Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bessa27

Ligação de dois coolers [DIMENSIONAMENTO]

Recommended Posts

Postado em

Galera, meu modulo vai ficar instalado um pouquinho sem ventilação, to querendo colocar 1 ou 2 coolers pra dar uma ajuda nele.

Como eu faço a ligação? Direto da alimentação do modulo? Tem problema eu ligar 2 cooler de 12V na entrada de alimentação do modulo?

Qual melhor configuração? Os dois ventilando (soprando pra dentro), os 2 extraindo ar (soprando pra fora) ou colocar um distante do outro, um soprando e outro extraindo (pra formar uma circulação interna do case.

Valew

Postado em
Galera, meu modulo vai ficar instalado um pouquinho sem ventilação, to querendo colocar 1 ou 2 coolers pra dar uma ajuda nele.

Como eu faço a ligação? Direto da alimentação do modulo? Tem problema eu ligar 2 cooler de 12V na entrada de alimentação do modulo?

Qual melhor configuração? Os dois ventilando (soprando pra dentro), os 2 extraindo ar (soprando pra fora) ou colocar um distante do outro, um soprando e outro extraindo (pra formar uma circulação interna do case.

Valew

No meu outro gol bola eu tenho 4 coolers, ligados no módulo com um relezinho pra auxiliar, pq acho que usava o Remote se não estou enganado.

Funcionava que era uma beleza.

2 deles enviavam ar pra carcaça do 800a2, os outros 2 jogava o ar pra longe.

:legal:

Postado em

Os dois coolers tem que ser de mesma cfm. Seria melhor vc colocar um par de exautores para puxar o ar quente pra fora é mais fácil e melhor, já que o local no qual o amplificador vai ficar é de pouca ventilação, assim vc pode achar um melhor meio para dissipar o ar quente extraído do amplificador, mas os coolers não podem ficar obstruídos.

Postado em

só pra constar. Para ligar os coolers você precisa de um rele auxiliar. O rele recebe sinal do remote, sendo assim, quando você liga o som, os coolers serão acionados.

Postado em

Eu já usei um cooler ligado direto no remoto do player e sofri com um ruído infernal. A utilização de um relé para o acionamento dos fans resolve o problema, como já pude constatar em instalações de outros foristas.

Quanto à configuração, creio que dois fans injetando ar frio na parte inferior de onde o(s) amp(s) está(ão) seja a melhor configuração, pois além de criar uma zona de alta pressão que evita a entrada de poeira por outros orifícios que não os dos fans, otimiza a circulação do ar quente, uma vez que este, por ser menos denso que o ar frio, tende a subir. Para evitar a entrada de poeira pelos buracos dos fans basta utilizar uma telinha própria para fans (vendida nas melhores casas do ramo) ou um retalho de meia calça fina esticado em frente aos mesmos.

[]'s

Crawling Chaos

Postado em

E ae Bessa27

então kra... eu liguei dois cooler de pc no meu Roadstar 2500AB, pois quando ele esquentava tava acionando proteção, dai resolvi fazer o teste com o cooler.

Coloquei um cooler de Processador e um de Fonte, um em cada lado.

O AB não joga ar pra fora, apenas tem um cooler dentro q joga ar na placa.

Dai coloquei um cooler em cada lado na pra fazer entrar ar e resfriar a lata do danado.

eu liguei os coolers na fiação do 2400, deixei ligado o negativo, e o positivo solto, qndo precisar eu ligo, pois não é sempre q fico com os amplificadores ligados, pois uso o carro pra trabalho....

Antes dos cooler ele tocava uns 40 minutos num vol. alto, no maximo dai acionava proteção.. coloquei os coolers...

ficou tocando um monte... tocou das 15:00hrs.... ateh as 19:30hrs.. tava mais facil o rs 2400 parar de tocar doq o ab..

ficou xique....

segue uma foto da gambiarra...

dsc00846xe2.jpg

Postado em

se eles vao ficar embutidos (tipo dentro dum suporte ou caixa sei lá) faz o seguinte:

numa ponta coloca um ventilando e na outra ponta coloca o otro cooler exaustando.

faça assim e ficará de boa..

se puder fazer isso, de preferencia faça na diagonal.

ex: um cooler ventilando na parte de esquerda superior e o outro exaustando na parte direita inferior.

como na foto q o camarada acima postou.

a forma de ligar ele pode ser via relê como falaram ou poe uma chave que vc mesmo liga e desliga qdo achar necessário.

:legal:

Postado em

Galera, vamos agora ao dimensionamento real do trosso.......

tenho uma pickup (strada CE), e minha solucao pra ocupar o minimo de espaco possivel (pois uso a as vezes pra levar pessoas) foi fazer um suporte em aluminio, assim, a caixa selada ira em cima, e o modulo embaixo.

Minha primeira duvida é: Existe necessidade real de cooler no meu caso?

O vao do suporte tem 11cm, ou seja, dah pra colocar um cooler de 10cm trankilo, talvez athe dois.

Agora tenho um duvida em relacao a configuracao, oque vcs optariam?

A => Colocar 1 (ou 2) coolers na parte da frente, puxando o ar

B => Colocar 1 (ou 2) coolers na parte da frente, colocando o ar pra dentro

C => Colocar 1 (ou 2) coolers na parte de tras, puxando o ar

D => Colocar 1 (ou 2) coolers na parte de tras, colocando o ar pra dentro

Vai sobrar um espaco atras do suporte, coisa de 5 ou 6 cm.......justamente pra passar os cabos, porem nao sei em relacao a refrigeracao.......tem a vantagem de nao aparecer, mas a desvantagem na parte traseira eh a menor eficiencia......

To pensando em colocar uma chave, on/off pra ligar eles........

Valew galera

OBS - o modulo eh um T400-4

dsc03186ga7.jpg

dsc03187ow7.jpg

dsc03188be8.jpg

dsc03189mc5.jpg

Postado em
Galera, vamos agora ao dimensionamento real do trosso.......

tenho uma pickup (strada CE), e minha solucao pra ocupar o minimo de espaco possivel (pois uso a as vezes pra levar pessoas) foi fazer um suporte em aluminio, assim, a caixa selada ira em cima, e o modulo embaixo.

Minha primeira duvida é: Existe necessidade real de cooler no meu caso?

O vao do suporte tem 11cm, ou seja, dah pra colocar um cooler de 10cm trankilo, talvez athe dois.

Agora tenho um duvida em relacao a configuracao, oque vcs optariam?

A => Colocar 1 (ou 2) coolers na parte da frente, puxando o ar

B => Colocar 1 (ou 2) coolers na parte da frente, colocando o ar pra dentro

C => Colocar 1 (ou 2) coolers na parte de tras, puxando o ar

D => Colocar 1 (ou 2) coolers na parte de tras, colocando o ar pra dentro

Vai sobrar um espaco atras do suporte, coisa de 5 ou 6 cm.......justamente pra passar os cabos, porem nao sei em relacao a refrigeracao.......tem a vantagem de nao aparecer, mas a desvantagem na parte traseira eh a menor eficiencia......

To pensando em colocar uma chave, on/off pra ligar eles........

Valew galera

OBS - o modulo eh um T400-4

dsc03186ga7.jpg

dsc03187ow7.jpg

dsc03188be8.jpg

dsc03189mc5.jpg

lindao viu cara

eu tow pensando em fezer isso no meu blau gta 480

de inicio logo eu procurei na net fotos dele por dentro

e vi onde ficam os transitores e todos os coponente q precisam de resfriamento

mas no blau eh vem espalhado

e nao da pra concentrar a ventilação toda em um local soh

mas ja sei q tudo fica na borda dele

veja como eh o seu por dentro e vejo os locais + criticos

pra vc ja imaginar como fica a ventilação

eu acho q num local onde o metal n tem 'buracos' não da pra retirar o ar quente, soh da pra injetar ar frio

procure coolers com baixo rmp(menos ruido) e alto cfm(maior eficiencia)

Postado em
lindao viu cara

eu tow pensando em fezer isso no meu blau gta 480

de inicio logo eu procurei na net fotos dele por dentro

e vi onde ficam os transitores e todos os coponente q precisam de resfriamento

mas no blau eh vem espalhado

e nao da pra concentrar a ventilação toda em um local soh

mas ja sei q tudo fica na borda dele

veja como eh o seu por dentro e vejo os locais + criticos

pra vc ja imaginar como fica a ventilação

eu acho q num local onde o metal n tem 'buracos' não da pra retirar o ar quente, soh da pra injetar ar frio

procure coolers com baixo rmp(menos ruido) e alto cfm(maior eficiencia)

Entao, vai uma foto feita no "photoshop" da posicao dos coolers.

tenho medo de ficar muito barulhento, e ainda nao decidi se ele vai ficar atras ou na frente, alais, ainda nao sei se existe necessidade real disso.........

dsc03187ne2.jpg

dsc03188qo5.jpg

Postado em

o negocio é o seguinte, se o suporte for ficar assim na horizontal vc faz desse jeito, tanto faz qual lado ta entrando qual ta saindo,

mas se ele for ficar na Vertical, vc coloca os coolers em baixo, injetando ar pra cima, ou entao em cima retirando o ar, assim vc otimiza aquela simples lei, ar quente vai pra cima e ar frio pra baixo!, acho que renderia mais injetar ar frio em baixo!

Olha talvez seu modulo nem precise disso, mas ele vai sim esquentar, é a funçao dele esquentar e é bem normal ficar mt quente, mas pra vc ficar despreocupado, um cooler é sempre bom, num arma proteçao, e de quebra vc tmb fica com a cabeça mais fria!!

entende..

depois mostra como ficou

abraços

Postado em

O ideal é circular o ar SOBRE o amplificador, e não dentro. A eficiência é maior. Você pode colocar apenas um jogando ar sobre as aletas, e outro injetando ar frio no local onde está o amplificador. Mas vc tem de deixar um lugar pra esse ar quente sair. Assim fica ótimo. Pode deixar acionando pelo remoto, mas use relê para isto.

Postado em

Tenho 2 coolers ligados ao relê. Nos artigos ensinam direitinho como se faz a ligação. Como os dois amplis estão na lateral da parati, junto ainda com a bateria, coloquei um cooler no local original do flante traseiro, sugando ar, e outro no rack dos amplis, puxando esse ar pra fora. Uma verdadeira corrente de ar, e, gira bastante ar!! Não vejo necessidade de mais do que isso. Aliás, lembre-se que coolers fazem barulho tá!! Para seu caso, 2 coolers sugando ar da carcaça, seria suficiente!

Markto

Postado em

tava dando uma olhada como os coolers de pc funcionam

o do processador ele injeta ar frio no dissipador

podemos associar esse exemplo ao amplificador

amp=processador

carcaça do amp=dissipador

a sua caixa metalica=gabinete do pc

logo o cooler q fica em cima do amp deve injetar ar na carcaça(tendo buracos ou não) especialmente no local dos dissipadores

e os coolers q ficam na extremidade da caixa devem ter a função de retirar o ar.

mas ai eu paro e penso

o projeto desse amp não necessita de cooler em condições normais

ou seja, a carcaça dissipa calor suficiente pra manter o amp em funcionamento

mas vc altera essas condições normais botando o amp num local sem ventilação

ou seja

o q precisa de ventilação é o local e não o amp

agora se o seu amp esquenta muito mesmo num local de instalação normal

mete uns coolers na carcaça dele injetando ar

fica ai minha filosofia(espero não ter viajado muito)

Postado em

Galera,

To fazendo minha mala pra nao oculpar tanto espaço e aproveitando pra resolver o problema do meu modulo q entra em modo de protecao qdo esquenta. Hurricane 4.120 esquenta demais.

01052009511.th.jpg 01052009525.th.jpg

05052009531.th.jpg 08052009537.th.jpg

Jah li o artigo sobre o rele, mas tem q ter um diodo no rele, mas nao diz qual diodo usar, eu to com um diodo 1N4007, alguem sabe se serve ?!

E outra, um colega de Goiania q participa de competicao de som disse q nao precisa de rele, basta eu ligar os positivos (+) dos coolers no positivo (+) do modulo q vem da bateria, e ligar os negativos (-) dos coolers no remote do modulo q vem do remote do aparelho. Isso procede ?!

Percebi q essa ligacao estah diferente das q postaram aki anteriormente:

Positivos (+) dos coolers no remote do modulo q vem do remote do aparelho, e ligar os negativos (-) dos coolers no negativo do modulo q estah aterrado na chapa do carro.

Serah q essa ligacao (nao a cita pelo colega de Goiania) eh a q faz aumentar a corrente enviada pelo remote do aparelho jah vao ter varios dispositivos pra alimentar, e ai eh preciso usar rele com diodo ?!

E a ligacao q o meu colega de Goiania indicou nao eh a mais adequada realmente, jah q os dispositivos vao ser alimentados pelo cabo da bateria conectado no modulo e o remote vai funcionar como terra, ou seja, sempre com baixa corrente, nao necessitando de rele ?!

Nao entendo nada de eletronica mas essa foi minha conclusao, pq ele disse q nunca usou rele pra os sons super pesado q ele mesmo faz pra competir, e nunca deu problema em nada ateh hj, e hj ele tem 20 coolers no som dele numa Saveiro, sem rele.

Postado em
Galera,

To fazendo minha mala pra nao oculpar tanto espaço e aproveitando pra resolver o problema do meu modulo q entra em modo de protecao qdo esquenta. Hurricane 4.120 esquenta demais.

Jah li o artigo sobre o rele, mas tem q ter um diodo no rele, mas nao diz qual diodo usar, eu to com um diodo 1N4007, alguem sabe se serve ?!

E outra, um colega de Goiania q participa de competicao de som disse q nao precisa de rele, basta eu ligar os positivos (+) dos coolers no positivo (+) do modulo q vem da bateria, e ligar os negativos (-) dos coolers no remote do modulo q vem do remote do aparelho. Isso procede ?!

Positivos (+) dos coolers no remote do modulo q vem do remote do aparelho, e ligar os negativos (-) dos coolers no negativo do modulo q estah aterrado na chapa do carro.

Serah q essa ligacao (nao a cita pelo colega de Goiania) eh a q faz aumentar a corrente enviada pelo remote do aparelho jah vao ter varios dispositivos pra alimentar, e ai eh preciso usar rele com diodo ?!

E a ligacao q o meu colega de Goiania indicou nao eh a mais adequada realmente, jah q os dispositivos vao ser alimentados pelo cabo da bateria conectado no modulo e o remote vai funcionar como terra, ou seja, sempre com baixa corrente, nao necessitando de rele ?!

Nao entendo nada de eletronica mas essa foi minha conclusao, pq ele disse q nunca usou rele pra os sons super pesado q ele mesmo faz pra competir, e nunca deu problema em nada ateh hj, e hj ele tem 20 coolers no som dele numa Saveiro, sem rele.

Ninguem ?!

Postado em
Galera,

Alguem, ajudae !!!

Postado em
Alguem, ajudae !!!

Olha Fabio,

Pra vc fazer a ligação bem feitinha, sem ter problemas de ruidos e interferencias, ligue o cooler através de um rele auxilar (acionamento Positivo). Voce vai ter quatro pinos, um é a entrada do positivo (é melhor que vc NÃO use direto da alimentção do amplificador), outro é o Negativo, outro é a saída do positivo (para o cooler) e o outro é o acionamento (que vc liga no remote do CD do seu carro). Não tem segredo nenhum.

[]s

RUI.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...