Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

IvoAcioly

Novas Caixas pro Sedan

Recommended Posts

Postado em
e o que explica essa caixa então??

ela toca bem melhor que a dutada:

hiluxd.jpg

e o tubo é bem pequeno.... ela geralmente é cortada em 250hz....

edit: axo que foi isso que ele quis perguntar, essa caixa ai e não a turbo bass..

IVO, o que REALMENTE essa caixa tem de melhor em relação a uma dutada ( pra mim ela continua dutada com o falante virado...), já passram no RTA?

onde é o ganho dela? é em toda a faixa ou é só um pico maior q ela tem?

que volume que usam em média pra 2 sds 18", ou é o mesmo tamanho pra qualquer 18"?

Desculpe tantas perguntas, mas gostaria q vc explicasse um pouco mais pra eu poder entender, ja que ai em Fortaleza tem muito som assim e aqui em Teresina tá pegando essa moda, pra não dizer q estão fazendo exatamente como nessa sw4

outra coisa que não me desce são esses drivers tampando a frente quase toda dos MG... não atrapalha?

voltando ao tópico...

ta bem legal viu, curti os 3 de 8", e agora sim tá numa sintonia bacana, axo muito desperdício sintonia nos 65hz pra 18"

:legal:

Postado em
Na minha caixa também curti mais ela em 125hz, no caso 150hz também serve, se deixar acima disso fica muito contrabaixo aparecendo e aquele ataque do bumbo fica meio apagado, e o som fica meio "mononota" só escutando o contrabaixo.

Agora sobre o hipas ligado, tu ligou os SDS na saída sub ou na saída normal?

Abraços

Charles Rafael

saida normal... o hipass do pioneer é na saida normal.... o corte do sub que é na saida SUB (LPF)....

uma coisa que deu pra notar bem, sem o HPF em 50hz começa a clipar no volume 48.. quando liguei o HPF em 50hz começou a clipar em 52...

ou seja vai um sinal mais limpo e não perco quase nada em subgrave e ganho no grave dos 60~80 pois posso aplicar mais potencia...

edit: na verdade não notei que o bumbo ficou meio apagado, só notei que o contra-baixo aumentou bastante e o medio nao acompanhava...

ficava muita pegada do bumbo com o contra-baixo, mais o medio nao ficava a altura, de qualquer forma vou testar isso melhor depois.....

a ideia agora é talvez vender todos os modulos, pegar um sd3000 e um sd1000ab

Postado em
IVO, o que REALMENTE essa caixa tem de melhor em relação a uma dutada ( pra mim ela continua dutada com o falante virado...), já passram no RTA?

onde é o ganho dela? é em toda a faixa ou é só um pico maior q ela tem?

que volume que usam em média pra 2 sds 18", ou é o mesmo tamanho pra qualquer 18"?

Desculpe tantas perguntas, mas gostaria q vc explicasse um pouco mais pra eu poder entender, ja que ai em Fortaleza tem muito som assim e aqui em Teresina tá pegando essa moda, pra não dizer q estão fazendo exatamente como nessa sw4

outra coisa que não me desce são esses drivers tampando a frente quase toda dos MG... não atrapalha?

voltando ao tópico...

ta bem legal viu, curti os 3 de 8", e agora sim tá numa sintonia bacana, axo muito desperdício sintonia nos 65hz pra 18"

:legal:

ela não é uma dutada virada, ela usa o conceito de caixa cornetada dutada, que o tubo é menor e tem um acoplamento....

ganho dela é principalmente na pegada do forró 60~80hz....

usam em medio 60L~70L pra cada falante de 18.... depende do modelo...

funciona perfeito os drivers na frente do MG.... o ideal é que se utilize um processador pois a longas distancias tem cancelamento.. mais não atrapalha muito nao....

voltando ao topico

não são de 18 e sim de 15 :)

Postado em
ela não é uma dutada virada, ela usa o conceito de caixa cornetada dutada, que o tubo é menor e tem um acoplamento....

ganho dela é principalmente na pegada do forró 60~80hz....

usam em medio 60L~70L pra cada falante de 18.... depende do modelo...

funciona perfeito os drivers na frente do MG.... o ideal é que se utilize um processador pois a longas distancias tem cancelamento.. mais não atrapalha muito nao....

voltando ao topico

não são de 18 e sim de 15 :)

ops foi maus :P , errei a digitação

[]-[]

Postado em
saida normal... o hipass do pioneer é na saida normal.... o corte do sub que é na saida SUB (LPF)....

uma coisa que deu pra notar bem, sem o HPF em 50hz começa a clipar no volume 48.. quando liguei o HPF em 50hz começou a clipar em 52...

ou seja vai um sinal mais limpo e não perco quase nada em subgrave e ganho no grave dos 60~80 pois posso aplicar mais potencia...

edit: na verdade não notei que o bumbo ficou meio apagado, só notei que o contra-baixo aumentou bastante e o medio nao acompanhava...

ficava muita pegada do bumbo com o contra-baixo, mais o medio nao ficava a altura, de qualquer forma vou testar isso melhor depois.....

a ideia agora é talvez vender todos os modulos, pegar um sd3000 e um sd1000ab

Sobre o lance doi clip isso é verdade, mais é pelo fato de se forçar menos o falante Ivo, quando maior o ocrte hipass mais potência dá pra se aplicar sem clipar.

Bem no meu caso como comentei o bumbo ficava meio apagado porque o contrabaixo se sobresaia.

Com essa troca de amplificadores creio que ficaria algo bem interessante viu. Vai fundo Ivo!

Abraços

Charles Rafael

Postado em

rapaz to acompanhando o topico, o assunto sobre as caixas também, eu acho bem interessante porque por aqui só se ve, selada/dutada

e ainda to no aguardo de video

ehueuh

:unsure:

Postado em

cara hj vi uma saveiro, empilhada com duas SB1000, com 4 Over Brutos, e mais medio e driver+ST, pena que nao deu pra identificar,

mas deve ser bruto o grave viu, ate me impresionei de o pessoal estar fazendo projetos assim aqui na minha cidade.

vai ver é ate um rapaz que frequenta o forum aqui, ele me disse que tava abrindo uma loja, e a loja que vi o Som Hj tem algumas semanas somente!

Postado em

Parabéns pelo projeto....gostei muito da aparência da mala, um visual bacana de se ver.

Por favor, faz um video tocando umas músicas.....

Abraços

Postado em
Parabéns pelo projeto....gostei muito da aparência da mala, um visual bacana de se ver.

Por favor, faz um video tocando umas músicas.....

Abraços

Infelizmente não vai ter mais video....

Tou vendendo o som, já vendi os modulos....

Motivos:

Tinha 2 lugares que sempre ligava o som e a policia tá enxendo o saco agora....

E comecei um namoro e não tem como viajar mais pros interiores pras vaquejadas pra ligar som...

Então resumindo, não tenho onde ligar o som.... ai tou vendendo tudo!

Colocar um dvd pioneer com um sub protech excursion 12" na mala que já comprei e me aquetar com trio...

Postado em

'IvoAcioly'

Infelizmente não vai ter mais video....

Tou vendendo o som, já vendi os modulos....

Motivos:

Tinha 2 lugares que sempre ligava o som e a policia tá enxendo o saco agora....

E comecei um namoro e não tem como viajar mais pros interiores pras vaquejadas pra ligar som...

Então resumindo, não tenho onde ligar o som.... ai tou vendendo tudo!

Colocar um dvd pioneer com um sub protech excursion 12" na mala que já comprei e me aquetar com trio...

Que pena Ivo !!!

Mas cada um sabe onde o calo doi e oque é melhor para ele !!!

A caixa que você fez ficou realmente "diferente" pra te ser sincero eu não faria igual mas ficou bem moderna !!!

Quando estive ai em Fortaleza (pena que não consegui encontrar com você) alguns carros que vi tinham a caixa de grave como a da foto (acabamento beje) mas também não consegui ouvir o som dela !!!

Pedi para o Fábio Merlino da Banda (Mr.Trio da revista Car Stereo) para projetar quatro para eu fazer no meu carro e usar com os Protech de 15" Subão pois estou enjoado das dutadas e queria apresentar algo novo para meus clientes (lojistas) tendo em vista que tenho um crédito com o montador de som do meu carro !!!

Este é o meu carro (agora esta com 4 Protech Subão de 15"):

Protech-03032009009.jpg

Na sua opinião se no lugar das dutadas eu colocasse as quatro como as que falei eu teria uma melhor performance nos graves ???

Como você faria ???

Não posso usar nada que envolva "segredos" pois visito lojas de som e minha obrigação como Representante do ramo é passar todas as informações possíveis de tudo que vendo e uso !!!

Abraço !!!

João Otávio

Postado em

Joao da Banda,

cara faz caixa manifold, não tem segredo, vc simula ela pros alto falantes de 15, poe um de frente pro outro e pronto....

vai ter um ganho da po*** nos 60hz....

a minha segue esse conceito, mais o correto mesmo é estilo aquela que o guto fez....

edit: outra coisa, vc vai ter que usar medio-grave, pois qualquer caixa que vc coloque pra render bem no grave vai ter bastante perca acima de 150~200hz

Postado em

'IvoAcioly'

Joao da Banda,

cara faz caixa manifold, não tem segredo, vc simula ela pros alto falantes de 15, poe um de frente pro outro e pronto....

a minha segue esse conceito, mais o correto mesmo é estilo aquela que o guto fez....

edit: outra coisa, vc vai ter que usar medio-grave, pois qualquer caixa que vc coloque pra render bem no grave vai ter bastante perca acima de 150~200hz

Mas na carroceria a distância entre uma caixa de roda e a outra parece que não permite aquela caixa, sera que da ???

Abraço !!!

João Otávio

Postado em
'IvoAcioly'

Joao da Banda,

Mas na carroceria a distância entre uma caixa de roda e a outra parece que não permite aquela caixa, sera que da ???

Abraço !!!

João Otávio

e ai Joao, acho que a caixa cabe numa boa sim, se olhar nos projetos da Snake da pra ver que ela tem sem modificaçao nenhuma 76cm de largura, se modificar acaba conseguindo afinar mais um pouco. e isso com falantes 18", com os de 15, capaz que vc consegue ate colocar algum medio grave de 8 ou 10' se montar a frente da caixa de rodas.

João, muito prazer, fui eu quem te ligou esses dias, Anerzírio, sobre a protech.

depois se for modificar o projeto passa ai antes pra gente dar uns pitacos.

Postado em

'asneto_3'

e ai Joao, acho que a caixa cabe numa boa sim, se olhar nos projetos da Snake da pra ver que ela tem sem modificaçao nenhuma 76cm de largura, se modificar acaba conseguindo afinar mais um pouco. e isso com falantes 18", com os de 15, capaz que vc consegue ate colocar algum medio grave de 8 ou 10' se montar a frente da caixa de rodas.

João, muito prazer, fui eu quem te ligou esses dias, Anerzírio, sobre a protech.

depois se for modificar o projeto passa ai antes pra gente dar uns pitacos.

Rapaz o prazer é meu sempre que precisar procura ai ... se não souber responder procuro saber pra dois !!!

'IvoAcioly'

concordo com o asneto, cabe sim.... no meu carro coube pq no seu não cabe kkkk

Ontem conversei com o Fábio Merlino e parece que da até para colocar junto com os de 15" em caixas "manifold" 2 em cada mais 04 de 12" na frente para Médio Grave !!!

Ele ficou de me enviar o desenho, ele vai implementar umas mudanças na caixa que segundo ele vai melhorar mais ainda a resposta !!!

Dando tudo certinho abro um Tópico sobre a construção para pitacos gerais !!!

Abraço asneto_3 !!!

Abraço IvoAcioly !!!

João Otávio

Postado em
Joao da Banda,

isso mesmo ivo, a idéia é simples, são duas dutadas normais, porem, ao posiciona-las vc tem o ganho. Esse ganho se baseia em rebater/dobrar a onda. Teoricamente, cada vez que vc rebate a onda, são +3dBs. Mesma idéia usada nas caixas caracol...

acho que é isso pelo menos :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...