Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

juliox

Iniciando meu som residencial ! [DIY] Atualizado 05/12

Recommended Posts

Postado em

Boa noite aos amigos foristas ! Há muito já venho participando na parte de som automotivo, especialmente no "SQ". Agora resolvi cair dentro do som residencial, fazendo testes e estudando a melhor possibilidade.

Tinha (ainda tenho) um mini-system phlips "hi-fi" ( :pirou: ) MCM-595 como esse da foto:

190x1904379419494424mg2.jpg

Gostava do bichinho até, 300rms declarados (quanta verdade !), pequeno, bonito.

Bom, desinterrei um receiver gradiente 1060 de míseros 15rms x 2 junto com um CDplayer gradiente CDP-1000, ambos da época de ouro da Gradiente e substituí a unidade central, mantendo as caixas.

Foto do gradiente:

gradientemodel1060largefq3.th.jpgthpix.gif

Qual não foi minha surpresa quando antes da metade do volume as caixinhas - que antes suportavam os gigantes 300rms - pediram arrego feio. Vergonha !

Resolvi partir para uma nova caixa. (O mini ficou de presente pra sala comercial da minha mãe)

Litragem da caixa: 8lts

Material: Compensado aproveitado de móveis pré-fabricados que estavam no porão

Sistema: 2 vias

Fullrange: Tang band W2 852SE

Mid Bass: CS60B Bravox

Crossover: handmade encomendado (o vendedor me sugeriu up/down 1000Hz, achei estranho, é isso mesmo?)

Algumas fotos do processo:

Madeiras cortadas:

full047nm3.th.jpgfull048ln5.th.jpgfull050dy9.th.jpg

full053vy5.th.jpgfull051cd9.th.jpgfull052gt0.th.jpg

Continua no próximo post ... :legal:

Postado em

Todas as peças com feltro betumado colado com cola de cotato (sapateiro) por dentro. O giz é específico pra tecidos, dica de mamãe:

full055te2.th.jpgfull054qz6.th.jpg

full057yt3.th.jpgfull056ww4.th.jpgfull059ku2.th.jpg

"Casa" do full (comprado em papelaria, mdf de pouca expessura, 5 reais o par).

full094zk2.th.jpgfull095nt2.th.jpgfull097pa7.th.jpg

Colando com a ajuda de livros muito úteis (pelo menos pra isso servem aqueles códigos gigantes):

full098na8.th.jpg

Essa é a oficina (meu quarto) e sua ligeira bagunça:

full099nb2.th.jpg

Bom, faltam mais fotos. Já juntei as partes da caixa com cola e pregos. Vedei tudo muito bem com massa plástica Iberê e fiz um primeiro teste.

E mais uma vez:

Qual não foi a minha surpresa quando aguentaram mais volume do que as "philips 300rms" (chamarei-as assim agora), distorceram menos, tiveram mais nitidez no som e até mesmo minha namorada completamente leiga viu a diferença. Tudo bem, o ouvido dela não é parâmetro, ela gosta de los hermanos :pirou:

Relevemos ...

Apenas o full estava cortado improvisadamente com HP 6dB/8ª 400Hz e os mids soltos.

Testei 3 mids: Arlen e Bravos Premium antigo comprados do potato exatamente para testes e o MBQ add a woofer que vou usar no carro.

A ordem óbvia imaginada é a mesma do resultado: MBQ > Bravox > Arlen. Há, claro, um abismo entre eles. O bravox rendeu bem, é ágil, esperto e define bem o baixo. O MBQ faz o mesmo e ainda é mais "leve", descendo melhor e trazendo mais definição. Midbass impecável ! O Arlen é um quebra galho que não se propõe a ser usado num sistema de qualidade/hi-fi.

O resultado é que já estou satisfeito por ora e penso que só tenho a melhorar. Os próximos ups:

Compra do mid bravox CS60B (chega semana que vem)

Compra de um divisor hand made 12dB8ª Up/Down. O vendedor me recomendou corte em 1000Hz. Estranhei por estar acostumado a cortes baixos para ter o palco alto no carro. Porém, em algumas caixas que já vi, usa-se essa configuração. O que vocês acham ?

Talvez eu prefira os médios-graves tocados pelo Bravox do que pelo full. Não gosto de médios muito saltitantes ...

Bom, em breve trago mais fotos. Fico aguardando a opinião e sugestão de V. Senhorias !

Abraços e boa noite/tarde/dia a todos !

Postado em

nas minhas JBL o cross tá em 2k5 Hz, pretendo subir pra uns 3 a 3,5 k, para deixar o tw mais comportado.

Esse corte parece estar muito alto, mas nao é um tw, e sim um full, creio que ficaria bacana.

mas me diz, fiquei curioso, onde eu encontro esse feltro para vender, e o preco da brincadeira. Nas minhas eu meti miolo de travesseiro, tinha um velho sobrando, ai nao deu outra

[]`s

Postado em
nas minhas JBL o cross tá em 2k5 Hz, pretendo subir pra uns 3 a 3,5 k, para deixar o tw mais comportado.

Esse corte parece estar muito alto, mas nao é um tw, e sim um full, creio que ficaria bacana.

mas me diz, fiquei curioso, onde eu encontro esse feltro para vender, e o preco da brincadeira. Nas minhas eu meti miolo de travesseiro, tinha um velho sobrando, ai nao deu outra

[]`s

Qualquer loja de tecidos e tal. Custa cerca de 5 pratas o metro. Reforça bem a madeira (diminui a vibração) e dá uma sensação de um som mais macio (menos seco). Por dentro eu meti Acrylon, que também vende nas mesmas lojas. De fato, não é um tw, é um full ... Acho que juntando o que você falou com o que o Douglas escreveu, tive uma idéia !

Bacana hein júlio, o csb (nunca escutei) mas dizem que tem vocação para tocar em fullpass. O que vc estava usando para cortar o TB?

Fato. Acho que ele já vem com LP em 2.5khz. Acho que posso testar o full a partir daí.

No momento, to cortando com capacitor mesmo, em primeira ordem. Só vou elaborar algo mais refinado quando definir o corte ideal ...

Assim a gente vai aprendendo. Não quero subaproveitar nem o full nem o mid, por isso quero encontrar a transição ideal, rssss.

Valeu pelos comentários, vou tirar mais fotos de como a caixa está.

Abs

:legal:

Postado em

Vou providenciar essa paradinha de feltro betumado pra minhas caixas, apresar que elas estao umas rochas, tem uns 2 a 3 mm de massa corrida (sim, massa corrida, as de parade).

Mas o negocio é ir testando. O cross tu pretende fazer ou comprar? pensou nos capacitores que vais usar?

Postado em
Vou providenciar essa paradinha de feltro betumado pra minhas caixas, apresar que elas estao umas rochas, tem uns 2 a 3 mm de massa corrida (sim, massa corrida, as de parade).

Mas o negocio é ir testando. O cross tu pretende fazer ou comprar? pensou nos capacitores que vais usar?

Se for um cross 2 vias, vou "encomendar". Se usar o LP do próprio mid, posso fazer um corte primeira ordem no full com um capacitor de qualidade. Assim gasto bem menos também. Se o resultado for satisfatório, tá ótimo.

Eu queria se, por exemplo, o mid tiver LP em 2.5, eu sou "obrigado" a cortar o full em no mínimo 2.5khz ou se dá pra cortar mais baixo. Quais são as implicações de ter dois falantes se encontrando numa mesma faixa de frequência sem atenuação ? De resto, vou ver quem tem mais vocação para os médios, se é o full ou o mid.

Abraços !

P.s: Massa corrida em caixa eu nunca vi, rsss. Mas o feltro te uma capacidade fonoabsorvente, muda um pouco a característica da sonoridade. Testa e vê se te agrada. Compra um bem "gordinho" porque tem umas lojas que vendem uns muito safados ...

Postado em

Pra tirar o LP do mid é só tirar uma das pontas daquele cobre enrolado no imã. Veja se não tem nenhuma solda que segura, assim vc pode tirar e o dia que resolver vender poderá soldar novamente.

Você não acha mais fácil montar uma book com falantes residenciais direto. Eu acho mais fácil ter um resultado melhor e nem sempre precisa-se investir muito.

Postado em

Fala, Julio! Me espera que mês que vem eu entro na brincadeira também de um modo bem similar, ok?! :vts

Tenho um kit CS60B parado aqui que estava pensando justamente nisso... colocar pra tocar ali na sala. Tocando bem ou não, vai servir pra experiência. Afinal, o DIY está aí pra isso: experimentar! :legal:

Só que no meu caso, inicialmente vou manter o tweeter do kit. E se a proposta via MP ainda estiver de pé, de repente acabo testando esse full Tang Band no lugar pra ver no que dá... :rolleyes: !

Já tem idéia da caixa dos mids do CSB? Selada? Dutada? LT?

Estou com um integrado nacional Unic aqui... doido pra testar :P!

Postado em
Pra tirar o LP do mid é só tirar uma das pontas daquele cobre enrolado no imã. Veja se não tem nenhuma solda que segura, assim vc pode tirar e o dia que resolver vender poderá soldar novamente.

Você não acha mais fácil montar uma book com falantes residenciais direto. Eu acho mais fácil ter um resultado melhor e nem sempre precisa-se investir muito.

Realmente á tranquilo investir em residenciais. Pensei nas opçoes: 1) aquele philips que vende no ML (já tive caixa com ele, rende bem), 2) sony branquinho de 6" (não sei aonde achar) 3) outras opções (teria que investigar). Falantes tops são caros, importar agora impossível ! Um par de CSB custa 100 pratas (só os mids), já vem com LP e são famosos por tocarem bem em baixas litragens seladas. Porque não ? rsssss

Sobre tirar o LP, só farei isso se tiver algum problema. Se eu gostar ele desse jeito, coloco só um capacitor pro full e já faço uma caixinha "low-cost". Depois vou aprimorando ....

Fala, Julio! Me espera que mês que vem eu entro na brincadeira também de um modo bem similar, ok?! sarrufando.gif

Tenho um kit CS60B parado aqui que estava pensando justamente nisso... colocar pra tocar ali na sala. Tocando bem ou não, vai servir pra experiência. Afinal, o DIY está aí pra isso: experimentar! thumb.gif

Só que no meu caso, inicialmente vou manter o tweeter do kit. E se a proposta via MP ainda estiver de pé, de repente acabo testando esse full Tang Band no lugar pra ver no que dá... rolleyes.gif !

Boa ! Seremos cobaias juntos então. O tw do CSB é bem fraquinho, o full dá outro complemento ao som. A proposta tá sempre de pé, rssss. Mas eu te conto primeiro se ficou bom, os corte utilizados e tal !

Já tem idéia da caixa dos mids do CSB? Selada? Dutada? LT?

Selada, 8l. Tá assim, se achar necessadidade mudo futuramente. Essa é só a primeira caixa DIY que to me metendo a fazer. Nem a madeira é lá essas coisas ...

Estou com um integrado nacional Unic aqui... doido pra testar tongue.gif!

O.O Nada mal ! rsss

Postado em
2) sony branquinho de 6" (não sei aonde achar)

Só para lembrar....o Sonys branquinhos q o pessoal fala e usa é o de 5'....os de 6' são quase mini-subs...... tenhos os 2 modelos aki em casa........

Postado em
Só para lembrar....o Sonys branquinhos q o pessoal fala e usa é o de 5'....os de 6' são quase mini-subs...... tenhos os 2 modelos aki em casa........

Isso muito me interessa !

Tem algum pra venda ? Sabe aonde eu encontro pra vender ? É de 6 mesmo que eu queria, pra tocar uma faixa de 50 ~ 400 Hz (p.e) e o full daí pra cima. Ou esse mid sobe com qualidade mais que isso ?

Postado em
Pelo preço que paguei (10 x R$ 50,00) já digo que toca bem... rsrsrsrs! :P

Ele usa que opamps? e transistores de saida?

Bem, caro nao tá porque amps residenciais sao mais caros mesmo

mas daria para meter 4 LM3886 e mais fonte e sobrava $$, e tem um resultado otimo

Postado em

Mais fotos do trabalho de hoje:

Caixa com massa (acabamento tosco, o carpete disfarça depois):

caixa004wr7.th.jpgcaixa003uk6.th.jpg

O par:

caixa006zc2.th.jpg

Colando carpete com cola de contato:

caixa004wr7.th.jpg

Acabamento de leve:

caixa009ba8.th.jpg

Caixa quase coberta:

caixa008ux0.th.jpg

Caixa coberta:

caixa011zg7.th.jpg

Com os fulls e falantes Bravox Premium:

caixa012pp7.th.jpgcaixa014bw3.th.jpg

Agora com o mid arlen:

caixa018se4.th.jpg

Ainda entrarão pra testes os mids sony de 6", philips de 6" e CSB 6" Bravox, além do meu MBquart "add a woofer" que vai pro carro posteriormente.

Espero que tenham gostado ! :legal:

Postado em

Opa Julio, só pra corrigir, o csb não tem LP não, apenas o csd (não sei se tem mais algum que usa esse sistema da bobina enrolada no imã do falante).

Você colocou os mids e os fulls na mesma camara? Eu não sou o cara, mas acho que isso trará problemas de distorção nos fulls. Se estiver em camaras separadas, esqueça o que eu falei.

Postado em

Quando vi a caixa, lembrei do meu primeiro som que fiz aqui pra casa. Tinha um mid de 5, reformado, com carcaca selenium, tinha aqueles cones padrao da ludovico, e um tw piezo de 7 pila da CSR. E eu era feliz com aquilo, adorava aquele tw batatinha frita (por causa do som de fritura).

Agora falando serio.

Vi um dia para vender uns mids da philips, dei umas mexidas nele e fiquei com a impressao que tem som apagado. Sony, eu me surpreendi com o mid do kit xplod (aqueles vermelhos).

Vi uma vez em um forum de som residencial, vi eles falando bem de um falante da keybass, mas nao me recordo o modelo.

Postado em
Opa Julio, só pra corrigir, o csb não tem LP não, apenas o csd (não sei se tem mais algum que usa esse sistema da bobina enrolada no imã do falante).

Você colocou os mids e os fulls na mesma camara? Eu não sou o cara, mas acho que isso trará problemas de distorção nos fulls. Se estiver em camaras separadas, esqueça o que eu falei.

Po ... sério que não tem LP ? Economizam em tudo mesmo hein ... kit duas vias sem LP pro mid é safanagem ! rssss

Os fulls estão em câmaras separadas, só olhar para as fotos do primeiro post. Não ia deixar junto não porque sei que daria problema =D

Quando vi a caixa, lembrei do meu primeiro som que fiz aqui pra casa. Tinha um mid de 5, reformado, com carcaca selenium, tinha aqueles cones padrao da ludovico, e um tw piezo de 7 pila da CSR. E eu era feliz com aquilo, adorava aquele tw batatinha frita (por causa do som de fritura).

Agora falando serio.

Vi um dia para vender uns mids da philips, dei umas mexidas nele e fiquei com a impressao que tem som apagado. Sony, eu me surpreendi com o mid do kit xplod (aqueles vermelhos).

Vi uma vez em um forum de som residencial, vi eles falando bem de um falante da keybass, mas nao me recordo o modelo.

Tw batatinha frita é fo** ! kkkkk

Eu tenho um miny philips e o grave é bom, diferentemente do médio/agudo. Ainda entrará pra teste. Sony eu pensei em usar o residencial mesmo, o branquinho ...

Keybass já ouvi os subs de 8 e são muito legais no quesito custo x benefício.

Testei os fulls essa semana com corte em 400hz 6dB/8ª com capacitor bipolar e achei o corte baixo ainda. Passa muita frequência baixa e o full chega a excursionar, causando um pouco de distorção. Teria que ser um corte mais "brusco", talvez 12 ou até 18dB/8ª. Ainda vou testar outros capacitores até elaborar um xover direito.

Testei os mids MBq do kit addawoofer RCE164 e os mids fosgate de um 3 vias antigo, bem old school.

O MBq tocou INFINITAMENTE melhor do que todos os mids que eu usei até agora. Curioso que a caixa não é nem próxima do recomendado pelos parâmetros do mid e mesmo assim foi de longe a melhor resposta, definição, qualidade, profundidade, etc. To doido pra vê-los tocando no carro.

:legal:

Postado em

Nessas avaliacoes tem que cuidar o efeito placebo, aconteceu isso comigo, tava indignado que um 2 vias sony xplod tava melhor que as SP5 da jbl, mas com mais tempo, vi que os medios eram inferiores, mas os agudos tavam mais nitidos, por causa do tw de seda e do melhor cross do sony, bobinas de ar, e a jbl estava com tw de titaneo, e bobinas com nucleo de ferrite, o que explica o fato.

cuida na vedacao, na minha JBl tava vazando ar no encaixe do mid com o baffle, estranho por ser de fabrica assim. Ao colocar massa de calafetar para a vedacao, senti que o grave melhorou com potencias mais altas. Pena que fazendo isso, percebi que em um mid, a borda estava descolada da carcaca, cerca de 2 cm. Fiquei P da vida, mas meu pai disse para passar cola de contato, e esfriar a cabeca.

Quanto aos capacitores, dá uma olhada nas lojas de material eletrico, por cap de ventilador, ou capacitor permanente, capacitores para correcao de fator de potencia. O cara vai perguntar de que motor que é, dá uma desviada, e diz que tem que ser de "tantos uF", pq se nao é lorota na orelha. Creio eu que o desempenho é muito superior a um eletrolitico, principalemente em frequencias mais baixas, como no teu caso.

[]`s

Postado em
Julio, a caixa do Mid é retangular pura? Não há nada para quebrar o paralelismo entre as paredes? E as ondas estacionárias?!

Eu posso estar errado, mas esse negócio de ondas estacionárias é meio voodoo de áudio, porque 99,99999% das caixas residenciais são retangulares (inclusive os subwoofers).

Postado em

Fagundes, mas 100% dessas caixas são dotadas de travamentos internos e paredes "furadas", justamente para esse fim... :legal:

EDIT: Porém, o fato é que a questão das ondas estacionárias é levada mais em consideração pela geometria do AMBIENTE do que pela caixa em si. Já notei que, ao se falar de estacionárias, as pessoas remetem aos cuidados para com a SALA DE AUDIÇÃO.

Postado em
Qual não foi minha surpresa quando antes da metade do volume as caixinhas - que antes suportavam os gigantes 300rms - pediram arrego feio. Vergonha !

Cuidado com as impedâncias.....

Geralmente esses micro system tem falantes de 3 ou 2 ohms, enquanto os residenciais costumam ser de 8 ohms. É bom verificar, para não correr o risco de queimar o amp.

Mas cara, muito legais as suas books! Depois posta as impressões...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...