Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

°º°º° ))) S.Q. GA.audio. ((( °º°º°

Recommended Posts

cara... é uma idéia bem válida sim! sem contar que vc reduz o turbilhonamento ali nos cantos, esse turbilhonamento é desperdício de energia!

o conceito de manifold vem de conexões hidráulicas, onde se "junta" varios canos em um unico lugar (tal qual uma caixa coletora) e a partir daí vai para um único cano de esvaziamento, é o mesmo conceito do coletor de escapamento, onde se junta os 4 ou 6 tubos do motor em 1 ou 2 canos (6x2 COMANDA!!!)

uma coisa q eu faria é posicionar as torres mais afastadas, e não dando continuidade ao "duto"... é questão de experimentar com e sem elas e ver como fica melhor, esse "tunel" maior pode gerar ganho de SPL, mas a difração, e o carpet ali tbem provoca um atrazo no ar passando , q pode alterar desde a sintonia até perda de SPL geral

é parecido com calcular camara de compressão e garganta de corneta, quanto menor o volume e menor a "saida" maior o SPL, mas menor a resposta de baixa frequencia e pior o timbre! eu usaria o manifold pra reforçar a porção alta do grave, pra gerar kick mesmo, como vc tá fazendo, deixando o subgrave por conta da camara traseira, já que se pode aproveitar os 2 lados (sem trocadilho)

eu desconheço as formulas pra esses cálculos, eu me basearia no calculo basico de boca de corneta pra definir o tamanho do "buraco" q sai o manifold, e pra volume eu usaria qqr coisa entre 1 e 2 Vd, sendo q creio q perto de 1 se teria mta perda de qualidade no grave!

Se eu fizesse a caixa assim? teria ganho ou o risco de cancelamento seria grande? Se eu usasse coisa de 1/4 de onda no duto por exemplo? Sera Q teria a chance de eu conseguir reforçar esse efeito manifold forçando na mesma camara a pressão da frente de da traseira dos falantes

imagem-5.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

rsrsrs ae vc pega uma carretinha e monta isso né fiu rsrsrs em carro fica super inviável !!!

imagina vc calculando ae o 1/4 de onda !!!

em 100hz , miseravelmente teria que ter 2,50m ... inviável né ???

Compartilhar este post

Link para o post

A não ser q ele usasse 1/8 de onda! Seria bem menor (mais ainda assim, GRANDE!!)

anjonegro

Não sei se vc sabe, mas numa caixa com 1/4 de onda, significa q vc vai precisar de 4 pra tirar 100% dela! assim como uma com 1/8 de onda, precisaria de 8 delas! sacou? Você deve dizer: Então essa teoria num presta, afinal precisa de muito! Depende.. no uso automotivo talvez nem compense! mas num PA, raramente tu vê um PA com menos de 8 caixas de grave ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola =D

Gostei dos alarmes disparando, e do "A Millie". Não é qualquer sistema que toca com força =D

Acabamento muito bom, excelente qualidade e SPL considerando o fato de ser TRIO!

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Então SubSonic , eu fiz esse testinhu ae que vc disse de tirar as Torres ... e o Sub grave CAIU ... então isso quer dizer que essa "extensão" ajuda e MUITO na faixa de Sub grave (melhor dizendo , entre 60hz e 75hz) , mas se perde no Atack ... tanto é que eu não consigo tocar música de pancadão (que tem aquele pico de 120hz constante) ... é até engraçado vc passar a Varredura de Freq. (já fiz tb) ... eu passo a varredura completa , e se tem (vou tentar descrever de forma simples) :

15kz = bem atenuado , devido ao drive que não é nenhuma maravilha , mas visto que a maioria dos MP3 que se escuta em trio esses 15khz SOMEM na própria compressão do MP3.

12kz ~ 2Khz = beeem aceitável e super linear , o que faz com que se tenha a impressão de CLAREZA do áudio .

1khz ~ 600hz = Bem linear tb ... mas nesse ae eu RALEI pra deixar natural o áudio , pois pra fazer gritar é 2 palitos , mas o Celetion de 6" é um FILHO DA PUTA e deixa MUITO gostoso o som

500hz ~ 150hz = ae eu acho que falta pegada , mas infelizmente o meus meninos de 8" da Over não são milagrosos ao ponto de dar a pegada de um falante de 12" de médio grave

140hz ~ 120 hz = começa a ficar meio fraco

120hz ~ 90hz = acontece um BURACO bem considerável !

80hz ~ 50hz = BUUUMMM , um PUTA de um ganho Desgraçado ... realmente FORTE comparado a todo o resto !!!

40hz ~ 20hz = Não Existe , não Toca de forma alguma , só consome energia de minha bateria rsrsrs , então eu já coloco o subsonico !

Eu acho que já sei como resolver esse problema ... Vou mexer na sintonia das camaras onde estão os Sub600 ... Vou tampar aquele Duto retangular (que eu não gostei do DESENHO dele) e vou colocar 3 Dutos de 4" na nas laterais e brincar de sintonia até conseguir devolver o atack sem perder o Sub grave ... se não conseguir , irei partir pra 12" de Médio grave mesmo , infelizmente !

guto, pra ganhar kick nos 90-120Hz, possivelmente perdendo um pouco do BUUMMMM de 50-80) experimenta uma coisa... REDUZ a área da "boca" da caixa, tipo, naum sei qual a área atual, mas tenta colocar um baffle ali nafrente, com um buraco (quadrado mesmo, só pra testar) com mais ou menos 750cm² (algo como 50x15cm) se ja tiver isso ou menor, reduz mais um pouco! no carro as coisas mudam mto das formulas feitas pra camara anecoica com paredes e piso perfeitos!

isso aumentaria a compressão, reforçando justamente tudo acima dos 85Hz (teoria minha.... baseado na teoria de Horns) vc vai ganhar SPL nas altas, te permitindo sintonizar as camaras posteriores mais baixo, ganhando o subgrave justamente ai!

ganhar subgrave na boca acho MUUUUITO dificil!

as torres na frente estão funcionando como paredes então! excelente! reforçam as freq mais baixas, extendendo o grave da "boca" e ganhando uns dBs! show!

Compartilhar este post

Link para o post
guto, pra ganhar kick nos 90-120Hz, possivelmente perdendo um pouco do BUUMMMM de 50-80) experimenta uma coisa... REDUZ a área da "boca" da caixa, tipo, naum sei qual a área atual, mas tenta colocar um baffle ali nafrente, com um buraco (quadrado mesmo, só pra testar) com mais ou menos 750cm² (algo como 50x15cm) se ja tiver isso ou menor, reduz mais um pouco! no carro as coisas mudam mto das formulas feitas pra camara anecoica com paredes e piso perfeitos!

isso aumentaria a compressão, reforçando justamente tudo acima dos 85Hz (teoria minha.... baseado na teoria de Horns) vc vai ganhar SPL nas altas, te permitindo sintonizar as camaras posteriores mais baixo, ganhando o subgrave justamente ai!

ganhar subgrave na boca acho MUUUUITO dificil!

as torres na frente estão funcionando como paredes então! excelente! reforçam as freq mais baixas, extendendo o grave da "boca" e ganhando uns dBs! show!

pô ... show , vou tentar sim ... vou ver se amanhã pego uns pedaço de madeira e testo !!!

Mas vc num acha que ai já vai trabalhar como um BP não ??? ou será que tô viajando ?

Compartilhar este post

Link para o post
pô ... show , vou tentar sim ... vou ver se amanhã pego uns pedaço de madeira e testo !!!

Mas vc num acha que ai já vai trabalhar como um BP não ??? ou será que tô viajando ?

Mas se ele fizer isso não vai ficar uma band Pass de 6ª Ordem 3 volumes?

Compartilhar este post

Link para o post
Mas se ele fizer isso não vai ficar uma band Pass de 6ª Ordem 3 volumes?

ué... mas já não é praticamente isso?

a diferença são os falantes de frente um para o outro e na mesma camara! a area de "vazão" do ar, na minha opinião, pode ser comprimida pra se ganhar reforço nas áreas do espectro que se deseja!

ondas sonoras são compostas de ar comprimido e ar menos comprimido ou rarefeito, qdo se tem 2 falantes na mesma camara, se comprime mais um mesmo volume de ar (desloca-se mais ar tbem, oq só amplifica ainda mais o efeito)

eu tenho umas idéias doentes mentais pra manifold que eu acho q podem dar um resultado muito interessante (ou estranho demais! haaha) que envolvem inclusive o formato do portico... mas isso ainda requer testes!

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pelo projeto! Ficou bem clean e funcional.

Uma duvida: como um alto-falante fica de frente ao outro, um deles trabalha com fase invertida?

Compartilhar este post

Link para o post
Parabens pelo projeto! Ficou bem clean e funcional.

Uma duvida: como um alto-falante fica de frente ao outro, um deles trabalha com fase invertida?

Se um trabalhar em fase invertida, não sai som (ou sai, mas pouco).

Eles trabalham em mesma fase, assim "comprimem" a câmara ao mesmo tempo fazendo deslocar o dobro de ar em relação a um falante apenas. Como o som se baseia em ondas sonoras, que é deslocamento de ar, só funciona deste jeito. Se colocar um com fase invertida, um puxaria o ar e o outro empurraria. No fim das contas, o ar não se mecheria (não na câmara central pelo menos) e não tocaria nada (na câmara central). Não entendo muito, mas é mais ou menos isso =P Agora o por que esse sistema toca muito melhor que 2 dutadas, não sei muito bem... Apenas tenho alguns "chutes" e suspeitas... Quando tiver tempo irei estudar isso :vts

[modo chute, de ignorante no assunto: ligado]

Isso teria a ver com o fato da câmara direcionar as ondas? Como as ondas de baixa frequência não são direcionais (a princípio), elas se espalham e perdem energia para os lados, atrapalhando o rendimento? Com essa caixa, toda a energia é direcionada pelos dutos (toda não, pois dispara os alarmes dos carros ao lado, mas uma parte) e com isso aumenta o rendimento? Se o que falei fizer algum sentido, o princípio de melhorar as caixas seria tentar direcionar ao máximo os graves? Estou falando em TRIO apenas, pois em SPL seria exatamente o oposto... Pois agudo que já é direcional, e médios são fáceis de direcionar, o problema em TRIO é sempre o grave, e subgrave, que espalha para todo lado e não se concentra para ir longe... (ae se coloca 10 kW para grave e 500W para voz e agudo...)

Se não falei abobrinha fico feliz ^^

[modo chute, de ignorante no assunto: desligado]

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pelo projeto/iniciativa parece tocar muito guto! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Tá sussa Guto, voce pode guardar seus segredos cara, normal isso, boa sorte aí nos novos testes.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

nossa, "segredos" kkkkk adorei...

tem segredo nao teixeira, até no video o proprio guto tira onda...

simula essa bendita ai como dutada, poe um de frente pro outro e pronto...

aqui costuma utilizar com litragem baixa, já que ela não vai tocar abaixo de 40hz nao adianta de nada por litragem alta.... :)

faz bem uns 5 anos que usam esse tipo de caixa por aqui, comecou nos WPU da vida...

Compartilhar este post

Link para o post
Se eu fizesse a caixa assim? teria ganho ou o risco de cancelamento seria grande? Se eu usasse coisa de 1/4 de onda no duto por exemplo? Sera Q teria a chance de eu conseguir reforçar esse efeito manifold forçando na mesma camara a pressão da frente de da traseira dos falantes

imagem-5.png

isso estragaria o efeito manifold!

a fase do duto é 180° a do falante! oq aconteceria é q enquanto o falante "enche" o manifold, o duto literalmente esvazia, cancelando, assim, o efeito todo!

Compartilhar este post

Link para o post
nossa, "segredos" kkkkk adorei...

.....

simula essa bendita ai como dutada, poe um de frente pro outro e pronto...

....

a fase do duto é 180° a do falante! oq aconteceria é q enquanto o falante "enche" o manifold, o duto literalmente esvazia, cancelando, assim, o efeito todo!

A resposta do SubSonic foi para outra coisa, mas acho que se aplica aqui também...

Boa sorte com as dutadas :rolleyes:

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

bom, dessa vez eu é que vou deixar um "mistério" no ar....

ISSO aki é uma caixa que se aproveita (e MUITO) do efeito manifold:

BellyDetail.jpg

EDIT: isso ai é o CHÃO de uma sala! aheuhaeuhea só pra explicar um pouco!

quem tiver criatividade descobre o projeto todo... quem tentar BASTANTE e não conseguir me pede por MP q eu mostro

(o projeto gringo ai é ANTIIIGO, já foi citado aki no forum [há uns 4 anos atras, e na época não me lembro de discussões sobre manifold] e é bem conhecido pra alguns)

Compartilhar este post

Link para o post
:blink:

só pra atiçar... os drivers são da (MUITISSIMO INFELIZMENTE) finada Adire :rolleyes:

Belly2Detail.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
BellyDetail.jpg

Mode chute on: Isto é uma LT?

haha

Mode chute off..

Compartilhar este post

Link para o post

LT num é !!!

pois o conceito é outro ... Mas que é bom de um CANO turbulento , isso é rsrsrs !

SubSonic , essa caixa ae é dutada ??? ou seladinha mesmo ??? Aparenta ser falantinhos de 8"

Compartilhar este post

Link para o post

LT não.. 12 caixinhas seladas onde a frente de cada sub dá nesse "receptáculo", somando toda a pressão e soprando "pra cima".... deve gerar uma pressão fraquinha hein?! [¨] (mesmo se forem subs de 8')

Compartilhar este post

Link para o post
Mode chute on: Isto é uma LT?

haha

Mode chute off..

uaheueahuaehueah

não nãoooo!

os principios dessa caixa são o manifold e IB... 12 subwoofers com mais de 15mm de Xmax, um bom porão e um amp de alguns Kw, tem-se esse terremoto pessoal! hehe

pra vcs terem uma idéia.... essa bagaça ai tem um pico de 3dB aos 24Hz

ah é! e a sensibilidade do sistema, NESSA FREQUENCIA, é de 103dB/1w/1m

olha e chora com a tabela de resposta desse "trem" ai:

Freq Hz---db output

4.921-------79 db

6.200-------82 db

7.374-------87 db

8.227-------89 db

9.290-------92 db

10.42-------94.3 db

11.70-------95.5 db

12.40-------96 db