Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
USAC

PROJETO DE CAIXA PARA SELENIUM TORNADO

Recommended Posts

ráaaaaaaaaaaa que anta, eu usava mani no SDS, os tornados estão em dutada =/

vc poderia pasar pra gente o projeto da mani que vc usava nos SDS??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é cópia fiel da mani do wendell, tem no tópico dele :legal:

vlw

 

vou dar uma olhada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

QUERIA DEIXAR AKI OS CREDITOS PARA

wendell_rm , fabillrp , e diogenes da sigma . Foi através deles que foi possivel esse projeto ser finalizado , Foram ambos super gente boa e tiraram todas as minhas duvidas , Me ensinaram muito sobre essa caixa , e acabei tendo confiança e acreditando no poder dela e acabei fazendo a caixa .

 

E posso dizer a todos voces valeu muito a pena terminar esse projeto . Foi dificil , apanhei bastante , mais com a ajuda de voces consegui terminar , e foi satisfaçao terminar .

 

Obrigado .

 

Fala camarada.

 

USAC lê seu topico e fiquei empolgado só de ver sua empolgação quanta a caixa manifold.

 

Brother nao teria como vc me passar seu projeto, ja pedi com o Wendell mais estou aguardando a responta dele..

 

To desesperado por um som descente, ja mandei meus tornados pro saco, e depois de 1 mes a selenium me deu 2 novos.

Nao queria queima-los de novo.

 

Me ajuda ai companheiro..

 

Abraço..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera o topico nao é pra discussao , é pra ajudar a todos , assim como fui ajudado

e a respeito do companheiro dizer que é uma copia fiel do projeto do wendel , quero que releia o topico antes de opinar

o projeto e os creditos sao todos do wendel e diogenes que me ajudaram

eu apenas modifiquei adaptando e obtendo melhor rendimento aos tornados

e felizmente creio que consegui , porque ficou animal mesmo

até eu ser multado rsrs , 106db a 100 metros rsrs , isso segundo o decibelimetro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera o topico nao é pra discussao , é pra ajudar a todos , assim como fui ajudado

e a respeito do companheiro dizer que é uma copia fiel do projeto do wendel , quero que releia o topico antes de opinar

o projeto e os creditos sao todos do wendel e diogenes que me ajudaram

eu apenas modifiquei adaptando e obtendo melhor rendimento aos tornados

e felizmente creio que consegui , porque ficou animal mesmo

até eu ser multado rsrs , 106db a 100 metros rsrs , isso segundo o decibelimetro

vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera o topico nao é pra discussao , é pra ajudar a todos , assim como fui ajudado

e a respeito do companheiro dizer que é uma copia fiel do projeto do wendel , quero que releia o topico antes de opinar

o projeto e os creditos sao todos do wendel e diogenes que me ajudaram

eu apenas modifiquei adaptando e obtendo melhor rendimento aos tornados

e felizmente creio que consegui , porque ficou animal mesmo

até eu ser multado rsrs , 106db a 100 metros rsrs , isso segundo o decibelimetro

pow mano me ajuda ae sra q consigo colocar essas mani num palio g3 !!! li muito essa semana sobre essas cx gostei d+ vi o video do seu som achei otimo !!! vou pedir pro wedell pra ver s vc pode me passar as medidas. ficarei grato! sei q ele nao postou por causa de alguns vaciloes q falaram besteira... os meus falante tbm e tornado de "15"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tópico é meio antigo mas me pediram pra comentar algo, então vamos lá!

 

 

Qual a diferença de uma caixa com sintonia em 57hz e f3 de 46hz com pico maximo

de 6db em 103hz . caixa 99litros com 2 dutos de 4x11cm ( essa é minha caixa atual .

 

Para uma caixa com sintonia em 46hz e f3 de 39,6hz com pico maximo de 4,5db em 103hz

caixa com 90 litros e 2 dutos de 4x15cm ( proposta da selenium )

 

E uma caixa com sintonia em 38,6hz e f3 em 37,5hz com pico maximo de 3,9db em 103hz

caixa com 91,5 litros e 3 dutos de 4x44cm ( proposta da P.O.W.E.R.x )

 

Dessas 3 caixas, a primeira é mais "picuda", "pancadão"... a terceira desce mais.. toca mais flat!

 

Então seria.. de "pancadão", meio termo, qualidade.

 

Todas tocariam bem todos os estilos.. mas a primeira teria mais facilidade pra axé, forró, etc.. e a última pra dance, techno, pop, etc..

 

 

OBS : nos exemplos esta sendo simulado a caixa para 1 alto falante . eu tenho 2

vou projetar 1 caixa para os 2, estou apenas simulando com 1 caixa para 1 falante.

os falantes são 2 tornados de 15 1.100rms ,

sua resposta é de 38 a 1.500hz , e 92,5db .

 

Deus do céu.. como alguem compra um WOOFER com 92db sens? 92db é coisa de protech! porém, olha quanto custa um protech! Ali sim! Agora.. pagar por um sub CARO de 92db sens é OSSO!

 

Simulei uma caixa aqui no bass box com duto retangular e obtive a seguinte resposta :

http://img245.imageshack.us/img245/5592/59967139.jpg

Essa resposta ficaria uma boa caixa ?

 

Projetei ela no Sketchup e ficaria mais ou menos assim :

http://img145.imageshack.us/i/raiox.gif/

http://img94.imageshack.us/i/perspectiva.gif/

http://img692.imageshack.us/i/final.gif/

 

OBS : Não considerem a medida nas fotos , foi feito a montagem da caixa diferente , mais a simulaçao estao correta , e é de acordo com a simulação no bass box que será a configuração da caixa . Ela ficaria mais ou menos igual as fotos .

 

Não intendo muito sobre sintonia da caixa e f3. To projetando uma caixa no intuito

de obter o melhor rendimento possivel para meus falantes.

 

Estou totalmente aberto para sugestões , pois só vou conseguir montar essa caixa com

a ajuda de vocês , dando suas opiniões.

 

 

Sintonia = apenas pra comparação!

F3 = frequencia em que a caixa tá tocando -3db.. ou seja.. a resposta tá "Morrendo".

 

a caixa que obtive melhor rendimento em dutada para tornado de 15, ainda não testei em manifold, breve farei isto, foi:

 

60L brutos e 55hz de sintonia

 

Eu daria ouvidos a ele! rs

 

Minha caixa tem 80 lts e reponde bem, agora com sintonia de 52 hz. Já usei sintonia de 42hz, 45hz, 48hz, 50hz, 55hz e as que mais rendem são acima de 50 hz.

 

 

Isso pq pra um pa de pequeno porte, responder acima de 50hz tá SHOW! Ou seja.. se seu trio toca 0db a 50hz tá perfeito! Na verdade, até -3db em 50hz da pra aceitar, mas o ideal é deixar f3 lá pelos 40hz!

 

Nem PA grande toca abaixo de 40hz... isso é coisa do pessoal do SPL! rsrss

 

Ou seja, soca subsonico em PELO MENOS 40hz e fim de papo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GALERA TO COM UM PROBLEMA

A minha manifold ta mandando muita preção , os parafusos do alto falante nao tão segurando direito , oque eu faço ? ja coloquei aqueles soberbos grandes recomendados pela selenium e nada , quando da aquele gravao extenso , vibra tudo , achei de inicio que eram os falantes , mais nao fiz os testes , e realmente o falante chega a mecher , soltar ar do lado no furo , tem algum outro tipo de parafuso que segure melhor eles ?

pq fica até feio o som , quando da aquele grave gostoso extenso , tipo de contra baixo , pronto vibra tudo , alguem ae sabe algum parafuso que fixe melhor , ou alguma outra coisa pra deixar ele mais preso ?

 

Bom.. o ideal da CAIXA é ter vááários reforços! Quanto mais melhor! A não ser que ela seja feita em mdf MUITO caprichada! Quanto mais a caixa vibra, menos o som rende.. pq ali tá transformando energia sonora (SPL) em mecanica (proc proc proc..).

 

Trave essa caixa o máximo possível!

 

E quanto aos falantes, use parafuso com rosca-trava/garra. Ela trava na madeira do outro lado e não solta nem por reza braba! Ah, e use massa de calafetar entre o falante e a caixa! Não confie em meros carpetes!!!

 

 

Alguem teria o projeto da manifold p tornado de 18"???

 

 

o wendell_rm.. e a maioria ele postou aqui (no fórum)! Só pesquisar!

 

crianças, não briguem!!!

 

 

Manifold é moda, Horn tractrix é fo**!

 

 

 

 

do seu garoto romeu, valeu? (com falantes NAR mal cortados no Photoshop ao fundo)

 

 

Tactrix, se for em falantes pequenos e de baixa potência até vai!

 

Magina uma tactrix prum tornado 18'... terminaria em 60'? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

(mas a resposta seria show! rs)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala camarada.

 

USAC lê seu topico e fiquei empolgado só de ver sua empolgação quanta a caixa manifold.

 

Brother nao teria como vc me passar seu projeto, ja pedi com o Wendell mais estou aguardando a responta dele..

 

To desesperado por um som descente, ja mandei meus tornados pro saco, e depois de 1 mes a selenium me deu 2 novos.

Nao queria queima-los de novo.

 

Me ajuda ai companheiro..

 

Abraço..

 

 

Tu tá queimando seu som pq tem MUITO driver BERREIRO... e tá querendo fazer o tornado acompanhar eles!

 

1 drive desse é o suficiente pra acompanhar seus tornado!

 

Pra 4 drives desse.. vc precisaria de pelo menos 6 tornados em dutada ou 4 em manifold!

 

Mas os projetos das mani tão no tópico do wendell!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso tenham restado dúvidas, só falar! []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus SUBS600 tambem tavam soltando da caixa (manifold) tive que colocar uns parafuso gigante com porca agarra, agora sim eles firmaram.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eae usac por acaso ja tinha visto e até posto no favoritos a video da tua mani e diga-se de passagem que grave é aquele PARABENS^^

e pesquisando aqui no fórum qual foi meu espanto quando descobri que ela tinha sido projetada por vc's

entao pra n perder a viajem gostaria se possivel de ter o projeto e tb perguntar se ficaria boa tb usando 2 magnun de 1.300 de 15

desde ja agradeço. fico no aguardo

 

e a propósito ja pedi pro wendell já,to esperando resposta tb. abraços ^^.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eae usac por acaso ja tinha visto e até posto no favoritos a video da tua mani e diga-se de passagem que grave é aquele PARABENS^^

e pesquisando aqui no fórum qual foi meu espanto quando descobri que ela tinha sido projetada por vc's

entao pra n perder a viajem gostaria se possivel de ter o projeto e tb perguntar se ficaria boa tb usando 2 magnun de 1.300 de 15

desde ja agradeço. fico no aguardo

 

e a propósito ja pedi pro wendell já,to esperando resposta tb. abraços ^^.

 

 

primeiramente obrigado

A respeito de seu alto falante , teria que passar os parametros dele , e aí fazer uma simulação em software para ver se ele renderia bem

Quanto ao projeto, ele foi totalmente readaptado para tocar os tornados 1.100 de 15" , não ficaria interessante para seus alto falantes.

Vi projetos de eros, oversound, protechs, todos em manifold e todos com medidas diferentes. Se quiser o projeto eu posso providenciar pra você,

más antes preciso que conversse com o diógenes e o wendell para que eles autorizem , pois o projeto foi feito em conjunto, aliás o projeto são deles , eu apenas readaptei para meus falantes. Em todo caso se realmente quiser o projeto, pede pra eles autorizarem aqui no tópico e em seguida peço que tenha um pouco de paciência que to na correria aqui na facul, e to sem tempo pra trabalhar nisso , é que meu projeto está impresso , eu teria que passa-lo para o pc .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom.. o ideal da CAIXA é ter vááários reforços! Quanto mais melhor! A não ser que ela seja feita em mdf MUITO caprichada! Quanto mais a caixa vibra, menos o som rende.. pq ali tá transformando energia sonora (SPL) em mecanica (proc proc proc..).

 

Trave essa caixa o máximo possível!

 

E quanto aos falantes, use parafuso com rosca-trava/garra. Ela trava na madeira do outro lado e não solta nem por reza braba! Ah, e use massa de calafetar entre o falante e a caixa! Não confie em meros carpetes!!!

 

 

Vlwww pela dica , a caixa em si não vibra não , ela está bem fixada e vedada , onde vibra é no buraco do falante, os parafusos não tão dando conta de segurar ,mais fiz umas alterações , passei massa de calafetar em volta pra ele entrar bemmmmmmmmmmm preso no buraco, em seguida usei soberbos grandes e parafusei até a chave trava rsrs . O problema da manifold é parafusar no fundo , o espaço para chava é muito curto . Vou testar esse fds pra ver como ficou .

 

 

o wendell_rm.. e a maioria ele postou aqui (no fórum)! Só pesquisar!

 

 

 

 

Tactrix, se for em falantes pequenos e de baixa potência até vai!

 

Magina uma tactrix prum tornado 18'... terminaria em 60'? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

(mas a resposta seria show! rs)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

FINALIZADO DEVIDO A DESENTENDIMENTO COM O PROPRIETÁRIO DO FÓRUM

PEÇO DESCULPAS AS PESSOAS QUE SE SENTIRAM OU SE SENTIRÃO PREJUDICADAS.

A PARTIR DE HOJE NÃO FAZ MAIS PARTE DO AUTOFORUM.COM.BR POR MINHA DECISÃO

E DESSA VEZ PEÇO A PESSOA QUE GERENCIA O FÓRUM, QUE NÃO ME DEFAME PUBLICAMENTE NOS TÓPICOS COMO FOI FEITO, SEM ME DAR O DIREITO DE RESPOSTA E FECHANDO O TÓPICO.

Editado por USAC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com licença, desculpe estar ressuscitando esse tópico, mas estou com muitas duvidas e quando comecei a ler esse tópico não consegui parar... e cheguei até aqui, gostei da caixa manifold e estou prestes a trocar meu projeto, mas quero fazer uma boa escolha.

 

no meu carro hj tem

 

1 Taramps HD 3000

1 taramps TS 800

1 crossover taramps crx4

1 Bravox EDX 1500rms

2 driver D250

4 falantes 6p

4 falantes 69

2 baterias 100ap total 200ap

 

até gosto do som que tenho, mas não esta do jeito que quero... gosto de ouvir todo tipo de musica, sou bastante eclético,

se eu colocar 2 tornados de 15 ficaria melhor, e essa caixa manifold, é a que da mais rendimento?

Agradeço desde ja

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É melhor se vc tiver espaco e medios se nao tiver espaco vai de dutada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É melhor se vc tiver espaco e medios se nao tiver espaco vai de dutada

tenho um Fox, e num to nem ai pro porta malas dele rsrsrs e quero o melhor dos tornados, no fox.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende da musica que vc ouve eu n arriscaria nao mesmo que tem um topico enorme de um cara que se deu mal esqueci o nome dele ele tinha um gol bola e comprometeu todo o espaço mesmo assim nao ficou bom e ele comprou o projeto de gente entendida do assunto fez a caixa linda gastou muito e acabou no prejuizo vou procurar o nome dele aqui no forum e te passo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

da uma lida neste topico http://autoforum.com.br/topic/182213-trio-snake-gtk1500-agora-vai-ou-nao/

http://autoforum.com.br/topic/184654-trio-uno-sds-24-hd3000-mg12-250w-mega-capacitor/

 

 

Nao é p qualquer um projetar uma caixa destas e nao é pra qualquer carro eu queria uma manifold mas se eu comprar uma parati ou uma pickup, em carro pequeno ela rende bem so forro por isso o pessoal do norte usa muito em carro hatch mas pra gente do sudeste é muito arriscado e ainda tem que ter medio grave forte faca como eu eu tenho 2x15' na dutada toca bem ai qndo estou com o carro vazio eu deixo o banco em trazeiro mais inclinado tipo 90° pra o alto falante ficar bem longe da tampa traseira e nao ficar aquele barulho feio qndo estou com o PM fechado so alegria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja troquei de projeto 3x... e agora to querendo trocar novamente rsrs mas quero um pra ficar cocegado por um bom tempo, e to pensando em colocar 2 tornados 2200rms o par e uns MG da selenium tbm, quantos rms de MG eu coloco?

 

Escuto Rap, eletrônica, sertanejo universitário, funk e pagode, e os restantes de musica mas é pouco rsrsrs

Editado por NDantas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da uma olhada ai no forum que vc vai achar muita coisa uma dica se quiser algo bom procure por MG com bobina de CCAW ou CCAR por ser mais leve rende mais ok?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...