Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

potato

Group delay do sub vs. som do mid/woofer

Recommended Posts

Postado em

[Não sei exatamente se esse é o subfórum correto pra postar isso, mas segue minha questão]

A dúvida veio quando estava simulando umas caixas aqui, ao olhar o gráfico de group delay no WinISD; explicando:

- caixas que descem bastante geralmente têm group delay alto (o que não chega a ser tão crítico pra frequências na casa dos 20Hz, imagino eu)

- a simulação do JL 10W0, na caixa "ideal" (aprox. 70 litros @24Hz), com LP 45Hz - 24dB/8a.), o group delay dela @50Hz é de +/- 15ms.

- nos 50Hz, com o corte citado, o JL já estará atenuado (aprox. -5dB) mas ainda é audível, portanto, nessa frequência, o som do sub deve se "integrar" ao som do mid/woofer.

Considerando que se use um pezinho selado (que tem group delay baixo), qual o "tamanho" da interferência do group delay do JL sobre o som do pezinho? O embolamento será inevitável?

Postado em

Nosso ouvido só consegue distinguir duas ondas sonoras chegando em tempos diferentes aos 25ms. Ou seja, abaixo disto, tanto faz. Só não pode passar dos 24. O ideal é sempre ficar baixo, pois na vida real a coisa pode tomar uma proporção diferente... aí já viu, vc faz uma caixa nos 24 e o bicho embola.

Postado em

Opa. Achei esse tópico por acaso e resolvi upar por achar um assunto intressate.

Considerando que o sub, que normalmente está no porta malas, já tem uns 5ms de delay por causa da distancia. Não seria legal usar um sub em caixa selada e mid-bass em dutada, pra compensar essa diferença? Ou o negóco é corrigir tud no TA?

Postado em

Creio que nem sempre o TA consiga corrigir o delay (se é que consegue, em algum momento); pelo que o Kleber disse, eu entendo que é questão de testar sempre, independente do resultado de simulações.

A troca de dutada/selada entre sub e pezinhos pode amenizar um problema, mas criar outro, que é a necessidade de alteração das frequências de corte entre esses falantes.

Postado em

Acho que o delay será inevitável.....as frequencias na casa dos 35Hz difíceis de serem ouvidas, dentro de um carro não teríamos espaço pra formas as ondas, daí a atenuação / delay. Acredito que embolará mas pode não atrapalhar devido a atenuação delas. O Mdiana usava caixas com essa litragem no vectra, melhor coisa trocar idéia com ele!!

abs

Markto

Postado em

Considero que o ideal não está em “casar” group delay de drivers (sub e midbass) numa certa frequencia, mas em procurar trabalhar com o menor atraso possível de qualquer via. Justifico: atraso é fase deformada; a batida que aconteceria toda num mesmo instante agora dilui-se num intervalo de tempo conforme a frequência.

Foi-se a energia da pancada e a naturalidade do som. O resultado artificializa e dá alguns passos na direção oposta a algo que poderia tentar ser uma reprodução agradável e natural da música.

Imagino que uma vez deformada a fase nos graves, mesmo com TA vc pode sincronizar a batida de volta no tempo, mas não desentorta a fase devolvendo o ataque original.

Atualmente fiz a opção de subwoofer por selada em fibra na lateral, na verdade por uma questão de espaço no carro e me surpreendi positivamente com a coerência do grave na música.

Essa foi a parte da caixa, a outra parte é do player: do jeito que está ligado hoje, subwoofer alimentado pelas conexões REAR.

E seguinte: o atraso/deformada que o 7892 impõe no grave ao ativar a saída de sub, mesmo sem ter nada ligado nela é de cair os butiá do bolso.

Fica a dica, que não é novidade, mas vale a pena comparar.

Abs

Postado em

legal sua colocação, mosfet!

Quanto ao sub, pra descer bastante sem ter delay, acho que só com uma caixa "diferente" mesmo... talvez uma LT. Aliás, não me lembro de ter ouvido falar de delay em LT, alguém sabe algo a respeito?

Sobre a comparação sub on/off do 7892, eu confirmo que dá diferença sim; o som fica mais arejado (ou aberto, seja lá qual é o termo audiofilicamente correto) com a saída sub desligada, e isso dá pra notar mesmo em falantes simples, mas razoavelmente bons.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...