Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

SubSonic

Dúvida referente a tweeter planar!

Recommended Posts

Postado em (editado)

Bem pessoal, eu estou pedindo falantes dos EUA, já tenho um amigo forista que vai ajudar com a importação e tudo...

bem... a questão é a seguinte...

se eu cortar o face plate de um tweeter ribbon, vou perder QUANTO de resposta de agudos (acima dos 8KHz)???

pelo que eu entendo do uso de face plate é muito mais para a resposta no limite "baixo" do falante que em agudos, dado à natureza mais direcional dos mesmos, também se usa face plates grandes pra ganhar resposta off axis, etc

aplicações que não são tão importantes para um sistema 100% on axis e com corte alto, creio ser totalmente aceitável reduzir o face plate pra encaixar melhor o tweeter! HOJE, eu compraria o tweeter (vou fazer o pedido no domingo), se vcs me convencerem, eu mudo de idéia e volto pro Fostex ff85k sem tweeter! rsrs

o tweeter em questão é o seguinte:

http://www.swanspeaker.com/product/htm/view.asp?id=233

as linhas vermelhas mostram o local onde pretendo cortar o plate, deixando o tw mais estreito!

tweeterj.jpg

agradeço desde já as opiniões dos amigos foristas, e ressalto:

QUALQUER opinião é bem vinda! mesmo as mais empíricas!

Editado por SubSonic
Postado em

Não tem como prever o comportamento do falante com o plate cortado.

Pode ficar até melhor que o original, como também pode desgraçar a resposta do tweeter(não apenas na região do águdo baixo).

Enfim, eu cortaria.

No carro já tem tanta coisa que atrapalha o funcionamento pleno dos tweeters, que uma a mais não deve mudar a sua vida...

Agora, apenas um detalhes no que se refere a utilizar planares no carro, cuidado com o sol.

Postado em
Não tem como prever o comportamento do falante com o plate cortado.

Pode ficar até melhor que o original, como também pode desgraçar a resposta do tweeter(não apenas na região do águdo baixo).

Enfim, eu cortaria.

No carro já tem tanta coisa que atrapalha o funcionamento pleno dos tweeters, que uma a mais não deve mudar a sua vida...

Agora, apenas um detalhes no que se refere a utilizar planares no carro, cuidado com o sol.

mto obrigado pelo post, crasher!

realmente é mto pouco previsivel, por isso perguntei pra ver se alguem tinha um palpite mais direcionado, experiencia, não sei! hahaha tentei!

eu pensei no que oq vc disse! o carro é um ambiente todo detonado já! adaptar o plate por conveniencia não é oq vai desgraçar tudo, realmente! ademais o tw é excelente, e se eu não gostar dele no carro, cortado, da pra eu refazer esse plate e usar ele em casa!

quanto ao sol, eu pensei nisso! mas a posição da coluna no meu caso favorece bastante, é uma coluna estreita, mas os tweeters ficam meio "de costas" para o parabrisas (mesmo o do passageiro), o que dá pra trabalhar a coluna pra tapar esse sol! caso não seja possivel eu pensei num esqueminha pra impedir sol no canto onde fica o tweeter!

Postado em (editado)

ninguem mais tem uma opinião a respeito???

o amp que vai tocar o fullrange+tweeter é um MB Art Morpheus...

bom... conversando e pensando eu to numa duvida cruel, não sei se uso o planar (hi vi)+full (tang band), ou se uso somente o Fostex ff85k de 200Hz pra cima! eu gostaria muito de ter o agudo de um planar, mas a praticidade de se ter um único falante de 200-20KHz é bastante tentadora! assim eu teria um sistema de 2 vias, bem mais fácil de acertar que um de 3 vias, com 3 falantes de impedancia diferente (mid 4ohms, full 8 ohms e tweeter de 6 ohms), sensibilidade um pouco diferente (mid 89dB, full 85dB e tw 86) e posicionamento não 100% alinhado (carro limita isso... sempre)! eu tenho certeza que se eu conseguir acertar tudo ficará ótimo, mas quão difícil é acertar um sistema desse???

se usar o planar, possivelmente terei que cortar para caber no painel, uma das idéias de usar o planar é que elevo mais o palco posicionando-o acima do fullrange (o full será instalado nas saidas de ar, se ficar só com eles tenho medo de ficar com palco muito baixo)

bom, reuní algumas outras dúvidas e se alguem quiser opinar sobre qqr um dos aspectos abordados, fique a vontade! :)

Editado por SubSonic
Postado em

Eu estou com um par de fostex aqui, tomando coragem pra colocar no carro. Liguei ele em casa e achei mto show !!!

O lance eh q o ima dele eh bem grandinho para um falante de 3'', daih o peito deve ficar grande tb... Mas como vc cogita colocar esse tuitão no carro, acho q nao será problema...

Postado em (editado)

tá, agora a dúvida apertou, e o prazo tbem! tenho 1 ou 2 dias pra decidir entre pegar o fostex ou o tweeter planar (preços semelhantes)

para o pessoal acostumado com planar (até hoje eu só ouvi um tweeter ribbon), eu sei q são muito bons, lineares, arejados, detalhados, etc etc etc etc etc... mas considerando meu projeto... vale a pena o grande trabalho necessario à sua utilização?

para o pessoal acostumado com o fostex... será que eu vou sentir alguma falha nele, algo que possa "faltar" usando somente ele? olhando o grafico dele eu vejo uma curva bastante conturbada entre 400 e 2500Hz, e uma "rampa" ascendente de quase 6dB entre 7 e 20KHz:

ff85kgraph.jpg

minha alternativa para o fostex é utilizar um fullrange da tang band, também de 3" associado ao planar da hivi, o grafico divulgado pela TB para esse full é o seguinte:

bamboozinho.jpg

o gráfico divulgado pela hivi para o tweeter é o seguinte:

rt1.3-sm.jpg

minha intenção é cortar o full em 4KHz, onde ele tem o primeiro "hump" significativo na resposta (que me parece bem mais plana que o fostex na faixa de voz e instrumentos solo) e deixar o tweeter assumir daí em diante, os cortes seriam feitos com crossover passivo de 12 dB/8ª feitos após aferição de parametros dos falantes individualmente

ai fica a dúvida....

O QUE PROVAVELMENTE VAI TOCAR MELHOR??????

Editado por SubSonic
Postado em (editado)

ninguem?

só pra avisar... não precisam ficar escondendo jogo! eu NÃO vou participar do campeonato! hahhahahha

brincadeira, sei q não tem nada a ver o campeonato com a falta de resposta aki, eu to sendo bem chato com questões de resposta bem subjetiva...

mas o pessoal daqui é bem crítico, e com certeza tem uma opinião sobre minhas questões! podem palpitar, mesmo que não tenha certeza! eu não vou tomar decisão SOMENTE por causa de uma ou duas opiniões! vou ponderar bastante antes de comprar! podem dar pitacos a vontade!

PALPITEM!

Editado por SubSonic
Postado em

Tem que ser 3"? Eu sei que existem motivos para esse tamanho, mas se você quiser arriscar e tamanho não for problema tem outros fostex não muito mais caros que parecem ser mais lineares.

E embora esteja em falta, para complicar sua cabeça:

http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=8585

Esse é o full de 3" que eu compraria.

E para dar uma força:

http://www.zaphaudio.com/smalltest/

Postado em

Se usar somente somente o Fostex, vai ter que lidar com o águdo agressivo dele(aprox. 12K) e algumas ressonâncias ao redor de 350-500hz.

Já escutei 3 carros com Fostex, e eu não usaria.

O full TB do gráfico em questão eu já escutei. Falante honesto, mas para ficar 100% vai ter que usar com tweeter.

Quanto a utilização do tw HiVi e a vontade de ter um ''águdo de planar'', muito cuidado nessa hora.

Você pode ficar BEM decepcionado com o tal águdo de planar.

O águdo do Foster por ex, que é um planar famoso aqui no Brasil, é bastante inferior ao de um domo dos bons.

E esses domos não necessariamente são caros($100+ each).

Com honestidade? Tá muito bagunçada essa sua tentativa de 3-way.

Para casar os componentes e acertar satisfatóriamente algo assim, você já teria que ter algum conhecimento dos falantes em questão e desse tipo de sistema.

Você já tem os FF85K? Se tiver, sugiro que continue com eles por enquanto. Vai ser uma dor de cabeça grande até você conseguir, com essa mistureba 3-way, o mesmo desempenho do FF85K sózinho em cima do painel.

Eu já tive sistema com fullrange. O som do meu full era muito parecido com o do TB, apenas subia um pouquinho(bem pouquinho mesmo) menos. Para ficar redondo, o plano era colocar um tweeter cortado em 12khz para complementar. Testei e funcionou. Mas desmontei o sistema antes de fazer isso em definitivo.

Mesmo já tendo full no carro e tendo experimentado os benefícios de ter 300hz+ em cima do painel, hoje em dia eu iria de mid+tweeter, como solução eficiente de ter um set de alto nível.

E o tweeter seria dome mesmo.

Só pensaria em 3-way se fosse para utilizar woofer + midrange + tw, tudo orquestrado tudo via cross ativo e ainda por cima tivesse condições de comprar 6 falantes de alto nível.

Caso contrário, acaba sendo muito trabalho para pouco resultado.

Postado em
Se usar somente somente o Fostex, vai ter que lidar com o águdo agressivo dele(aprox. 12K) e algumas ressonâncias ao redor de 350-500hz.

Já escutei 3 carros com Fostex, e eu não usaria.

O full TB do gráfico em questão eu já escutei. Falante honesto, mas para ficar 100% vai ter que usar com tweeter.

Quanto a utilização do tw HiVi e a vontade de ter um ''águdo de planar'', muito cuidado nessa hora.

Você pode ficar BEM decepcionado com o tal águdo de planar.

O águdo do Foster por ex, que é um planar famoso aqui no Brasil, é bastante inferior ao de um domo dos bons.

E esses domos não necessariamente são caros($100+ each).

Com honestidade? Tá muito bagunçada essa sua tentativa de 3-way.

Para casar os componentes e acertar satisfatóriamente algo assim, você já teria que ter algum conhecimento dos falantes em questão e desse tipo de sistema.

Você já tem os FF85K? Se tiver, sugiro que continue com eles por enquanto. Vai ser uma dor de cabeça grande até você conseguir, com essa mistureba 3-way, o mesmo desempenho do FF85K sózinho em cima do painel.

Eu já tive sistema com fullrange. O som do meu full era muito parecido com o do TB, apenas subia um pouquinho(bem pouquinho mesmo) menos. Para ficar redondo, o plano era colocar um tweeter cortado em 12khz para complementar. Testei e funcionou. Mas desmontei o sistema antes de fazer isso em definitivo.

Mesmo já tendo full no carro e tendo experimentado os benefícios de ter 300hz+ em cima do painel, hoje em dia eu iria de mid+tweeter, como solução eficiente de ter um set de alto nível.

E o tweeter seria dome mesmo.

Só pensaria em 3-way se fosse para utilizar woofer + midrange + tw, tudo orquestrado tudo via cross ativo e ainda por cima tivesse condições de comprar 6 falantes de alto nível.

Caso contrário, acaba sendo muito trabalho para pouco resultado.

Fude* ...haha, eu tentaria acertar o fostex no carro, mas isto se vc já escutou ele e gostou, ou se vc quer se meter mesmo no 3 vias desistia do planar e usaria um tw convencional.

Postado em

vlw Pad, crasher e Diana!

a questão é a seguinte... eu tinha intenções de um SQ acima da média, ia usar um RF4.6 para o palco frontal, subs de 8" provavelmente com outro RF old school (essa ainda é a intenção), midbass do CS50B em pezinhos, e um full no painel, sem pretenções de hi-fi, tudo DIY, cabos e tudo mais, como HU eu ia procurar um Clarion DXZ 788 (queria um DRZ... mas o preço... esse DXZ tem reviews bons na europa, DAC de 24bits e TA) ou se eu encontrasse um Alpine 7892, o qual usaria para CDs, usando a auxiliar para tocar musicas provenientes de um iPod, ou mp3 da Sony para rodar mp3 e musicas sem compromisso (que atire a primeira pedra quem nunca colocou mp3 para rodar em um sistema hi-fi no dia a dia)

bom, esse era meu projeto, até eu receber a proposta e encarar o MB Art, ai resolvi deixar a coisa mais séria, mais que triplicando meu investimento em amplificador para o FRONT, achei justificável partir para um projeto mais refinado, mas apesar de estar disposto a gastar mais, não achei uma árvore de dinheiro e o custo do projeto ainda limita bastante!

como tenho acesso a produtos da Parts Express (com um pouco de complicação por não mandarem diretamente para o Brasil, mas consigo) e da Madisound (com mais facilidade) resovi investir nos speakers encontrados lá!

há muita coisa boa por lá, com preços bastante baixos se comparados com produtos de desempenho similar no Brasil (mesmo com o frete e impostos), e que podem tocar muito bem sendo dado o tratamento necessário!

eu sempre interpretei projetos desses com 2 caminhos, um com menos trabalho e custo bem mais elevado (apostando em produtos topo de linha e receitas prontas) ou um com muito mais trabalho e custo baixo (usando "best buys" e fazendo todo o esforço para se extrair o máximo destes produtos!)

não só pela grana, eu tenho prazer em me esforçar para um resultado de conjunto superior ao desempenho de cada item individualmente!

BOM, voltando ao projeto:

eu gosto bastante do som de auto falantes de cone de papel, lendo o artigo que o Pad postou (excelente!) o Tang Band de bamboo tem um som bem característico de cones de papel... oq pra mim é ótimo, já que gosto muito da naturalidade dos médios "de papel"... todo mundo que entende muito de hi-fi e já ouviu esse falante tem uma boa impressão dele, como o Crasher disse, ele é honesto, e nos reviews que eu ví dele, os problemas começam nos limites de resposta, típico de cones de papel não terem um desempenho exemplar em baixas frequencias, sendo que nas altas ele se atrapalha realmente pra lá dos 5KHz, precisando de um tweeter...

o Planar... por enquanto tá descartado! talvez eu aproveite o pedido pra trazer um par para o sistema aqui de casa, faço testes e quem sabe um dia... mas no carro, agora não!

agora recai na dúvida... qual tweeter com plate pequeno, preferencialmente inferior aos 85mm do fullrange, seria bom para tocar de 5KHz para cima?

estou vendo alguns Morel, alguns hi-vi, e tang band interessantes, de 54x54mm e alguns de 72mm de diametro... mas ainda não cheguei em nenhuma conclusão!

Postado em

Você já tem os mids do csb ou iria adquirir caso tivesse continuado com o primeiro set? Se já possui, eu faria o que eu estou fazendo hehehe, pegaria um tweeter que desce legal, e cortaria baixo num corte bem "seco", tipo 12db/8ª ou mais. Peguei os seas h1189 que inclusive já eram meus, e farei um teste. O problema é só eu conseguir bons caps pra fazer um cross à altura, mas nada que me desanime.

Postado em

Gariba, eu já tenho o CSB, testei bastante ele e já sei o caminho a seguir com ele! mas eu acho muito difícil completá-lo somente com tweeer! mesmo um q dê para cortar em 2KHz, a faixa 800Hz para cima no cs50B é bastante "xôxa", o som é um tanto quanto velado, já tentei usá-lo com tweeters de papel ruins de alta, mas bons em 2500Hz-12KHz, e a transição não ficou legal!

o CSB é um gigante nos médio-grave, mas o médio-médio dele deixa muito a desejar! por isso queria o 3 vias!

eu tomei uma decisão, por enquanto, não tenho mais a urgencia para fazer os pedidos, então deixarei isto para o final do mes, ou começo de outubro, até lá consolido as decisões, mas minha decisão atual é pedir os fullranges da Tang Band e fazer testes com ele em meu sistema residencial (estou terminando de montar caixas com full de 3,5" de 10 reais o par, mas com som de gente grande, daqueles de televisão, podem ser boas caixas de teste!). Eu acredito muito nesses falantes, na verdade até hoje não vi nenhum review negativo dele, e já vi muitos positivos! há um bom tempo eu quero ter um par desses falantes, e vou comprar, se não gostar muito, uso ele em caixas surround, substituo meus de televisão por eles, enfim, uso pra eles não vai faltar!

quanto ao tweeter eu estou pesquisando, pesquisando bastante! meu limite de investimento nos tweeters são 100 dolares no par, fora frete e imposto, se alguem tiver uma sugestão nessa faixa de preço, sou todo ouvidos!

de principio gostaria de um tweeter com um bom top end, som definido mas não cansativo/ardido, e que fosse de preferencia de 8 ohms e com sensibilidade proxima dos 86dB do TB!

uma pergunta: o tweeter Akron do Paulo Ramos... como toca????

olhando o grafico do novo modelo, com domo preto e plate de aluminio, é um tweeter ótimo, bastante plano, sobe muito bem, e é um produto de tecnologia nacional que eu teria muito gosto em prestigiar!

PDF do akron:

http://www.akronaudiotec.com.br/kbt25.pdf

Postado em (editado)

Sugestão de tweeter:

http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=1679

E se quiser algo realmente dinheiro de pinga:

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.c...tnumber=275-030

Esse último é para trabalhar com corte mínimo de 4,5k 12dB/8a. Corte de 1a ordem não é uma opção.

Já o Vifa é um ring radiator, versão de plate pequeno do irmão gêmeo do ScanSpeak 7100 e dispensa maiores comentários.

Mas pelo que eu já ouvi do CSB e do full TB, o Vifa certamente vai ser subutilizado no sistema. O TB não tem resolução e nem velocidade suficientes para acompanhar o TW de igual para igual. E o CSB por sua vez é um mid CxB, de potêncial limitado.

Como a intenção é montar algo de alto nível, a minha sugestão seria casar o tw Vifa com algum outro mid que consiga responder a parte alta satisfatóriamente.

Com um bom mid e um bom acerto de cross e instalação, dá para montar algo realmente sério.

Um mid legal deve sair um pouco mais caro que o full TB, mas só pela maior facilidade de montagem e acerto, a diferença de preço já se paga, na minha opinião.

Editado por Crasher
Postado em (editado)
Sugestão de tweeter:

http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=1679

E se quiser algo realmente dinheiro de pinga:

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.c...tnumber=275-030

Esse último é para trabalhar com corte mínimo de 4,5k 12dB/8a. Corte de 1a ordem não é uma opção.

Já o Vifa é um ring radiator, versão de plate pequeno do irmão gêmeo do ScanSpeak 7100 e dispensa maiores comentários.

Mas pelo que eu já ouvi do CSB e do full TB, o Vifa certamente vai ser subutilizado no sistema. O TB não tem resolução e nem velocidade suficientes para acompanhar o TW de igual para igual. E o CSB por sua vez é um mid CxB, de potêncial limitado.

Como a intenção é montar algo de alto nível, a minha sugestão seria casar o tw Vifa com algum outro mid que consiga responder a parte alta satisfatóriamente.

Com um bom mid e um bom acerto de cross e instalação, dá para montar algo realmente sério.

Um mid legal deve sair um pouco mais caro que o full TB, mas só pela maior facilidade de montagem e acerto, a diferença de preço já se paga, na minha opinião.

já ví muita gente falar bem do XT25. realmente parece ser um excelente tweeter! mas no carro, ele é MUITO direcional, isso me fez descartá-lo para o presente projeto... será q eu consigo montar ele alinhado certinho pra aproveitar todas os beneficios de um ring radiator? (ele parece um mamilo! hahahaha)

o full da TB é lento? digo, muito lento?

o mid do CSB não é só um bom custo beneficio de potencia não! ele realmente suporta potencia, mas não é isso que me atrai nele, e sim facilidade em "descer", e descer bem! tudo bem que eu testei ele muito mais tempo em LT que em caixas seladas ou dutadas, mas mesmo na dutada em que testei (toda errada pra ele) ele ainda consegue articular graves bem e me deu uma definição na faixa em que ele foi colocado que me agradou muito! é um bom mid se bem usado!

vc falou de um bom mid q suba legal, OK, se for partir para 2 vias, ai eu fico mais perdido ainda! hahaha na verdade não tinha pensado nisso! penso em 3 vias frontais ha tempos e não parei pra pensar em 2x com calma!

eu gostei bastante deste falante aqui da Peerless:

http://www.madisound.com/catalog/PDF/peerless/830875.pdf

só não tenho idéia de volume necessario para fazer ele tocar bem! rsrs

depois bato um pouco de cabeça no bass box... até 10L da pra pensar em fazer!

to começando a esboçar um projeto mais sólido aqui! to procurando conselhos com quem entende justamente pra não fazer besteira, mas to tendo umas idéias interessantes aqui, que dependem de um pouco de esforço ainda, mas pode ficar BEM legal!

ah! quem ai já ouviu o XT25 e pode me dizer se acha possivel direcionar ele suficientemente bem no carro? ele era um dos tw que eu mais gostei pelas specs e manual! cogito até em colocar o irmão maior dele, sem ser neo!

esse Dayton é meio que afrontoso comprar, o frete ficaria quase 10 vezes o valor do produto! é ridiculo isso! hahaha

Editado por SubSonic
Postado em

Eu disse que o CSB tem potencial limitado. Não disse nada referente a potência suportada, rs...

Quanto ao Vifa, a versão de plate grande não é muito critíca quanto a direcionamento. Não mais que o resto dos tweeters domo de 1".

Direcionando on-axis, não vejo problemas.

Quanto ao mid Peerless, esse modelo do link eu não escutei.

Escutei apenas o HDS Exclusive de 5", que é bastante satisfatório e vai bem no pezinho.

É uma opção válida para um 2-way.

A respeito do full TB, lento é um parecer meio grosseiro.

Na verdade o full tem o som característico da maioria dos falantes com cone de papel. O médio é um pouco carregado, a precisão tonal no geral é boa, mas em contrapartida perde um pouco em resolução, detalhamento e velocidade. Na maioria dos casos, não é nada que prejudique. Mas como o XT25 é um tweeter bastante ''hi-res'' e com facilidade acima da média de lidar com dinâmica, é possível que fique um pouco evidente essa diferença entre os drivers. Ou seja, um não acompanha o outro.

É raro, mas existem sim falantes com cone de papel que são rápidos e com esse efeito hi-res. Os mids Scanspeak Revelator, por ex, apresentam estas características. Aliás apresentam estas características até demais. É algo que tem que ser levado em consideração na hora de projetar o sistema.

É esse tipo de detalhe que faz a diferença entre obter um rendimento de alto nível e um rendimento de nível mediano no projeto.

Postado em (editado)

Prever a resposta com o plate cortado é fácil, e você mesmo pode prever... basta pesquisar a respeito do fenômeno "baffle step", que é um fenômeno de difração. Basicamente você terá alguns picos e vales a mais na resposta. Acontece que o baffle proporcionado pelo próprio plate do tweeter já não é o tamanho ideal, já que o ideal seria tender ao infinito.

Pra ilustrar, nada melhor que uma... ilustração!

flush_vs_no-flush_B.jpg

A imagem acima é a medição de um mesmo tweeter, montado de forma faceada (em vermelho) e de forma sobreposta ao baffle (em azul). Na faceada, o baffle passa a encompridar o plate do tweeter. Sobreposto, não.

È mais ou menos com esta realidade que você se confrontará.

Trágico? Nem de longe. Preocupante? Talvez, dependendo do nível de partida e do nível desejável. Merece atenção? Sim. Mas com certeza, se você ouvir o tweeter com o baffle reduzido, talvez nem sinta a diferença. Nesse aspecto, tem fabricante que lança caixas em formato esférico como sendo a última coca-cola do deserto, e a grande realidade é que estas são as piores caixas quando pensamos em difração.

Minha dica? Tente... Se ficar com medo de tentar, nunca vai fazer nada na vida. É um preço a se pagar pra chegar a um novo degrau de conhecimento pessoal (cara, isso foi profundo... hehehehehe)

Quanto ao "som de ribbon". Bem, como foi comentado, o Foster perde pra tweeters de domo top. Mas vamos lá, nem tweeter top ele é. Toca muito mais que os tweeters da mesma faixa de preço, e melhor que muita coisa acima. Se o hi-vi que você deseja não tem nenhum grande defeito de projeto, você estará melhor servido que boa parte dos domos que poderão se enquadrar no seu orçamento, caso deseje pagar ainda mais.

Vantagens? Detalhado. E sobe. Diferença que fica clara a todo mundo que senta e ouve. Pelo que custam, pra mim estão perfeitos, já que estão dentro do meu teto orçamentário moral para um carro que fica estacionado na rua.

Bem, pelo menos no meu set, sem arrependimentos. Dou até um prêmio a quem fizer melhor com o mesmo custo... hehehehehehe

Editado por Kleberlpa
Postado em
Eu disse que o CSB tem potencial limitado. Não disse nada referente a potência suportada, rs...

Quanto ao Vifa, a versão de plate grande não é muito critíca quanto a direcionamento. Não mais que o resto dos tweeters domo de 1".

Direcionando on-axis, não vejo problemas.

Quanto ao mid Peerless, esse modelo do link eu não escutei.

Escutei apenas o HDS Exclusive de 5", que é bastante satisfatório e vai bem no pezinho.

É uma opção válida para um 2-way.

A respeito do full TB, lento é um parecer meio grosseiro.

Na verdade o full tem o som característico da maioria dos falantes com cone de papel. O médio é um pouco carregado, a precisão tonal no geral é boa, mas em contrapartida perde um pouco em resolução, detalhamento e velocidade. Na maioria dos casos, não é nada que prejudique. Mas como o XT25 é um tweeter bastante ''hi-res'' e com facilidade acima da média de lidar com dinâmica, é possível que fique um pouco evidente essa diferença entre os drivers. Ou seja, um não acompanha o outro.

É raro, mas existem sim falantes com cone de papel que são rápidos e com esse efeito hi-res. Os mids Scanspeak Revelator, por ex, apresentam estas características. Aliás apresentam estas características até demais. É algo que tem que ser levado em consideração na hora de projetar o sistema.

É esse tipo de detalhe que faz a diferença entre obter um rendimento de alto nível e um rendimento de nível mediano no projeto.

ahuhaeu8haeuaehuaehuhuaehae

vc disse potencial, e eu lí potencia! (com a exclamação mesmo! hauaeuaehuaeh) maldito monitor sujo! [^]

achei interessante o objetivo de equilibrar os equipamentos para evitar que um evidencie as deficiencias do outro!

isso no meu caso (projeto de baixo custo) isso pode ser crucual, de fato! uma vez que meu teto orçamentário não atinge falantes "livres de deficiencias importantes", certamente lidarei com falantes limitados aqui e acolá!

apesar dos pesares, gosto dos cones de papel... eu gosto de graves rápidos, absurdamente rápidos, já os médios de cone de papel me agradam mesmo com um pequeno déficit em velocidade e resolução... detesto cones duros demais, como cones metálicos, kevlar (leve demais pra rigidez que apresenta)

mto obrigado mesmo por me abrir os olhos para essa questão de um falante fazer o outro "passar vergonha"!

=D

meu tópico tá começando a me dar as respostas que eu preciso!

Postado em
Prever a resposta com o plate cortado é fácil, e você mesmo pode prever... basta pesquisar a respeito do fenômeno "baffle step", que é um fenômeno de difração. Basicamente você terá alguns picos e vales a mais na resposta. Acontece que o baffle proporcionado pelo próprio plate do tweeter já não é o tamanho ideal, já que o ideal seria tender ao infinito.

Pra ilustrar, nada melhor que uma... ilustração!

flush_vs_no-flush_B.jpg

A imagem acima é a medição de um mesmo tweeter, montado de forma faceada (em vermelho) e de forma sobreposta ao baffle (em azul). Na faceada, o baffle passa a encompridar o plate do tweeter. Sobreposto, não.

È mais ou menos com esta realidade que você se confrontará.

Trágico? Nem de longe. Preocupante? Talvez, dependendo do nível de partida e do nível desejável. Merece atenção? Sim. Mas com certeza, se você ouvir o tweeter com o baffle reduzido, talvez nem sinta a diferença. Nesse aspecto, tem fabricante que lança caixas em formato esférico como sendo a última coca-cola do deserto, e a grande realidade é que estas são as piores caixas quando pensamos em difração.

Minha dica? Tente... Se ficar com medo de tentar, nunca vai fazer nada na vida. É um preço a se pagar pra chegar a um novo degrau de conhecimento pessoal (cara, isso foi profundo... hehehehehe)

Quanto ao "som de ribbon". Bem, como foi comentado, o Foster perde pra tweeters de domo top. Mas vamos lá, nem tweeter top ele é. Toca muito mais que os tweeters da mesma faixa de preço, e melhor que muita coisa acima. Se o hi-vi que você deseja não tem nenhum grande defeito de projeto, você estará melhor servido que boa parte dos domos que poderão se enquadrar no seu orçamento, caso deseje pagar ainda mais.

Vantagens? Detalhado. E sobe. Diferença que fica clara a todo mundo que senta e ouve. Pelo que custam, pra mim estão perfeitos, já que estão dentro do meu teto orçamentário moral para um carro que fica estacionado na rua.

Bem, pelo menos no meu set, sem arrependimentos. Dou até um prêmio a quem fizer melhor com o mesmo custo... hehehehehehe

mto obrigado pela simplificada no baffle step (já tinha lido sobre isso, mas sua explicação aplicou bem à minha dúvida, e a ilustração foi excelente!)

bom, o seu projeto é uma das minhas referencias, já disse isso no seu topico do DIY! como vc disse, eu preciso testar varias opções para adquirir a experiencia necessária para chegar num resultado excelente com custo baixo, que é exatamente o que eu busco "aprender" com suas idéias!

antes, eu não tinha conhecimento nem experiencia, nem dinheiro, depois adquiri um bom tanto de conhecimento, e pouca experiencia no hi fi, o dinheiro é o que menos evoluiu, mas pelo menos tenho como adquirir itens com inteligencia, usando o conhecimento, e elevar minha experiencia! RPGísticamente sou um cara que nunca passou do lvl 10 em exp mas possui todos os spell books, e consegue comprar um bom armor, que vai permitir que ele adquira exp bem mais rápido... PUTZ! agora eu levei minha nerdisse ao extremo! hahaha

como disse, vou pedir o planar junto com o restante que eu venha a pedir, ai ja testo ele, experimento, penduro no painel com fita isolante e vejo no que dá! quem sabe dá certo! se não der, no som de casa ele vai! meu som residencial não é exatamente exigente, ele aceita qqr item novo, casado ou não... hahha

bom... vamos indo neh... uma hora eu deixo tudo ajeitado

Postado em

Se for usar 3 vias, eu nao dispensaria a indicacao do Crasher, o tweeter baratinho da Dayton. Digamos que esse foi uma surpresa (cagada)quando ouvimos... pro carro acho a opcao ideal num projeto custo x beneficio usando midrange/fullrange

Postado em (editado)
Se for usar 3 vias, eu nao dispensaria a indicacao do Crasher, o tweeter baratinho da Dayton. Digamos que esse foi uma surpresa (cagada)quando ouvimos... pro carro acho a opcao ideal num projeto custo x beneficio usando midrange/fullrange

Fabio, vou pedí-lo juntamente com mais umas encomendazinhas (não somente para o som do carro) na Parts Express! adicionei ele no pedido e aumentou mto pouco o valor do frete, o preço dele tbem é muito baixo para não pedir! hehe

a idéia é eu pedir o planar, esse dayton e ainda não estou 100% certo no XT25 (versão de imã de ferrite, ESSE) (tenho um pouco de receio dele ficar muito "duro", frio demais, mas ainda preciso pensar o caminho a seguir... o preço não é dos mais baixos tbem...), mas quero ter opções, como frete individual é mais caro que comprando junto, vou fazer um pedido só, maior, oq reduz bem o frete! depois, oq não servir pra mim, pra alguem serve, não vou perder todo o investimento!

Editado por SubSonic
Postado em

esse vifa de plate maior eu tb ja tenho. Eh mais um best buy para montar em casa, na minha opiniao.

Vou comprar o pequeno tb, indicado pelo crasher, para montar em algum lugar, mais pra frente. Tenho um mid bacana da alpine para usar com ele no carro... que eh igual a linha XT, e eh feito pela vifa tb. Aquele que o Marcelo Diana mostrou no encontro em SP recentemente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...