Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

edi2006

Duvida Posição Do Duto?

Recommended Posts

Postado em
Prezados,

O duto pode ser colocado em qualquer lugar da caixa acústica, desde que o mesmo não seja obstruído a pelo menos 10cm das suas extremidades. O duto trabalha no ajuste de frequências até aproximadamente 150Hz (salvas excessões ondo pode-se chegar a 200Hz) onde o comprimento de onda gira em torno de 2,26mts. Ou seja, se nessa frequencia de 150Hz a distância do duto em relação ao alto-falante for maior que 2,26mts poderá existir uma inversão de fase, como na maioria das caixas acústica projetada para som automotivo não excede essas dimensões, pode-se colocar o duto de sintonia em qualquer das paredes da caixa.

Att,

RenanLopes

Renan meu amigo ...

Eu um tempinho atrás percebi que muda o SPL de acordo com a posição do Duto ... principalmente em projetos voltados REALMENTE para SPL !

Pq isso acontece , se pela sua explicação , tanto faz o lugar que vc colocar o Duto ??? !

Teve até uma caixa de sonorização "semi" profissional que eu fiz , que por questão de ESPAÇO , não caberia o duto na frente ... ae tive que colocar atrás da caixa , e ficou beeem fraco o grave ... ae num simples teste , fui e coloquei um duto CURVO virado pra frente da caixa , e coloquei a caixa em um PEDESTAL , e o Grave melhorou uns 50% ... pq será que ocorre isso ??? Seria um Placebo ? rsrsrs !

Guto,

Essa variação de SPL foi constatada por medição ou auditivamente?

Isso não seria placebo e sim psicoacústica...

Se por ventura o duto na posição trazeira estiver obstruído ou gerando turbulências, poderá influênciar consideravelmente no resultado final da resposta, mas em tese numa bass reflex o duto pode ser colocado em qualquer das paredes da caixa acústica.

Att,

RenanLopes

Postado em
Renan, surgiu uma dúvida: para que não haja efeito relevante proveniente de interferência destrutiva por inversão de fase, não seria aconselhável até no máximo 1/2 do comprimento de onda, ou, no seu exemplo (150Hz) um máximo de 1,13m entre o duto e a parede ? :blink:

Delimaju,

O ideal mesmo é que não exista nenhum afastamento, mas até o comprimento de onda na frequencia de corte não interfere significativamente na resposta final do conjunto.

Att,

RenanLopes

Postado em
Só acredito vendo!

Pelo menos em trio pra mim há interferência no SPL!! Acabei de falar com um técnico da Eros sobre este assunto e ele me disse o mesmo!! pasmafaute

Abçx

Baraldi,

"Colocar os dutos na lateral, ou mesmo na traseira da caixa, não deve produzir alteração significativa no SPL, devido aos elevados comprimentos de onda envolvidos (baixa frequencia)." Homero Sette - Consultor Selenium

Att,

RenanLopes

Postado em

Humm to começando a entender Renan, porém o bom mesmo é fazer um teste né...... botar a mão na massa se tiver tempo aqui e ver isto na prática!

Valeu

Postado em
Humm to começando a entender Renan, porém o bom mesmo é fazer um teste né...... botar a mão na massa se tiver tempo aqui e ver isto na prática!

Valeu

Baraldi,

Sem sombra de dúvidas!

A melhor coisa que temos a fazer para sanar nossas dúvidas é o experimento pessoal... ver pra crer! A prática nos respondem mais claramente.

Att,

RenanLopes

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...