Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

IvoAcioly

Novas Caixas pro Sedan

Recommended Posts

Postado em
eu nem posso muito bem responder a pergunta pois nao tenho tanto conhecimento...

mais tipo, o ideal é que se coloco os alto falantes em V pra fora, pq ai gera o acoplamento dos falantes e nao corre tanto o risco do grave ficar preso dentro do carro..

geralmente se utiliza litragem baixa, principalmente pra forró, tipo AF de 18 com uns 70L tá mais que suficiente, isso é pq se fosse uma litragem normal tipo 100L e o ganho é tanto na parte de subgrave que seria desnecessario, o ideal é a pancada do forro nos 60hz....

agora só vou poder passar mais informações quando montar as novas caixas, e isso como disse acima só depois da semana santa...

Então Ivo, eu até tinha pensando em tipo V, mais quando vi tua caixa reta aí pensei em fazer reto, hehehe. Mais agora vou medir pra colocar em V.

Então seguindo essa medida de litragem pra woofer de 15" seria uns 50L em média?

Blz então, vou esperar você montar a sua caixa, também ainda tenho que arrumar a grana pra mudar a caixa, heheh.

Abraços

Charles Rafael

Postado em
Então Ivo, eu até tinha pensando em tipo V, mais quando vi tua caixa reta aí pensei em fazer reto, hehehe. Mais agora vou medir pra colocar em V.

Então seguindo essa medida de litragem pra woofer de 15" seria uns 50L em média?

Blz então, vou esperar você montar a sua caixa, também ainda tenho que arrumar a grana pra mudar a caixa, heheh.

Abraços

Charles Rafael

essa caixa gera um grave forte para fora? e para longe?

Postado em

Abraços

Charles Rafael

o ideal é por ai, 50L....

em relaçao ao grave tou tranquilo, na semana santa que vamos ver como fazer a parte de medio-grave, talvez venda esses mg de 10" e coloque os de 8" da oversound usados em linearray em caixas cornetadas....

Postado em
obrigado ai ferra!

essa seria uma mtl-2?

nao cara, manifold são tipos de caixas: mtl-2, mtl-1, t18, etc

mtl-2 é uma caixa, então ela não é tipo MTL-2, e sim tipo MANIFOLD que é o conceito de acoplar os AFs.

Postado em
Kd Ivo?Qando é que sai ai o projeto?

po*** cara, tu adivinha pensamento é? tava nesse exato momento jogando umas ideias no corel aki pra ver se dá certo kkkkkkk

esse fds já vou desmontar meu som todo, vou começar com a caixa de MG e o que sobrar vai pro grave, vou fazer a caixa do mg tamanho minimooooo

Postado em
po*** cara, tu adivinha pensamento é? tava nesse exato momento jogando umas ideias no corel aki pra ver se dá certo kkkkkkk

esse fds já vou desmontar meu som todo, vou começar com a caixa de MG e o que sobrar vai pro grave, vou fazer a caixa do mg tamanho minimooooo

Cadê Ivo, quero ver a caixa de graves pronta e tocando, pra você me dar as idéias, e eu fazer a minha aqui, tô só esperando você dizer como que ficou a sua, ficarei na espera, bom trabalho e boa sorte com o mesmo.

Abraços

Charles Rafael

Postado em
Cadê Ivo, quero ver a caixa de graves pronta e tocando, pra você me dar as idéias, e eu fazer a minha aqui, tô só esperando você dizer como que ficou a sua, ficarei na espera, bom trabalho e boa sorte com o mesmo.

Abraços

Charles Rafael

amanhã começo, e vai ser sabado e domingo trabalhando no som....

vamo ver se dá certo, vou tentar colocar step e bateria tudo na mala :D

milagre mode on ;D

Postado em

mudei a caixa dos mgs, do jeito que vou colocar agora vai ficar mais bem disposto e bem mais facil de se fazer a caixa.....

vai ficar com incriveis 18,5cm de profundidade, a parte do driver vou cobrir só de carpete, nao vou passar madeira pra ganhar espaço, e vou utilizar uma especie de calço de mdf com 1,5cm pra deixar eles mais alto....

isso.jpg

amanhã começo a fazer ela, o cara vai trabalhar dia de sabado e domingo, e ele nao gosta muito de conversa não, é mão na massa....

então talvez domingo mesmo já esteja com o som pronto.....

Postado em
Oxe, Ivo, cadê num vai fazer aquele projeto de caixa de grave tipo em V não é?

Abraços

Charles Rafael

vou sim olha a bendita caixa ai:

caixar.jpg

ela ficou nesse angulo pra poder gerar o acoplamento do manifold e pode direcionar melhor o grave pra fora, pois no primeiro modelo que fiz o alto iria ficar quase todo dentro da mala...

Postado em

ebstr

da sim, mais no caso o V dele ficaria pra abertura da mala, e a litragem pros falantes é pouca, coisa de 50~60L....

Teixeira Palio G3

Charles, vc falou caixa em "V", na verdade a manifold mesmo é um de frente pro outro, mais o pessoal costuma utilizar um pouco em V pra poder direcionar pra fora do carro o grave, pq dependendo do carro o som fica muito preso... como é uma caixa utilizada em PA, nao se tem esse problema né... por isso essa adaptação para os carros.

Postado em
Ta só com esse espaço entre os imãS??

sei nao..

pode da algum problema!!

Abraço!@!

que problemas? se vc analisar algumas caixa tipo manifold exemplo: mtl-2, t18, aquela sb que a snake adaptou mesmo, o alto falante fica com um espaço minimo....

o fato de eu ter colocado o ima pra fora é só pra ganhar espaço, nao influencia em nada, nao tou falando de teoria e sim de pratica...

Postado em

Entao é uma boa essa caixa!Qando vc montar,diz o que tu achou,a diferenças entre ela e dutada.Tu deve curtir os mesmo ritmo(forro,axe...)Que aki em THE!

Espero os resultados ai!

Qeria fazer uam caixa diferente pois ja abusei as dutadas,e nao tenho sorte com elas!

Abraços

Postado em

Ivo,

antes de tudo, eu quero te alertar para um fator importante com caixas neste formato:

a temperatura da bobina do falante, aumenta demais com esta posição entre os conjuntos magneticos, é complicado calcular isto, não fiz minha caixa neste estilo ate hoje, justamente porque deste detalhe, alem de que vc irar dobrar a pressão no cone, com a inclinação, ou seja, antes, vc colocou um contra o outro, com esta inclinação atual, vc diminuiu esta pressão exercida no cone.

este foi o GRANDE ERRO, que ocorreu com as VSA, 1º começaram a usar com os falantes Snake, ai veio o grande numeros de queimas, depois começaram a usar o Oversound, nao sei se continuaram a queimar.

por isto cito, pode dar certo e pode nao dar, é tentativa do correto ou erro, porque nao consegui ate o momento achar como calcular esta inclinação e o que ela exerce no falante por completo, porque neste calculo inclui Sd da bobina, x-max, e outros fatores que nao sei explicar ainda.

então se alguem souber como calcular esse efeito Manifold e suas consequencias ao falante, a partir da inclinação e os parametros do falante, por favor nos ajude. :legal:

de forma alguma estou falando que a sua esteja errada, mas tem este detalhe importante e perigoso :banghead

Wendell

somente para inlustrar

CW-218 para 2 de 18" que tem o mesmo desenho praticamente

30379453.jpg

Postado em

outro detalhe que lembrei, que achei em pesquisar na net, e o Sandro postou tambem uma certa vez,

este modelo de caixa, se comportou melhor com Woofers de cone pesado( grosso ), o do SDS é leve, na minha opinião, por este o meu receio de usá-la ate o momento, e tambem estarei aguardando seu teste :legal:

dito que alguns woofers que o sandro usou, ficaram com o cone mole com pouco uso, e depois ele usou o Khromus, acho que foi este, e resistiu mais ao efeito manifold da caixa, por ter o cone prenssado e mais denso :unsure:

Postado em

Tá blz Ivo, perguntei porque você postou uma imagem com os SDS em posição normal, estilo dutada, aí me assustei cara.

Bem, sobre o que o wendel falou, também já ouvi falar nesse problema, mais temos um exemplo de uma pessoa que usa uma caixa nesse estilo e até hoje tá indo bem, que é o nosso amigo RGS, a dele é a da Snake mesmo, no caso do IVo tem as modificações que na minha também teria, mais vamos ver como se desenrola, o bom é que meus woofers tem um cone bem reforçado, acho que mais que o SDS, então já fico um pouco mais aliviado.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

tenho interesse nessas caixas que tu vai faze ivo

tipo, qual a largura da tua caixa?

pelo que deu pra ve nao é muito larga por isso os falantes ficam "prensados" na caixa, no meu caso como seria uma pick-up eu teria 1,1m de largura

uma duvida, que pode ser soluçao, me veio agora

como pra mim vo te mais espaço lateral pra faze a caixa eu poderia usar um pedaço de madeira para "separar" a parte onde os woofers mais sofreriam?

ficaria assim no caso

caixar.th.jpg

ou entao tbm teria ideia de fazer uma mtl-4

nao sei se a resposta dela é satisfatória, procurei projetos dela e achei somente uma imagem com algumas medidas mas como ela tinha 0,915x0,915x0,56 (larg X alt X prof), começei a mudar algumas medidas para 1,1x1,1x0,5 obtive 90L para cada falante, usando ele invertido seria uma litragem boa para falantes de 18" nesse estilo de caixa será?

pelo que li em alguns lugares a mtl-4 seria um pouco melhor que uma mtl-2t porque os falantes trabalhariam tds paralelos com a mesma pressao em todos os cantos nao "desfigurando" o deslocamento do cone

alguem ja ouviu/leu/viu alguma coisa relacionada a mtl-4

procurei de tds as formas que pensei no forum e no google e nao achei nada concreto para "pesquisar" uma possivel alteraçao no projeto dessas caixas para usa-las em pick-up's

:legal:

Postado em
tenho interesse nessas caixas que tu vai faze ivo

tipo, qual a largura da tua caixa?

pelo que deu pra ve nao é muito larga por isso os falantes ficam "prensados" na caixa, no meu caso como seria uma pick-up eu teria 1,1m de largura

uma duvida, que pode ser soluçao, me veio agora

como pra mim vo te mais espaço lateral pra faze a caixa eu poderia usar um pedaço de madeira para "separar" a parte onde os woofers mais sofreriam?

ficaria assim no caso

caixar.th.jpg

ou entao tbm teria ideia de fazer uma mtl-4

nao sei se a resposta dela é satisfatória, procurei projetos dela e achei somente uma imagem com algumas medidas mas como ela tinha 0,915x0,915x0,56 (larg X alt X prof), começei a mudar algumas medidas para 1,1x1,1x0,5 obtive 90L para cada falante, usando ele invertido seria uma litragem boa para falantes de 18" nesse estilo de caixa será?

pelo que li em alguns lugares a mtl-4 seria um pouco melhor que uma mtl-2t porque os falantes trabalhariam tds paralelos com a mesma pressao em todos os cantos nao "desfigurando" o deslocamento do cone

alguem ja ouviu/leu/viu alguma coisa relacionada a mtl-4

procurei de tds as formas que pensei no forum e no google e nao achei nada concreto para "pesquisar" uma possivel alteraçao no projeto dessas caixas para usa-las em pick-up's

:legal:

da uma olhada aki >> http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=223

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...