo certo.

Compartilhar este post

Link para o post
quando se fala a mesma mentira mtas vezes, ela acaba começando a virar verdade suaheuaheau

psst, nao fala alto que ta cheio de forista por aqui...

Compartilhar este post

Link para o post
Pois eh cara, eu tenho 7 baterias no meu carro e sempre carrego elas todas juntas e nunca tive problemas.. e eu uso uma FA-400 da Stetsom.

na pratica quando as baterias estiverem todas interligadas corretamente elas vão reagir como uma unica bateria gigante, no meu caso.

mesmo sem carregador algum, c vc colocar uma bateria "cheia" junto com uma "vazia" elas tendem em estabilizar a carga, pela chamada osmoze.

OsmoSe de elétrons??? [""]

Editado por Marcelook

Compartilhar este post

Link para o post

papai do ceu, gostaria muito de agradecer o dia de hoje, e gostaria tambem de pedir mais paciencia. Amem.

Emmanuel, nao eh osmoze nao... eh MITOZE, amis se acontecer com os fotons da bateria ai o nome ja eh MEIOZE. :legal:

TODO mundo sabe, que se acontecer mitoze nos eletros, pode acontecer tromboembolia de eletrons nos cabos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu jarava que essa tal de mitoze só dava no meio dos dedos dos pé o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...