Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

edi2006

Duvida Posição Do Duto?

Recommended Posts

Postado em

Galera seguinte, possum um par de selenium quatro de 15" em uma caixa de 70L para cada falante, estou usando 1 duto de 4" x 10cm para cada, só que no manual pede 2 dutos de 4" para cada.

Então minha duvida é: como tenho que colocar + 1 duto para cada falante não há espaço na frente da caixa, tem problema se ficar 1duto na frente e outro na lateral da caixa?

Postado em
Galera seguinte, possum um par de selenium quatro de 15" em uma caixa de 70L para cada falante, estou usando 1 duto de 4" x 10cm para cada, só que no manual pede 2 dutos de 4" para cada.

Então minha duvida é: como tenho que colocar + 1 duto para cada falante não há espaço na frente da caixa, tem problema se ficar 1duto na frente e outro na lateral da caixa?

tenta diminuir o tamanho do duto atual, pra ve se chega na resposta que vc quer.

:legal:

Postado em
duto eh na frente. tem 1 topico MUITO bem explicativo por ai. procura q vc axa

cara, o Guto de Almeida projetou um caixa pra 2 ou 3 protech esses tempos, com os dutos nas "costas" da caixa...

virados para ventilarem o amplificador e algum segredo de projeto..

minha pergunta, nao seria mais um mito esse negocio de duto é na frente?

Postado em
cara, o Guto de Almeida projetou um caixa pra 2 ou 3 protech esses tempos, com os dutos nas "costas" da caixa...

virados para ventilarem o amplificador e algum segredo de projeto..

minha pergunta, nao seria mais um mito esse negocio de duto é na frente?

Poise,pq aki tem um gol que o cara botou os dutos de lado(faltou espaço na frente), mas não posso dizer se tinha logica, pq não tinha grave pra fora o som era : 2 nitros de 12" , 8 d250x e 4 st 320? ai a qualidade vcs sabem...

Postado em

Me lembro deste tópico mas não cheguei a ler!

Porém pra trio elétrico eu não mudaria a posição do duto da frente da caixa por nada! O deslocamento de ar vai pra onde?? Penso que se vc entrar na frente de uma caixa com duto também na frente e em uma outra caixa porem com duto do lado há diferença de SPL nao?? Alguem me corrija se eu estiver errado!

Abçx

Postado em

Putiz estou com o mesmo problema... =/

Postado em

Se nao me engano, li em algum artigo onde dizia que o ar deslocado pelo duto se "SOMA" ao ar deslocado pelo cone do falante(frontal)...

Só não sei dizer se a diferença é tão significativa assim...

Postado em

tô com a mesma duvida e acabei criando um topico com o mesmo titulo...

¬¬'

agora que vi esse... enfim galera, afinal, faz tanta diferença ou nao?

no meu caso a caixa tem 1 12PW3 com duto de 4" x 2 cm, o duto esta na frente, mas precisarei muda-lo de lugar para acomodar uma corneta, a caixa é pra som ambiente.

pensei em coloca-lo na lateral. vou perder som?

certa vez li aqui no forum que se o duto nao estiver obstruido, nao faz diferença.

perco som ou nao? abraços!

Postado em

galera, sera que substituir esse duto por 2 x 3" ficaria bom?

ai daria pra colocar na frente da caixa

EDIT:

Caixa de 65lts duto 4'' x 2cm

12PW3

teria o mesmo resultado se eu substituir o duto por dois dutos de 3" x 2cm?

nao vai ter mta potencia aplicada, entao acho que nao vai ter muito problema certo?

Postado em

GALERA, pra ilustrar

Caixa como esta atualmente.

caixa1jb5.jpg

caixa1jb5.796d5c0cf5.jpg

Caixa como ficaria apos a mudança

caixa2ej8.jpg

caixa2ej8.b2071c448a.jpg

só alguem que entende de simulação me dizer se pode ou nao fazer isso.

abraços!

Postado em

olha ... em SPL interno , não tem muito problema deixar duto nos lados ou atras da caixa ... é de boa ...

mas pra som externo eu não recomendo .... por conta do acoplamento mesmo , como falaram !

agora ... num vejo problema de colocar um duto na frente e outro de lado não ... ele só num pode ficar obstruído ... tem que ficar livre a frente dele !

Postado em
olha ... em SPL interno , não tem muito problema deixar duto nos lados ou atras da caixa ... é de boa ...

mas pra som externo eu não recomendo .... por conta do acoplamento mesmo , como falaram !

agora ... num vejo problema de colocar um duto na frente e outro de lado não ... ele só num pode ficar obstruído ... tem que ficar livre a frente dele !

Guto aproveitando o gancho do topico e o seguinte minha caixa esta com 62 á 63 litros par um over de 15/800 com dutos de 3' por 22 cm o fabricante recomenda 60 litros e dois dutois de 3"x 7 dai aumentei para 22 e o grave deceu mais so que quero descer mais o grave sem mexer na caixa porque não quero perder o acabamento e não tenho espaço (mer** de carro sedan)carro sedan.(Bora)

Então se eu colocar mais um ou dois dutos de 3" nas laterais da caixa aera que ficaria com uma resposta igual a dois de 4' por 22cm sei la que e o recomendado para caixa de 73á75 litros para os over 15/800.

A caixa ta estilo Pancadão grave bonito mais quem gosta de grave e fo** quer ver subgrave em trio rsrsrsrsrsr se de e claro.

Um dia¨ainda largo a familia e compro uma Montana #$%¨%@@$%¨¨ :banghead

karrylho

Postado em
gente do céu.... usa duto triangular e resolva o problema

duvido que naum tem canto pra abris um triangulo na caixa

Duto Triangular?????????

Senhores, perdôem-me a ignorância, mas já ouvi falar em Duto Retangular, mas Triangular????(rsrsr) Isso realmente Existe?????

Postado em

Duto Triangular?????????

Senhores, perdôem-me a ignorância, mas já ouvi falar em Duto Retangular, mas Triangular????(rsrsr) Isso realmente Existe?????

Amigo pelo jeito tais atrasado com as informações hein, se existe, existe sim, e muita gente já tá usando, principalmente quem tem paredões com vários woofers de 12", eles tem rendimento igual ao dos retangulares parece.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Duto Triangular?????????

Amigo pelo jeito tais atrasado com as informações hein, se existe, existe sim, e muita gente já tá usando, principalmente quem tem paredões com vários woofers de 12", eles tem rendimento igual ao dos retangulares parece.

Abraços

Charles Rafael

o-o- lgo vamos inventar outro duto e melhor o companheiro acompanhar mais o forum rsrsrsrsrsrsr ja que ele e das antigas e sempre uma honra ter esses caras por aqui acompanhando a evolução dos trios eletricos.

Postado em

como que ficaria o calculo pra dutos triangulares e retangulares?

por exemplo, 1 triangular com lados de tantos cm e profundidade de tantos cm equivale a duto de quantas polegadas por qual profundidade?

valeww

Postado em
como que ficaria o calculo pra dutos triangulares e retangulares?

por exemplo, 1 triangular com lados de tantos cm e profundidade de tantos cm equivale a duto de quantas polegadas por qual profundidade?

valeww

Amigo é simples, imagine o seguinte, 2 triângulos com 2 dos lados iguais e 1 diferente(esqueci o nome desse triângulo, hauhuahuahu) é igual a 1 quadrado, vamos por exemplo:

triângulo: 9cm x 9cm x ?

2 triângulos = 1 quadrado 9cm x 9cm

Nesse caso você faria o calculo de área do quadradi que é 10 x 10 nesse caso, que daria 81cm, equivalente a aproximadamente a um duto de 4". No caso se você manter a mesma área, o comprimento será o mesmo.

Abraços

Charles Rafael

Postado em
Me lembro deste tópico mas não cheguei a ler!

Porém pra trio elétrico eu não mudaria a posição do duto da frente da caixa por nada! O deslocamento de ar vai pra onde?? Penso que se vc entrar na frente de uma caixa com duto também na frente e em uma outra caixa porem com duto do lado há diferença de SPL nao?? Alguem me corrija se eu estiver errado!

Abçx

Cara, tô precisando de ajuda, e me indicaram vc!!! tô montando um projeto para carroceria de uma saveiro quadrada, quero botar 4 eros 12GDS com taramps T4200 e gostaria que vc me ajudasse só nos dados que estão faltando.

a caixa completa na largura da caroceria fica com 1,30m e 0,50m altura, cada camara para falante deve ficar em torno de 0,35m de largura e 0,50m altura, e profundidade de 0,40m. medidas externas.

que tipo de duto devo utilizar? tô querendo duto retangular!

quais as medidas ideais para o duto retangular, altura e comprimento?

Agradeço a ajuda.

Fica com DEUS....

Postado em

Prezados,

O duto pode ser colocado em qualquer lugar da caixa acústica, desde que o mesmo não seja obstruído a pelo menos 10cm das suas extremidades. O duto trabalha no ajuste de frequências até aproximadamente 150Hz (salvas excessões ondo pode-se chegar a 200Hz) onde o comprimento de onda gira em torno de 2,26mts. Ou seja, se nessa frequencia de 150Hz a distância do duto em relação ao alto-falante for maior que 2,26mts poderá existir uma inversão de fase, como na maioria das caixas acústica projetada para som automotivo não excede essas dimensões, pode-se colocar o duto de sintonia em qualquer das paredes da caixa.

Att,

RenanLopes

Postado em
Prezados,

O duto pode ser colocado em qualquer lugar da caixa acústica, desde que o mesmo não seja obstruído a pelo menos 10cm das suas extremidades. O duto trabalha no ajuste de frequências até aproximadamente 150Hz (salvas excessões ondo pode-se chegar a 200Hz) onde o comprimento de onda gira em torno de 2,26mts. Ou seja, se nessa frequencia de 150Hz a distância do duto em relação ao alto-falante for maior que 2,26mts poderá existir uma inversão de fase, como na maioria das caixas acústica projetada para som automotivo não excede essas dimensões, pode-se colocar o duto de sintonia em qualquer das paredes da caixa.

Att,

RenanLopes

Renan meu amigo ...

Eu um tempinho atrás percebi que muda o SPL de acordo com a posição do Duto ... principalmente em projetos voltados REALMENTE para SPL !

Pq isso acontece , se pela sua explicação , tanto faz o lugar que vc colocar o Duto ??? !

Teve até uma caixa de sonorização "semi" profissional que eu fiz , que por questão de ESPAÇO , não caberia o duto na frente ... ae tive que colocar atrás da caixa , e ficou beeem fraco o grave ... ae num simples teste , fui e coloquei um duto CURVO virado pra frente da caixa , e coloquei a caixa em um PEDESTAL , e o Grave melhorou uns 50% ... pq será que ocorre isso ??? Seria um Placebo ? rsrsrs !

Postado em

Renan, surgiu uma dúvida: para que não haja efeito relevante proveniente de interferência destrutiva por inversão de fase, não seria aconselhável até no máximo 1/2 do comprimento de onda, ou, no seu exemplo (150Hz) um máximo de 1,13m entre o duto e a parede ? :blink:

Postado em

Só acredito vendo!

Pelo menos em trio pra mim há interferência no SPL!! Acabei de falar com um técnico da Eros sobre este assunto e ele me disse o mesmo!! pasmafaute

Abçx

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...