Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Seladas Vs Dutadas em sistemas Hi-Fi...

Recommended Posts

Postado em

Kleber, isso se chama "produção de baixo custo, venda de alto lucro". Sem contar que metendo dispositivos para evitar a degradação do falante por mau uso do proprietário (considerando que a MASSIVA maioria dos consumidores não entendem nada, simplesmente fazem uma caixa de madeiritt, enfiam o falante e fazem um buraquinho (duto), sem enfiar nada), eles economizam bastante com uma reposição aqui e ali pelo setor técnico etc.

Sabemos que muita empresa séria, inclusive pra manter o nome forte, não se incomoda de trocar um equipamento ou outro, mesmo quando o problema foi gerado por mau uso do cliente.

A Bomber mesmo já trocou uns 4 falantes de que tenho ciência, pois eu vi.

O mesmo aconteceu com um Banda VXICE que eu tive muuuuitos invernos atrás, que a voltagem da minha bateria caiu absurdamente, a corrente foi pro céu e puf... queimou.

A Bravox já trocou E2K de dois amigos meus, sem cobrar nada. Até o frete de volta eles pagaram.

Isso gera ônus pras empresas... que pra evitar esse tipo de procedimento, prefere sair colocando dispositivos 'de segurança', que degradam a qualidade sonora. Taí o tal polyswitch pra proteger os tweeters bravox...

Postado em
Kleber, isso se chama "produção de baixo custo, venda de alto lucro". Sem contar que metendo dispositivos para evitar a degradação do falante por mau uso do proprietário (considerando que a MASSIVA maioria dos consumidores não entendem nada, simplesmente fazem uma caixa de madeiritt, enfiam o falante e fazem um buraquinho (duto), sem enfiar nada), eles economizam bastante com uma reposição aqui e ali pelo setor técnico etc.

Sabemos que muita empresa séria, inclusive pra manter o nome forte, não se incomoda de trocar um equipamento ou outro, mesmo quando o problema foi gerado por mau uso do cliente.

A Bomber mesmo já trocou uns 4 falantes de que tenho ciência, pois eu vi.

O mesmo aconteceu com um Banda VXICE que eu tive muuuuitos invernos atrás, que a voltagem da minha bateria caiu absurdamente, a corrente foi pro céu e puf... queimou.

A Bravox já trocou E2K de dois amigos meus, sem cobrar nada. Até o frete de volta eles pagaram.

Isso gera ônus pras empresas... que pra evitar esse tipo de procedimento, prefere sair colocando dispositivos 'de segurança', que degradam a qualidade sonora. Taí o tal polyswitch pra proteger os tweeters bravox...

Na verdade, não é bem proteção não...

Um falante bem construído, com os adesivos certos, e com espaço sificiente no GAP, não se danifica em uso normal/levemente anormal (fortemente anormal, nenhum falante sobrevive, exceto os Pioneer 306 que tomavam pisão em trio, e continuavam tocando).

SÓ QUE, por causa de economia / baixa qualidade, a maioria dos fabricantes tem que "puxar o freio de mão pra não deixar o carro acelerar mais que sua estrutura aguenta".

Há uma lógica burra nisso tudo: Quanto mais potência se aplica, maior a força (logo, maior SERIA o deslocamento). Sò que os fabricantes vão endurecendo as suspensões, e essa força gerada pelo conjunto eletromagnético é anulada em grande parte. Do que adianta ter um sub mais potente, se um com potência menor pode fazer o mesmo trabalho? É questão de eficiência. Por exemplo, o Bomber upgrade rende mais que muito sub no mercado...

O mais engraçado é que a lógica é contrária à dos fabricantes de automoveis: ninguém lança um modelo esportivo 20cv mais potente e 200kg mais pesado... E, quando se precisa de modelos mais rápidos com motores menos potentes, se alivia peso.

Postado em

Sem disvirtuar mto, mas lançam sim Kleber... um exemplo é que a VW lançou o GTS, todos ficaram babando... mas o Gol CL 1.8 era mais rapiso, simplesmente pq tinha praticamente o mesmo motor num carro mais leve, que não tinha ar, vidros e travas eletricas, a forração acustica era fininha...

Voltando aos subs, é muito dificil vermos subwoofers bem desenvolvidos... é triste constatarmos q no Brasil é tudo assim "vamu juntá as pessa e ganhá dinhero"

Postado em
Há uma lógica burra nisso tudo: Quanto mais potência se aplica, maior a força (logo, maior SERIA o deslocamento). Sò que os fabricantes vão endurecendo as suspensões, e essa força gerada pelo conjunto eletromagnético é anulada em grande parte. Do que adianta ter um sub mais potente, se um com potência menor pode fazer o mesmo trabalho? É questão de eficiência. Por exemplo, o Bomber upgrade rende mais que muito sub no mercado...

Poxa Kleber. Mandou muito bem !

Postado em

Cara, tem um caso de um amigo meu que simulamos a caixa selada pra um Keybass Panther de 8", toca muito bem, surpreende como desce e tem um timbre legal, porem, quando aplicado um pouco mais de potencia notamos claramente um pequeno descontrole, parecendo até que atingiu o Xmax. Teoricamente ele não deveria ter um ganho a mais no controle do sub?

Aqui no trabalho não tenho os graficos, se quiserem simular a caixa está com 22 litros internos.

Postado em

Adorei a comparação com o mundo dos motores. Bem exemplificativo, faz todo sentido. Sempre gostei de subs "leves", que necessitem de pouca potência para definir bem os graves. E acho que o mesmo se dá com carros. É uma questão de agilidade. Você vê um exemplo de ineficiência automotiva: um monza EFI 2.0 gasolina. Bebe demais (7km/l no mole), anda pouco (menos do que muito 1.6) e haja força para movê-lo, são cerca de 1500kg se não me engano. Ganha-se em conforto, isolamento, espaço, dh, ar condicionado, etc.

Porém, nos subs, o que o consumidor ganha com um conjunto mais pesado ? Nada. Como você disse, só as empresas se asseguram de que um abestado não exploda o seu sub e saia criticando a empresa, criando a fama de produtos frágeis.

Por isso, parte da culpa é do próprio consumidor, leigo ou não, que acha que um sub que recomenda potência máxima de 300rms deve aguentar 3000 sem reclamar. Resultado, você aplica algo em torno de 200rms e ele praticamente não responde. Isso é típico de subs como endurance, etc.

Por isso a linha w0 é tão aclamada na minha opinião. Levando para os mids essa tese, é só analisar os mids da MBQ e sua estrutura em comparação a um mid selenium, Bomber, sei lá. Dá de 10 a 0 em graves mas ao olho leigo parece ser um falante de "moça" de tão "frágil" que é o conjunto aparentemente.

Offtopic: Meu sonho de consumo é um minicooper T com um 8w0 na mala ... hauauhuhahauh

Postado em
Poxa Kleber. Mandou muito bem !

Isso é culpa do própio consumidor, todo mundo olha a potencia suportada e nem se liga na sensibilidade e outros parametros, entaum estão certos q um sub de 500w rms com 86dB é mto melhor q um sub de 90dB de 250w...

Postado em

Excelente topico...

:rever1:

Por conta da maioria dos brasileiros serem megalomaniacos as empresas de som automotivo lancam absurdos como o Bravox de 3000rms aí o cara poe dois poe um Banda Viking em uma caixa totalmente erra e alimenta com bateria abaixo do recomendado e acha que está abafando... o inverso tambem é verdade pega um kit original e poe no volume maximo até queimar e diz q a culpa é do fabricante...

Como diaria a Pirelli

Potencia não é nada sem controle!

:banghead

Postado em

kleber, dá sua opnião:

no meu projeto usarei dois desse dutados...

TEKNISET TIEDOT:

Tehonkesto: 200W RMS

Herkkyys: 92 dB (2,83V/m)

Kartion materiaali: Punottu lasikuitu

Yläripustuksen materiaali: Butyylikumi

Impedanssi: 4 ohm.

Puhekelan materiaali: Kapton

Xmax: 5,5 mm

Magneetti: Ferriitti

Paino: 3,9 Kg

Upotussyvyys: 118 mm

Kokonaishalkaisija: 267 mm

PARAMETRIT:

FS: 40,61 Hz

Vas: 24,34 l

Qts: 0,38

KOTELOSUOSITUKSET: Refleksikotelo: 20 litraa (F-3 48 Hz)

Refleksikotelo: 25 litraa (F-3 42 Hz)

Refleksikotelo: 30 litraa (F-3 38 Hz)

MUUTA:

Väri: Tumman harmaa

Svh: 99 €

e um desse selado:

*http://www.diymobileaudio.com/forum/showthread.php?t=2757

power handling (continuous/programme) = 150/350 W

resonance frequency fs = 18,5 Hz

impedance R = 4 Ohm

sound pressure level SPL = 83,5 dB (2,83V; 1m)

DC resistance Re = 3,5 Ohm

force factor BL = 12,2 N/A

voice coil inductance L = 1,43 mH

effective piston radiating area Sd = 346 cm2

effective mechanical mass incl. air load 129 g

equivalent volume of compliance Vas = 80 l

total Q factor Qts = 0,37 (Qms=3,37, Qes=0,42)

maximum peak linear excursion vibration xlin = +/- 11,6 mm

mounting diameter d = 232 mm

overall diameter d = 272 mm

mounting depth (not countersunk) t = 130 mm

potencia: 150w em cada um dutado e 300w no selado

Postado em
Zeccarioca, minha opinião é a de que você se matricule urgente num curso de... sei lá... Russo misturado com Italiano?!

hahaha meu sistema vai ter coisa do mundo inteiro...

Postado em

mandou bem mesmo Kleber....

outro exemplo seria os velhos pioneers IMPP, antigamente meu irmao tinha 2 de 12 desses serie C, que era proprio para caixas seladas de 45L.

ele tinha sens de 94db(acho q a 2,8v) e tocavam MUITO mesmo, tinham 150w 8ohms, os 2 alimentados por 1 bridge de um pioneer gmx-904 que se nao me engano mandava apenas 220w @4ohms. sem contar q foi o sub q eu mais vi descer... era subsonico mesmo o infeliz...

suporta baixa potencia, exige pouco amplificador, menor consumo, menor cabeamento, menos bateria, menos tudoooo....

o P3 da fosgate é um exemplo. é um excelente sub, mas achei ele muito pesado, suspensao muito dura, precisa de bastante potencia, será q um P2 com metade da potencia faz feio na frente dele???

Postado em
mandou bem mesmo Kleber....

outro exemplo seria os velhos pioneers IMPP, antigamente meu irmao tinha 2 de 12 desses serie C, que era proprio para caixas seladas de 45L.

ele tinha sens de 94db(acho q a 2,8v) e tocavam MUITO mesmo, tinham 150w 8ohms, os 2 alimentados por 1 bridge de um pioneer gmx-904 que se nao me engano mandava apenas 220w @4ohms. sem contar q foi o sub q eu mais vi descer... era subsonico mesmo o infeliz...

suporta baixa potencia, exige pouco amplificador, menor consumo, menor cabeamento, menos bateria, menos tudoooo....

o P3 da fosgate é um exemplo. é um excelente sub, mas achei ele muito pesado, suspensao muito dura, precisa de bastante potencia, será q um P2 com metade da potencia faz feio na frente dele???

cara.... instalei um p2 numa montana de 8" em dutada de uns 28L, amp mtx de 300W...

veeeeei, quem fala que tem um sub de 8" no carro....

Postado em
cara.... instalei um p2 numa montana de 8" em dutada de uns 28L, amp mtx de 300W...

veeeeei, quem fala que tem um sub de 8" no carro....

Ta falando da cabine da Montana, né, Zecca? Convenhamos que ali pra tocar forte não precisa de muita coisa não... :rolleyes:

(sem desmerecer o P2, lógico)

Postado em

A caixa que fiz sábado passado, ainda está selada, o comparativo das duas fica assim:

Vermelho = Dutada sintonizada em 31Hz

Amarelo = Selada

dutada_selada.jpg

Eu tenho vontade de experimentar a caixa Selada, mas tenho receio de me arrepender, sei lá.

:legal:

Postado em

Rapaiz, acho que não se arrependerá de selada não. Tenho um P3 e um 500m. primeiro fiz uma dutada. Destruidor. Sabe aquela coisa, de por um sub e arrebentar tudo? é isso aí....

Daí passou o tesão sobre o sub e tô acabando de fazer a selada pra ele. Já testei, 30 litros, não ocupa espaço na mala, e dá um puta grave gostoso. Fói só regular direitinho os ganhos e ficou muito bom!!

Então, o tesão da dutada passou, encobria tudo, agoar parti pra som pra mim mesmo, interno e não para os outros.

Ganhei muito mais qualidade, rapidez no sub, espaço....enfim, tudo depende do que quer né!!

Markto

Postado em
Rapaiz, acho que não se arrependerá de selada não. Tenho um P3 e um 500m. primeiro fiz uma dutada. Destruidor. Sabe aquela coisa, de por um sub e arrebentar tudo? é isso aí....

Daí passou o tesão sobre o sub e tô acabando de fazer a selada pra ele. Já testei, 30 litros, não ocupa espaço na mala, e dá um puta grave gostoso. Fói só regular direitinho os ganhos e ficou muito bom!!

Então, o tesão da dutada passou, encobria tudo, agoar parti pra som pra mim mesmo, interno e não para os outros.

Ganhei muito mais qualidade, rapidez no sub, espaço....enfim, tudo depende do que quer né!!

Markto

Eu estava até falando com o Diana agora a pouco, é que eu nunca tive uma caixa selada. Então não sei como ela se comporta, por isto fico com receio.

O gráfico é utilizando a mesma caixa, 39,33L para a selada e 37,64L para a dutada.

:legal:

Postado em

Bom utilizei os 2 modelos de caixas com o mesmo set

a bridge de 4600X em um sub JL 12W1

caixa dutada de 54 lts, não me lembro quanto era a sintonia do duto, mas construímos um duto com o comprimento maior (tinha uns 40 cm ± , direcionado para o conjunto magnético do sub)

e a selada de 40 lts...

bom, minha opinião de um mero usuário, é a seguinte:

Preferia a dutada, pois percebia mais extensão nos graves, parecia que o sub descia mais também... porém essa extensão atrapalhava um pouco todo o conjunto...

já a dutada, sentia um grave mais presente dentro do carro, com as respostas mais rápidas,

como o tema do tópico é o uso em sistemas de alta fidelidade, acho que a selada é a melhor pedida!

mas eu prefiro uma dutada, apesar de ter que abrir mão de espaço no porta-malas para isso...

Abraço!

Postado em

Quanto maior a força magnética, mais dependente da caixa ele vai ficando, e mais dependente da x-max também. Por causa disto, os fabricantes vão enfiando centragens duras, mais de uma até. É como ter um carro com motor forte, mas que só anda com o freio de mão puxado.

Peguei semana passada um sub desses tao falados aq no forum, o cone era tao pesado, que parecia que a tava com a bobina travada, fiz questao de pegar o multimetro pra conferir.

Um cliente meu, comprou 2 batstaka 15" 1.300rms, cone muito pesado tb, e com problema de caixa, se vc errar a cx, sair fora do manual, VC TA FERRADO, nao tem nda de faca ele tocar direito, e ja queimaram 3x os dois. Tao num sd3.0, com bastante bateria, sem led clip.

Os subs/woofers automotivos, ou utilizados em carros, tao pedindo cxs pequenas d+, acredito eu, um dos motivos de queimar tanto, pouco espaco pra movimentarem e pouco ar pra refrigeracao, num sei se isso procede, mas..... onde ja se viu, subao, cone seco, de 15" 1300rms pedir cx de 60L?

Voltando ao assunto das dutadas x seladas, hj eu uso no meu carro cx selada, maior que o recomendado, pro sub descer um pouco mais, perco SPL, mas o grave me agrada muito mais, compenso isso com ampli mais forte, o grave fica mais controlado, nada de LOUD, coisas que aprendi aq no forum.

Tava faltando no forum, um topico igual a esse, tava cansado de ler sobre: QUAL CX FICA BOA?, QUAL DUTO FICA BOM?, QUAL AMPLI DEVO USAR? Aquelas perguntar cretinas que nao acrescentam nada na vida de ninguem, tem tudo por ai, o forum tava ficando um SACO, tava nao, ainda esta, pq tem que mudar muita coisa.

Vamos criar um sub forum, que so pode entrar quem comprovar conhecimento ou tiver mais de 2-3 anos de forum? hehehehe.... pq, PQP, isso aq ta um saco, me desculpem, mas e verdade.

E, os users mais experientes, que tem MSN, num conversam com a gente nao, sao "metidos", ignorantes, acham que sabem d+.

Falou.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...