Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

F3LIP3DF

Spl ou potência? dB's ou WRMS?

Recommended Posts

Postado em

Procurei aqui no fórum, mas não achei nada a respeito, então aqui vai minha dúvida..

Montarei agora em julho um set com 2 woofers de 18", mas qual woofer escolher?

O set tbm conta com subs, então os woofers são para apavorar no spl msm, principalmente de mala aberta..

E aqui entram as questões....

Estava pensando no Tornado 18SW3A, que tem 1100wrms, e 94dB de SPL. Então simulei os 2 no WinISD com 220L em 45Hz.

Depois resolvi testar o Tornado WPU1809 com 450wrms, e 97dB de SPL, com os mesmos 220L em 45Hz, e obtive um resultado bem melhor nos gráficos da aba SPL, mas agora vi q na aba do ganho os 1100 foram bem melhor..

http://img7.imageshack.us/img7/2674/wpuxsw3.jpg

O q analisar para saber qual terá um rendimento maior em "X" frequência? dB em SPL não seria uma unidade de medida da pressão sonora ou da vulga "altura do som"?

Desde girino sempre tive a idéia de q qnt mais potência, mais "barulho" o auto-falante (no geral) faria. Mas de uns tempos para cá venho ficando meio confuso.. =P

Tomahawk com 2500rms e 89db de sensibilidade, Snake com 600rms e 98db... Considerando q para se sonseguir 3db's, é necessário o dobrar o número de falantes iguais, eu precisaria de 8 tomahawk's de 2500rms para se alcançar os 98dbs de um snake de 600rms?

Sei q não é assim, mas é só uma maneira de tentar expressar as dúvidas q tenho, pois não sei se estou sendo claro...

Desculpem ai se minha dúvida for muito estúpida ou se falei muita merd*..

Vlw!!

Postado em

humm bom dia irmao...veja so o que acontece...vamos la...

em primeiro lugar o programa faz o que ele recebe de paremetros...vc insere os parametros que o fabricante de da e faz os calculos...ate ai tudo bem...agora se o meu falante tem fs em 85hz, e eu publicar que ele tem 50hz, ta feito o rolo todo....pronto so ai vc tera um problema enorme na hora de prejatar a cx...

em segundo lugar, para uma medicao de campo proximo assim chamada por nos no desenvolvimento o spl sem sombra de duvida tem muita importancia...so que na vida real acontece algumas coisas que nao estao previstas...vou citar um ex:

falante01 com 99db/w/m vs falante02 com 96db/w/m quem toca mais??? medido a 1w por 1 metro?? obvio que o falante 01....

agora se vc entrar com o dobro da potencia no falante 02?? teoricamente vc tera 3 dbs a mais certo?? mais isso e so teoricamente na verdade quando se vc pro mundo real isso nao acontece pq a compressao de potencia acaba atuado entende??

outra coisa muito importante e que hj temos potencia ,que pode se dizer que tanto fez ou tanto faz pra elas , essa sensibilidade, pq a potencia tem forca pra tocar qualquer coisa no rabo delas....

agora vamos falar de rendimento... o que analizar em cima dos parametros...bom existe algumas coisas que temos que olhar na hora de fazer uma cx...

1º=qts do falante: fator de qualidade total: esse e um dos primeiros a serem olhados, bom falantes tem qts na ordem de 0.2 a 0.5...aassim vc tera uma resposta satisfatoria

2º=No=esse parametro nos diz a eficiencia do falante...pode se dizer que e o quanto de potencia aplicamos nele , que se torna musica...geralmente hj empresas como a selenium eros snake tem falantes de otima eficiencia, sem desprezar os outros...muitas empresas ate mesmo essas citadas ja chegaram a ter eficiencia na casa dos 2.8% que nos dias de hj e bastante alta se comparada a 10 anos atraz...

3º=B.L=muito importante para a confcçao das cx...quanto maior for o valor de b.l melhor sera o falante..vale lembrar que a desnsidade de fluxo magnetico tem extrema importancia no comportamento da bobina....

eu poderia citar mais coisas, mais posso dizer a vc, que nem sempre o que tem mais spl tera um som melhor ou mais potente....porque uma coisa e fazer 1100w, outra coisa bem diferente e sentir 1100w....essa e minha tese desde a escola ate hj....fazer potencia e facil demais agora sentir no peito e algo bem mais complicado...

muitas coisas vc tem que olhar mais citei apenas algumas pra vc saber....devagar vc vai vendo que esse e um mundo mais subjetivo dentro de outro mundo!!!devagar eu vo abrindo o jogo aqui ... :legal: rsrs

eu vo citar um ex: e ja vou embora!!!!!!!!tem gente que ja sabe....

antigamente existia um falante chamado ''extreme'' da selenium, quem viveu na geracao que eu vivi sabe o que estou falando...o falante era simples, nao muito fundo , nao apresentava aquela aparencia tao agressiva quanto a gente ve hj nos falantes, tinha um fs baixo mesmo ,de verdade , pq eu ja tirei os parametros dele , e nao era enganacao, boa resposta de frequencia principalmente nas frequencias baixas bom b.l otimo qts...e bla bla bla...so que nao apresentava ser o ''cara''...na epoca eu tava na banda audio parts na saia de la tinha uma assitencia aqui no fundo do goias, coisa humilde mesmo....pois e montamos 6 falantes desses dentro de uma parati,com 6 duzias de voxer expert coisa absrda pra epoca....as cx com os dutos ficaram igual uma rede de esgoto,e o resultado final....o carro tocava com fs em 38hz cravados com o rta pro lado de fora do carro...muita pressao nada parava em pe....coçava a garganta....grave pesado e forte que nao tinha quem nao pagasse pal pra nois.....

agora me explica como um amp pequeno como uma banda dessas um falante que hj ja foi superado pode render tanto quanto um sistema com amp de 10000000w 20000milhoes de watts ai??amplificadores com 8 a 12 nucleos na fonte mais um penca de fet mais um banco de cap....pra chegar no maximo 1 db a mais....

intao irmao fazer potencia e facil dificil e render no ouvido.....

Postado em

:rever1: 2

Cara da uma olhada nos woofers da oversound, o modelo bruthus... são muito bons, tem tb os eros e os snake..´. muitos desses são melhores que os selenium.

Pesquisa la no forum do trio eletrico

Postado em

em primeiro lugar o programa faz o que ele recebe de paremetros...vc insere os parametros que o fabricante de da e faz os calculos...ate ai tudo bem...agora se o meu falante tem fs em 85hz, e eu publicar que ele tem 50hz, ta feito o rolo todo....pronto so ai vc tera um problema enorme na hora de prejatar a cx...

em segundo lugar, para uma medicao de campo proximo assim chamada por nos no desenvolvimento o spl sem sombra de duvida tem muita importancia...so que na vida real acontece algumas coisas que nao estao previstas...vou citar um ex:

falante01 com 99db/w/m vs falante02 com 96db/w/m quem toca mais??? medido a 1w por 1 metro?? obvio que o falante 01....

agora se vc entrar com o dobro da potencia no falante 02?? teoricamente vc tera 3 dbs a mais certo?? mais isso e so teoricamente na verdade quando se vc pro mundo real isso nao acontece pq a compressao de potencia acaba atuado entende??

outra coisa muito importante e que hj temos potencia ,que pode se dizer que tanto fez ou tanto faz pra elas , essa sensibilidade, pq a potencia tem forca pra tocar qualquer coisa no rabo delas....

agora vamos falar de rendimento... o que analizar em cima dos parametros...bom existe algumas coisas que temos que olhar na hora de fazer uma cx...

1º=qts do falante: fator de qualidade total: esse e um dos primeiros a serem olhados, bom falantes tem qts na ordem de 0.2 a 0.5...aassim vc tera uma resposta satisfatoria

2º=No=esse parametro nos diz a eficiencia do falante...pode se dizer que e o quanto de potencia aplicamos nele , que se torna musica...geralmente hj empresas como a selenium eros snake tem falantes de otima eficiencia, sem desprezar os outros...muitas empresas ate mesmo essas citadas ja chegaram a ter eficiencia na casa dos 2.8% que nos dias de hj e bastante alta se comparada a 10 anos atraz...

3º=B.L=muito importante para a confcçao das cx...quanto maior for o valor de b.l melhor sera o falante..vale lembrar que a desnsidade de fluxo magnetico tem extrema importancia no comportamento da bobina....

eu poderia citar mais coisas, mais posso dizer a vc, que nem sempre o que tem mais spl tera um som melhor ou mais potente....porque uma coisa e fazer 1100w, outra coisa bem diferente e sentir 1100w....essa e minha tese desde a escola ate hj....fazer potencia e facil demais agora sentir no peito e algo bem mais complicado...

muitas coisas vc tem que olhar mais citei apenas algumas pra vc saber....devagar vc vai vendo que esse e um mundo mais subjetivo dentro de outro mundo!!!devagar eu vo abrindo o jogo aqui ... :legal: rsrs

antigamente existia um falante chamado ''extreme'' da selenium, quem viveu na geracao que eu vivi sabe o que estou falando...o falante era simples, nao muito fundo , nao apresentava aquela aparencia tao agressiva quanto a gente ve hj nos falantes, tinha um fs baixo mesmo ,de verdade , pq eu ja tirei os parametros dele , e nao era enganacao, boa resposta de frequencia principalmente nas frequencias baixas bom b.l otimo qts...e bla bla bla...so que nao apresentava ser o ''cara''...na epoca eu tava na banda audio parts na saia de la tinha uma assitencia aqui no fundo do goias, coisa humilde mesmo....pois e montamos 6 falantes desses dentro de uma parati,com 6 duzias de voxer expert coisa absrda pra epoca....as cx com os dutos ficaram igual uma rede de esgoto,e o resultado final....o carro tocava com fs em 38hz cravados com o rta pro lado de fora do carro...muita pressao nada parava em pe....coçava a garganta....grave pesado e forte que nao tinha quem nao pagasse pal pra nois.....

agora me explica como um amp pequeno como uma banda dessas um falante que hj ja foi superado pode render tanto quanto um sistema com amp de 10000000w 20000milhoes de watts ai??amplificadores com 8 a 12 nucleos na fonte mais um penca de fet mais um banco de cap....pra chegar no maximo 1 db a mais....

Poxa vlw a explicação ai praia! Li umas 3 vezes pra ter certeza q absorvi tudo..

Só não entendi essa frase q eu destaquei ai no seu recado... Como assim a compressao de potencia acaba atuando??

Abraço!

Postado em

a compressão de potencia é tipo, na teoria, quando dobra a potencia se ganha 3db, mais na realidade, isso não aconteçe, pois os autofalantes tinham que ter um rendiemnto 100%, coisa que não aconteçe, sempre a perdas, acho que é mais ou menos isso

Postado em
a compressão de potencia é tipo, na teoria, quando dobra a potencia se ganha 3db, mais na realidade, isso não aconteçe, pois os autofalantes tinham que ter um rendiemnto 100%, coisa que não aconteçe, sempre a perdas, acho que é mais ou menos isso

Acertou rapaz!

Olha oq eu achei no site da selenium, no .PDF do 8pw3:

"COMPRESSÃO DE POTÊNCIA

A elevação da resistência da bobina com a temperatura provoca uma redução na eficiência do auto-falante. Por esse motivo, se ao dobrarmos a potência elétrica aplicada obtivermos um acréssimo de 2dB no SPL ao invés de 3 dB esperados, podemos dizer que houve uma compressão de potência de 1 dB."

E ouvi dizer q o WinISD Pro leva esses fatores em consideração..

Postado em
Depois resolvi testar o Tornado WPU1809 com 450wrms, e 97dB de SPL, com os mesmos 220L em 45Hz, e obtive um resultado bem melhor nos gráficos da aba SPL, mas agora vi q na aba do ganho os 1100 foram bem melhor..

A aba Gain mostra, individualmente, qual o ganho isolado em uma caixa... ou seja, se você consegue um pico de 6dB aqui, de 9dB ali... Já a aba SPL é quem mostra a vida real, quanto cada um vai tocar. Vale lembrar que simulação é aproximação do real, mas sabendo interpretar dá pra confiar.

O q analisar para saber qual terá um rendimento maior em "X" frequência? dB em SPL não seria uma unidade de medida da pressão sonora ou da vulga "altura do som"?

Desde girino sempre tive a idéia de q qnt mais potência, mais "barulho" o auto-falante (no geral) faria. Mas de uns tempos para cá venho ficando meio confuso.. =P

Vou dizer uma coisa que vai soar quase que como ofensa para muitos... Falante de alta potência é enganação.

Sim...

Vamos ao básico do básico. SPL é fruto do deslocamento multiplicado pela área do cone. Portanto, quanto mais deslocamento, mais SPL. Esta é a parte mecânica do falante. Na parte elétrica, temos que, quanto mais potência, mais deslocamento do cone. Logo, quanto mais potência, mais deslocamento.

Aí veio um GÊNIO e pensou: "Fazer um falante de alta potência/alto rendimento sai muito caro, pois precisa de muito deslocamento de cone, conjunto magnético com grande comprimento, e estrutura especial e muito reforçada. Porquê eu não endureço a suspensão pra ele se mover menos?".

Aí surgiu a idéia de que, quanto mais potente, mais dura é a suspensão. Chega ao extremo de, em alguns falantes, você dar um soco e ele mal se mover. Resultado? O mesmo de andar num carro com freio de mão puxado: Você perde eficiência.

Ou seja, você aplica potência para absolutamente NADA. Um falante com suspensão mais solta e menor potência aplicada, e com o mesmo x-max, vai render mais. E isto se traduz na sensibilidade. Olha o seu gráfico aí, como demonstra esta verdade!

É claro... há casos e casos, especialmente quando você precisa fazer com que um alto-falante desça mais que o outro... é preciso adicionar massa ao cone e etc, o que reduz o rendimento. Agora, o que o mercado de falantes vem fazendo é um crime! Fazer um falante de 1000W RMS que não desloque PELO MENOS 30mm é o cúmulo do absurdo, já que muito falante de 200 já desloca 8.

Aí entra o segundo porém: O mercado que compra qualquer coisa que anuncie maior potência...

Postado em

eu tb olhava para potecia primeiro, assim como muitos ainda fazem,

Depois do fórum comecei a olhar no mínimo para o Xmax, Fs, spl, potencia

Postado em
Procurei aqui no fórum, mas não achei nada a respeito, então aqui vai minha dúvida..

Montarei agora em julho um set com 2 woofers de 18", mas qual woofer escolher?

O set tbm conta com subs, então os woofers são para apavorar no spl msm, principalmente de mala aberta..

E aqui entram as questões....

Estava pensando no Tornado 18SW3A, que tem 1100wrms, e 94dB de SPL. Então simulei os 2 no WinISD com 220L em 45Hz.

http://img7.imageshack.us/img7/2674/wpuxsw3.jpg

Tomahawk com 2500rms e 89db de sensibilidade, Snake com 600rms e 98db... Considerando q para se sonseguir 3db's, é necessário o dobrar o número de falantes iguais, eu precisaria de 8 tomahawk's de 2500rms para se alcançar os 98dbs de um snake de 600rms?

Sei q não é assim, mas é só uma maneira de tentar expressar as dúvidas q tenho, pois não sei se estou sendo claro...

Desculpem ai se minha dúvida for muito estúpida ou se falei muita merd*..

Vlw!!

Sabe o que esse gráfico nos diz?

Que o tornado vai ter mais pico.... mas o WPU toca mais alto e com mais qualidade. Ah, e com menos potência aplicada!

E tem gente que ainda cái nessa de "3kwrms num falante" <_<

Postado em

Não... o 308 é o 307 com conjunto móvel um pouco mais pesado, e alguma alteração na bobina (mudou o BL), provavelmente por conta das reclamações com as bobinas antigas.

Tanto é que ficou ainda menos sensível.

Postado em
Não... o 308 é o 307 com conjunto móvel um pouco mais pesado, e alguma alteração na bobina (mudou o BL), provavelmente por conta das reclamações com as bobinas antigas.

Tanto é que ficou ainda menos sensível.

Menos ou mais sensivel?

Li que sua Sensibilidade é de 92dB

Postado em

Deixe ver... baixei o manual no site da pioneer...

307D2 (que eu tenho no bassbox)

Fs = 33,9 Hz

Mms = 166,7 g

Xmax = 8,7 mm

Xmech = 13,05 mm

BL = 15,9 Tm

Qts = 0,44

1-W SPL = 87,62 dB

2.83-V SPL = 91,87 dB

308D2 (joguei os valores no bassbox e peguei a eficiência)

Fs = 33,7 Hz

Mms = 185, g

Xmax = 8,7 mm

Xmech = 13,05 mm

BL = 15,33 Tm

Qts = 0,48

1-W SPL = 86,03 dB

2.83-V SPL = 90,3 dB

Pelo manual, o D4 promete 92 e o D2 91, mas pelo que deu pra ver, o 307 ainda é mais sensível.

Postado em
Deixe ver... baixei o manual no site da pioneer...

307D2 (que eu tenho no bassbox)

Fs = 33,9 Hz

Mms = 166,7 g

Xmax = 8,7 mm

Xmech = 13,05 mm

BL = 15,9 Tm

Qts = 0,44

1-W SPL = 87,62 dB

2.83-V SPL = 91,87 dB

308D2 (joguei os valores no bassbox e peguei a eficiência)

Fs = 33,7 Hz

Mms = 185, g

Xmax = 8,7 mm

Xmech = 13,05 mm

BL = 15,33 Tm

Qts = 0,48

1-W SPL = 86,03 dB

2.83-V SPL = 90,3 dB

Pelo manual, o D4 promete 92 e o D2 91, mas pelo que deu pra ver, o 307 ainda é mais sensível.

isso e a famosa maquiagem ; relançamento do que já existe com efeitos cosmeticos junto com o efeito placebo numerologico """ esse ai e 200w a mais que o outro"" o-o-

a verdade já foi dita num post aqui desse forum , se falante de trocentos mil wats fossem isso tudo a ponta que é as grandes empresas de sonorização estariam tudo com esses super falantes; e não e isso que acontece na vida real né

Postado em

aproveitando ao tópico gostaria de tirar umas duvidas minhas, que surgiram ao ler este tópico...

Você disse que quanto maior o BL melhor será o Sub? certo? eu comparei no manual de um mesmo sub, só que com

tamanhos e impedancias diferentes, no caso o UXP da Bravox, vi que o de 10" tem 7.0 de B.l sendo ele 2 ohm e o de 4ohm 8.3, e o mais alto que eu notei era o 12" D4 com 9.7.Neste caso qual é o melhor?

Outra coisa, qual tera o melhor desempenho para os meus UXPs de 10" D2 uma potencia de 1200 wrms ou 600 wrms mesmo? estou montando este som só que dai surgiu a duvida...

abraços

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...