Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
KeepWalking

Decepcionado com som!

Recommended Posts

A algum tempo atrás fiz algumas aquisições de equipamentos para montar um som de qualidade pro carro.

Na época escolhi o que era de melhor e o que cabia dentro do orçamento:

- Kit 2 vias Mb Quart PCE-216 nas portas

- Sub JL 12W0

- Amplificador Wharf Audio (4 canais)

- Player Alpine

O amplificador 4 canais está tocando em Biamp o kit 2 vias, e tenho um outro modulo mono 1 canal pro sub.

Pra falar a verdade a qualidade nunca me agradou. Não sei se foi mal instalado, pois aqui na cidade não tem o pessoal só pensa em fazer barulho e não entende muito de som de qualidade.

Estou pensando em dar um jeito, ou em vender tudo e colocar um sonzinho básico, mas nem faço ideia de quanto vale cada equipamento deste hoje.

Editado por KeepWalking

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja tentou vc mesmo regular/refazer o som ?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, pelo que vi você tinha um trio com:

"No atual gol, tenho um trio elétrico com 2 selenium street bass, um par de cornetas, um par de 6x9 e um kit bravox nas portas empurrados por 2 modulos roadstar antigos que estão meio capengas e com 2 canais queimados."

Pelo jeito você não deve ter gostado de SQ, diferentemente do que eu havia falado antes.

Para facilitar a ajuda, seria interessante você explicitar quais os pontos que te deixaram insatisfeito.

O que está faltando/sobrando?

Ou o tópico foi só um desabafo mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

O som atual está num Polo.

O trio era de um outro carro que tinha, e quando vendi o carro acabei vendendo todo som para investir neste som atual voltado a qualidade.

O que me deixa insatisfeito é que o som não tem a qualidade que eu gostaria que tivesse. O kit bravox (de 200 reais) que tinha antes tocava igual ou até melhor que o atual Mb Quart.

O sub fica no porta malas e o kit nas portas, parece que há uma brecha nesse som. Você escuta um grave tremendo do porta malas, porem sente uma brecha nas frequências da frente. Parece que o sub toca até uns 40Hz e disso até uns 800Hz fica faltando.

Mesmo ouvido fontes de qualidade (CDs) o som não tem clareza, fidelidade.

Será que deu para entender? O que poderia fazer para melhorar isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é um bom exemplo que apenas bons equipamentos não é o bastante.

Tem tudo pra ser culpa de uma instalação e/ou regulagem ruins. Tente "lapidar" o que está faltando, fazendo você mesmo, lendo os tópicos por aqui no fórum ou então levando o carro em alguém que entenda.

Compartilhar este post

Link para o post

se tivesse no trio, lhe indicaria um BOM MG hiuaheiuaheiuahe

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, na sinceridade, voce tem uns aparelhos que eu diria sao meio "maisoumenos", e o casamento, aliado a ma instalacao, pode dar um resultado desastroso

Dos Alpine que ja ouvi (uns 20 diferentes) o 9815 esta na zona do rebaixamento, digamos assim.

O seu amp tem bom detalhamento, mas peca em alguns aspectos dentre eles dinamica, o que acho mais critico.

Esse subwoofer eh bem legal, mas para tocar a contento, eh preciso fazer uma caixa apropriada. Se voce diz que ele esta tremendo la atras, nao preciso ouvir para dizer que a caixa nao eh apropriada para Hi-Fi. E que o controle de fase sequer foi usado/acertado

Eu ja ou vi seu kit 2 vias dar show, mesmo em portas nao tratadas. Realmente ele nao casa muito bem com a eletronica que voce tem, mas dificil eh um setup que case.

Pra ser sincero so ouvi um ate hoje, que eh o carro do Alberto Moco, onde o Alpine 9815 de fato encaixa bem. Mas ali eh um sistema acertado por quem manja, tem que dar parabens para eles, que tiraram todo o potencial do sistema.

Mais uma coisa, voce esta usando qualquer cabo RCA e speaker? nao seria bom economizar nisso...

E pra terminar, um vale desses tem cheiro de crossover cagando por ai... veja se no alpine nao esta com alguma regulagem indesejada....

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Como os falantes foram instalados nas portas? Foi feito algum tratamento das mesmas? Como estão sendo feitos os cortes?

Compartilhar este post

Link para o post

Keep, só fazendo coro ao que o pessoal já falou, eu iria rever: caixa (urgente, mesmo!), pontos de corte (do player, que está no mesmo nível do restante do equipamento, mas aparenta não estar regulado 100% - se vc. diz que o pessoal daí tá acostumado a barulho apenas, imagino que nem saibam como regular crossovers ativos pelo player, time alignment, acertar os níveis individualmente para cada falante, etc.. - suposição minha), instalação do MBQuart (Polo+MBQuart era para ter um midbass bacana, e se a caixa estivesse legal, a transição seria bem menos perceptível). Cabos e regulagem fazem uma diferença grande também...

Pode não ser o setup top do top, mas era para o resultado ser, no mínimo, bom e divertido pro dia-a-dia. E pelo que vc. relata, nem dá gosto ligar, né? Alternativas que vejo, procurar um instalador gabaritado (vc. está em SC.. tem o Mendonça, famoooso... tem Curitiba, se estiver perto, com gente boa tbem... em Porto Alegre, tbem tem lojas conhecidas) ou revisar na base do DIY (o que é mais demorado, sujeito a falhas, às vezes chato (tou sendo sincero), mas ao menos deixa um bom aprendizado... e traz uma boa independência.).

boa sorte na solução, e se puder, posta + detalhes pro pessoal tentar ajudar. Coisas sobre a caixa, como estão os cortes no player, instalação dos mids, etc... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

bons ekps vc tem... tenta da uma reguladinha melhor... olha as conecçoes... revisa tudo... por VC MESMO...

se tiver interessado em vernder o player me manda MP... me manda foto ^^

se me interessar agente negocia ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa...

As músicas que você está ouvindo... estao em que formato?

Eu acho que é ajuste.

Compartilhar este post

Link para o post

Lógico que pode ser acerto, instalação, etc.... mas um dos piores casamentos que eu escutei foi justamente mb com wharf clean.

E não é culpa nenhuma do mb.... Para mim, wharf é carta fora do baralho.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom vamos lá:

Fiz uma revisão geral no som agora a pouco. A algum tempo atrás tive que trocar a bateria do carro, e as configurações que tinha no player foram perdidas. Em uma pequena revisão percebi ainda, que o twitter da coluna direita não estava tocando. Cabo RCA (Techsound) com engate muito fraco e acabou afrouxando dos minúsculos engates do módulo e soltou. Coisas básicas que eu já poderia ter feito antes.

O som melhorou, porem estou sem o Sub no momento. O módulo que utilizava entrou em curto e acabou queimando a alguns meses atrás, como já estava de saco cheio com a qualidade horrível do som (pelos motivos já citados nos posts anteriores), deixei de lado e larguei tudo lá. Mas vou mandar arrumar esta semana.

As configurações do player ficaram assim:

cda9815.gif

As medias da caixa (MDF de alta espessura):

Largura: 53cm

Altura: 40cm

Profundidade de cima: 39cm

Profundidade de baixo: 54cm

Duto: 10cm de diâmetro por 35 de comprimento

- RCA são da marca Techsound (lembro que na época paguei uns R$ 50,00 cada um).

- A fiação de energia, vem um cabo de 21mm da bateria até o porta malas. No porta malas tem um porta fusível onde vai um cabo de 16mm para cada módulo.

- Do módulo Wharf até o kit nas portas foi utilizada fiação 1.5mm

- As portas não são tratadas, os mids foram apenas colocados nos locais originais.

- Músicas só de CDs originais, nada de MP3.

Pessoal, acho que são todas as informações que tenho. Será que da pra melhorar alguma coisa ainda?

Editado por KeepWalking

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vamos lá... Coisas que eu faria, sem o sub:

1. Zera o equalizador paramétrico (a menos que vc tenha chegado nestes valores usando RTA). O tweeter MB Quart, apesar de ser da geração nova, continua sendo de titâneo, logo, metálico. Isso deve ficar desconfortável;

2. Novamente, se o tweeter estiver on-axis, reduza ainda mais o ganho dele. Ou aumente o ganho dos médios - sem distorção!!;

3. O cálculo do TA está correto né? Bom, sem sub, com certeza o ponto mais longe de vc é o mid do passageiro, que é ligeiramente mais longe que o tweeter do passageiro. Teste até vc encontrar uma configuração que lhe agrade, seja com palco no centro do carro, seja na frente do motorista.

Compartilhar este post

Link para o post

estava fazendo falta um tópico desses e com uma participação dessas!

garanto que nosso amigo keep aprendeu bastante com esse tópico e eu também!

Compartilhar este post

Link para o post

E para resolver a falta de mid que ele esta sentindo, será que só regulagem fuinciona???

Compartilhar este post

Link para o post
E para resolver a falta de mid que ele esta sentindo, será que só regulagem fuinciona???

Eu acredito que sim!

o sistema possui equips bacanas, mas a regulagem correta é determinante para atingir o nível de qualidade desejado e esperado...

tenho certeza que dá pra extrair muito mais desse sistema

Compartilhar este post

Link para o post
O seu amp tem bom detalhamento, mas peca em alguns aspectos dentre eles dinamica, o que acho mais critico.

Esse conhece !

Troque o amp e seja feliz.

Compartilhar este post

Link para o post

Que me perdoem os que tem e gostam do Clean.

Infelizmente já tive, comprei pensando que fosse chegar a um resultado e...

Com todo respeito: decepção total.

Dinâmica ferrada. Maldito anticlipping.

Fecho com o Beraldo: comece testando outro módulo; é provável que sua insatisfação diminua.

Esse conhece !

Troque o amp e seja feliz.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...