Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alves

Dinastia M3

Recommended Posts

Postado em

Clássicos | 11/08/2008

Dinastia M3

Reunimos as quatro gerações da versão esportiva do BMW Série 3 para um passeio com centenas de cavalos de potência e muita história

Thiago Vinholes

0,,15268820,00.jpg

Para olhos desacostumados, o BMW M3 parece apenas um BMW mais esportivo. Mas, para bom entendedor, a letra “M” antes do número significa muito. Ela indica que o modelo foi preparado pela divisão Motorsport da marca, a mesma que cuida dos carros da Fórmula 1. Apesar de ter sido o último sedã da marca a receber uma versão invocada – M5 e M6 foram lançados em 1984 e 1983, respectivamente – o M3, lançado em 1986, tornou-se o modelo mais emblemático da BMW a carregar o logotipo “M”.

Mais imagens na Galeria ao lado em "Leia Mais"

Para contar a história das quatro gerações do BMW M3, é preciso voltar ao final dos anos 1960, quando um pequeno sedã da marca dominava as competições de turismo na Europa. O carro em questão, o BMW 2002 Turbo, inaugurou nos centros de criação do fabricante uma nova era entre carros esportivos. Esse aprendizado resultaria mais adiante no lendário M1, produzido entre 1978 e 1981.

0,,15268310,00.jpg

Nasce o M3

0,,15268335,00.jpg

Tanto a BMW quanto o público sentia a falta de um sedã esportivo com dimensões compactas e preço mais acessível. Para preencher essa lacuna, nascia em 1986 o primeiro M3, baseado na segunda geração do Série 3 — produzido de 1982 a 1991 sob o código de carroceria E30. Sua estréia nas competições aconteceu em ralis, para depois iniciar um período de vitórias na DTM (competição entre carros de turismo alemães) e em enduros europeus. O carro logo se espalhou por diversos mercados ao redor do mundo, ganhando fãs e rivais, como o Mercedes-Benz 190E AMG.

A primeira versão do M3 tinha um motor quatro cilindros de 2.3 litros que rendia 195 cv (200 cv sem catalizador), acoplado a um câmbio manual de cinco marchas e tração traseira. Diferente do sedã convencional, o modelo esporte era oferecido somente na opção duas portas. O visual diferenciado contava com spoilers laterais e um aerofólio traseiro que marcou época. Segundo dados da BMW, o carro acelerava de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e podia ultrapassar a marca dos 230 km/h.

0,,15268703,00.jpg

O imponente motor quatro cilindros da divisão Motorsport e o interior esportivo. Destaque para os equipamentos e acabamento impecável

Famoso dentro e fora das pistas, o M3 E30 foi um dos poucos carros que se destacaram pelo estilo nos anos 1980, considerada a época mais desastrosa da indústria automobilística em termos de design. O primeiro M3 ainda ganharia uma versão conversível e, mais à frente, um novo motor 2.5 litros de 238 cv, que equipou a série “Sport Evolution”. De acordo com a BMW, foram produzidas 18 mil unidades do carro em diferentes versões de carroceria, das quais apenas algumas dezenas vieram para o Brasil — por importação independente.

Assim como o visual externo, o interior do M3 E30 transpira esportividade. O painel e console seguem o típico desenho dos anos 1980, com formas retilíneas e equipamentos analógicos. Um dos destaques da cabine é um computador de bordo acima do retrovisor interno, responsável pela checagem do funcionamento de diversos componentes do carro, como faróis e injeção eletrônica.

Postado em

Clássicos | 11/08/2008

Dinastia M3

Reunimos as quatro gerações da versão esportiva do BMW Série 3 para um passeio com centenas de cavalos de potência e muita história

Thiago Vinholes

A revolução

0,,15268352,00.jpg

Com a chegada dos anos 1990 e suas formas arredondadas, o designer alemão Claus Luthe, pai de inúmeros projetos da BMW (inclusive a primeira versão do M3), foi substituído pelo norte-americano Chris Bangle. Com as modificações visuais, o sedã Série 3 E36 de 1991 marcou um salto impressionante em termos de design. Trata-se do Série 3 responsável por tornar o modelo mundialmente famoso. Em 1992 chegava a versão esportiva. Era a segunda geração da M3, certamente a mais conhecida da série.

O motor quatro cilindros do primeiro M3 foi substituído por um totalmente novo, desta vez um seis cilindros de 3.0 litros e 286 cv. Mais tarde veio o M3 Evolution (como o azul das fotos), que tinha um propulsor 3.2 litros de 321 cv. O Evolution, inclusive, foi o primeiro carro da BMW a atingir a marca de 100 cv por litro. O câmbio também mudou, ganhando uma marcha extra (seis, contra cinco) e comportamento ainda mais esportivo.

0,,15268723,00.jpg

O motor seis cilindros em linha torna-se o coração da M3. Cabine segue os padrões da primeira versão, porém, mais incrementada

Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos, a segunda geração do M3 tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. O carro foi fabricado em diferentes versões, na Alemanha e nos Estados Unidos, até o ano 2000. A Evolution trazia, além do motor mais forte, alguns mimos esportivos, como portas de alumínio e suspensão mais firme.

O ronco do motor, até então discreto na primeira geração do M3, ganhou notoriedade e uma dose extra de decibéis. Nas pistas, o modelo teve uma atuação mais tímida em relação ao anterior, competindo, mas sem grandes resultados expressivos, em provas de turismo e de resistência. Em sete anos de produção, o M3 E36 foi oferecido nas versões sedã, cupê e conversível.

Rival de Porsche

0,,15268354,00.jpg

O tempo passa e a M3 tem de mudar novamente. No ano 2000 foi lançada a terceira geração, baseada no Série 3 E46. Utilizando uma versão mais avançada e, conseqüentemente, mais potente do motor seis cilindros 3.2 da E46, o M3 atingiu um novo patamar entre os carros de alta performance: 343 cv de potência. Segundo a marca, esse carro é capaz de atingir 300 km/h (sem limitador) e parte da imobilidade até os 100 km/h em 4,8 segundos.

Atualizada, a terceira geração do M3 virou um dos principais rivais do Porsche 911 Carrera. E não fez feio. Acumulou vitórias em diversas competições, entre elas as 24 Horas de Nürburgring de 2004 e 2005. Pode-se dizer que o carro foi o responsável pela consagração definitiva da série, que ganhou ainda mais prestígio com seu sucesso nas pistas.

Ivan Carneiro

0,,15268725,00.jpg

O seis cilindros evoluído pronto para fazer frente aos Porsches. Equipamentos digitais e interativos invadem a cabine

A terceira geração ainda serviu de base para outras quatro versões mais apimentadas do M3. A de maior destaque foi a CSL — cuja produção limitou-se a apenas 1.400 unidades —, que tinha desempenho comparável ao de uma Ferrari F360, mas pela metade do preço. Entre as principais diferenças da versão, destaque para a redução de peso, graças à aplicação de componentes de fibra de carbono, e para as modificações mecânicas, que elevaram a potência para 360 cv. A terceira geração, diferente das demais, foi oferecida somente na opção cupê de duas portas e conversível.

A era do V8

0,,15268364,00.jpg

Em 2007 surgiu no Salão de Genebra, na Suíça, a quarta geração do M3. Pela primeira vez em 21 de história, o modelo ganhou status de legítimo superesportivo. Foi o início da era V8 no M3, com motor 4.0 litros de 420 cv e 40,8 kgfm de torque. Capaz de ultrapassar os 300 km/h (sem limitador), o M3 E92 cumpre a prova do 0 a 100 km/h em meros 4,6 segundos. A receita de tamanho desempenho é o motor derivado da linha V10 de 5.0 litros que equipa os M5 e M6, todos fabricados na mesma linha de montagem de onde saem os propulsores que a BMW usa na Fórmula 1.

Disponível nas versões sedã quatro portas, cupê e conversível, o carro ainda trilha sua carreira nas pistas, que certamente será louvável. Repleto de tecnologia, o M3 E92 tem como um dos pontos de maior destaque o seu equilíbro. Construído com materiais leves, como o teto de fibra de carbono (no cupê), a quarta geração do carro pesa 1.656 kg, o que lhe confere a ótima relação peso/potência de 3,94 kg/cv.

0,,15268748,00.jpg

Chega o V8 com seus mais de 400 cv de potência. A cabine, mais do que nunca, esbanja luxo e tecnologia

Desde a primeira versão, em 1986, até a mais recente com seus 420 cv, o M3 mudou muito. Mas manteve intacto seu espírito de esportividade acima de tudo, tornando-se sinônimo de alto desempenho no mundo dos carros. Que o diga seus rivais diretos da divisão AMG da Mercedes-Benz, que na maioria das vezes comem poeira.

0,,15268241,00.jpg

Postado em
A mais loka pra mim é a Azul .....

Bm M3 assim azulona pra mim é fo**

e pra mim sei lá .. foi a que mais marcou historia...

Sem falar que o retrovisor dela fez muito sucesso em corsas e gols, saveiros, paratis, etc....rsrsrsrsrs Eu mesmo tive na minha ex-picape corsa...

Mas, com certeza eu concordo!

:+1

Postado em

Um dono do posto aqui da minha cidade tinha um mustang 95 V8 e trocou numa M3 preta do 2º modelo. Era apaixonado pela BMW mas só pode q um certo dia com mer** na cabeça trocou a BMW num Mitsu Eclipse GST.... a galera queria surrar ele mas o dinheiro não era nosso né, fazer o q...

6 meses depois ele deu PT no Eclipse, acho q foi castigo pela burrada q fez.

Postado em

Um primo meu ja teve uma 318 da primeira geração, de la pra ca sempre fui apaixonado pelas M3 da primeira leva, até hoje acho a mais linda de todas !!

Sem contar a última que arrebenta tb !

mais mesmo asssim, eu teria uma das primeiras !

Postado em

Ceis tão querendo me infartar????

ca****... uma mais perfeita que a outra... pra mim, o carro mais perfeito de todos... a M3...

E36... é a que eu levava...

Muita história mesmo... bons tempos que a M3 E30 se degladiava com a 190E 2.5 16 Evo na DTM...

Postado em

Melhor tópico já criado até hoje aqui no fórum, hehe, assim como eu aposto que o Drifter, irpa concordar comigo :vts

Pqp sou apaixonado por BMW, ainda mais se tratabdo de M3...

Estou babando nessa E36 azul, linda demais, sonho de consumo... Pra mim essa é a melhor de todas e logo em seguida a E46...

[-]:rever1:

Postado em
Melhor tópico já criado até hoje aqui no fórum, hehe, assim como eu aposto que o Drifter, irpa concordar comigo :vts

Pqp sou apaixonado por BMW, ainda mais se tratabdo de M3...

Estou babando nessa E36 azul, linda demais, sonho de consumo... Pra mim essa é a melhor de todas e logo em seguida a E46...

[-]:rever1:

:+1:vts

Pra mim, eu escolheria, na ordem abaixo... (não significa que nenhuma delas seja ruim... muito menos feias...)

1- E36 (azul): mais equilibrada, entre design, técnica, peso, ela "transpira" ///M... não tenho que falar deste carro, é o carro dos meus sonhos, absoluto, eu não trocaria nem a roda pelo estepe. ahahahahahaha isso significa: PERFEITA!

2- E46 (vermelha): o motor 6cil M52 levado à perfeição, principalmente na CSL, design quase perfeito, mas é meio discreta demais... a CSL é a solução.

3- E30 (preta): belo 4cil girador, baixo peso, tem jeito de kart alemão, tem essa carinha de carro de corrida dos anos 80 q eu adoro.

4- E92 (branca): motor foderástico, ronco lindo, linda, porém não tem o mesmo "espírito" das anteriores... principalmente da E30/E36...será que ela ficou muito high-tech?

Como muitos admiradores, eu pirei na M3, porém acho que ela ficou muito grande (e moderna???)... meio que uma "M3,75 ou M4" rsrsrsrs... não que isso seja um defeito... longe disto... tecnicamente está cada vez mais perfeita... ela trucida a Meca C63 AMG em testes de circuito (tá, a Meca é mais bruta, e em arrancadas leva a BMW, mas, grande coisa ter só a potência... o carro é um animal...)

Postado em

:+1:vts

Pra mim, eu escolheria, na ordem abaixo... (não significa que nenhuma delas seja ruim... muito menos feias...)

1- E36 (azul):

2- E46 (vermelha):

3- E30 (preta):

4- E92 (branca):

Concordo em gênero, número e grau contigo Drifter...

A M3 mais nova realmente acho que ela ficou muito "tecnológica" em relação às outras, não que isso seja um defeito, muito pelo contrário, mas é qua acabou tirando um pouco da magia da E36 por exemplo... :mac1

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...