Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
USAC

PROJETO DE CAIXA PARA SELENIUM TORNADO

Recommended Posts

Quando eu tinha dois tornados de 15" eu usava eles em uma caixa de 62l sintonia em 48hz e uma T4.2 pra tocalos.

Era bem gostoso o grave dentro do carro e pra fora dava pra da uma suada mas não compensa investir muito nesses falantes pois esta longe de ser uma boa opção pra som externo!

Eu trocaria esses falantes...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quando eu tinha dois tornados de 15" eu usava eles em uma caixa de 62l sintonia em 48hz e uma T4.2 pra tocalos.

Era bem gostoso o grave dentro do carro e pra fora dava pra da uma suada mas não compensa investir muito nesses falantes pois esta longe de ser uma boa opção pra som externo!

Eu trocaria esses falantes...

Não concordo com isso, acho sim uma boa opção para um som completo. Tornados + médio formam a combinação ideal de pancada seca com grave e subgrave. Dizem que subgrave não é legal para som externo, eu gosto e muito.

Lembro sempre de um amigo que tem 4 Tornado de 18" e quando ele passa na frente do cinema quase coloca a faixada abaixo. Os vidros e placas vibram tanto que parece um terremoto hehehehehe

Claro, isso é minha opnião...

Compartilhar este post

Link para o post
Não concordo com isso, acho sim uma boa opção para um som completo. Tornados + médio formam a combinação ideal de pancada seca com grave e subgrave. Dizem que subgrave não é legal para som externo, eu gosto e muito.

Lembro sempre de um amigo que tem 4 Tornado de 18" e quando ele passa na frente do cinema quase coloca a faixada abaixo. Os vidros e placas vibram tanto que parece um terremoto hehehehehe

Claro, isso é minha opnião...

ainda bem que vc citou " tornado de 18"

nem se compara com o rendimento do de 15, que é pouco demais para fora, ja o de 18, parece outra marca de falante e nao o tornado

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico....pergunta para o amigo aí que fez o tópico....A sua caixa atual está sintonizada em 57 hz... essa caixa tá batendo forte pancadão e subgrave (som misto) ou tá mais subgrave...... É que tb vou fazer uma nova caixa pra mim (uso outros falantes diferentes dos seus)....

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, blz.

Cara uso dois dois de 18 junto com mg. e Gosto do muito do meu som... Tornado aqui onde eu moro eh "febre"...

Ve a foto ai do meu som: 2 Tornados de 18 em 220L

Minha caixa ta sintonizada em 40Hz :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
ainda bem que vc citou " tornado de 18"

nem se compara com o rendimento do de 15, que é pouco demais para fora, ja o de 18, parece outra marca de falante e nao o tornado

e eu to triste quero meus tornados de 18 :( meus de 15 nao gostei ahuahauaah

Compartilhar este post

Link para o post
Aproveitando o tópico....pergunta para o amigo aí que fez o tópico....A sua caixa atual está sintonizada em 57 hz... essa caixa tá batendo forte pancadão e subgrave (som misto) ou tá mais subgrave...... É que tb vou fazer uma nova caixa pra mim (uso outros falantes diferentes dos seus)....

nao me lembro a sitonia soh sei que a caixa ta um lixo por isso vou fazer outra

ela toca tudo . grave e subgrave , mais sem ataque

Compartilhar este post

Link para o post
Opa, blz.

Cara uso dois dois de 18 junto com mg. e Gosto do muito do meu som... Tornado aqui onde eu moro eh "febre"...

Ve a foto ai do meu som: 2 Tornados de 18 em 220L

Minha caixa ta sintonizada em 40Hz :legal:

tem um bom set , parabens

vende pra mim meus 2 de 15 antes que eu faço a caixa para eles

to querendo pega 2 de 18 tornado mesmo .

Compartilhar este post

Link para o post

O PROJETO ESTÁ EM ANDAMENTO

TA QUASE FINALIZADO E PRONTO PARA SER EXECUTADO ,

FALTAM APENAS ALGUNS AJUSTES FINAIS .

A QUESTÃO DO ESPAÇO QUE VOU UTILIZAR ESTÁ RESOLVIDO E JÁ INCLUSO NO PROJETO , OQUE FALTA AGORA É AJUSTAR A CAIXA PARA OBTER MELHOR RENDIMENTO POSSÍVEL . COM A AJUDA DE AMIGOS AQUI DO FÓRUM ESTOU ESTUDANDO ISSO , E O PROJETO POSSO DIZER QUE JÁ ESTÁ PRATICAMENTE COM 90% CONCLUÍDO.

A MADEIRA JÁ ESTÁ PRA CHEGAR , E TENHO ESPECTATIVA DE QUE NO MÁXIMO EM 10 DIAS ESSSA CAIXA ESTEJE PRONTA , E COMO PROMETIDO , ASSIM QUE COMEÇAR A EXECUÇÃO , VOU POSTANDO AS ETAPAS ATÉ A SUA CONCLUSÃO QUE SERÁ POSTADA COM UM VÍDEO MOSTRANDO O RESULTADO FINAL OBTIDO .

OBS : Como o tópico aqui não é de classificados , eu postei meu classificados no link abaixo .

Quem se interessar é só entrar em contato direto comigo pelo msn que está em meu perfil.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=138088&hl=

Compartilhar este post

Link para o post

AEE POVO , MINHA MANIFOLD TA PRONTA , HOJE DE MANHÃ (TERÇA FEIRA ) VOU "ENCAPAR A CAIXA" E INSTALAR OS FALANTES , AÍ JA POSTO AS FOTOS , O VÍDEO ACHO QUE VAI FICAR PRO FINAL DE SEMANA , SE EU CONSEGUIR ANTES EU POSTO , MAIS ASSIM QUE EU OUVIR ELA TOCANDO , EU JA VENHO POSTAR AQUI A MINHA OPINIÃO , E AS FOTOS PARA VOCÊS VEREM.

Compartilhar este post

Link para o post

COMO HAVIA PROMETIDO , AQUI VAI 2 FOTOS DA CAIXA PRONTA

http://img69.imageshack.us/i/dscf0001c.jpg/

http://img690.imageshack.us/i/dscf0002q.jpg/

DENTRO DE UM BARRACÃO NÃO TAO FECHADO , BEM ABERTO DOS LADOS , DEU UM GRAVE EXTREMAMENTE ABSURDO E FORTE , UM GRAVÃO ENCORPADO , COM UMA BATIDA FORTE .

AÍ NA RUA , COLOQUEI AS 2 CORNETAS DE 200 DE 50RMS CADA DA SELENIUM E 1 TWEETER SELENUIM DE 100RMS

A CAIXA DA CORNETA FICOU NA FRENTE DA MANIFOLD , BEM NA RETA DOS DUTOS DE CIMA , E QUANDO EU LIGUEI , DEU UM GRAVÃO GOSTOSO ( CLARO QUE UM POUCO MENOS DO BARRACÃO ) MAIS PERTO DO CARRO , QUANDO EU ME AFASTEI UNS 10 METROS O GRAVE PRATICAMENTE DESAPARECEU .

O GRAVE QUE ELE DEU NÃO DOI DE UM SUBÃO COMO DIZEM SER O TORNADO , E DO JEITO QUE TAVA EM MINHA DUTADA , FOI REALMENTE UM GRAVE FORTE , FIRME , EU ENCOSTEI NA TAMPA DA CAÇAMBA FECHADA , CHEGAVA A COÇAR A GARGANTA . MAIS AÍ QUANDO SAÍ NA RUA ACONTECEU ISSO . OQUE SERÁ ???

E APROVEITANDO SE O WENDEL PUDER OPINAR , EU MUDEI UM POUCO A LITRAGEM DA CAIXA , PARA ME ADEQUAR AO MEU SISTEMA . EU OBTIVE AS SEGUINTES CONFIGURAÇÕES :

F3 = 45,4HZ

FB = 58,6HZ

VB = 61,4L

2 DUTOS DE 10X14CM CADA CAMARA , NA SIMULAÇÃO FOI O MELHOR RENDIMENTO QUE CONSEGUI , COM MAIOR DB NAS FAIXAS DE FREQUENCIAS DE 50HZ , 55HZ , 60HZ 65HZ ...........105HZ . NA SIMULÇÃO SIMULEI OUTRA COM 18CM DE COMPRIMENTO OS DUTOS . DO 50 AO 55HZ TEVE UM GANHO DE QUASE 0,5DB MAIS PERDEU PRATICAMENTE 0,5DB ACIMA DISSO . ENTÃO MANTIVE OS 14CM MESMO .

BOM AÍ VAI UMA OBSERVAÇÃO FINAL : AINDA NÃO FIZ AS REGULAGENS NO PLAYER , E AINDA ESTOU COM O TARAMPS 2.5 , QUANDO CONSEGUIR PEGAR O SD3000 VAI DAR UM GRAVÃO MAIOR E MAIS INCORPADO .

MAIS DENTRO DISSO QUE EU POSTEI , OQUE ACONTECE ? PORQUE O GRAVE PRATICAMENTE SUMIU DEPOIS DE 10 METROS ?

DO RESTANTE ACHEI ANIMAL . REALMENTE NÃO SE COMPARA COM UMA CAIXA DUTADA , O GRAVE É INCRÍVEL , PARECIA FALANTE DE 18 EM DUTADA . FICOU REALMENTE FORTE .

Compartilhar este post

Link para o post
COMO HAVIA PROMETIDO , AQUI VAI 2 FOTOS DA CAIXA PRONTA

http://img69.imageshack.us/i/dscf0001c.jpg/

http://img690.imageshack.us/i/dscf0002q.jpg/

DENTRO DE UM BARRACÃO NÃO TAO FECHADO , BEM ABERTO DOS LADOS , DEU UM GRAVE EXTREMAMENTE ABSURDO E FORTE , UM GRAVÃO ENCORPADO , COM UMA BATIDA FORTE .

AÍ NA RUA , COLOQUEI AS 2 CORNETAS DE 200 DE 50RMS CADA DA SELENIUM E 1 TWEETER SELENUIM DE 100RMS

A CAIXA DA CORNETA FICOU NA FRENTE DA MANIFOLD , BEM NA RETA DOS DUTOS DE CIMA , E QUANDO EU LIGUEI , DEU UM GRAVÃO GOSTOSO ( CLARO QUE UM POUCO MENOS DO BARRACÃO ) MAIS PERTO DO CARRO , QUANDO EU ME AFASTEI UNS 10 METROS O GRAVE PRATICAMENTE DESAPARECEU .

O GRAVE QUE ELE DEU NÃO DOI DE UM SUBÃO COMO DIZEM SER O TORNADO , E DO JEITO QUE TAVA EM MINHA DUTADA , FOI REALMENTE UM GRAVE FORTE , FIRME , EU ENCOSTEI NA TAMPA DA CAÇAMBA FECHADA , CHEGAVA A COÇAR A GARGANTA . MAIS AÍ QUANDO SAÍ NA RUA ACONTECEU ISSO . OQUE SERÁ ???

E APROVEITANDO SE O WENDEL PUDER OPINAR , EU MUDEI UM POUCO A LITRAGEM DA CAIXA , PARA ME ADEQUAR AO MEU SISTEMA . EU OBTIVE AS SEGUINTES CONFIGURAÇÕES :

F3 = 45,4HZ

FB = 58,6HZ

VB = 61,4L

2 DUTOS DE 10X14CM CADA CAMARA , NA SIMULAÇÃO FOI O MELHOR RENDIMENTO QUE CONSEGUI , COM MAIOR DB NAS FAIXAS DE FREQUENCIAS DE 50HZ , 55HZ , 60HZ 65HZ ...........105HZ . NA SIMULÇÃO SIMULEI OUTRA COM 18CM DE COMPRIMENTO OS DUTOS . DO 50 AO 55HZ TEVE UM GANHO DE QUASE 0,5DB MAIS PERDEU PRATICAMENTE 0,5DB ACIMA DISSO . ENTÃO MANTIVE OS 14CM MESMO .

BOM AÍ VAI UMA OBSERVAÇÃO FINAL : AINDA NÃO FIZ AS REGULAGENS NO PLAYER , E AINDA ESTOU COM O TARAMPS 2.5 , QUANDO CONSEGUIR PEGAR O SD3000 VAI DAR UM GRAVÃO MAIOR E MAIS INCORPADO .

MAIS DENTRO DISSO QUE EU POSTEI , OQUE ACONTECE ? PORQUE O GRAVE PRATICAMENTE SUMIU DEPOIS DE 10 METROS ?

DO RESTANTE ACHEI ANIMAL . REALMENTE NÃO SE COMPARA COM UMA CAIXA DUTADA , O GRAVE É INCRÍVEL , PARECIA FALANTE DE 18 EM DUTADA . FICOU REALMENTE FORTE .

Nunca ouvi tornado em manifold.... ja ouvi os target bass e nao gostei :(

Ja Tive tornado de 15 e gostava do grave dele. Nunca tive a oportunidade de ligar pra ouvir o quanto longe mandava. Mas ligava em festas e fazia a festa legal viu. ate ja tocou mais que outros sons.

Na minha caixa, usava 1duto de 10x28

Boa sorte ae nas vendas e no projeto.

Compartilhar este post

Link para o post
Nunca ouvi tornado em manifold.... ja ouvi os target bass e nao gostei :(

Ja Tive tornado de 15 e gostava do grave dele. Nunca tive a oportunidade de ligar pra ouvir o quanto longe mandava. Mas ligava em festas e fazia a festa legal viu. ate ja tocou mais que outros sons.

Na minha caixa, usava 1duto de 10x28

Boa sorte ae nas vendas e no projeto.

então tambem ainda nao tinha ouvido , foi minha primeira manifold , e tenho que lhe contar que me surpreendeu , um grave muito firme da até gosto ouvi , o problema agora é acertar pra ve se ele joga longe , porque em realidade os tornados não mandam muito longe o grave mesmo , joga até joga , mais com pouca força .

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao usaria 1 duto so, tem muito pouca vasao e pode soprar.

Compartilhar este post

Link para o post

galera o tópico aqui é sobre manifold , vamos respeitar .

Compartilhar este post

Link para o post
Eu nao usaria 1 duto so, tem muito pouca vasao e pode soprar.

Opa, agora to usando tornado de 18, num caixa com 110L e 2 dutos de 4"x20cm (40Hz) to gostando do som... so falta testar se ta mandando longe, se nao mandar assim, jogo a sintonia pra 50Hz pra ver se melhora.

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa pra tornado de 15pol...se usa 90L....visto que o tornado é um dos falantes que casa em litragem +ou -

Compartilhar este post

Link para o post
Opa, agora to usando tornado de 18, num caixa com 110L e 2 dutos de 4"x20cm (40Hz) to gostando do som... so falta testar se ta mandando longe, se nao mandar assim, jogo a sintonia pra 50Hz pra ver se melhora.

é 40hz ta bem baixa mesmo te indicaria colocar 50 , 54hz , é uma boa , e voce ganha consideravelmente em spl em certas frequencias .

no caso da minha manifold ta sintonizada em 58hz , ta violenta

nao pretendendo abaixar sua sintonia , pelas simulações , eu abaixando , eu perco em spl , e entre 60 e 70hz perde um pouco tambem . entao vou manter assim , aí pra compensa eu do um ganho em 50hz no player e supro essa perca e pronto

Compartilhar este post

Link para o post
Caixa pra tornado de 15pol...se usa 90L....visto que o tornado é um dos falantes que casa em litragem +ou -

vc usando 90 litros pros tornados , pra som externo vc esta jogando seu tornado no lixo

vai fica praticamente como sub , claro dependendo de sua sintonia , oque vc pode conseguir com menos litragem

eu tinha uma dutada com 60litros por camara e 2 dutos de 4x11cm por camara . dava muito subgrave , e eu perdia muito em grave e spl .

Compartilhar este post

Link para o post
vc usando 90 litros pros tornados , pra som externo vc esta jogando seu tornado no lixo

vai fica praticamente como sub , claro dependendo de sua sintonia , oque vc pode conseguir com menos litragem

eu tinha uma dutada com 60litros por camara e 2 dutos de 4x11cm por camara . dava muito subgrave , e eu perdia muito em grave e spl .

Eu prefiri caixa pequena pra tornado de 15 :unsure:

Agora pra de 18, ja ouvi com 90L, 100L, 110L, 120L. so num gostei muito da de 90L.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu prefiri caixa pequena pra tornado de 15 :unsure:

Agora pra de 18, ja ouvi com 90L, 100L, 110L, 120L. so num gostei muito da de 90L.

cara eu tava loko pra comprar 2 de 18 , e ainda vou comprar futuramente , depois que instalei essa manifold , ca***** é muito violento , parece falante de 18 tocando .

Compartilhar este post

Link para o post

amigo da uma olhada na minha foto esse som toca muito e toco com um sd 2500 os tornados so no meu ver parece que sempre ta faltando ar para eles axo que vou aumentar os dutos vou colocar 3 a caixa tem 90 l.

Compartilhar este post

Link para o post
amigo da uma olhada na minha foto esse som toca muito e toco com um sd 2500 os tornados so no meu ver parece que sempre ta faltando ar para eles axo que vou aumentar os dutos vou colocar 3 a caixa tem 90 l.

se vc sente falta aumenta 1 duto por camara

a propria selenium indica 3 dutos por camara

mais vc tera que diminuir a profundidade deles pois vai gerar mto subgrave

Compartilhar este post

Link para o post
USAC

não encontrei no tópico o projeto da sua manifold, postou algum desenho?

vc ker o projeto ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...