Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

peagaah

Substituição Do Sub 10" Por Um Par De Mid 6"

Recommended Posts

Postado em

E aew... tudo certinho com vocês?

Então, pra quem ainda não sabe meu set de graves foi vendido. Ficando apenas o player, par de fulls e o avionixx.

Instalei ontem um sub de 10" e gostei bastante do resultado.

Mas passei a noite lendo vários tópicos aqui do fórum, e queria uma força de vocês para ver se é possível obter um resultado parecido ao sub de 10" instalado.

O ideal seria o par de mids serem instalados na porta, mantendo a sua originalidade, no máximo criando um bafle, mas a extremidade do mid não pode passar do limite do acabamento da porta.

As portas receberão o melhor tratamento possível para se obter o melhor rendimento dos mids.

Comecei a pesquisar sobre os Mids, e o que o pessoal mais fala bem aqui no fórum é do CS60D e Diamond( nao lembro o modelo ).

Isto vai me ajudar a responder a dúvida se faço um 3-way sem sub ou 2-way com sub.

:legal:

Postado em

Opa, blz?

Depende do quanto vc gosta de graves (e principalmente de subgraves)...

Tenho um kit MB Quart Premium instalado em portas tratadas com manta e um NAR 10" em dutada...

Mesmo o NAR sendo um sub fraquinho (aplico só 100w nele), e o kit um dos conhecidos por mais descer nos graves, não consigo dispensar o sub nem a pau...

Um par desses aqui em pezinhos talvez faça o truque, mas nunca escutei pra afirmar isso com segurança (e imagino que ultrapasse bastante o quanto vc tá afim de investir nisso, levando como parametro o preço dos CSxxD, e a necessidade de instalar fora das portas, em pezinhos).

http://mobile.jlaudio.com/products_subs.ph...hp?series_id=29

Abs

Marcelo

Postado em
E aew... tudo certinho com vocês?

Então, pra quem ainda não sabe meu set de graves foi vendido. Ficando apenas o player, par de fulls e o avionixx.

Instalei ontem um sub de 10" e gostei bastante do resultado.

Mas passei a noite lendo vários tópicos aqui do fórum, e queria uma força de vocês para ver se é possível obter um resultado parecido ao sub de 10" instalado.

O ideal seria o par de mids serem instalados na porta, mantendo a sua originalidade, no máximo criando um bafle, mas a extremidade do mid não pode passar do limite do acabamento da porta.

As portas receberão o melhor tratamento possível para se obter o melhor rendimento dos mids.

Comecei a pesquisar sobre os Mids, e o que o pessoal mais fala bem aqui no fórum é do CS60D e Diamond( nao lembro o modelo ).

Isto vai me ajudar a responder a dúvida se faço um 3-way sem sub ou 2-way com sub.

poxa... vi q vc vendeu suas coisas, e pelo visto ja está pensando em outras...

oh vicio!!!

loljl8.gif

abs!

Postado em

Dá pra viver sem sub? Dá... mas você vai ter que abrir mão de muita coisa, não apenas de SPL.

Por melhor que seja seu set nas portas, vai faltar impacto (o impacto é resultado tanto do SPL, quanto do acoplamento com o ambiente). Pode ser que você consiga um grave legal, mas um bumbo, por exemplo, vai soar acanhado, pequeno... não tem jeito.

Olha que já ouvi muito carro sem sub, em sets que você afirma "sub, aqui não entrarás", mas é notável a diferença pra um carro que tenha sub.

O que eu te recomendo, é partir pra um parzinho de 8", um sub de 10"... por exemplo, este final de semana eu acertei um gol que tava com um JL 10W1 em selada de 29L, e, testando, cortei o sub em 31Hz! Tava descendo MUITO, em caixa pequena.

Postado em

e o problema na porta ...é que mesmo estando toda travada não fica bom para suprir a falta do sub, vai distorcer...vai faltar spl....e outras coisas...

Postado em

Então tá!

Até vi aquele JL de 6.5" no ebay, mas o valor pra trazer 1 pra cá chega ao máximo que pretendo gastar no momento.

Abrir mão de SPL é um caso sério, acho que tenho que me acostumar aos poucos hehehe.

Visto o pessoal que respondeu ai, posso concluir que seria uma "missão impossível" substituir o sub por um par de mids.

Vou desistir desta idéia que pode me consumir tempo, dinheiro e não obter o resultado esperado.

Valeu pela a ajuda aew!

Postado em
Opa, blz?

Depende do quanto vc gosta de graves (e principalmente de subgraves)...

Tenho um kit MB Quart Premium instalado em portas tratadas com manta e um NAR 10" em dutada...

Mesmo o NAR sendo um sub fraquinho (aplico só 100w nele), e o kit um dos conhecidos por mais descer nos graves, não consigo dispensar o sub nem a pau...

Um par desses aqui em pezinhos talvez faça o truque, mas nunca escutei pra afirmar isso com segurança (e imagino que ultrapasse bastante o quanto vc tá afim de investir nisso, levando como parametro o preço dos CSxxD, e a necessidade de instalar fora das portas, em pezinhos).

http://mobile.jlaudio.com/products_subs.ph...hp?series_id=29

Abs

Marcelo

Cara, q bacana, nunca tinha reparado esse sub no site!!! Pra meu astra ficaria perfeito, pois ele é hatch, e atras tem o buraco de 6" e o vao é do tamanho perfeito, é só revestir com bastante manta e vira uma caixa, duas na verdade!!!

Postado em
Então tá!

Até vi aquele JL de 6.5" no ebay, mas o valor pra trazer 1 pra cá chega ao máximo que pretendo gastar no momento.

Abrir mão de SPL é um caso sério, acho que tenho que me acostumar aos poucos hehehe.

Visto o pessoal que respondeu ai, posso concluir que seria uma "missão impossível" substituir o sub por um par de mids.

Vou desistir desta idéia que pode me consumir tempo, dinheiro e não obter o resultado esperado.

Valeu pela a ajuda aew!

A Kicker tb tinha um mini sub. Era o F6, q era free-air. Já o mid era o R6. Mas hj é difícil p/kct encontra um par.

Postado em
Dá pra viver sem sub? Dá... mas você vai ter que abrir mão de muita coisa, não apenas de SPL.

Por melhor que seja seu set nas portas, vai faltar impacto (o impacto é resultado tanto do SPL, quanto do acoplamento com o ambiente). Pode ser que você consiga um grave legal, mas um bumbo, por exemplo, vai soar acanhado, pequeno... não tem jeito.

Olha que já ouvi muito carro sem sub, em sets que você afirma "sub, aqui não entrarás", mas é notável a diferença pra um carro que tenha sub.

O que eu te recomendo, é partir pra um parzinho de 8", um sub de 10"... por exemplo, este final de semana eu acertei um gol que tava com um JL 10W1 em selada de 29L, e, testando, cortei o sub em 31Hz! Tava descendo MUITO, em caixa pequena.

Vc cortou ele LP em 31Hz? E dai pra cima nas costas dos mids?

Quer dizer entao, qua jah a apartir de 30Hz o mid, com menos spl nessa faixa ja da conta do recado?

Postado em

Vc cortou ele LP em 31Hz? E dai pra cima nas costas dos mids?

Quer dizer entao, qua jah a apartir de 30Hz o mid, com menos spl nessa faixa ja da conta do recado?

Sim... cada caso é um caso, mas o mid respondia folgado nos 50Hz... então não ficou nenhum buraco na resposta.

Postado em

Eu troquei um sub de 12" por um par de mid de 6" e não sinto falta nenhuma de sub. Mas é claro que tem que abrir mão de spl nos 40hz down. Quando falo abrir mão de spl, não falo que vc não vai ouvir frequências abaixo disso, vai sim, porém não vai matar o habitáculo fazendo ele ser tomado por subgraves.

Sinto o bumbo presente, com ataque suficiente pra ouvir música, claro que não treme o parabrisa, mas vc quer spl ou qualidade?

Quando a meta é só qualidade, dá pra abrir mão do sub sim, e há ganhos tb em não usar sub. Risco mínimo de ter graves embolados, o subgrave vem da frente do carro(dependendo do acerto vem de cima do painel mesmo), vc deixa o ambiente mais vivo, sem suprimir faixas que seriam tomadas por subgraves em spl acima do ideal. O acerto é mais fácil.

Acho mais fácil acertar um projeto que visa fidelidade sem sub do que com.

Não digo que em porta tratada, pq por mais que o mid desça nela, ela tem os seus limites naturais, como ar fugindo, vibração de plásticos, etc. Agora em pesinhos ideais, com falante vocacionado, dá sim pra trocar sub por dois de 6". E acho que se ganha mais que se perde.

Só minha opinião.

Abraço,

Alexandre.

Postado em

já andei um tempo com o carro só com os mid do kit , sem sub.

perde-se SPL mesmo, mas pra qualidade ou Hi-fi .. acho q de pra usar sem problemas... pois como ja comentaram por aqui a um tempo atrás .. qdo vc vai a um show de jazz ao vivo.. vc não ve os copos tremendo em cima da mesa com as notas do contrabaixo né..

acho q a grande maioria goste de ter mais graves no som.. mas isso não reflete a situação real de uma banda tocando ao vivo.

Postado em

Uso mid bravox "B" de 6' em pezinhos e te falo que desligo o sub pra ouvir no dia dia. Claro que perde-se em extensão de sub graves, perde-se spl, perde-se aquelas baixas frequencias que treme tudo, mas, empurrado por um RF 450.4, imagino que deve tar mandando uns 70rms pra cada mid, cortados em 60hp 24db/oitava, com o volume alto, sinto a pressão nas pernas. Batem fortes mesmo. Dá pra passar certamente sem sub.

Markto

Postado em

Pois é, como eu acho que isso vai dar muito pano pra manga e meu carro talvez fique comigo até março do ano que vem (outras prioridades virão).

Creio que o melhor a fazer é manter os fulls na frente e instalar um subzinho leve atrás.

Provavelmente eu fique com um T8 de 10" que está emprestado por enquanto.

A não ser que eu encontre um JL mto barato :P

Postado em
qdo vc vai a um show de jazz ao vivo.. vc não ve os copos tremendo em cima da mesa com as notas do contrabaixo né..

dvc por isso q eles estão lá no fundo do palco!

apesar q ha notas "grossas" do piano.

até pensei em pegar um par de 6w0 e colocar nas portas traseiras 80hz baixo, trava-las e blá³...

deve ser bem divertido! o-o-

Postado em
qdo vc vai a um show de jazz ao vivo.. vc não ve os copos tremendo em cima da mesa com as notas do contrabaixo né..

Não treme, por causa do ambiente. Você pode ouvir o grave num ótimo volume, sem que absolutamente nada no local chaqualhe. Isto porquê há espaço pro grave se formar.

Já num carro, não há espaço. Basicamente nós só ouvimos graves num carro, ou mesmo num fone de ouvido, porquê literalmente nossos ouvidos são obrigados a ouví-los, graças a um grande deslocamento de ar (por isto que tudo acaba tremendo dentro do carro). Pelas dimensões envolvidas, num fone de ouvido nós só ouviríamos agudos (considerando uns 4cm de distância entre o fone e o tímpano - sei lá se é o tamanho certo - teríamos um comprimento de onda igual a 8575Hz), MAS, graças à brutalidade (ui) dos nossos sistemas sonoros, ouvimos toda a faixa de áudio.

Não há muito como separar as coisas... grave no carro depende de deslocar muito ar, e é por isto que os falantes pequenos são ineficientes pra isto.

Postado em
Não treme, por causa do ambiente. Você pode ouvir o grave num ótimo volume, sem que absolutamente nada no local chaqualhe. Isto porquê há espaço pro grave se formar.

Já num carro, não há espaço. Basicamente nós só ouvimos graves num carro, ou mesmo num fone de ouvido, porquê literalmente nossos ouvidos são obrigados a ouví-los, graças a um grande deslocamento de ar (por isto que tudo acaba tremendo dentro do carro). Pelas dimensões envolvidas, num fone de ouvido nós só ouviríamos agudos (considerando uns 4cm de distância entre o fone e o tímpano - sei lá se é o tamanho certo - teríamos um comprimento de onda igual a 8575Hz), MAS, graças à brutalidade (ui) dos nossos sistemas sonoros, ouvimos toda a faixa de áudio.

Não há muito como separar as coisas... grave no carro depende de deslocar muito ar, e é por isto que os falantes pequenos são ineficientes pra isto.

Perfeito. :)

Postado em

Pegue qquer sub de 5" desses ht vagabas e coloque pra tocar fora de casa. Não rende bolufas. Coloque o mesmo dentro do porta-malas. Oq acontece? Vc ouve sub-graves. A que se deve isso? Ganho de cabine? Penso que a necessidade de falantes maiores diminui na medida do tamanho do ambiente onde vc vai reproduzir os subgraves. Carro os inventa, mesmo com falantes pequenos, quanto maior o falante pra reproduzi-los no carro, maior será a mentira contada por eles. Não é o quanto seu nariz treme que determina a fidelidade do que se ouve. Escuto nitidamente 40hz no carro e não preciso de sub pra isso.

Minha opinião,

Abraço,

Alexandre.

Postado em

Pegue qquer sub de 5" desses ht vagabas e coloque pra tocar fora de casa. Não rende bolufas. Coloque o mesmo dentro do porta-malas. Oq acontece? Vc ouve sub-graves. A que se deve isso? Ganho de cabine? Penso que a necessidade de falantes maiores diminui na medida do tamanho do ambiente onde vc vai reproduzir os subgraves. Carro os inventa, mesmo com falantes pequenos, quanto maior o falante pra reproduzi-los no carro, maior será a mentira contada por eles. Não é o quanto seu nariz treme que determina a fidelidade do que se ouve. Escuto nitidamente 40hz no carro e não preciso de sub pra isso.

Minha opinião,

Abraço,

Alexandre.

Fala brother, tudo ok?!

Concordo em parte contigo... quando diz q ouve 40hz pode até ser...

agora "ouvir" 40hz é uma coisa, "sentir" 40hz é outra beeeeeeeem diferente!!

abraços man!

Postado em
Pegue qquer sub de 5" desses ht vagabas e coloque pra tocar fora de casa. Não rende bolufas. Coloque o mesmo dentro do porta-malas. Oq acontece? Vc ouve sub-graves.

Mais ou menos... qual a eficiência desses subgraves? Baixíssima.

Pegue o mesmo sub, coloque numa sala relativamente grande, no canto dela, e você ouvirá muito mais subgrave.

Nem é uma questão de SPL. A diferença é que no carro você talvez só ouça até 40Hz. Na sala, pode ouvir 20Hz...

Carro os inventa, mesmo com falantes pequenos, quanto maior o falante pra reproduzi-los no carro, maior será a mentira contada por eles.

Aí é que está... grave é basicamente uma grande quantidade de ar deslocada. Quanto maior o falante, mais ar ele desloca, e isto traz grandes implicações. Existe um famoso falante, muito antigo, de 30 polegadas, com deslocamento linear de APENAS 3mm, feito pra uns 30W RMS se não me engano. Pouco SPL, mas desce com gosto.

A mentira é, basicamente, contada pelo timbre, e isto é mérito de qualquer falante, dos menores aos maiores. Tem muito falante de 15" que conta mais verdades que a completa maioria dos subs de 8". Vide exemplo da B&W "caracol" (antiga Nautilus), que usa driver de 15" pros subgraves.

Não é o quanto seu nariz treme que determina a fidelidade do que se ouve. Escuto nitidamente 40hz no carro e não preciso de sub pra isso.

Eu também ouço, com falante de 5", em caixa de 3,5L selada, sendo que o falante tem Fs de 80Hz.

Agora, voltamos ao estágio da eficiência. O fato de ouvir, não quer dizer que seja ideal. E 40Hz é apenas a segunda oitava da faixa útil ds nossos ouvidos. A primeira oitava (20 a 40Hz) ficou de fora da brincadeira, e faz falta. É só colocar um sub pra ver ouvir.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...