Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
spiderpp

duvida sobre cross over

Recommended Posts

bom como intendo muito pouco sobre SOM AUTOMOTIVO

queria saber ao certo para que serve o CROSSOVER ?

se alguem puder me explicar agradeço =]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crossover serve para dividir frequências....

Basicamente para mandar graves para o subwoofer, médios para o mid-bass/mid-range e agudos para os tweeters

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da instalação e do objetivo.

Na maioria dos casos, é necessário sim

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse nosso amigo João acima, na maioria dos casos é necessário sim. Fica a pergunta: E como eu nunca vejo? O crossover pode ser de dois tipos: ativo, pelo player ou pelo amp (não estão presentes fisicamente no sistema); passivo: por meio de capacitores e indutores, que podem estar em caixinhas, placas ou instalados diretamente (tipo aranha). Até um simples capacitor aplicado em um tweeter ou um driver é um crossover (6dB/8ª).

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado pelas resposta

me esclareceo pouco mais

abraços hand26

Compartilhar este post

Link para o post

e ai galera

eu achei este topico e resolvi aproveita-lo pra esclarecer uma duvida

o croosover torna o sistema de subwoofer em um sitema estereo??

sem croosover junta-se os dois canais e torna-se mono?

Compartilhar este post

Link para o post

bom como intendo muito pouco sobre SOM AUTOMOTIVO

queria saber ao certo para que serve o CROSSOVER ?

se alguem puder me explicar agradeço =]

Crossover é fundamental num sistema Trio Elétrico !!!

Para os Alto Falantes de Grave é fundamental um corte subsônico em no mínimo 40Hz pois abaixo disso é energia que os Alto Falantes não transformam em som mas entra na bobina ocasionando um aquecimento totalmente desnecessário. Se o Crossover permitir um Passa-Baixa (até onde o Alto Falante vai tocar) eficiente melhor ainda pois os Alto Falantes vão trabalhar na faixa de frequência ideal para eles !!!

Para os Drivers é fundamental o Crossover principalmente se ele for 12dB/8ª pra cima pois frênquencia abaixo do permitido para eles ocasiona a queima imediata do reparo !!!

por isso tudo e mais algumas coisas que o Crossover é uma peça fundamental no sistema Trio Elétrico !!!

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

Joao Otavio

o sistema de sub sao monos apenas colocados em bridge o eles precisam do crossover para tocar estereo?

Compartilhar este post

Link para o post

Joao Otavio

o sistema de sub sao monos apenas colocados em bridge o eles precisam do crossover para tocar estereo?

Do Aparelho de CD sai um par de RCA para Sub Woofer que subintende-se que é estereo agora se vai tocar estereo vai depender da música ou de como vai ser instalado (Bridge) se bem que 99,9% das músicas tem a faixa de atè 80Hz mono (isso porque não posso afirmar que 100% delas tenha) !!!

Se for usar apenas um pino dos dois RCA da saida do sub eleja o L (Left) que é sempre o quem tem mais informação da música !!!

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

mas poderia colocar 1 modulo mono no lado L e outro no lado R? assim ficaria estereo o sistema de sub?

Mas pra q tu quer um sub em estereo, se 90% das músicas as baixas frequencia são em mono? E outra.. nao viaje em ligar uma bobina em um canal e outra em outro, achando q vai tocar estereo! Pra ter efeito estereo precisa ter separação física de modo que os ouvidos consigam distinguir de que lado vem cada sinal! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pra q tu quer um sub em estereo, se 90% das músicas as baixas frequencia são em mono? E outra.. nao viaje em ligar uma bobina em um canal e outra em outro, achando q vai tocar estereo! Pra ter efeito estereo precisa ter separação física de modo que os ouvidos consigam distinguir de que lado vem cada sinal! :legal:

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a necessidade do crossover...eu digo que DEPENDE...em certos caso se pode usar os capacitores eletroliticos pra faze cortes mas so em hipass...

mas eu nao despenso um BOM crossover...seja ativo ou passivo!

Compartilhar este post

Link para o post

tenho um som residencial com 4 caixas todas elas tem subwoofer

"algumas" bandas de rock usam 2 bumbos com tonalidade diferentes na bateria e 1 microfone pra cada bumbo sendo assim: 1 bumbo para o lado direito e 1 para o lado esquerdo do som

em outros casos há musicas onde o baixo fica do lado esquerdo e o bumbo no lado direito

mas nao to pensando em ligar uma bobina em um canal e a outra em outro canal

quero saber se posso e se da certo colocar um modulo+um sub no canal L e outro modulo+outro sub no canal R?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho bem dificil vc sentir o estéreo vindo do SUB, acho q dividir LR não faz diferença! Poderia sentir diferença em médio grave, mas SUB....nunca vi!

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade existem as harmônicas do som (no caso do bumbo) e estas serão tocadas pelo kit 2 (ou 3) vias, serão elas que darão a direcionalidade ao grave.

Um subwoofer com boa integração no sistema (muito difícil, aliás) você simplesmente acha que está desligado, pois é impossível ouvi-lo, fica parecendo que os falantes da porta estão descendo mais simplesmente.

Pode-se usar subwoofer stereo, mas não existe nenhuma vantagem prática nisso, fora que muitos players mandam a saída sub em mono.

Compartilhar este post

Link para o post

bem ate agora ninguem conseguiu responder minha pergunta

aprendi em aulas passadas que a maioria das musicas tocam baixas frequencias em mono

mas realmente minha duvida é a seguinte: da certo colocar um modulo+um sub no canal L e outro modulo+outro sub no canal R?

essa ligaçao pode ser feita sem ter problemas? considera-se uma ligaçao estereo?

em uma comunidade o moderador disse que pode ligar assim desde que estejam com a mesma configuraçao(estou procurando confirmar isso)

semttulo1tj.png

Editado por ArturDrive

Compartilhar este post

Link para o post

o moderador diz que as regulagens terão que ser exatamente iguais,dará cancelamentos se os subs trabalharem diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

bem ate agora ninguem conseguiu responder minha pergunta

aprendi em aulas passadas que a maioria das musicas tocam baixas frequencias em mono

mas realmente minha duvida é a seguinte: da certo colocar um modulo+um sub no canal L e outro modulo+outro sub no canal R?

essa ligaçao pode ser feita sem ter problemas? considera-se uma ligaçao estereo?

em uma comunidade o moderador disse que pode ligar assim desde que estejam com a mesma configuraçao(estou procurando confirmar isso)

semttulo1tj.png

poder vc pode...desde que não seja na saida sub! mais isso na minha opinião seria besteira....acho q não teria vantagem ter 2 modulos e dois subs ( ou 2 subs em 2 bridges de um modulo 4 canais ) para uma unica finalidade que são os graves!

Compartilhar este post

Link para o post

poder vc pode...desde que não seja na saida sub! mais isso na minha opinião seria besteira....acho q não teria vantagem ter 2 modulos e dois subs ( ou 2 subs em 2 bridges de um modulo 4 canais ) para uma unica finalidade que são os graves!

o motivo que quero colocar sub estereo em algumas musicas que escuto mais,

o grave, as vezes se concentra no lado direito e outras musicas no lado esquerdo

sei q tem como mesclar os dois lados mas prefiro desse jeito

Editado por ArturDrive

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...