Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Otreblig

Dúvida entre subs

Recommended Posts

Pessoal, tô com uma dúvida sobre os UXP's.

Tenho um modelo antigo de 400wrms e como estava pensando em vender meus 3 308 e por uns 3 ou 4 UXP no lugar deles, queria saber se é viável vender o meu, que é modelo obsoleto, não se acha mais no mercado, e comprar o novo UXP Power de 500wrms. Assim não dependeria de ter que procurar usados e seria mais fácil uma possível venda futuramente caso haja interesse da minha parte.

Vamos as diferenças que eu percebi:

O antigo tem menor potência e pede caixa bem maior, algo entre 57 litros contra 40 litros do modelo novo. A recomendação do duto do novo é BEM maior, talvez para fazer ele descer mais em caixa menor? pasmafaute

A verão Power de 500w, obviamente suporta um pico de potência bem maior que o anterior...

Em fim, estou perguntando pois para sanar as dúvidas, resolvi pegar os parâmetros e jogar tudo no WinISD. Para minha surpresa, quando utilizados sob as mesmas condições o modelo antigo sempre se saia melhor :unsure:

E agora, to perdido :pirou:

Edição: Eu, é claro, ouvi somente o modelo antigo. Quanto ao novo queria saber da galera mais experiente que já comparou eles... valeu!

Editado por Otreblig

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa! Ninguém pra me da uma mão?

To precisando esclarecer pra poder vender meus subs ou não no upgrade pessoal...

Compartilhar este post

Link para o post
Nossa! Ninguém pra me da uma mão?

To precisando esclarecer pra poder vender meus subs ou não no upgrade pessoal...

Fala meu velho,voce me ajudou em um tópico anterior,agora eu vou tentar te ajudar já vi o UXP power de 500WRMS tocar e sinceridade!!! pouca diferença voce vai sentir; ok ele é mais resistente e suporta picos mais altos de potência mas eu pelomenos acho muito mais bonito o grave do antigo que é bem macio e se escuta longinho (mais que o novo) e não é por eu ter um não!!! se voce pudesse comprar os antigos tiraria a sua conclusão,o problema vai ser achar!!!

No teu lugar eu faria o seguinte: compraria 2 UXP power da mesma impendãncia do teu e colocaria o teu antigo no meio dos dois novos ligado em um ampli mono com 400WRMS só pra ele; e os outros dois num Fosgate fodão de ums 1000RMS

só não faço isso pois não tenho tanto dinheiro. Não tenho muita experiência,mas os UXP eu vi todos e até os de 10 pol tocar então espero ter ajudado,qualquer coisa da um grito! :rolleyes:

Editado por jgeraldo

Compartilhar este post

Link para o post

O problema seria essa separação com câmaras e amplificadores diferentes. Eu pretendo usar tudo junto.

Pra mim se o Power for melhor é mais vantagem pela caixa menor que ele pede. Atualmente tenho uma caixa com 150 litros com 3 308, meu receio é que usando 3 uxp 400 ela fique péssima para subgraves...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tive um par desses power, e ouvi do antigo, mais realmente não tenho como comparar pois estavam em caixas totalmente diferentes, amps, também, carro... mais eu ví a um tempo atras um vídeo no youtube de um cara que tinha 1 do antigo e comprou 1 novo, e botou os 2 pra tocar juntos no mesmo amp. O antigo parece que excursionava bem mais do que o novo, e segundo comentários do autor o novo tinha o grave um pouco mais seco e tocava mais (segundo ele). Então diferença tem um pouco sim. Quanto a excursionar mais não significa que o sub tenha um x-max maior... uma diferença nas centragens já pode dar esse resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

po mano vê com alguem ai pra simular essa caixa q vc tem pros dosi subs e qual ficar melhor vc compra....

eu uso os meus power em caixa de 53lts pra cada sub e desce mais ou menos, acho q se eu mexer no duto ele desce mais...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, justamente o Xmax deles são iguais!

Eu sei que o meu excursiona bastante mesmo, mas talvez essa diferença se dê justamente pela diferença de caixa sugeria a eles pelos manuais, seria a diferença de uns 15 litros como comentei.

Simulações eu mesmo diz várias, mas obviamente a realidade delas nem sempre é constatada na prática, do contrário eu teria tido um resultado bem melhor com os 308 já que deixei a configuração igual do meu uxp antigo.

To vendo que se for assim vou acabar comprando mais 2 antigos e ligar com o meu já que não vendi até agora. Acho que os Pioneer eu vendo ligeirinho... Meu receio é pegar UXP antigo que pede caixa grande e ter um resultado ruim nessa minha de 150litros, se pra dentro cair o rendimento meu consolo é que pra fora melhoraria bastante pelo menos isso! hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que consigam visualizar uma simulação entre os 308 e os dois UXP's

Simulação com 150 litros em câmara única 4 dutos de 3", o sopro deles ficou igual para os 3 casos e a potência aplicada foi de 1400w

3subs.jpg

Por essas e outras que fica difícil simular e depois ouvir o set tocando ao vivo. Os parâmetros foram retirados dos manuais e o UXP Power foi o que teve pior desempenho, o que, teoricamente, na prática o teste deveria ter a ordem inversa!

Compartilhar este post

Link para o post

oloko ja qr dar o fim nos 308 ?? putz nao fikou nem 1 mes hhehhehe, vc axou q tao tocanu mto fraco Otre??? colocou mais bateria no sistema??

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Musicalidade, aparentemente, ambos não mudaram muita coisa, a não ser pela sensibilidade maior no antigo, então ele vai responder mais alto em vista do Power. O antigo pede caixas maiores, mas isso não implica de vc querer fazer uma caixa menor para ele, claro que como muda algumas coisinhas nos parâmetros, vai mudar algo significativamente na sonoridade dele. O UXP Power é mais refrigerado em vista do antigo. A carcaça de proteção do imã ficou mais dimensionada para a circulação do ar. O antigo peca nisso, visto que o designer da carcaça de plástico, implica na circulação adequada do sub, fazendo o sub esquentar muito.

Outro detalhe, as potências máximas suportadas 800Wmáx e 1000Wmáx. Essas potências são em picos, portanto se for aplicar essas potências mesmo, tenha o cuidado, delas estarem limpas (sem cliping) e que a caixa esteja bem sintonizada e bem preparada. Pois o UXP é um subzinho danado de tocar descontrolado e ultrapassando o Xmax, se estiver numa caixa porcamente feita, ou mal sintonizada.

Eu ainda prefiro o UXP antigo, se eu tivesse um, faria o Up na carcaça dele, acho que a carcaça de proteção do novo, sirva no antigo.

Subwoofer maravilhoso, pena que tá muito caro!!! Hj eu não tenho muita coragem de desembolsar mais que 350,00 num subwoofer. Mas quem sabe um dia.

Compartilhar este post

Link para o post
oloko ja qr dar o fim nos 308 ?? putz nao fikou nem 1 mes hhehhehe, vc axou q tao tocanu mto fraco Otre??? colocou mais bateria no sistema??

abraços

Como comentei cara, fraco não ta não viu. O carro ta se retorcendo, o som interno ta ótimo mesmo, mas acho que usando UXP eu ainda posso melhorar. Porém o que esta me fazendo pensar na troca é justamente o som externo, apesar de usar 80% do tempo para interno mesmo, agora quando eu resolvo abrir a mala eu to passando vergonha pois acima de 30% do volume só sai vento. Isso que eu deixei na mesma configuração de vent match da caixa anterior do UXP com 0,02. O outro com caixa maior já tocava muito bem pra fora. A troca seria só para evitar de ter q comprar uns woofers, então usar uxp pra tocar melhor pra fora eventualmente.

Edit: Bateria ta os mesmo 120A com 90A de alternador por enquanto mesmo. Claro que sei que pode melhorar bastante, só não vejo tanta emergência nisso ai até o momento pois a voltagem esta bem estável.

Editado por Otreblig

Compartilhar este post

Link para o post

Referente ao excursionamento que citei, nada tem a ver com as caixas, pois ambos estavam na mesma no caso citado. Essa de o novo pedir 40l é papo pra vendem mais, pois se usar nessa litragem fica um grave nojento.

Compartilhar este post

Link para o post
Musicalidade, aparentemente, ambos não mudaram muita coisa, a não ser pela sensibilidade maior no antigo, então ele vai responder mais alto em vista do Power. O antigo pede caixas maiores, mas isso não implica de vc querer fazer uma caixa menor para ele, claro que como muda algumas coisinhas nos parâmetros, vai mudar algo significativamente na sonoridade dele. O UXP Power é mais refrigerado em vista do antigo. A carcaça de proteção do imã ficou mais dimensionada para a circulação do ar. O antigo peca nisso, visto que o designer da carcaça de plástico, implica na circulação adequada do sub, fazendo o sub esquentar muito.

Outro detalhe, as potências máximas suportadas 800Wmáx e 1000Wmáx. Essas potências são em picos, portanto se for aplicar essas potências mesmo, tenha o cuidado, delas estarem limpas (sem cliping) e que a caixa esteja bem sintonizada e bem preparada. Pois o UXP é um subzinho danado de tocar descontrolado e ultrapassando o Xmax, se estiver numa caixa porcamente feita, ou mal sintonizada.

Eu ainda prefiro o UXP antigo, se eu tivesse um, faria o Up na carcaça dele, acho que a carcaça de proteção do novo, sirva no antigo.

Subwoofer maravilhoso, pena que tá muito caro!!! Hj eu não tenho muita coragem de desembolsar mais que 350,00 num subwoofer. Mas quem sabe um dia.

Obrigado pelos esclarecimentos amigo. Está me fazendo pender mais para o lado do modelo antigo mesmo. Até porque os interessados no meu sub ainda não levaram e como não vendi, basta comprar mais 2 desses e deu! O empecilho maior seria que eu estava de olho no Stetsom 2k5d para um futuro upgrade, e nesse caso como tu relembrou seria interessante os subs com maior potência.

Quanto a refrigeração eu acho que com o antigo n teria o que reclamar frente a fragilidade dos Pioneer mas é bom saber, ele vem todo aberto com uma tela metálica ao redor também pra ajudar nessa parte. Mas resumindo então aquele diferença na simulação se dá pela sensibilidade maior do antigo mesmo? Com isso eu poderia concluir q sensibilidade extra me possibilitaria um melhor som pra fora em relação ao modelo novo. Correto?

Compartilhar este post

Link para o post
Referente ao excursionamento que citei, nada tem a ver com as caixas, pois ambos estavam na mesma no caso citado. Essa de o novo pedir 40l é papo pra vendem mais, pois se usar nessa litragem fica um grave nojento.

Eu esta desconfiando que isso era pura jogada de marketing mesmo, mas só testando pra saber... Achei que eles poderiam ter compensado isso com a questão do duto mais alongado que pedem para o novo.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu esta desconfiando que isso era pura jogada de marketing mesmo, mas só testando pra saber... Achei que eles poderiam ter compensado isso com a questão do duto mais alongado que pedem para o novo.

Opa blz veio,que que eu te disse,kra aqui entre nós,pensa num UXP power numa caixinha xexelenta de 40 litros... eu acho meio pequena O.O não sou o kra mais certo pra fazer esses comentários mas e eu achei o grave um pouco seco em relação ao modelo antigo acho que tu não ia gostar,mas não pela caixa que voce já tem e sim pelo falante,mas uma coisa verta,minha caixa que ficou pronta por exemplo é a de 56L como diz o manual testei um uxp power nela e o meu que é o antigo prefiro o meu... Um forte abraço amigo hand26

Compartilhar este post

Link para o post
ah lembrando q tem um review do ernany muito bom sobre o power

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...9233&hl=UXP

Eu fiz a caixa com 55 litros sugerida pelo ernany, fiz caixa com camaras separadas para cada uxp.

Eu to usando um sd1800 para tocar os uxp, a excurção deles está bem controlada mesmo com o som no talo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Oter!

Mesmo não tendo tanta experiência, me sinto na obrigação de comentar algo já que você me auxiliou muito. Cara, já ajudei a montar alguns sets com o power, e acho o mais relevante o último, onde realmente testamos muito. O sujeito, (meu amigo), não tinha e não tem muita noção em relação ao que queria, então fizemos uma resposta mais plana possível, visando qualidade. Cheguei até a ligar para a Bravox onde fui muito bem atendido, e como o carro era um sedã, eu tinha muitas dúvidas a respeito do comportamento da caixa. Resumindo, caixa de 40 litros nem pensar, muita pancadaria, ao menos pra nós, fechamos numa caixa de 47 litros, e a sintonia agora não me lembro mais, só sei que subimos um pouco a fim de ganharmos spl. No início ficamos meio preocupados em relação ao resultado, aí lí um tópico dizendo que os subs amaciam e o resultado melhora. E melhoraram muito mesmo, o set são dois power e um htzinho 1000, e tá desmontando a mala, a tampa já está com jogo, rsrsrsr

Agora o quanto ele rende a mais que os pioneer, eu ainda não formei opnião, alguém tem que testar pra gente saber. Os meus melhoraram 100% com mais bateria, me animei bastante, porém gosto muito do som dos bravox, se tivesse mais grana, de cara teria montado com eles, a gente fica do lado do carro e parece que o grave chega até nos ossos. Outra coisa que os dois nas diferentes configurações não renderam bem pra fora não, mas quem sabe três e em outras condições.

Em relação ao seu, até hoje, só vi um tocando e o coitado ainda estava ligado em um 703 da corzus, se bobear era d4 ligado em 8 ohms ainda, ah, e numa caixa paletada. :blink:

Abraços e boa sorte no seu novo projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu cara! É esse mesmo o espírito forista afinal de contas... :)

Acho que vou deixar o meu sub a venda mais um tempinho até juntar uma grana, ai se ele não sair talvez acabe ficando de vez com ele mesmo ou partir para os power caso realize a venda. Estive pensando ainda em investir numa bateria pra ver se o desempenho pode dar uma melhorada. Primeiro passo é ir acumulando grana mesmo, até lá vejo o que da pra fazer nas opções que tiver, não vou sair me endividando agora de saída e ficar com vários subs parados aqui em casa hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

fala Otre olha vo te fala q vi 2 uxp power numa ht1k tbm tocando atraiz dos bancos de uma strada, tava eu co ''estalador'' lah e o cara cliente dele xegou ai falei putz tenho q comparar com meus 308 neh , bem oq senti e o q meu estalador disse é q os 308 tocam mais bunito e grave mais profundo q os uxp mas se vc abusa no volume os bixo nao guenta fede logo, mas os uxp tocam bem mais alto e aguentam mais volume e abusos. dentro do carro ainda axo q meus 308 tocam mais gostoso com grave mais extendido mas sei lah vai q era a caixa do uxp do cara. mas como meu negocio eh toca mais forte eu trocaria sim por uxps . ta ai minha opinião. abraços obs: qnt ta fazenu cada 308?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou te dizer que com certeza tem coisa errada ai então, no mínimo a caixa deveria ser muito pequena para comportar 2x12, principalmente sendo uma strada. Subgrave é com o uxp mesmo, e todos os demais itens, talvez Pioneer se saia melhor no SPL apenas, mas tenho minhas dúvidas, o problema é o preço deles...

Já vi também meu uxp mal alimentado da pau em 2x12 Pioneer em caixa selada. É muitas vezes uma questão de configuração do set, cagada ou não de estaladores hehehe por isso eu prefiro fazer tudo pessoalmente, se errar ou não é culpa minha unicamente ^^

Compartilhar este post

Link para o post

sim, como eu disse no final axo q tava meio mal projetado a unica coisa q eu te disse eh q o 308 tocava mais gostoso grave mais extendido, mas no resto uxp GANHA em tudo, axo q isso q eu digo de tocar mais gostoso eh q a caixa do uxp tava mixuruca msmo hehehehe. mp pra mim do preço dos seus 308 tenho interesse kkkkkkkkk sao d4? qm sab eu faço 4 308+t2k ^^

abrass

Compartilhar este post

Link para o post
Obrigado pelos esclarecimentos amigo. Está me fazendo pender mais para o lado do modelo antigo mesmo. Até porque os interessados no meu sub ainda não levaram e como não vendi, basta comprar mais 2 desses e deu! O empecilho maior seria que eu estava de olho no Stetsom 2k5d para um futuro upgrade, e nesse caso como tu relembrou seria interessante os subs com maior potência.

Quanto a refrigeração eu acho que com o antigo n teria o que reclamar frente a fragilidade dos Pioneer mas é bom saber, ele vem todo aberto com uma tela metálica ao redor também pra ajudar nessa parte. Mas resumindo então aquele diferença na simulação se dá pela sensibilidade maior do antigo mesmo? Com isso eu poderia concluir q sensibilidade extra me possibilitaria um melhor som pra fora em relação ao modelo novo. Correto?

Quanto à telinha metálica na carcaça de plástico do UXP antigo, ali mais atrapalha do que ajuda, pode ver que a do novo UXP é toda aberta na parte do imã e maior no fundo. Pois o no imã do UXP se eu me lembre, são 4 furos para refigeração, um central e três em volta do furo central. A carcaça fica bem em cima desses furos, praticamente tampando.

Sobre som pra fora, o antigo leva um pouco mais de vantagem, por ter a sensibilidade maior de 88dB contra 87dB do novo. E com caixa menor ele vai tocar bem de mala aberta, acertando uma boa sintonia. Vou simular o UXP antigo aqui com caixa pequena pra ver se sai alguma coisa, depois eu posto aqui.

Editando:

Fiz umas rápidas simulações no UXP12D-4:

Caixa com 56 litros e um duto de 4"x15cm. (Som pra fora):

Fb = 44,08Hz

Pico máximo de SPL = 118,923dB

Delay máximo = 13,672ms em 45,18Hz

Cone Excursion = 8,450mm em 61,73Hz

Caixa com 56 litros e um duto de 4"x 22,77cm (som interno) - não vai ficar legal por causa do xmax ultrapassado:

Fb = 38Hz

Pico máximo de SPL = 117,562dB

Delay máximo = 15,719ms em 26,67Hz

Cone Excursion = 9,275mm em 56,01Hz

Caixa com 50 litros e um duto de 4"x15cm. (Som pra fora)

Fb = 46,65Hz

Pico máximo de SPL = 119,605dB

Delay máximo = 12,383ms em 53,13Hz

Cone Excursion = 7,969mm em 64,81Hz

Caixa com 50 litros e um duto de 4"x30cm. (Som Interno)

Fb = 36,13Hz

Pico máximo de SPL = 117,996dB

Delay máximo = 14,588ms em 24,40Hz

Cone Excursion = 8,876mm em 59,28Hz

Bom foi isso aí que consegui simular ehehe, faltou até paciência.

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que a tua terceira simulação seja a mais bem sucedida ao respeitar o xmax do sub e conseguir ainda com uma medida mais restrita um pico maior de SPL dentre as demais opções. A minha caixa era mais ou menos por ai, porém eu usava litragem pouco maior e compensava com o duto mais alongado também.

Talvez ai esteja um bom guia prático ao user jgeraldo que estava cheio das dúvidas com relação a caixa!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...