Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

(REFORMA) Rockford FOSGutito's ! P215

Recommended Posts

Fala aeee galerinha ???

 

Bom , como alguns sabem eu tinha 2 P2D415 na minha caranga , tocava DEMAIS , mas ae o LIXO do taramp's explodiu "1" de meus falantes ... mas deixa pra lá , já vendi aquela lacraia que num tem Sub-Grave !!!

 

Bom , pra quem não viu o projeto , era assim : http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...p;hl=fosgate+p2

 

O Outro que ficou inteiro eu vendi , vou entregar Sábado agora !!! A Minha SORTE foi ter ligado em paralélo os falantes no dia que queimou , ae parou 1 e o outro ficou lá quétinhu de boa na lagoa rsrsrs ... Mas enfim ... O PAPO NÃO É ESSE !

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bom , como eu corri atrás de KIT ORIGINAL e a Fosgate não vende , eu decidi fazer um DIY cabuloso rsrsrs transformar o Fosgatão em SUBÃO rsrsrs pra festinhas de FDS rsrsrs !!!

 

 

 

aqui estão os materiais :

 

1000315m.th.jpg

1000316vt.th.jpg

1000317h.th.jpg

1000322e.th.jpg

 

 

 

Bom , eu escolhi Borda de tecido pq quero um falante com PEGADA , que vais er pra usar em Festa , mas reparem que é de 2 gomos só ... isso é pra ter uma maior excursão e pode tocar um pouco mais de Sub Grave ! :legal:

 

Outro detalhe , é que a bobina é DUPLA e de 4 Ohms , então ... a Bobina é de SUB Automotivo mesmo ...

 

Outro detalhe importante , eu levei a bobina queimada , e comparando com essa que comprei , é BEEEM parecida , Claro que não é IGUAL , pois a da Fosgate é FOSGATE né rsrsrs !? Mas é bem parecida ... e o "carinha" da loja que comprei as coisas , disse que os caras usam essa bobina pra sub de 800 RMS ... ae pergunto , quem tá mentindo , a FOSGATE , ou a Bobina que o cara tá me vendendo ??? uahuahauhauahuahuahauhauahuahauhauhauah

 

PS: O Sub P2 tem 250 RMS Nominais Ok ? rs !

 

 

 

 

 

 

 

é Isso , eu vou tentar tirar foto de Todo o processo de montagem pra vcs verem como se reforma um falante !

 

 

té mais !

Editado por Guto de Almeida

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa... acompanhando!

 

 

Guto.. vai fazer caixa bonitinha com acabamento? ou vai ser caixa destacavel pra tirar nas festas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala ae Fernandão , valew irmão !

 

 

Leitoso (rs que Nick estranho rsrsrs) , acha o que ???

 

 

Bloom , Sei lá rsrsrs vou ver rsrsrs primeiro que não vou ter parâmetros pra simular nada né ??? rsrsrs fo** rs !!!

 

 

 

 

 

 

 

é nois !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom ... eu já dei uma adiantada aqui ... primeiramente antes de começar qualquer coisa no falante , vc tem que definir a altura da Bobina , isso define o Xmax , e querendo ou não , a Força do Sub , BL !

Pois se vc deixa Bobina Muito pra fora do Imã , o falante não tem força (não força de potência , mas força pra mexer mesmo rsrsrs) , se vc deixa muito pra dentro , o falante tem pouco Xmax ... Então é complicado rsrsrs ... Eu como estou fazendo isso como AMADOR FUNDO DE QUINTAL MASTER , fiz de Olhometro , e tirei 12mm de Xmax ! Tá legal pra um subzinhu de 250 Rms !!!

 

Nesse desenho mostra como se mede o Xmax do falante :

 

1000330b.th.jpg

 

 

Bom , EU tenho um método que não deve ser o correto , mais eu antes de passar o Araldite (tipo de cola que se usa) eu uso a Cola Emborrachada pra FIXAR a Centragem na Bobina e depois eu Tiro a Bobina Junto com a Centragem e passo Araldite nos 2 lados da Centragem , pra ficar bem fixo !!! Mas não sei se isso é o correto ! rsrsrs

 

Tem tb um ponto beeem importante ... a CENTRALIZAÇÃO da Bobina entre a peça Polar , e o Imã !!! e pra isso vc usa alguma coisa entre a Bobina e a peça Polar , para pressionar e deixa bem JUNTO , assim vc consegui centralizar !!! Mas CLARO , vc tem que tirar depois viu rsrsrs é só pra centralizar mesmo !

Se vc fizer essa parte errado , o falante fica raspando e saindo aquele som HORRÍVEL !

 

 

segui uma fotinhas de como tá agora o esquema !

 

 

 

1000327ns.th.jpg

1000323a.th.jpg

1000326.th.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu to falando que esse tópico é top!

Será que ninguem nunca abriu um sub, cortou uma aranha, soltou a borda no estilete e viu uma bobina preta? rsrs Muitas pessoas tem isso como ganha pao, muitas como hobbye mas eu vejo isso como umas das essências pra conhecimento sobre som, principalmente sobre o seu próprio som.

vamo que vamo Dj guto, as fotos estao ficando muito boas e o texto também.

 

edit: se quiser detalhar um pouco, diga como centralizar a bobina mais em detalhes, até chapinhas de raio-X valem ehehehe parece basico mas pra quem vai ler fica bem claro.

Quanto à parte da cola nao sei dizer nada a respeito, só que ficando bem firme a colacao já no comeco nao teria porque ter problemas :(

Editado por Fernandosomzao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu to falando que esse tópico é top!

Será que ninguem nunca abriu um sub, cortou uma aranha, soltou a borda no estilete e viu uma bobina preta? rsrs Muitas pessoas tem isso como ganha pao, muitas como hobbye mas eu vejo isso como umas das essências pra conhecimento sobre som, principalmente sobre o seu próprio som.

vamo que vamo Dj guto, as fotos estao ficando muito boas e o texto também.

 

edit: se quiser detalhar um pouco, diga como centralizar a bobina mais em detalhes, até chapinhas de raio-X valem ehehehe parece basico mas pra quem vai ler fica bem claro.

Quanto à parte da cola nao sei dizer nada a respeito, só que ficando bem firme a colacao já no comeco nao teria porque ter problemas :(

 

 

então , eu sou beeem ruim pra explicar as coisas , acabo esquecendo detalhes =( ! é Bom a Galera que manja , ou tem um pouco de conhecimento , ir explicando aqui JUNTO comigo ,s e não fica faltando informação mesmo !!!

 

 

 

 

Quanto a COLA , é bom SIM dar um Extra nela cara , ainda mais se o Falante é pra Sub Grave , pois sofre MUITO o falante ... muita força ... então se não fixar bem ... descola a bobina do cone e já era =( !

Não pode exagerar se não sua sensibilidade vai caindo cada vez Mais ... mas se preocupar com uma boa colagem é fundamental !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Massa !

 

Se arrumasse mais 3 cones desse do Fosgate dava pra faze um jogo de calota aro 15" já penso na idéia ? NUNCA ia ter alguem com carro igual o seu hehehe.

 

mais aí... já que arrumou uma bobina bem parecida, pq não reformar ele como fosgate mesmo ? Acho uma pena usar uma carcaça dessa pra fazer um "wufão" e ainda desperdiçar o cone.

 

Mais só a idéia da montagem já ta valendo ! Ta ficando legal.

 

Essa cola aí vc comprou pela net ? (a de borracha)

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, e quanto a bobina, não seria o certo deixar o mesmo tanto de enrolamento pra fora da arruela superior como o que fica abaixo? Tipo, X espiras acima, e X espiras abaixo.. ?

Editado por FanatiC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fanatic , Os cones que achei PARECIDOS com o da fosgate eram FEIOS DEMAIS , um LIXO ... e maioria com borda de Borracha ! =( ! Ae vi esse e achei bunitin !!! rs

O Cone e Centragem original ESQUEEECE , não deu pra aproveitar nem fodendo =( ... os cara susam uma cola que VSF , não tem como mesmo aproveitar !!! uma pena né =( !

 

 

A cola de borracha comprei na mesma loja que comprei todo o resto !

 

 

quanto a Bobina , Essa forma que vc disse , é uma DAS formas ... Mas eu escolhi deixar mais enrolamento dentro do imã pra ver se consigo um sensibilidade maior e um BL mais forte TB ... ae não preciso ficar aplicando potência DEMAIS pra o sub tocar e com isso evito compressão tb ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tava falando mais da cola emborrachada mesmo, masi do processo de passar essa antes, porque nao sei bem especificamente dessa emborrachada... Mas isso ai vamo que vamo :legal: to floodando já hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aeaheiauheaiuheiauheaiehauie

achei muito bom o comentario do guto sobre o taramp's.

 

Quer saber a verdade sobre um produto, espere alguem se desfazer dele! uaheuaheuahe

 

Isso j´aaconteceu outras vezes no forum, mas..dexa pra lá

 

acompanhando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baum , agora vem o processo que falei à cima , que é de tirar a bobina da Peça Polar , e Colar com Araldite !!!

 

No meu caso eu tô usando aquele araldite de 10min. de secagem ... ele é um pouco mais flexível que o Araldite de 24hs ... Eu prefiro ... tanto pelo TEMPO , quanto pela Flexibilidade .

 

 

 

Bobina sem o araldite :

 

1000333.th.jpg

1000334y.th.jpg

1000335g.th.jpg

 

 

 

Bobina Já com o Araldite de um lado só :

 

1000336s.th.jpg

1000336s.th.jpg

 

 

Por hoje acho que é só viu ... Vou esperar secar um pouco e vou passar do outro lado e vou deixar pra fazer mais coisa amanhã !

 

 

VALEW !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
aeaheiauheaiuheiauheaiehauie

achei muito bom o comentario do guto sobre o taramp's.

 

Quer saber a verdade sobre um produto, espere alguem se desfazer dele! uaheuaheuahe

 

Isso j´aaconteceu outras vezes no forum, mas..dexa pra lá

 

acompanhando!

 

 

O problema foi um só !!! Quando usava pra tocar TRIO , e um campeonatinhu de SPL , era ótimo ... foi começar a usar pra Qualidade de Graves , FODEU ... ae ele se saiu uma MERRRDA !

 

e Claro , se eu falasse mau do bagulho antes de vender , eu ia vender PRA QUEM FIU ??? Lei da sobrevivência !!! pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na real, quando vejo um tópico desses da vontade de destruir algum falante só pra brincar também ! hehehehe Pena que a brincadeira custa caro.

Editado por FanatiC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom ... eu já dei uma adiantada aqui ... primeiramente antes de começar qualquer coisa no falante , vc tem que definir a altura da Bobina , isso define o Xmax , e querendo ou não , a Força do Sub , BL !

Pois se vc deixa Bobina Muito pra fora do Imã , o falante não tem força (não força de potência , mas força pra mexer mesmo rsrsrs) , se vc deixa muito pra dentro , o falante tem pouco Xmax ... Então é complicado rsrsrs ... Eu como estou fazendo isso como AMADOR FUNDO DE QUINTAL MASTER , fiz de Olhometro , e tirei 12mm de Xmax ! Tá legal pra um subzinhu de 250 Rms !!!

 

Nesse desenho mostra como se mede o Xmax do falante :

 

1000330b.th.jpg

 

 

Bom , EU tenho um método que não deve ser o correto , mais eu antes de passar o Araldite (tipo de cola que se usa) eu uso a Cola Emborrachada pra FIXAR a Centragem na Bobina e depois eu Tiro a Bobina Junto com a Centragem e passo Araldite nos 2 lados da Centragem , pra ficar bem fixo !!! Mas não sei se isso é o correto ! rsrsrs

 

Tem tb um ponto beeem importante ... a CENTRALIZAÇÃO da Bobina entre a peça Polar , e o Imã !!! e pra isso vc usa alguma coisa entre a Bobina e a peça Polar , para pressionar e deixa bem JUNTO , assim vc consegui centralizar !!! Mas CLARO , vc tem que tirar depois viu rsrsrs é só pra centralizar mesmo !

Se vc fizer essa parte errado , o falante fica raspando e saindo aquele som HORRÍVEL !

 

 

segui uma fotinhas de como tá agora o esquema !

 

 

 

1000327ns.th.jpg

1000323a.th.jpg

1000326.th.jpg

 

 

Bom amigo eu não kero ser chato mais essa afirmação sua pode ter prejudicado a montagem do seu Woofer

 

(Bom ... eu já dei uma adiantada aqui ... primeiramente antes de começar qualquer coisa no falante , vc tem que definir a altura da Bobina , isso define o Xmax , e querendo ou não , a Força do Sub , BL !

Pois se vc deixa Bobina Muito pra fora do Imã , o falante não tem força (não força de potência , mas força pra mexer mesmo rsrsrs) , se vc deixa muito pra dentro , o falante tem pouco Xmax ... Então é complicado rsrsrs ... Eu como estou fazendo isso como AMADOR FUNDO DE QUINTAL MASTER , fiz de Olhometro , e tirei 12mm de Xmax ! Tá legal pra um subzinhu de 250 Rms)

 

Vou explicar:

 

O x-max e definido antes do projeto montado, e muito simples vc mede a espeçura da arruela superior do conjunto magnetico e subtrae da altura do enrolamento da bobina e divide po 2

 

EX:

a arruela me 13mm

A bobina tem 25mm de altura no enrolamento

Logo 13-25= 12 % 2 = 6 mm de xmax

 

Agora vem o ke pode prejudicar teu woofer. quando for definir o gabarito de montagem da bobina vc deve medir o corpo total da bobina e diminuir pelo x-max e arruela superior do conjunto magnetico. e tomar como referencia a face superior da aruela superior, e ficsar a bobina com a medida coerente ao equilebrio da bobina, ou seja ela tem que ter o mesmo numero de voltas de enrolamento da bobina acima e abaixo da arruela superior do conjunto magnetico, de forma simetrica, se isso naum acontecer seu woofer tem grande chance de fikar manco, Ex 12mm pra cima da arruema e 6 para baixo, logo ele vai ter uma tendencia a puxar o cone para dentro, ele vai 12 mm para traz e 6 mm para frente, a ficsação tem ke ser assim

 

Ex:

 

Corpo total da bobina 60mm

A bobina tem 25mm de altura no enrolamento

a arruela me 13mm

Logo 13-25= 12 % 2 = 6 mm de xmax

logo 60-13-6= 41mm

 

 

Então sua bobina tem ke ficar com a parte superior 41mm acima da face da arruela superior. entende?

Se tiver sorte talvez tenha coincidido.

Outra dica vc poderia ter aproveitado o material antigo do P2, trokar só a bobina e a centragem por componentes o mais similares possiveis. e continuar com um P2 até melhor ke original.

 

Qualquer duvida estamos ai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O problema foi um só !!! Quando usava pra tocar TRIO , e um campeonatinhu de SPL , era ótimo ... foi começar a usar pra Qualidade de Graves , FODEU ... ae ele se saiu uma MERRRDA !

 

e Claro , se eu falasse mau do bagulho antes de vender , eu ia vender PRA QUEM FIU ??? Lei da sobrevivência !!! pasmafaute

 

e eu lá falei que tu ta errado?

aehauehauehauehaue todo mundo é assim mesmo!

 

eu pelo menos sei de uns aqi que fazem isso tbm!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom amigo eu não kero ser chato mais essa afirmação sua pode ter prejudicado a montagem do seu Woofer

 

(Bom ... eu já dei uma adiantada aqui ... primeiramente antes de começar qualquer coisa no falante , vc tem que definir a altura da Bobina , isso define o Xmax , e querendo ou não , a Força do Sub , BL !

Pois se vc deixa Bobina Muito pra fora do Imã , o falante não tem força (não força de potência , mas força pra mexer mesmo rsrsrs) , se vc deixa muito pra dentro , o falante tem pouco Xmax ... Então é complicado rsrsrs ... Eu como estou fazendo isso como AMADOR FUNDO DE QUINTAL MASTER , fiz de Olhometro , e tirei 12mm de Xmax ! Tá legal pra um subzinhu de 250 Rms)

 

Vou explicar:

 

O x-max e definido antes do projeto montado, e muito simples vc mede a espeçura da arruela superior do conjunto magnetico e subtrae da altura do enrolamento da bobina e divide po 2

 

EX:

a arruela me 13mm

A bobina tem 25mm de altura no enrolamento

Logo 13-25= 12 % 2 = 6 mm de xmax

 

Agora vem o ke pode prejudicar teu woofer. quando for definir o gabarito de montagem da bobina vc deve medir o corpo total da bobina e diminuir pelo x-max e arruela superior do conjunto magnetico. e tomar como referencia a face superior da aruela superior, e ficsar a bobina com a medida coerente ao equilebrio da bobina, ou seja ela tem que ter o mesmo numero de voltas de enrolamento da bobina acima e abaixo da arruela superior do conjunto magnetico, de forma simetrica, se isso naum acontecer seu woofer tem grande chance de fikar manco, Ex 12mm pra cima da arruema e 6 para baixo, logo ele vai ter uma tendencia a puxar o cone para dentro, ele vai 12 mm para traz e 6 mm para frente, a ficsação tem ke ser assim

 

Ex:

 

Corpo total da bobina 60mm

A bobina tem 25mm de altura no enrolamento

a arruela me 13mm

Logo 13-25= 12 % 2 = 6 mm de xmax

logo 60-13-6= 41mm

 

 

Então sua bobina tem ke ficar com a parte superior 41mm acima da face da arruela superior. entende?

Se tiver sorte talvez tenha coincidido.

Outra dica vc poderia ter aproveitado o material antigo do P2, trokar só a bobina e a centragem por componentes o mais similares possiveis. e continuar com um P2 até melhor ke original.

 

Qualquer duvida estamos ai.

 

 

é Nois ... tem crise não =) !!! se errei , agora aprendi =) !!! mas todos falantinhos que fiz deram certo , então devo estar acertando no erro rsrsrsrs é NOOOIS ! Mas vale com certeza ae seu toque , eu por ex. não saberia explicar de forma alguma isso que vc explicou , mesmo lendo todinho aquele livro do Homero da Selenium que ganhei do Amigo Renan aqui do fórum rsrsrsrs !

 

Mas tenho pra mim que tá quase igual o original :rolleyes:

 

P2Dx15_4_l.jpg

 

Ou vc acha que eu não olhei antes de fazer aqui ? uahuahauhauahuahauh

 

 

 

 

 

 

 

 

Quanto a continuar sendo P2 ... PRA QUE ??? Eu queria mesmo é fazer zuera poxa ... Não tô rasgando Dinheiro , mas posso me dar esse "luxo" Graças a Deus rsrsrs !!! Tá sendo divertido pacas rsrsrsrs

 

 

 

Valew mesmo ae pela contribuição no tópico ... e seria legal vc continuar contribuindo =) !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e eu lá falei que tu ta errado?

aehauehauehauehaue todo mundo é assim mesmo!

 

eu pelo menos sei de uns aqi que fazem isso tbm!

 

 

eu conheço mais um punhado que faz isso =) !

 

 

como disse é a Lei da Sobrevivência rsrsrs !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...