Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

defaveri

Bridge ou nao? Eu tenho a resposta!

Recommended Posts

Pra tirar a dúvida que confrontava a minha mente, resolvi fazer um simples teste. O ampli tem as seguintes especificaçoes de potencia:

B52 ZUL 4240 - 4 canais

4x 350W RMS em 2 ohms

2x 700W RMS em 4 ohms (brigde)

Peguei 2 subs pioneer de 10" TS-W257 D4 350W RMS cada, bobina dupla de 4 ohms e liguei das seguintes formas:

1o. teste

canal 1 = 1 sub com as bobinas em paralelo dando 2 ohms 350W

canal 2 = outro sub igual acima 350W

total 700W

2o. teste

canal 1 e 2 em bridge = 2 subs nas condicoes acima em serie casando 4 ohms

total 700W

Teoricamente estaria alimentando cada sub com 350W RMS em 2 ohms e os 2 com 700W RMS (350W pra cada) em bridge 4 ohms. A mesma potencia!!!

Apliquei um sinal de 5 hz em mesma amplitude (volume) nos dois testes, ou seja, usei exatamente as mesmas condiçoes. Assim o sub excurssiona lentamente e fica mais facil de avaliar. Ganho pré ajustado e fixado.

No 1o. teste, coloquei um objeto tocando o cone levemente sem derrubá-lo ou mudá-lo de posição no momento em que o sub excurssionava. Mantive este objeto na mesma posição e liguei em bridge. Apliquei o mesmo sinal e o sub derrubou com grosseria o objeto, ou seja, excurssionou muito mais. Obviamente, se excurssiona mais com o mesmo sinal de entrada com a mesma amplitude, é pq está com mais força (potencia).

Como eu vinha usando ligado como na 1a. forma, resolvi deixar na 2a. forma e colocar um som com bons graves pra escutar. Incrivelmente notei um aumento sensível no grave. Houve uma grande mudança e parecia q havia aumentado o numero de subs. Muito bom!! Não parecia mesmo o q tinha antes...

Agora fiquei bem curioso pra saber a diferença real em potencia, e por isso vou fazer as mediçoes com multimetro. Mas de antemão, neste caso, posso afirmar q o ampli é mais forte em bridge.

Este teste é apenas de caráter informativo e faz referencia ao amplificador citado, que pode não acontecer com outros modelos e marcas.

Espero que tenha sido útil.

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

mto legal o teste cara, eu sempre tive curiosidade de fazer uns testes assim em casa...

parabens ;)

Apesar de não muito tecnico, o assunto pra inicio de discução está mto bom...

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Bramer. Eu refiz varias vezes o teste e em varias posicoes do objeto, com a mesma alimentaçao, e em todos o bridge foi mais forte. Achei muito interessante.

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post
interessante, pq teoricamente era pra ficar a mesma coisa, ja q dos 2 modos deu 700wrms.

Isso só comprova que não podemos confiar cegamente nas especificações... Fabricantes omitem muito.. Infelizmente.. pasmafaute

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

e no limite do ampli como se comportou os sub? com bridge tocou mais forte tb?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Isso só comprova que não podemos confiar cegamente nas especificações... Fabricantes omitem muito.. Infelizmente.. pasmafaute

[]´s

Leo

sim concerteza, eu tenho conciencia disso.

mas mesmo ai no seu caso, na teoria mesmo era pra tocar a mesma coisa, ja q o bridge é feito dos canis juntos, então toda a potencia do bridge vem dos 2 canais, talvez seja por causa da impedancia q a 4ohms toque mais (apesar q semrpe é o contrario hehe) é meio dificil de entender oq pq de ter dado essa diferença.

proximo passa como vc mesmo disse é medir com um voltimetro.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Leo !

Parabéns pela iniciativa , muitas vezes tenho vontade de fazer uns testes ....mas a preguiça ganha !

Uma coisa que notei em certos amps , é que só o fato de acionar o lpf do amp (mesmo com o do player ativo também) independente do corte , os subs ganhavam força . Mesmo sem bass boost nem coisa parecida.

Isso acontecia nos Stetsom Thunder , Cd Tuning ( igual a thunder mas com tampa acrilico e neon azul) e nos Pone , pone eu tive só 4 amps , eheheh.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho, pois não deveria ter acontecido. Quando vc faz uma bridge, o amplificador dobra a tensão de saída. Quando vc dobra, vc quadruplica a potência, por isto a bridge usa o dobro da impedância.

Ou seja, seria 6 por 1/2 dúzia.

Mas é importante lembrar de casos como o da Corzus com o PWR1002. Com a chave em mono ele aumentava o ganho em 3dB, provavelmente pra dar a impressão que o amp ficava muito mais forte.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas é importante lembrar de casos como o da Corzus com o PWR1002. Com a chave em mono ele aumentava o ganho em 3dB, provavelmente pra dar a impressão que o amp ficava muito mais forte.

Aí ta uma questão importante para se observar.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal, eu não sei o pq disso acontecer, mas é visivel a diferenca. Será que a impedancia dos subs nao está dobrando? Por isso quero testar com multimetro.

Mas uma coisa eu tenho certeza, os fabricantes não falam a verdade na maioria dos casos. Os testes foram realizados com a mesma voltagem de bateria ok? e foi refeito varias vezes pra garantir o que estou falando.

Obrigado a todos q opinaram!

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post
Grande Leo !

Parabéns pela iniciativa , muitas vezes tenho vontade de fazer uns testes ....mas a preguiça ganha !

Uma coisa que notei em certos amps , é que só o fato de acionar o lpf do amp (mesmo com o do player ativo também) independente do corte , os subs ganhavam força . Mesmo sem bass boost nem coisa parecida.

Isso acontecia nos Stetsom Thunder , Cd Tuning ( igual a thunder mas com tampa acrilico e neon azul) e nos Pone , pone eu tive só 4 amps , eheheh.

abraço

Valeu Rick!

Isto q vc falou é estranho ne!? Mas esses aí e o corzus citado estao usando de artimanhas pra dar impressão q sao potentes. TODOS nós sabemos q fazendo isso consegue-se enganar a maioria das pessoas, já que nem todos tem ouvido aguçado como o nosso. Então se faz isso mesmo...

Os testes q eu fiz foi com LPF desativado e ativado! Nos dois casos deu bridge na frente...

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho... mede com um multimetro direitinho isso ai e posta os resultados!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Bem senhores... para medir com multimetro sem ter um gerador de sinais que me indique a amplitude, não terei a real potencia do ampli, porém poderei ver se realmente existe diferença entre os modos de ligaçao.

Alguma sugestão para fazer a correta medição?

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post
Estranho, pois não deveria ter acontecido. Quando vc faz uma bridge, o amplificador dobra a tensão de saída. Quando vc dobra, vc quadruplica a potência, por isto a bridge usa o dobro da impedância.

ahahaha, já ia comentar o caso do 1002...bem lembrado!

Já fiz alguns testes tbm e percebi que alem de um pequeno aumento de potência(no achismo) o amplificador comsome mais bateria tbm, alguem concorda?

E sempre preferi ligar em bridge quando é pra grave, tanto em spl quanto em trio.

Compartilhar este post

Link para o post

Corrigindo Kleber; são 6dB com a chave em mono, mas em bridge, procurei saber sobre isso com um técnico da Corzus, que me custou a responder. Ligando o amplificador com cada sub em cada canal (dual sub - chave low acionada) por exemplo fechando impedâncias em 4 ou 2ohms, pois eu nunca testei os canais em 1ohm, o ganho de 6dB é nulo, dando a impressão que o amplificador é bem fraquinho.

Já ligando o PWR 1002 em bridge com a chave em low, esses 6dB é ativado! Já se ligar o PWR1002 em bridge com a chave em Full, vc tem a impressão que o amplificador é muito fraco tbm. :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...