Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

klutz

Ajuda na conclusão de projeto

Recommended Posts

Postado em
Qual o motivo do espanto beraldo?!?

Opa, to de volta depois de uma temporada de férias. O espanto deve ser porque o hyper é um cabo básico da stinger e alguns que testaram não gostaram muito. Já o Sonus é um cabo top então meio que o sonus está ficando capado.

To esperando mais novidades.

Postado em

Sendo assim, estou resolvendo o motivo de tal espanto...

Comprei do Ianaconi um par de Belden + Eichman... vai faltar apenas o RCA pro Sub.

Amplificador também está em negociação para troca.

Postado em

O motivo do espanto era esse mesmo. Usar um cabo sinal de entrada, com um cabo speaker de ponta.

Quanto ao RCA para sub, não precisa ser nada do outro mundo.

Postado em

Sem problemas gurizada... o forum serve justamente para tirar dúvidas e dar sugestões.

Acabei de receber os RCA que comprei do Ianaconi (belden + eichmann) que vou usar para o kit. Também fechei negócio com o Cyro em um amplificador JVC AX6500 para tocar o kit.

Preciso de dicas agora de RCA e Amplificador pro subwoofer. Será que posso usar o Stinger Hyper que tenho pro Sub ou preciso de algo melhor? O fogo que o Hyper são 4 canais... seria meio que desperdício, mas também não precisaria gastar mais dinheiro nisso.

Também fui avisado pelo Cyro da chegada do restante de Audison Sonus que comprei com ele. Esse que veio agora é 12AWG e devo usar para os mids e ligação entre o AMP e o Crossover.

Inicialmente não penso em usar processamento... vamos ver como se sai o conjunto...

Abraço a todos

Postado em

Pois é... mas eu não preciso de um cabo RCA acima da média e nem de um amp com mais qualidade para o sub tb?

Tenho como conseguir no Brasil esse amp da Mb Quart ou o grande lance é mandar vir de fora?

Manta, o pessoal costuma usar a Seladin mesmo? Quantas camadas e aonde colocar? Quanto vai de manta em um hatch como o Sandero?

Abraço a todos.

Postado em

Conversando com o Sepacheco ele me deu uma boa idéia... usar o RCA belden pro Amp JVC (em bridge pro kit CDT) e o Stinger pro RF 400.4 (um bridge pro sub e outros 2 canais pra coaxiais traseiros).

Os coaxiais traseiros eu ia ligar na amplificada do rádio (agora vai ficar no 400.4) e pretendo usar somente quando alguém for andar no banco de trás. Mas assim eu não preciso comprar um módulo novo e nem me desfazer desse RF.

Gostei da idéia e é o que vou por em prática.

Agradeço a dica de manta e vou dar uma pesquisada... agora segue a pergunta... que tamanho precisa ter o cabo de força para estes dois amps (JVC AX6500 + RF 400.4)?

Abraço

Postado em (editado)

Pensando aqui me surgiu uma dúvida. Como vou usar o JVC KS-AX6500 em bridge pro kit CDT Audio e nele vão ser ligados os RCA Belden + Eichmann, eu irei precisar de um par de Y para fazer esta ligação.

Assim sendo precisarei comprar um par de Y e preciso de dicas para o mesmo. Se eu colocar um Y ele pode ser responsável por perda de qualidade que os Belden + Eichmann me dariam, não?

Estou com medo de ter um gargalo de qualidade nestes Y somente, sendo que o resto será TOP. Alguma dica?

No final o Group Buy com o Cyro não deu certo, então vou atrás dos Audison Sonus que estão me faltando (o Ianaconi me deu uma dica de onde conseguir).

Abraço a todos

Editado por klutz
Postado em

Dae Luciano...

Cara, pra falar a verdade todos que eu conversei não conseguiram me dar uma resposta concreta. Eu lembro de usar assim sem os Y no meu RF 400.4 com dois bridges.

Como eu recebi hoje o outro amp do meu set, o JVC KS-AX6500 devo testar amanhã ligar um RCA de cada canal FRONT do meu DVD pra cada Bridge do amplificador. Se der certo tá morta a cobra e eu tenho um problema a menos pra me preocupar.

Como deu problema na importação dos Audison Sonus do Cyro, me falta apenas o restante para iniciar a execução do projeto. Ah e claro que me falta quem faça as colunas pros TW.

Abraço a todos

Postado em (editado)

Em relação a utilização de par Y: nada mais é que outro cabo em série, somando seus efeitos no sinal.

Sim pode botar tudo a perder, sobretudo na via de agudos.

Um par y xingling comunzinho tem uma capacitância de 170 pF. Tenho um diy graudão (50 cm) feito com o RG59 da kmp e dá uns 55 pF, ou seja, na real dá 0,75m + os conectores, dando quase o equivalente a um metro de cabo sem conectores (57 pF/m, que é o nominal deste cabo). O resultado desse y DIY já é plenamente audível nos tws, infelizmente.

Para quem está disposto até a pagar caro em busca de resultado, o melhor cabo é nenhum: faz o jumpeamento dentro do módulo, junto as entradas e dispensa par y.

O procedimento é simples, mas se quer que alguém faça para vc, aconselho a Iascar aqui em Porto Alegre (passo o telefone por MP): o Lauri já "desatou nó em pingo dágua" pra mim em módulo gringo. O jumpeamento ele faz de olhos vendados.

Edit: O cabo SINTENAX da Pirelli, já faz algum tempo, eu comprei na Emel (Av São Pedro / Porto Alegre). Uso em casa o 2,5mm e o resultado :rever1:

Editado por dn_mosfet
Postado em

dn_mosfet: Eu ainda não consegui testar a ligação usando somente um par de RCA... mas a idéia do "jumpeamento" é interessante mesmo. Só teria que ser algo reversível, pois a idéia no futuro é fazer bi-amp com processamento de audio. De qualquer forma me passe o telefone do Lauri da Iascar por MP....

Os cabos de speaker eu já me decidi pelos Audison Sonus mesmo. Só estou esperando eu receber pra comprar o restante dos cabos. Também vou começar a pesquisar sobre como serão posicionados meus tweeters para começar a função. Também me falta encontrar quem fará as colunas.

De qualquer forma, valeu pelas dicas e se alguém tiver dicas sobre posicionamento de falantes (artigos, etc) e quem faça colunas com qualidade no RS postem por favor.

Abraço a todos.

Postado em
Edit: O cabo SINTENAX da Pirelli, já faz algum tempo, eu comprei na Emel (Av São Pedro / Porto Alegre). Uso em casa o 2,5mm e o resultado :rever1:

vou usar o 4x1,5 no meu carro... gostou mesmo deles? oq vc achou deles de+ e de -?

abraço.s

Postado em

Klunz:

O jumpeamento que eu falo é reversível sim. É com um fiozinho conectando, na entrada do sinal, por dentro do módulo o que o cabo y faria por fora do módulo.

Autilio:

Não utilizei no carro. Só em casa o 4 x 2,5mm. Segue relato:

Se eu não tivesse feito não acreditaria que o cabo speaker desse tanto ganho assim. Em geral o sistema ganhou linearidade, perceptível sobretudo quando vc despeja mais potência: nos médios desapareceu ardência, o grave ganhou “pegada” e apareceu o peso nos agudos. O grave, que era um esboço, está presente mesmo em volumes baixos.

Em termos de sonoridade não tenho o que criticar em relação ao comunzinho 2 x1,5 mm que estava utilizando antes. O espanco é fantástico.

Uso o mesmo também na via de agudos de um HTIB da JVC (EX-A10) em bi-amp e achei o resultado bem interessante em termos de refinamento. Nesse caso, por ser bi-amp ficaria complicado prender dois cabos desses na traseira de cada caixinha e quatro no aparelho.

É isso que não gostei: o 4x 2,5 é fisicamente duro, ruim de posicionar e chato de prendar atrás de caixas e amplificadores, pois mesmo sendo multifilamentado, os fios são grossos e pouco maleáveis.

Abs

Postado em

Testei nesse sábado o amplificador e acabou acontecendo o que se esperava... não dá certo.

Ao conectar 2 rca em cada canal e retirar um deles, se sente perda no áudio...

Vou partir pro "Jumpeamento" nos canais e quando for fazer bi-amp eu tiro para usar os canais em separado. Não vou usar Y nesse caso pois tenho mto medo de por tudo a perder assim.

Valeu a dica do dn_mosfet nesse caso.

quanto ao meu projeto, estou aguardando $$$ para comprar os Audison Sonus que faltam e a manta para dar o start no projeto, começando pela manta e passagem dos cabos.

Abraço a todos.

Postado em (editado)

Depois de muito tempo sem postar, resolvi atualizar meu post com a minha última aquisição. Com essa aquisição é claro que apareceram novas dúvidas e conto com o auxílio dos amigos do fórum para resolvê-las.

Com a ajuda e prestabilidade dos nossos colegas Fabio Arisa e MDIANA eu consegui adquirir um Mid de 3" CDT ES-03 Gold Series, que agora forma um conjunto de 3 vias completo. Não tirei fotos deles mas se assemelham a estes:

5622.jpg

Agora posso dizer que pelo menos no quesito falantes meu set está definido... hehehehe...

Agora seguem as dúvidas:

Meu player não tem TA nem Cross... futuramente eu pretendo integrar um processador, como um Bit.One, faltando apenas a verba para isso. Como fazer os cortes? O crossover do kit CDT tem 3 saídas, uma pro midbass, outra pro Main Tweeter e outra pro Image Tweeter. Cheguei a pensa em usar ele e em cada saída de TW colocar um corte passa alta e no outro passa baixa... mas não me agradou tanto essa idéia. Alguém tem alguma sugestão de um crossover ativo para ir usando até ter o processador? Qual corte o pessoal costuma usar em sistemas de 3 (4 contando o sub) vias visando qualidade?

Minha idéia com o 3 vias, seria ligar o JVC (AX6500) nos Tweeters e Mids de 3" (um canal para cada) e o RF 400.4 nos Midbass e um bridge pro Sub. O 400.4 é temporário no meu setup e será substituído em momento oportuno por um amp pro sub + outro amp(para midbass ou pra Tweters).

Informações sobre os falantes e crossover CDT:

MIDBASS ES-6: resposta de 25 a 6000 Hz - Potência 160wrms

MID ES-03: resposta de 119 a 11000Hz - Potência 40wrms

TWEETER DRT-26: resposta de 1500 a 2000Hz - Potência de 20wrms

Crossover EX-560i: Corte em 3700Hz - 24db/oitava

Agradeço a ajuda do pessoal que até agora tem sido de grande valia....

Editado por klutz
Postado em

Opa, equipos novos no pedaço. Set fugindo do feijão com arroz ... :)

Esses cabos Sonus são tão bons assim ? Como eles se comportam perante outros ?

Se fosse um "pouquinho" mais caro, até tentava para testar... mas é muito muito muito mais caro.

Postado em

E dae beraldo....

Eu curto também a idéia de fugir do feijão com arroz, mas isso também complica na hora de pedir ajuda, pois o pessoal pode não ter experiência para falar sobre....

Sobre os Audison Sonus eu só li maravilhas sobre eles, mas ainda não comprei o restante que me falta e nem testei os que eu já tenho....

Abraço e vamo que vamo...

Postado em

Para dar uma idéia de aparência do kit 3 vias, montei em uma caixa de papelão. Segue uma foto com qualidade baixa.

cdtg.jpg

Resolvi partir para o processamento mesmo, e irei adquirir um Audison Bitone.1 , mas queria poder usar a entrada Toslink dele. Bom, meu DVD não tem saída digital e então gostaria de pedir dicas de um DVD que seja 1 din com essa saída. Não pretendo ligar via RCA para não precisar usar um caminhão de cabos e atualmente quero ter DVD no carro. Alguma dica?

Postado em

1 Din com tela retrátil preferencialmente, como o meu Clarion.

Segue uma foto dele em funcionamento na bancada:

clarion.jpg

A idéia do Toslink seria ter apenas um cabo do DVD para o processador e usar o DVD apenas como gerador de sinal, deixando o processamento todo para o Bitone.

Abraço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...