Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

viniciusaleixo

Projeto Band Pass 4 Ordem

Recommended Posts

Postado em

Opa, a pouco tempo me deu uma vontade de fazer algo diferente do normal, aos poucos fui pesquisando aos poucos sobre a variedade de tipo de caixas, conversei com algumas pessoas entendidas, descartei alguns tipos de caixa que nao seria ideal para o Extreme e cheguei na BP de 4 ordem...

Com ajuda do RobsonAndrade, andei simulando algumas BP 4 ordem, pra um comeco, axei uns graficos bem interessantes, falta dar akela penerada nos detalhes, como xmax, curva de impedancia... O Robson ta me dando uma boa ajuda nessa parte.

Busco um Subgrave basico, nada taoo baixo, e um gravao aveludado de mala aberta... sera possivel? rs

Como aqui e um forum, onde podemos trocar experiencias, alem da opniao de vcs, se tiver algum user que ja teve algum tipo de experiencia com esse tipo de caixa(independente de qual Sub usou) sera de muito proveito a opiniao, seja ela contraria ou a favor...

A caixa que pretendo fazer e do modelo dessa...

bp4ordem.th.jpg

Estou ainda na fase da simulacao, pra chegar em uma caixa mais ideal possivel...

Vlw galera, e isso aew...

Abraco...

Postado em

Grande robson ajudando.. ixi.. vai dar coisa boa.. o bom dele é que ele se atenta a todos os detalhes...

Eu tenho um projeto que ele me ajudou para o P3, sinistro, só que vai a mala toda do carro, por isso nao fiz ainda!

Boa sorte velho, qualquer coisa que eu puder ajudar.. to ae!

Postado em

Bom Galera tudo blz?

A pedido do RobsonAndrade, que anda um pouco sem tempo, estou aki postando um texto que ele desenvolveu sobre a bandpass...

Deixo desde já o meu agradecimento ao Robson, que desde o principio se mostro muito atencioso..

PALAVRAS DO ROBSON:

" Bom demorei mas estou aqui, ta meio corrido aqui no trabalho e faculdade mas quando puder venho colocar mais informações aqui.

Minha sugestão de caixa é a seguinte:

Câmara selada 30 litros livres

Câmara dutada de 60 litros livres sintonizada a 60 hz

Sugestão do duto de 8” o que daria mais ou menos uns 29 cm de comprimento.

O único cuidado que recomendo será com a potencia aplicada em sinais musicais que contenham freqüências puras como bass teste e tals, nesse caso em especifico pois o stetsom não possui sub sônico, em amplificadores que o possuem seria facilmente resolvido colocando o subsônico nos 40 – 45 hz.

O extreme não tem uma grande excursão(7,2 mm, não sei o Xlim,seria interressante mandar um email pra selenium perguntando qual seria) e nessas freqüências poderia gerar sobreexcursao.

O ponto que essa caixa será mais forte será nos 55- 60 hz, região de sintonia, onde a contribuição do duto vai ser maior para a produção do som,juntamente com um maior ganho de pressão.

figura1f.th.jpg

Como podem ver no gráfico da curva de impedância ficou relativamente mansa sem picos e vales na faixa de freqüência (48 a 80hz) apenas na regia dos 45 hz onde se tem um grande pico de impedância onde consequentemente ultrapassa o xmax do sub( como a maioria já sabe/conhece o excursionamento aumenta em conseqüência do aumento da impedância) lembrando que esses gráficos são apenas base e não correspondem a total realidade( pois considera os falantes em comportamento linear,fato que geralmente não acontece em regime de grandes sinais,e por varias horas ligados),mas servem de base para o projeto.

figura2.th.jpg

figura3t.th.jpg

Como sugestão inicial iria sugerir 20 L selados e 60 dutado com a mesma sintonia,mas ficava muito estreito a faixa de freqüência,

Como receita básica em band pass sempre sugiro câmara selada pqna para ajudar no controle do cone,já que não se tem muito como ver o sub e identificar se esta excursionando demais e tbm para as sintonis das câmaras ano ficarem muito proximas, e dutada grande, com uma grande área de duto(no mínimo 8”)que o grande equivoco que vejo na maioria das band pass por ai, com pouca área de radiação e consequentemente com menor pressão,e timbre estranho.... levar em conta na hora as sintonia os picos e vales de impedância, tentar deixar mais suave a curva....

Não sei todas as coisas,apenas leio bastante e sempre tento ligar a teoria a pratica e vice versa, são sugestões e projetos que vem de experiências que tive e de muita leitura por ai.

O intuito é compartilhar o conhecimento e aprender mais também, o que escrevi pode estar cheio de erros,ou não intaum quem tiver algo a corrigir ou acrescentar fique a vontade.

Gostaria muito que o pessoa que tem bastante conhecimento aqui no fórum viesse postar aqui e ajudar a criar um tópico bastante interressante com bastante conteúdo.

Segue como uma literatura bacana de se ler sobre o assunto www.studior.com.br/bp4sim.pdf

www.cpdee.ufmg.br/~semea/anais/artigos/HomeroSette_TR3.pdf

A medida que for lembrando de mais artigos,ou coisas a acrescentar vou postando aqui,como falei to fazendo isso na correria,depois dou uma boa pensada/revisada.

No próximo post voutentar falar um pouco sobre os ganhos gráficos e ganhos reais da band pass em relação a uma dutada,d o ponto de vista da eficiência acústica de cada sistema.

Att. Robson O. de Andrade "

Mais uma vez agradeco aki a atencao dada pelo Robson...

Abraco

Postado em

PALAVRAS DO ROBSON:

Como receita básica em band pass sempre sugiro câmara selada pqna para ajudar no controle do cone,já que não se tem muito como ver o sub e identificar se esta excursionando demais e tbm para as sintonis das câmaras ano ficarem muito proximas, e dutada grande, com uma grande área de duto(no mínimo 8”)que o grande equivoco que vejo na maioria das band pass por ai, com pouca área de radiação e consequentemente com menor pressão,e timbre estranho.... levar em conta na hora as sintonia os picos e vales de impedância, tentar deixar mais suave a curva....

Desenterrando o tópico: sempre vejo pessoas comentando que a parte selada deve ser maior que a dutada (inclusive, nos artigos autosom.net é apontando que a parte selada deve ser 2/3 do total, enquanto que a dutada deve equivaler a 1/3 desse valor).

Será que fazer como o Robson disse não traz algum malefício ao sistema de graves?

Postado em

Desenterrando o tópico: sempre vejo pessoas comentando que a parte selada deve ser maior que a dutada (inclusive, nos artigos autosom.net é apontando que a parte selada deve ser 2/3 do total, enquanto que a dutada deve equivaler a 1/3 desse valor).

Será que fazer como o Robson disse não traz algum malefício ao sistema de graves?

Opa!!! to meio sem tempo de defender minha teoria de BP4 aqui, pois no momento to terminando de preparar as coisas para ver se viro bacharel de uma vez...

Bom mas vamos lá, eu recomento este tipo, com camara selada pqna e dutada grande e com grande portico por dois motivos, fica uma caixa dedica a SPL, o timbre melhora devido ao fator do portico, a banda passante fica mais estreita, mas em compensação não se tem uma curva de impedancia tao desregular na banca passante... em calculos que tinha realizado na epoca com um software da selenium para worns e band pass, em geral no sistema que eu simulei(excursion 15") chegava a 9% de eff acustica,enquanto os modelos dos artigos autosom ficava na casa dos 4%, ficando com eficiencia igual a de um caixa dutada, o que eu achava um desperdicio construir uma BP4 pra se ter o mesmo ganho que uma dutada.....

Sem falar em outra coisa, em campeonatos de SPL esse tipo de proporcionalidade se demonstrou eficiente, ao menos nos carros Super Street, bass race, e extremess....

Mas voltando ao inicio da conversa, eu utilizei este artigo como base teorica para construir caixas bp4, ve se derrepente lhe ajuda em algo, acredito já ter recomendado alguma vez esta literatura...

abraços...

Postado em (editado)

Opa!!! to meio sem tempo de defender minha teoria de BP4 aqui, pois no momento to terminando de preparar as coisas para ver se viro bacharel de uma vez...

Bom mas vamos lá, eu recomento este tipo, com camara selada pqna e dutada grande e com grande portico por dois motivos, fica uma caixa dedica a SPL, o timbre melhora devido ao fator do portico, a banda passante fica mais estreita, mas em compensação não se tem uma curva de impedancia tao desregular na banca passante... em calculos que tinha realizado na epoca com um software da selenium para worns e band pass, em geral no sistema que eu simulei(excursion 15") chegava a 9% de eff acustica,enquanto os modelos dos artigos autosom ficava na casa dos 4%, ficando com eficiencia igual a de um caixa dutada, o que eu achava um desperdicio construir uma BP4 pra se ter o mesmo ganho que uma dutada.....

Sem falar em outra coisa, em campeonatos de SPL esse tipo de proporcionalidade se demonstrou eficiente, ao menos nos carros Super Street, bass race, e extremess....

Mas voltando ao inicio da conversa, eu utilizei este artigo como base teorica para construir caixas bp4, ve se derrepente lhe ajuda em algo, acredito já ter recomendado alguma vez esta literatura...

abraços...

Opa, Robson!

Rapaz, eu dei uma lida nos artigos do Homero, mas nao entendi NADA. ehehe

Sobre sua teoria, realmente a banda passante fica bem mais estreita. To tentando simular uma caixas pra um Fi BL 15", mas, pelo visto, nao vai rolar. Rendimento ta ficando muito baixo na casa dos 25~45hz...

Deixando a Fb por volta dos 65hz, o pico chega a quase +6db dos 55 a 65hz. Porem, quando abaixo a Fb pros 35hz, o rendimento cai absurdamente! Existe uma maneira simples de me explicar isso?

Abracao

edit: curva de impendancia, em todas as simulacoes que fiz com essa sua teoria, fica bem plana mesmo!

Editado por hiperim
Postado em

Opa, Robson!

Rapaz, eu dei uma lida nos artigos do Homero, mas nao entendi NADA. ehehe

Sobre sua teoria, realmente a banda passante fica bem mais estreita. To tentando simular uma caixas pra um Fi BL 15", mas, pelo visto, nao vai rolar. Rendimento ta ficando muito baixo na casa dos 25~45hz...

Deixando a Fb por volta dos 65hz, o pico chega a quase +6db dos 55 a 65hz. Porem, quando abaixo a Fb pros 35hz, o rendimento cai absurdamente! Existe uma maneira simples de me explicar isso?

Abracao

edit: curva de impendancia, em todas as simulacoes que fiz com essa sua teoria, fica bem plana mesmo!

Realmente os textos deles são bem tecnicos, linguagem bem dificil, apanhei horores até entender alguma coisa...

O rendimento no grafico de dbs pode até ficar ruim, mas considerando a eficiencia proporcionada pelo sistema bp4 a coisa muda um pouco, ficando com coisas alem do proprio grafico...

sobre suas simulaçoes, eu tentaria nao descer tanto a sintonia, deixando na casa dos 45, 50 hz e verificando como fica o espectro até a faixa do -3db, e analizar junto como ficou a curva de impedancia nestas frequencias mais baixa... sem falar que com uma sintonia tao baixa o duto iria ficar enorme para ter uma boa area de portico...

Sobre suas simulaçoes se puderes me mandar via email os dados do sub e dados de suas simulaçoes, assim que der dou uma olhada pra voce, amanha tenho minha ultima prova ai ficarei com um pouco mais de tempo livre....

Uma coisa que vale ressaltar a todos, essas simulaçoes levam em consideraçao os parametros lineares, ou seja, pouquissima potencia aplicada, na realidade a coisa muda um pouco,hehehhe serve apenas de base....

Postado em

Realmente os textos deles são bem tecnicos, linguagem bem dificil, apanhei horores até entender alguma coisa...

O rendimento no grafico de dbs pode até ficar ruim, mas considerando a eficiencia proporcionada pelo sistema bp4 a coisa muda um pouco, ficando com coisas alem do proprio grafico...

sobre suas simulaçoes, eu tentaria nao descer tanto a sintonia, deixando na casa dos 45, 50 hz e verificando como fica o espectro até a faixa do -3db, e analizar junto como ficou a curva de impedancia nestas frequencias mais baixa... sem falar que com uma sintonia tao baixa o duto iria ficar enorme para ter uma boa area de portico...

Sobre suas simulaçoes se puderes me mandar via email os dados do sub e dados de suas simulaçoes, assim que der dou uma olhada pra voce, amanha tenho minha ultima prova ai ficarei com um pouco mais de tempo livre....

Uma coisa que vale ressaltar a todos, essas simulaçoes levam em consideraçao os parametros lineares, ou seja, pouquissima potencia aplicada, na realidade a coisa muda um pouco,hehehhe serve apenas de base....

Vou testar com essas modificacoes que voce me indicou e ver como fica.

Daqui ha uns minutos te mando por email os t/s do subwoofer por e-mail.

Se puder, toda ajuda é bem vinda! hehe

Grande abraco!

Postado em

Vinicius vai fundo que vai ficar show, seu sistema vai ficar estilo Home theater, se vc busca SQ é o que á.

Hehe, pois é ja se foram 3 anos né..rs o projeto depois de muitos caminhos se tornou isso...rs

moto0153.jpg

moto0161d.jpg

img7192v.jpg

Abraco!

Postado em

Acompanhando...

tambem estava com intençao de montar um band pass... mas por opçao mais sensat optei por uma dutada bem feita...

mas quem sabe..é so planos podem ser mudados!

excelente topico!

Postado em

Hehe, pois é ja se foram 3 anos né..rs o projeto depois de muitos caminhos se tornou isso...rs

moto0153.jpg

moto0161d.jpg

img7192v.jpg

Abraco!

Home Theater? kkkkkkkkkkkkk

Quanta ignorância, e como ficou o restante deste seu projeto?

Ta de parabéns!

Abraços

Postado em

Home Theater? kkkkkkkkkkkkk

Quanta ignorância, e como ficou o restante deste seu projeto?

Ta de parabéns!

Abraços

Rpaz, por enquanto ele esta servindo apenas como um sofá mesmo no meu quarto, estou com um projeto em andamento no carro, e a grana ainda nao ta dando pra levar 2 projetos ao mesmo tempo, acredito que menos de 1 ano, eu ja comece a investir no HT, ai o sofá ira comecar a ter vida..rs !

Abraco e Obrigado Irmao!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...