Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
John2012

[Chevrolet Montana] Carputer + 3 vias. SQTRIOPL

Recommended Posts

:blink:Caraca q projeto doido :pirou: hehehe....boa sorte ae Joao...tentei imaginar como seria isso tudo ai que vc falou e se ficar proximo dq imaginei vai ficar animall!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o jão tá querendo demaaaaais! hahahahha

CarPC é igual PC de mídia! tem q ser leve, esquentar pouco, consumir pouco, e ter zero de ruidos!

ele ta querendo um PC enthusiast dentro de um carro! hahahahaha

mas o projeto é bem legal!

PO JÃO, nem pra vc comprar uma Blazer? fazer isso numa MONTANINHA! é gosto por aperto mesmo! fala sério! huaehuaehuae

Compartilhar este post

Link para o post

Blazer é legal....

Quero montar um pc que era sonho a 2,5 anos atrás :vts

Mas cabe sim! só não sei onde vou colocar a maleta do notebook.... Acho que vai no pé do passageiro mesmo =P

Meu único problema é ruído... Todos os outros já pensei =/ Soluções (QUE NÃO ENVOLVAM TROCAR O HARDWARE) são bem vindas...

Compartilhar este post

Link para o post
Blazer é legal....

Quero montar um pc que era sonho a 2,5 anos atrás :vts

Mas cabe sim! só não sei onde vou colocar a maleta do notebook.... Acho que vai no pé do passageiro mesmo =P

Meu único problema é ruído... Todos os outros já pensei =/ Soluções (QUE NÃO ENVOLVAM TROCAR O HARDWARE) são bem vindas...

proteger contra ruidos acho que o canal é cuidar bem com os aterramentos, o plug P2 tem q ser de MUITA qualidade pq são chatos pra pegar ruido, coloque a fonte de alimentação o mais longe possivel da placa de som, esses "caprichos" q podem ajudar no final!

eu te aconselho a usar uma fonte de alimentação 12V mesmo, as 110 com inversor vão ser fonte de mais ruido!

eu confesso q não sei o esquema de um circuito pra estabilizar a via de 12V da bateria em exatos, ou quase exatos 12V, mas é possivel montar um desses e usá-lo para alimentar a placa de vídeo (vilã do consumo no seu caso), vc usaria a linha 12V da fonte pra ativar um relé que liberasse a energia direto da bateria para a placa de vídeo! mas pra isso precisa de um circuito q estabilize a tensão em quase exatos 12V e q suporte ai uns 20A

EDIT: pensando aki o esquema é o mesmo de um filtro de linha! usando-se varistores eu acho q é possivel evitar altas de tensão mesmo em CC, dai só tem q achar o esquema pra elevar a tensão quando necessário!

Editado por SubSonic

Compartilhar este post

Link para o post

aja fundos e tempo ,tendo isso o resto é resto!

Vai fica show to acompanhando.

Compartilhar este post

Link para o post

O seu problema é que o espaço é muito reduzido.

Se fosse no meu Corsa sedan, muito mais fácil, inclusive considerando a questão de ruído.

Isolar o ruído, por outro lado, leva ao problema do aumento da temperatura ou uso de mais ventoinhas, que aumentariam o barulho... Ciclo vicioso...

Ps. Já pensou em usar o ar que sai do sub para resfriar o que for necessário?

Editado por casão

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vou ver plugue p2 no ebay. Não conheço marca nenhuma, procuro como? Beleza? Preço?

Sobre sistemas operacionais... Vamos lá...

UBUNTU:

Passei o dia inteiro usando ele, exaustivamente. O que falar...

Bom, é um sistema enxuto, inicia rápido, tudo funcionou de primeira....

Minha placa de rede sem fio entrou em conflito com a da minha irmã, e passou horas guerreando... Eu ficava com internet 10 minutos, o pc dela recuperava e eu perdia, ae o meu ficava 10 minutos tentando recuperar, e ela ficava sem... Um saco, e não consegui mecher (inexperiência é fo**...)

Passei a tarde de hoje procurando players com os recursos do Foobar. Não achei, todos tocam FLAC, mas nenhum recurso avançado de equalização ou controle.

Depois de usar o sistema por umas 4 ou 5 horas, não sei por que, ele começou a ficar lento... Trocar de tela já não era aquelas coisas, demorava para abrir música.... Não sei o que aconteceu, reiniciei e voltou ao normal.

Bom, cansei de Linux.... Não quero mais! Nem cheguei a testar a versão lite dele....

Baixei e instalei Windows 7 Ultimate. Segundo a FileWarez, versão oficial vazada.

Primeiras impressões. MARAVILHOSO!

Logo que instalei já descobri a função TabletPC... Incrível, perfeito para um carputer! Desenha e ele reconhece. Pelo menos com a minha letra, e o mouse, ele acertou 95% do que escrevi. O que errou, é só clicar na letra errada e re-escrever, que ele tenta adivinhar de novo. Muito simples e intuitivo.

Estou instalando os programas essencias (mail, msn, winrar... básico). Por enquanto, mil maravilhas!

Mais para frente posto opiniões melhores. E acabam de lançar a versão lite na filewarez! Se tudo der certo, irá para meu carputer...

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

João, lembrei de algo interessante.

O local dos falantes traseiros... Dá para colocar alguma coisa lá, em termos de hardware??

Compartilhar este post

Link para o post

Dá sim. Pois embaixo dos falantes traseiros tem um "buraco" generoso, que se estende pela lateral do carro até as lanternas traseiras... Dá para enfiar um amplificador de 10 kW ali =P A profundidade não é muito grande, de cabeça (preciso medir) diria uns 10~13 cm....

Eu penso em colocar os amplificadores lá, já que terei acesso a todas as regulagens pelo PC. O problema de montar o computador lá é ventilação, que não sei como vou fazer...

De qualquer forma, por um projeto que eu tinha feito anteriormente, é possível retirar 160 litros atrás dos bancos da Montana. Como pretendo usar 80~100 para os subwoofers, no máximo, me sobra uns 60 litros para o computador. Vou fabricar uma caixa com aproximadamente 30x30x20 (em cm), que dá 18 litros. Espaço tem, o problema é ficar bonito e prático.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa... vlw ae Joao por tem mandando o link rsrs!

entao.. cara eu se fosse vc pegaria uma fonte Dr. Hank ou semelhantes.. n entendi pq o amigo la no comeco disse que seria problemas....

eu utilizo no pc uma dessa marca e eh soh maravilhas!!!

Acredito que teu CarPC vai ficar muito bom, levando emconta que tua configuracao eh mais parruda, e seria um pc mais "normal".. eu to estudando uma possibilidade de montar um tbm, e to tentnado montar uma baseado em mini-Itx mesmo.. vamos ver que bixo da, so to com medo de pagar imposto importando as peças via Ebay... Quando sua tela chegar nos avise!!!

Sobre a questao do Audio, nao conheço oque seria esse Foobar que vcs comentaram, mas eu talvez utilize meu CD-MP3 automotivo mesmo, pra nao perder a qualidade sonora.. Tem algum jeito de melhorar isso? pois sem amplificador eu perderia meus "triaxias" neh ?

Bom boa sorte ae.. e a partir de agora acompanhando!!!

AbS!

Compartilhar este post

Link para o post

É bem complicado ter um PC desse nível no carro. Partindo do ponto de ruído ainda mais, montar um PC silencioso não é fácil e muito menos barato! heheheh

Como falaram, teria que ser re-dimensionado pra menos, apesar de você querer usar a Xonar D2 no PC teria que tentar reduzir ao máximo. Até porque, vai ser um multimedia PC e não um desktop comum! Mas to doido pra ver esse projeto tomar o caminho certo mesmo :)

Boa Sorte aí João! Acompanhando...

Compartilhar este post

Link para o post
O seu problema é que o espaço é muito reduzido.

Se fosse no meu Corsa sedan, muito mais fácil, inclusive considerando a questão de ruído.

Isolar o ruído, por outro lado, leva ao problema do aumento da temperatura ou uso de mais ventoinhas, que aumentariam o barulho... Ciclo vicioso...

Não tinha lido isto antes.

Barulho não me preocupo muito... Apesar de atrapalhar o som, e muito, não pretendo escutar baixo. Fora que o cooler do processador é MUITO silencioso (eu diria que não produz ruído, mas escutei no meu quarto com a janela aberta). Também existem opções de coolers mais silenciosos.

Não pensei em usar o ar que sai do sub, na verdade tenho um pouco de medo da pressão sonora que os subs vão exercer... Tenho MUITO medo... Será que não há problema? Lembrando que serão 1400Wrms aplicados em 2 subs de 10", com X-max de 18mm... Bastante ar será deslocado!

O que eu pensei, de fato, é de usar o ar da caçamba para refrigerar o computador. Falando em termos que todos entendem, colocar todos os componentes dentro de uma caixa Dutada, com 2 dutos saindo na caçamba (tem uma tampa plastica original que eu posso retirar para este fim, espaço dela é uns 7x2,5 cm mais ou menos, mas já cabe dois dutos eu acho). Ligo dois coolers ali, um tirando e outro colocando ar. Isso resolveria ruído (ficaria para fora), resolveria ventilação (mais ou menos, ali embaxo da capota chega a 50º fácil). E resolveria o SPL, se for um problema... Não sei.

Case, o problema de usar uma fonte de computador é basicamente o seguinte...

Para conseguir 110V dentro do carro preciso de um inversor. Inversor gera campo elétrico. Campo elétrico gera ruído! Isso atrapalharia a qualidade de áudio do sistema. Fora o rendimento, perco um pouco para transformar em 110, perco um pouco para transformar em 12... Isso é de boa, pouca perda. Mas instalar a fonte é outro transtorno, pois ela é grande, e emendar os cabos dela não é fácil (MUITO fio saindo). Por outro lado, uma fonte DC-DC que apenas regule a tensão é muito menor, e de certa forma, mais simples. Não gera tanto campo, não passa tanta corrente e não gera tanto ruído. Fora que é uma solução muito mais inteligente, pegar 12V e converter para 12V (legal né?). O problema desta solução é o seguinte.... Se o sistema cair para menos que 12V (comum, espero que meu capacitor de 10 farads ajude com isso), eu preciso dar um jeito da tensão da placa não cair, para eu não perder rendimento, ou até queimar tudo...

Existem projetos prontos nos sites que o Ianaconi postou aqui, e no post do Kleber, mas a grande maioria delas é de 150W.... As maiores são 200W.... Acredito que só placa de vídeo + áudio do meu sistema consuma esses 200W (na verdade, minha placa de áudio tem alimentação externa! A porta Pci-Express não dá conta dela!). Meu conhecimento de eletrônica é muito limitado, se não eu modificava um desses e corria pro abraço... Não sai caro montar. Muito mais barato que um inversor e fonte descentes!

Windows 7 se mostrando maravilhoso! Até agora sem defeitos (todos que eu tinha achado consegui corrigir mechendo nas configurações... Tudo gosto pessoal, nenhuma deficiência).

Estou quase certo, já que tenho um bom HardWare, vou usar o windows 7 mesmo como SO... Só falta decidir se vou usar o Lite ou o Full.... Quando chegar minha tela eu decido (chega segunda feira, segundo a USPS).

Abraços a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, vc tem CERTEZA que quer tudo isso de grave na Montana??

Com um sub desses vc já terá um terremoto no carro e tem espaço de sobra para montar o carPC com tranquilidade!

Compartilhar este post

Link para o post
Sobre a questao do Audio, nao conheço oque seria esse Foobar que vcs comentaram, mas eu talvez utilize meu CD-MP3 automotivo mesmo, pra nao perder a qualidade sonora.. Tem algum jeito de melhorar isso? pois sem amplificador eu perderia meus "triaxias" neh ?

Foobar eu também não conhecia, baixei para testar... Legal o programa viu!

Você pode não perder os triaxiais comprando um amplificador para eles.... Existem amplis bem baratinhos, mais que CD-MP3... O fo** é ter radio FM e AM no pc... Uma função babaca, custa caro, e ocupa um slot PCI, que são escassos nas placas menores....

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, vc tem CERTEZA que quer tudo isso de grave na Montana??

Com um sub desses vc já terá um terremoto no carro e tem espaço de sobra para montar o carPC com tranquilidade!

Certeza certeza não tenho né =P Tem que montar para ver! Vocês aqui do SQ que afirmam o tempo todo que só se conhece um sistema ouvido :P Claro que não se referem a volume, mas é passível de adaptação...

Comprado já está :P

Na verdade é pelo amor a simetria e por que já tenho um sub tocando e sinto que precisa de mais. Mesmo ele tendo altíssimo SPL, e recebendo 900W...

Na verdade, gosto muito do grave do carro do Guto (2 Fosgate P2D415 com um Taramps 2,5kW). Não conseguiria ouvir o tempo todo, mas de vez em quando jogar um black nervoso é legal.... E nesses blacks, grave de mais não existe (vide projetos SPL gringos). Claro que na maior parte do tempo andarei com os graves atenuados, coisa de -12~-16 dB. Mas, já está comprando e o valor de 1 ou 2 não é muito diferente. Assim como um amplificador de 500 ou de 1000W também não é muito diferente....

Compartilhar este post

Link para o post

Tu é MUITO meu amigo ... mas que idéia de GIRICO é esse Fiu ??? tá usando DORGAS ???

dorgasmano_andre.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Entao... eu sugeri a fonte por ser uma boa fonte para PC, e um amigo logo lah no começo do topico disse que nao seria boa.. mas agora entendi pois nao é boa no caso do CARPC rsrs no entanto para um PC normal eh extremamente boa!!!! Sobre a questao de ruidos eu nao sei como ficaria até pq n tem como eu testar um conversor e talz, mas acredito mesmo que gere um pouco. Vc nao pretende utilizar fonte M2-ATX ? ou juntar duas dela.. pois parece que ela tem somente 260w.. e ae bolar alguma maneira de alimentar as placas vindo dessas 2 fontes..

Sobre o caso de Perder os meus falantes internos.. somente utilizando modulo mesmo neh? Pois a principio usaria modulo somente pra um par de 307, e deixaria os traseiros e um kit 2 vias no radio, pois no pc nao tem como eu axo... Meu medo tbm eh quanto ao grave prejudicar o PC pois concerteza o HD tera problemas... ainda n sei como posso resolver isso hehe.. ficar sem GRAVE nao!

tem HD de note da HP que tem um sensor pra proteger contra movimentos, porem meu medo eh o pc ficar dando "lag"...

a fonte tem 160W e nao 260 como eu tinha escrito! fraquinha mesmo rsrs

Editado por C45E

Compartilhar este post

Link para o post

Minha placa de som tem entrada molex (aquelas que liga drive de cd e tal) de tanta energia que chupa oO"

Acho que vou acabar montando 2 fontes, uma para placa mãe e processador, outra para os periféricos... Como instalar, não sei ainda. Ou botar logo uma fonte 500W reais e cabo...

HD penso em colocar sólido... De notebook no mínimo, da samsung... Já instalei, vou testar...

Novidades: Tela chega na segunda no horário do almoço! De noite já rola review!

Sistema operacional vai ser windows 7 mesmo. Mesmo demorando para iniciar, e sendo mais pesado que o XP, é um sistema maravilhoso, e adorei o tablet! Fora que foobar tem funcionado perfeitamente em modo compatibilidade, com todos os plugins (inclusive x-over)

Falando em X-Over, não consegui ajustar o delay por canal.... Só para pares, ou então seleciono para ajustar "to right" e ele simplesmente corta o som do falante esquerdo, alguém ajuda? Por favor...

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Joao,

vc saberia dizer quantos W reais vc precisa pra esse sistema? fo** eh vc colocaruma fonte de 500 e usar 350...

cara... tu comprou a tela via ebay neh? veio por USPS? nao pagou imposto nao?

ah.. sobre o lance dos coolers... tava pensando aqui no meu caso e deve ser o seu tbm! Meu Desktop suja muuuuuuuuuito.. tem sempre que ta limpando, tirando a poeira e bla bla bla!

ja imaginou em um carro que pega poeira, entra sujeita e talz.. vale sempre ficar atento quanto limpeza dos coolers!

Aguardando review!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei dizer quanto usa...

Estou com uma fonte aqui em casa 500W PMPO (rsrs... Aquelas originais de gabinetes comuns... SatteliteBR eu acho). Vou tentar ligar tudo com ela, e abusar do computador... Se eu sentir que falta energia, parto para 500W reais (que tenho em casa, em Santos). Se essa fonte 500W PMPO aguentar sussa, ae parto para uma fonte DIY DC-DC tentando tirar uns 300~400W....

E é verdade, sobre poeira... Vou tentar colocar alguma espécie de filtro de ar para diminuir essa poeira... Talvez um pano (aqueles tecidos ortofônicos) ou algo semelhante. Não quero ter que desmontar tudo para limpar de vez em quando. Meu antigo desktop (dono da fonte 500W reais) é inteiro de acrílico, e eu tenho que abrir a cada 6 meses para dar uma limpadinha, se não começa a ficar feio de mais.... Posso partir para um gabinete que não seja translúcido e ligar o fo**-se... Mas não acho que será o caso.

Estou upando no YouTube um videozinho de um "preview" de como vou usar o player de música. O Recurso de tablet PC (que já falei 10 vezes) vai ser extremamente útil! Com base nesta configuração, e neste vídeo, vou começar os acertos para instalar na tela 7" assim que chegar... Com a tela em mãos, dou os últimos retoques e já tenho a interface usuário - computador quase pronta. Dispensando teclado!

Daqui a pouco, 43 minutos, edito e adiciono o vídeo. Ou posto de novo, se alguém falar algo :P

Edit: Ah sim, tela foi comprada via USPS. Mas me confundi com o rastreamento, outra encomenda que vai ser entregue segunda. A tela não sei, em breve, espero!

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post

Materiais comprados:

Chapa de alumínio 3mm

Folha de cobre 0,6mm

Cantoneiras de alumínio 3mm

Cooler 24V grande (não sei o tamanho, mas é daqueles maiorzões)

OBD-2 (monitoramento da injeção do carro, e interface para computador)

Bluetooth USB

Leds

Microfone para embutir

Imãs

Leds UV

E mais umas bugigangas....

Pretendo começar a projetar o gabinete agora, e cortar o alumínio amanhã. Se alguém quiser, tiro fotos das peças "In Natura" e do processo de fabricação do gabinete. Se ninguém se manifestar, tiro fotos apenas dele pronto.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, vou começar a tirar fotos então ^^

Mas não esperem imagens FULL HD, pois serão fotos de celular, 1.3 MegaPixels....

Vou ver se consigo um maquinário legal ^^ Furadeira de mesa, guilhotina... :P Se conseguir, vai ficar coisa fina o acabemento...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...