Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

IvoAcioly

Novas Caixas pro Sedan

Recommended Posts

Postado em
Tem fotos dessa MTL-4 amigo?

Abraços

Charles Rafael

projeto que achei na internet

20acw1t.th.jpg

projeto que fiz no sketchup com as devidas medidas para caberem na pick-up

projetosom.th.jpg

meia 3D

mtl43d.th.jpg

Postado em
outro detalhe que lembrei, que achei em pesquisar na net, e o Sandro postou tambem uma certa vez,

este modelo de caixa, se comportou melhor com Woofers de cone pesado( grosso ), o do SDS é leve, na minha opinião, por este o meu receio de usá-la ate o momento, e tambem estarei aguardando seu teste :legal:

dito que alguns woofers que o sandro usou, ficaram com o cone mole com pouco uso, e depois ele usou o Khromus, acho que foi este, e resistiu mais ao efeito manifold da caixa, por ter o cone prenssado e mais denso :unsure:

na verdade o que acontece é o seguinte, nao sei como que ele testou esse tipo de caixa, mais o que é normal é que o pessoal coloca o espaço de uma dutada...

por exemplo o cara pega Af de 18 e coloca 100~120L em caixa tipo manifold pra cada AF, e ainda sintonizam em 45hz~40hz, ai realmente fica muitaaaa pressão e acaba acontecendo esse tipo de problema que vc falou...

aki o pessoal poe 70L pra AF de 18 e sintoniza em 65hz!!! diminui e muito a pressão que é gerada....

agora realmente o ideal é usar tipo um tornado, woofer mais sub mesmo, mais já fizeram varios testes com SDS e funciona perfeitamente cara...

eu vou tentar deixar o espaço um pouco maior entre os alto falantes, ou entao virar um pra dento da caixa e outro pra fora, pra aumentar um pouco o espaço da pressão....

ela ficou pequena desse jeito pq eu quero fazer uma caixa só, pra entrar no carro tem uma certa dificuldade.... se realmente não der vou fazer 02 caixas separadas e unir elas com mdf e parafusos no meio... estilo o projeto do 1º post.... só que vou fazer angulado para poder gerar ganho e jogar o grave mais pra fora do carro.....

em relação a montagem nao comecei a fazer, sexta tomei uma grande e virei direto pra praia, só fui chegar em ksa 10 da noite de ontem.... vou deixar pra proxima semana kkkkkk =X

Postado em

tranquilo Ivo,

cuidado com o Figado hauahauaha

quanto a caixa eu entendi o que vc falou sim, se eu conseguir coragem e $$$ disponivel eu arrisco nessa caixa e tambem posto o resultado, posso tentar ate um volume diferente da sua

mas continuo acompanhando o desenrrolar dessa caixa sua :legal:

Postado em

outro detalhe que vc citou ai:

sintonizar essa caixa em 65hz !!!!

praticamente todos os projetos desse modelo de caixa que encontrei na net, estavam sintonizados em 65hz mesmo, então concluo que ela é para um estilo de musica tipo Forró ou axé, ja que tem sua sintonia altissima para uma caixa de grave

Postado em
outro detalhe que vc citou ai:

sintonizar essa caixa em 65hz !!!!

praticamente todos os projetos desse modelo de caixa que encontrei na net, estavam sintonizados em 65hz mesmo, então concluo que ela é para um estilo de musica tipo Forró ou axé, ja que tem sua sintonia altissima para uma caixa de grave

na verdade ela tem a sintonia alta pq o acoplamento que ela gera é grande, se vc sintonizar por exemplo em 40hz é um disperdicio, visto que o ganho de frequencias abaixo disso pra trio eletrico nao tem tanta utilidade.....

Postado em
na verdade ela tem a sintonia alta pq o acoplamento que ela gera é grande, se vc sintonizar por exemplo em 40hz é um disperdicio, visto que o ganho de frequencias abaixo disso pra trio eletrico nao tem tanta utilidade.....

realmente,

esqueci do acoplamento [^]

na verdade o acoplamento sera disposto, para outros entenderem ( FB da cx 65hz)

na teoria terá o acoplamento entre 32,5hz até 97,5hz que pode chegar a 3db de ganho nessa faixa, em casos ultrapassa.

imaginem isso com o PANCADAVOX (Ultravox) :vts

se eu estiver errado ivo, pode corrigir [¨]

Postado em
É Ivo, agora vou ter que esperar até semana que vem cara, hehehehe.

Abraços

Charles Rafael

charles, demorou mais vai sair, o $$ tava apertadissimo...

sabado já terminamos de fazer a caixa de MG, sexta e sabado vamos fazer a de grave....

vai ser caixa tipo manifold mesmo....

Postado em

i kra pera ai...

a posição dos falantes n ta muito legal n ao meu v...

tipo eles tão inclinado para cima, o melhor seria eles inclinados para frente.

entendeu +/- oq falei ???

Postado em
i kra pera ai...

a posição dos falantes n ta muito legal n ao meu v...

tipo eles tão inclinado para cima, o melhor seria eles inclinados para frente.

entendeu +/- oq falei ???

caixas manifold o ideal é um de frente pro outro...

costuma-se inclinar pra frente somente para direcionar um pouco o grave, e não ficar tão preso dentro do carro...

tanto faz o lado que vc coloca, se é pra cima, pra frente... o importante é o grave ficar direcionado pra fora e dali ele se espalha.....

Postado em

Realmente a faixa de frequencia em q os sds vão atuar n precisam ser tão direcionados pois se espalham em todas direções mas se for melhor ainda.

=D

Postado em

po***, a caixa de medio-grave com os drivers nao deu certo, ela nao entrou em cima da de grave e ficou horrivel esteticamente...

então resolvi vender os de 10", vou colocar 04 de 08" atrás e a d305 e trinyum na frente.....

a caixa tá saindo, essa semana agora mando fotos... :D

alguem teria alguma sugestão?? amanhã vou olhar uns da hinor, o cara tem uma loja de venda de AF, vai receber o meu...

Postado em
po***, a caixa de medio-grave com os drivers nao deu certo, ela nao entrou em cima da de grave e ficou horrivel esteticamente...

então resolvi vender os de 10", vou colocar 04 de 08" atrás e a d305 e trinyum na frente.....

a caixa tá saindo, essa semana agora mando fotos... :D

alguem teria alguma sugestão?? amanhã vou olhar uns da hinor, o cara tem uma loja de venda de AF, vai receber o meu...

tem uns selenium de 8" que tocam as frequencia de medio e nao julgo tao caro, 8w4p

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=2483

eu colocaria se tivesse problemas com espaço

=D

Postado em
acabei pegando os khromus voicer 8" 150wrms....

serão 04 em fileira....

o cara recebeu 02 310h, que por sinal tinha um com bobina fudida, ia ter que trocar o reparo....

:)

ivo ja fez a caixa de graves?

caso tenha feito, posta fotos

=D

e fala um poco sobre o desempenho dela

:legal:

Postado em

Som pronto!

Impressões: Nao tive tempo ainda de regular ele todo certinho, só fiz um teste por enquanto, aumentei o ganho até o grave clipar, só tenho uma coisa pra falar: BRUTO!!!!!!!!!!!!!

Quando colocar os dutos e regular o medio e o agudo eu posto video! :)

Fotos:

0505140812.jpg

0505140802.jpg

Postado em
impresao ou ta 1 pra dentro e 1 pra fora

é isso mesmo :)

isso eu fiz pra ganhar espaço, é só inverter a fase do alto falante invertido que fica mesma coisa, :D

Postado em

Antes de tudo meus parabéns, ficou bem bonito o som em geral e deve tá rendendo muito bem.

1 Khromus ficou em casa guardado hein hehehehhe.

Sobre o falante invertido, não se esqueça que ele trabalhando assim está numa caixa maior por este motivo, e isso resulta numa diferença de resposta e de impendãncia, mais no final das contas acho que não chega a ser percepitivel.

Depois fala dá caixa se comparada as que eu fiz pros meus overs cara.

Abraços

Charles Rafael

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...