Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

John2012

[Chevrolet Montana] Carputer + 3 vias. SQTRIOPL

Recommended Posts

Postado em

Agora vendo a pontuação dá para ver que o som do João melhorou muito mas os concorrentes melhoraram em PG enquanto ele melhorou em PA rsrs. Fora a brincadeira, acho que agora é uma questão de fazer o acerto fino e ir para a amador para ganhar rsrs pq a iniciante esta sinistra.

Postado em

Como falei antes, estou no aguardo da ficha para maiores comentários!

Mas, falta MUITO acerto no meu carro... Qualquer dia eu encho o saco de algumas pessoas para ajudar...

De qualquer forma, se alguém souber um manual para acertar... Afinal, carro é receita de bolo segundo o juiz Marcelo... Pena que eu não sei cozinhar!

Postado em
Afinal, carro é receita de bolo segundo o juiz Marcelo... Pena que eu não sei cozinhar!

:+1 em genero, número e grau.

Da uma procurada no DIYMA e talkaudio, tem algumas informações relevantes.

Postado em

Primeira dica pra equalizar:

Não equalize.

Onde tiver um pico, você dá uma amansada no EQ, onde faltar nos extremos dos agudos e dos graves, você completa no EQ.

Se o "gráfico" do EQ fizer qualquer tipo de desenho, então tá errado... hehehehehehehehe.

Postado em
Primeira dica pra equalizar:

Não equalize.

Onde tiver um pico, você dá uma amansada no EQ, onde faltar nos extremos dos agudos e dos graves, você completa no EQ.

Se o "gráfico" do EQ fizer qualquer tipo de desenho, então tá errado... hehehehehehehehe.

eu discordo ... mas beleza rs !

Postado em

Sobre o EQ... Nessa eu vou com o Guto, desculpa Kleber :P

Sabendo mecher, pode resultar em qualquer tipo de desenho..

Eu não sei, eu não arrisco.

Hoje botei um audiófilo dentro do meu carro (a contragosto deste, que não gosta de som em carro) e botei para tocar um cd da rita lee que ele gosta....

Não deu 10 segundos ele mandou desligar.... Eu perguntei, está tão ruim assim?!

Ele respondeu... Aham...

Ae bateu o desespero, perguntei por que...

Falta de médios altos (Guto já tinha falado), tweeter muito baixo (tem que subir o ganho), corte do mid muito alto (não está respondendo legal), porta tremendo de mais (3 camadas de manta! FUCK!), muito subgrave (essa eu já sabia :P), tweeter tocando fora de sincronia com o mid-range e fora de sincronia com o mid-bass... Basicamente, parece que está dando eco. MidRange não está descendo como deveria, sugeriu manta acrílica (Sérgio juiz já tinha falado) e o sub está tocando lá na ponta da caçamba (acho que ele exagerou...). Para completar ele mudaria o direcionamento do mid-bass (não sei como adivinhou que estava sem direcionamento) e arrancaria, se possível, a tela da porta da Montana para o mid parar de cancelar tanto em algumas frequências.

Sobre a sincronia, ele disse ser culpa do TA. Tweeter fica atrás de mid-range pois o delay é menor, o meu está na frente. Vou ter que atrasar bastante segundo ele...

Tá tá... Eu não tinha percebido nada disso! Mas agora, FINALMENTE, sei os problemas... Resolver vai ficar mais fácil.

Para completar, ele é contra EQ, TA, Volume entre outros... Diz que polui o áudio, mas achou a minha proposta interessante apesar de nada fiel e disse que aparenta ter potêncial. Fiquei feliz!

E pensar que o som já estava agradável.... Odeio esses audiófilos que, com 10 segundos, já sabem tudo que está certo ou errado...

Bem que os juizes podiam apontar os erros em vez de falar está ruim.

Postado em

Jão, concordo com o Kleber, hehe... Se vc tiver q fazer grandes correções no Eq, é pq tem algo errado. Use as dicas do seu amigo e acerte o máximo. Depois "Equa"lize o que for preciso. Talvez depois vc mude de opinião, rsrs

Abraço :legal:

Postado em

Guto, vc SABE pq eu digo isso.

Pq todo mundo equaliza em V. Olha um bando de faixa e equaliza em V, fica mais fácil. E EQ só se mexe onde precisa.

EQ vira enfeite, você deixa a segunda faixa do CD bonitinha, e a terceira fica uma mer**. Aí vc grava uma equalização pra terceira, mas que não funfa pra segunda. Resultado? Toda hora voce tem que ficar mexendo até achar uma que case com a música em questão.

Sistema bem acerrtado toca tudo bem. Não precisa de enfeite, só de correção onde é necessário corrigir. ERqualização é igual bosta, quanto mais mexe, mais fede.

Postado em

Meu EQ atual só tem correções em 200 hz um pouco, em 4k um pouco e em 16 a 20 (subindo).

Não está ruim não!

Mas, claro, eu acho que se precisar pode-se corrigir!

O Guto já me mostrou a diferença que faz dependendo do ambiente uma boa equalizada. Pode nem ficar fiel, pode ser culpa de equip errado. Mas que funciona, funciona!

Postado em
Guto, vc SABE pq eu digo isso.

Pq todo mundo equaliza em V. Olha um bando de faixa e equaliza em V, fica mais fácil. E EQ só se mexe onde precisa.

EQ vira enfeite, você deixa a segunda faixa do CD bonitinha, e a terceira fica uma mer**. Aí vc grava uma equalização pra terceira, mas que não funfa pra segunda. Resultado? Toda hora voce tem que ficar mexendo até achar uma que case com a música em questão.

Sistema bem acerrtado toca tudo bem. Não precisa de enfeite, só de correção onde é necessário corrigir. ERqualização é igual bosta, quanto mais mexe, mais fede.

Eu entendi sim ... só que vc foi meio BRUTO na sua primeira afirmação rsrsrs por isso discordei !!!

Eu gosto de Eq. e gosto MUITO ... Pois felizmente já decorei as freq. e sei onde tenho que mexer quando precisa ... mas CLARO que tem certos zé (um tio meu é assim) que faz desenho com Eq. e me dá raiva rsrsrs !!!

Eu costumo dizer que Eq. é bom pra TIRAR o sobra , não acrescentar o que não tem rsrsrs ... Em certos casos , igual o som do Jão eu puxei 20Khz ... pois precisava , não tinha jeito ... faltava e precisei puxar ... Mas não gosto muito de fazer isso não !

e o que muitos não sabem , é que muitas vezes vc mudando o Corte de freq. , vc não precisa equalizar ... rsrsrs Isso é uma treta enorme com os caras de TRIO ... pra eles o sub tem que tocar de 250hz pra baixo e quando a "voz" fica suja eles não sabem pq é rs !!! rsrsrs

Mas eu sei do que vc tá falando klebão =) !

Postado em

Funciona sim. Mas é igual maquiagem. Te mulher que com esmalte nas unhas, uma sombra nos olhos e batom, fica a melhor coisa do mundo. Mas se botar mais meia dúzia daqueles negócios que elas usam, fica igual um traveco.

E o que mais tem por aí é som traveco.

Postado em
Funciona sim. Mas é igual maquiagem. Te mulher que com esmalte nas unhas, uma sombra nos olhos e batom, fica a melhor coisa do mundo. Mas se botar mais meia dúzia daqueles negócios que elas usam, fica igual um traveco.

E o que mais tem por aí é som traveco.

comparação meio GAY em ???

pensando bem ... SUA CARA KLEBÃO ! :legal:

uahuahuahauha

Postado em (editado)

joao o som nao ta bom pra vc? entao pra que acertar tudo isso? uhauhaua

eu desisti de levar a serio o SQ tirei meu Alpine, tirei pezinhos pq na boa... eu acho um som pra SQ ou HI-FI mto chato sem grave, mta frescura se o cara peidar no banco ja eh motivo de chingo pq estraga o palco! kkk

Montei meu som no quarto que pra mim eh otimo pra ouvir algo pra relaxar(com uma booaa qualidade!)pra ouvir show acustico, jazz ou algo assim... e no carro? u

m bom kit duas vias pra SQ sim, um bom amplificador ja fazem o meu prazer qndo quero ouvir um som legal no transito... e um som com bastante Grave... pra ouvir minhas musicas eletronicas na hora de ir pra balada, ou qndo quero relaxar ouvindo um bom duuuummm na cabeça... e o trio pra momentos de descontração com meus amigos... hehehe

pra mim ta ótimo assim... chegar a perfeição de qualidade em um carro eh pra mim utopia... claro gritaria eu nao suporto... ter um som agradavel pra mim eh essencial... mais eh só... e por sinal o meu nao tá! preciso tratar as portas urgente(falta medio e medio grave) e sim faz falta pesinhos de 6L com mid mirados pra vc isso faz sim viu... hehe

essa coisa de audiófilo pra mim eh falta de mulher... ta loco... kkkk brincadeira brincadeira... hehe

mas de que adianta vc gasta 50 mil reais de som 5 anos buscando o melhor set e regulagens, pega a marginal e bem naquela parte predileta da musica que vc mais gosta passa um caminhao do lado brummmmmmm... rs por isso desisti do SQ PURO... SQ Sempre mais com limites!

edit: acho que falei demais... mais só nao entendi se vc nem percebeu esses erros o pq de vc querer arrumá-los... pra vc nao ta fazendo diferença... tendeu..

na minha opiniao seu carro ta perfeito... e se vc gosta de grave nao va tirar o grave do seu carro pq alguem falou que vc vai se arrepender depois.. tudo isso eh minha opiniao ta gente... nao precisa mandar me matar nao.. hehehe

Editado por Rodrigo_KBLO
Postado em

SQ PURO nãããooo...

LONGEEEEE.

Me agradar sempre, mas é aquela coisa.... Não é por que está me agradando que é o melhor som para mim. Eu estou procurando melhorar, com base na opinião de quem entende, para curtir ainda mais :P

Não é por que sou feliz com uma Montana que não desejo um camaro.... Mas no meu som só falta regulagem, não tem motivos para não perder um dia regulando :P

Principalmente porque agora vou mudar para São Paulo de vez, e não será perto da Facul... Ano que vem vou passar mais de uma hora por dia dentro do carro e quero tornar esses momentos agradáveis. Aliás, por isso eu tenho o som SQPL.... Maior qualidade possível, com uma boa resposta abaixo de 50 Hz.

Eu sei, sempre soube, que meu som tem grave de mais, mas não mudo isso por nada :P

Postado em

Moro em São Paulo e, de fim de semana, Santos.

Estou montando em Pira, mas sei lá por que :vts

Gostei do serviço do Murilo e achei que valeu a pena, mais por isso do que qualquer outro motivo.

E pensar que a maioria vem para a capital.... E eu vou para o interior :vts

Postado em

To de acordo com você Jão, eu também sou do tipo que só meche no que está errado. Meu ultimo set só tinha 2 pontos no EQ mechidos.

Acho que isso poderia virar um tópico hein, esse tópico do DIYMA mesmo eu não tive a oportunidade de colocar em prática mas quero testar.

Outra coisa que não concordo é o cara querer mil bandas de EQ no player, porque na maioria das vezes esses EQ são vagabundos demais, tipo pioneer, você dá uma mechidinha e a distorção aparece na hora.

Postado em

Quando eu tinha player, era 3 bandas só e eu usava High no +5 :vts

Ae o Guto quase teve um chilique quando viu e aprendi a usar FLAT....

Usei som em flat por quase 6 meses, até quem sabe (guto) mecher do jeito certo, melhorou um monte! Então sim, eu sou a favor de EQ mas sou contra mecher onde não sabe. Melhor flat do que mechido errado.

Agora, dicas de TA alguém tem?

Eu mechi um pouco (vou mecher mais amanhã) e estou fazendo assim....

Centralizei os médios (o mais fácil de acertar no meu sistema, e menos irritante... Ninguém merece ouvir som só com tweeter). Depois mutei o lado esquerdo e desmutei o tweeter direito... Ae fui mechendo nele até parar de dar eco e parecer que tudo vem do mesmo falante, idem lado esquerdo. Ae desliguei os médios e verifiquei se os agudos estão centralizados... Ae brinquei com a música das batidas só com mid-range e tweeter.

Por hoje fiz só isso! Mas já melhorou bastante em quase todos os sentidos. Mas ainda não consegui acertar 100% o TA, pois comecei a ficar cansado de ouvir a mesma faixa mais de 10 vezes :vts (Pois é, sou demorado, não tenho prática) ae deixei para fazer os ajustes mais finos amanhã.. Minha dificuldade: Notar quando o tweeter está atrasado é fácil, duro é notar quando o mid está atrasado =X Ele encobre fácil os tweeters nas vozes...

Mechi no corte do tweeter, deixei em 1,8K dessa vez. Não sei se deixo 1,8, 3 (como tava) ou 5... Sugestões são bem vindas.

Sugestões de faixas com o cantor (ou cantora, melhor ainda) beeem centralizada e que cante meio que sem parar são bem vindas... Facilita o acerto.

Postado em

João, se pudesse, gostaria de ouvir teu som do carro*

Mesmo sem ouvir, pelo que Guto e o audiófilo comentaram, juntamente com uma "batida de olho" nas suas colunas, imagino que esteja ocorrendo cancelamento entre o midrange e o tw; nesse caso é possível que o acerto de TA ou o ajuste no posicionamento entre ambos resolva a falta de médio alto, sem a necessidade de EQ.

* mora no Butantã mesmo? Eu to por perto, e se puder ajudar, é só dar um alo; qquer coisa, manda mp.

Postado em

potato, aparece no encontro sabado que vem... hehehe mais facil... vc ouve o do joao e quais outros quiser.. hehehe

João, se pudesse, gostaria de ouvir teu som do carro*

Mesmo sem ouvir, pelo que Guto e o audiófilo comentaram, juntamente com uma "batida de olho" nas suas colunas, imagino que esteja ocorrendo cancelamento entre o midrange e o tw; nesse caso é possível que o acerto de TA ou o ajuste no posicionamento entre ambos resolva a falta de médio alto, sem a necessidade de EQ.

* mora no Butantã mesmo? Eu to por perto, e se puder ajudar, é só dar um alo; qquer coisa, manda mp.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...