Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

[PROJETO] Sub Graves Extremos com 1 de 10"

Recommended Posts

Eae Gutinho!!! Cara, acompanhei um site com muitas caixas deste tipo, mas tudo pra aplicação residencial, é o DIY fórum, dá uma olhada lá nas construções deles; dá pra ajudar um pouco.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

então baboo , eu APRENDI calcular elas LÁ pra dizer bem a verdade ...

faz um puuuuta tempo isso (uns 2 anos como disse no começo do tópico) ... dá pra ajudar pacas mesmo ! recomendo tB !

Compartilhar este post

Link para o post

poxa muito show a caixa se pra mim fazer uma simples caixa dutada doi dificil ....

imagine uma caixa dessas eu iria cortar a madeira tao torta que nao saberia nem de onde ela é;.....

mais meus parabens acompanhando

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Guto, rapaz você vai fazer isso mesmo com aquele subzinho hahaha. Ele vai se sentir um marajá dentro dessa caixa aí,

olha só uma foto da outra que ele habitavadsc01326gr4.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Guto, rapaz você vai fazer isso mesmo com aquele subzinho hahaha. Ele vai se sentir um marajá dentro dessa caixa aí,

olha só uma foto da outra que ele habitavadsc01326gr4.th.jpg

rsrsrsrsrs ... vai sofrer o bicho rsrsrs

só preciso agora arrumar tempo $$$ pra fazer a caixa rsrsrs !

Compartilhar este post

Link para o post
Como é que vcs vão ???

Bom , eu atualmente estou com um Trio de Pqno Porte no carro ... coisa simples , aqui tem o tópico do sonzinho : http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=130396 .

Mas o problema é que PESA no meu carro , com o trio na mala , ele faz 7,5 Km com 1 litro ! Sem o trio tá fazendo 10 Km com 1 litro !

Então , resolvi fazer uma caixa pra 1 de 10" que pese no máximo 30kg totais !!! Ae me veio a idéia de uma LT (linha de transmissão ...

O que é uma LT ???

A Grosso Módulo é um TUBO , sintonizado no FS do falante em cima de 1/4 de onda ... e pra se chegar nesse tamanho de Tubo , vc tem que calcular da seguinte forma :

(344/Fs)/4 OU (344/Fsx4)

onde : 344 é a velocidade do som

FS é o FS do falante

4 é a divisão pra se chegar em 1/4 de onda !

O diâmetro do TUBO , vc calcula de acordo com o SD do falante ... Por ex. , para um falante com SD de 0.338 cm² , o tudo pode ter o diâmetro de 26x13 cm !

Existem várias Formas de se projetar o SD da Linha de uma LT , tem gente que faz com 2 SD (multiplica o SD do falante por 2) no começo , e termina a linha com 1 SD , tem gente que faz a LT com 1 SD constante (meu CASO) , ae vai da sua escolha .

o que muda é o controle de Cone ... Eu como vou usar 1 T2.5K no meu UXP (sei , é muita coisa) , preferi deixar ele mais controladinhu o cone !!!

e ae vem a parte CHATA desta caixa ... que é AFINAL ela , normalmente se afina ela com lã acrilica , mas ae que mora o segredo ... Ninguém nunca explica como se faz essa afinação , primeiro pq não existe REGRA e segundo pq cada caso , é um caso !!!

Pelo que já testei (estudo essa caixa uns 2 anos já) , quanto mais lã vc coloca no meio da linha , mais se controla o cone , e menos desce , quanto menos lã , mais ele desce , e mais ele excursiona !!! Então vc tem que RALAR pra afinar um LT !!!

P.S.: a Posição da lã dentro da linha tb MUDA MUITO a resposta da caixa !!!

Agora vcs me perguntam ... QUAL A VANTAGEM DESTA CAIXA ???

Bom , ela dá o melhor sub grave que se pode tirar de um falante , comparando com uma dutada normal (isso é minha opinião pessoal OK ???)

No caso o que mais me atrai nessa caixa , é o pico dela , que fica em cima do FS do falante OpO , no caso a minha , vai ter pico em torno de 40hz , e f3 em torno de 1 8º a baixo do FS OpO , então com sorte vou ter resposta BOA até uns 30hz rsrsrsrs !!! qual UXP de 10" vcs já escutaram tocando isso à -3 db ??? Eu nunca escutei !!!

Mais tem que se saber escolher o falante pra usar esse tipo de caixa ... mas são regras simples !

Fs não tão baixo , mais não tão alto ... coisa de 30hz está ótimo (pois se for pra baixo disso , a linha fica ENORME , e se for acima disso , uma dutada já toca melhor !!!

Xmax Grande ... coisa de 7mm já tá bem legal (pois se for menos que isso , vc vai estourar o falante com certeza)

BL considerável ... coisa de BL à baixo de 10 , nem pensar ... vai distorcer fácil !!!

Falante até no máximo 12" (pra uso em carro) ... pois se não precisa de uma Blaser pra usar rsrsrs

resumindo é isso , devo ter esquecido alguma coisa , mas até ai vai acertando conforme o tópico ... pois tem galera que manja desta caixa TB !!!

segui Fotos !

No calculo e utilizado 344 q e a velocidade do som ou 330, que e o comrpimento de onda em 1hz? nos art. da ccdb, por exemplo, utilizam nos calculos de LT 330/fs.

Quero "ver" o resultado dessa cauxa :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
No calculo e utilizado 344 q e a velocidade do som ou 330, que e o comrpimento de onda em 1hz? nos art. da ccdb, por exemplo, utilizam nos calculos de LT 330/fs.

Quero "ver" o resultado dessa cauxa :legal:

Neil,

A velocidade do som é dependente da temperatura, ou seja, em °C seria:

-10 = 325,4

-5 = 328,5

0 = 331,5

+5 = 334,5

+10 = 337,5

+15 = 340,5

+20 = 343,4

+25 = 346,3

+30 = 349,2

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post
Neil,

A velocidade do som é dependente da temperatura, ou seja, em °C seria:

-10 = 325,4

-5 = 328,5

0 = 331,5

+5 = 334,5

+10 = 337,5

+15 = 340,5

+20 = 343,4

+25 = 346,3

+30 = 349,2

Att,

RenanLopes

:+1

o renan chegou antes de mim pra responder !

Compartilhar este post

Link para o post
rsrsrsrsrs ... vai sofrer o bicho rsrsrs

só preciso agora arrumar tempo $$$ pra fazer a caixa rsrsrs !

Guto uma caixa dessas tá em média de quantos $$$? Depende do tamanho do subwoofer tbm?

Compartilhar este post

Link para o post

depende do tamanho da LINHA ... pois de acordo com isso que se sabe quanto vai gastar de madeira !!!

a minha por ex. vai custar uns 150,00 ! comprando as madeiras cortadas !

Compartilhar este post

Link para o post
Quero imaginar uma LT com um keybass Panther de 8" :rolleyes:

OpO

Dudufuddellys,

Tenho um casal desse falante e te digo que são show! Mas não tanto quanto as duas maravilhosas da tua foto no avatar! Hehehe...

De fato o falante é muito bom!!

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

relatos de um FELICÍSSIMO LTzeiro:

ontem conclui minha LT com midbass Kenwood (sem parametros) de 5" e 1/4...

:o :o

COMO PODE UM MIDBASS VAGABA, VELHO, COM CONE QUE JA FOI MOLHADO... TOCAR 30Hz DAQUELE JEITO????? :blink:

a linha tem 2,15m de comprimento e ainda está sem preenchimento, e sem vedação.... preciso fazer a parte de médio-agudo pra afinar a caixa com preenchimento, e claro, vedar td q está vazando ar ainda!

eu vou levar minha cam pra casa e tirar umas fotos dela concluida, talvez até fazer um videozinho! tenho fotos da montagem e tals!

eu nunca tinha feito uma LT sólida assim, só com tubo de PVC e outras improvizações pra teste... estou mais que contente com o resultado!

Compartilhar este post

Link para o post

COMO PODE UM MIDBASS VAGABA, VELHO, COM CONE QUE JA FOI MOLHADO... TOCAR 30Hz DAQUELE JEITO????? :blink:

a linha tem 2,15m de comprimento e ainda está sem preenchimento, e sem vedação.... preciso fazer a parte de médio-agudo pra afinar a caixa com preenchimento, e claro, vedar td q está vazando ar ainda!

eu vou levar minha cam pra casa e tirar umas fotos dela concluida, talvez até fazer um videozinho! tenho fotos da montagem e tals!

eu nunca tinha feito uma LT sólida assim, só com tubo de PVC e outras improvizações pra teste... estou mais que contente com o resultado!

SubSonic,

Vai postando os resultados que estou maluco pra fazer logo um casal de LT pra mim, mas estou meio receioso se vale tanto trabalho!

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

ow cara... posta umas fotos aih pra galera! =D :legal: :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Dudufuddellys,

Tenho um casal desse falante e te digo que são show! Mas não tanto quanto as duas maravilhosas da tua foto no avatar! Hehehe...

De fato o falante é muito bom!!

Att,

RenanLopes

Aahuahauhau, as maravilhas do meu avatar é pra dar mais impacto o-o-

Então, mano, estou curioso em querer saber desse Keybass de 8" se ele tem boa qualidade, musicalidade, SPL e desce legal. Quero algo misto entre SPL/Ataque/Subgraves/Musicalidade... tô com um sub de 10" e 400Wrms, mas para a finalidade que estou escolhendo que é SQPL, esse sub serve mais para SPL ehehhe, toca legal subgraves até um certo ponto, embola bastante e tem SPL legal, apesar que a sensibilidade dele é baixíssima (86dB), mas quero algo mais detalhado ehehhe.

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, tô achando 7mm muito pouco pra SPL, viu...

Outra coisa... Área do corredor em 1Sd ou menos... falante com Qts baixo costuma ficar sem controle... Passei perrengues com o JL descontrolando.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um usuário de LT feliz... o bagulho é legal mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa... Área do corredor em 1Sd ou menos... falante com Qts baixo costuma ficar sem controle... Passei perrengues com o JL descontrolando.

Kleber tua LT já está no carro???

proximo encontro que eu for ai em BSB agente vai escutar Late Night Tip nessa LT ai...

haha..

abs

Compartilhar este post

Link para o post

me too!!!!

ah! a minha linha tá com 1 SD no começo e terminando em 1/2 SD

dizem q nessa configuração pode ficar meio duro e tals... mas não achei nada duro! achei MUITO extendido pra um mid de 5"

a extensao foi melhor q os tubos retos que eu já usei... os tubos retos são excelentes pra médio, mas pra graves tem q ter essa redução na área da seção! é oq tenho percebido!

penso em fazer linha de 1 ~ 1/2 SD pro Phanter tbem! ou até 1 ~ 0,7 SD pra deixar ele mais esperto... meu medo é deixar ele mto bobo por não ter a compressão no final pra dar uma seguradinha!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoas do meu coração: (nossa, que GAY!)

Almas caridosas, favor passar links para estudos e cálculos, também de download de software simulador se possível.

Agora eu to me coçando aqui pra pegar uns MID's bem baratos, automotivos mesmo, de 6" e fazer uns testes!

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

relaxa Klebão !!! rsrsrs

como vc sabe , já zuei demais com LT e vc acaba pegando um Feeling ... e tenho quase certeza que vaid eixar muito cara de boca aberta fella !

Compartilhar este post

Link para o post

Duas duvidas Guto,

eu pra conseguir o tamanho de linha que quero, posso fazer quantas curvas quiser? ou perco muito em cada curva?

o Duto tem que sair ao lado do falante?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...