Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

bruder

Caixas Simuladas, Qual Escolher?

Recommended Posts

Postado em

Bom pessoal,

o som ja está instalado, tocando, td certinho.

Setup composto por 2 UXP Power + SD1000.1D

A caixa está com 41 litros livres para cada falante. Duto de 51cm para cada camara.

O que percebi ao comparar meu sistema com outro semelhante.

Grave interno está mto forte, e bem musical, respostas rapidas e bem plana.

Porem o grave externo ficou insignificante, o carro parece que vai desmontar, porta-malas, vidros, td excursionando, mais quem passa do lado do carro não escuta praticamente nada.

Simulei 3 caixas, inicialmente vou diminuir os dutos para subir a sintonia e ver se consigo resolver esse problema, porem vi que o Delay subiu muito em uma certa frequencia, gostaria da opnião de vcs.

Existe uma terceira configuração com caixa de 55 litros, que é uma caixa que pretendo fazer caso o sistema com sintonia mais alta não agrade tambem.

Se alguem tiver mais alguma opnião por favor comente! :legal:

Segue a simulação:

caixasuk5.th.jpg

Postado em

Atendendo a Pedidos....

rss.

Kra, nao conheco os UXP Powers,

mas arrisco a falar que tua caixa esta pequena demais,

eu tinha 2 uxps (primeiros) + SD 1000 com caixa de 65 Litros para cada sub (isso mesmo) na parati ia mais de meio porta mala usando toda a altura, e nao tocava nada pra fora (mala aberta), mas de mala fechada (só eu que achava que nao tocava nada)

Se vc não é "cornetero" de querer abrir o porta malas pra tocar com corneta e etc, sugiro a caixa maior, teria que ver o volume, pois como disse, nao conheco o POWER.

Agora se vc abre mala, e quer som pra fora assim, caixa pequena com duto pequeno, porem, esqueca Sub-Grave.

Postado em

Bom.. continuo com a mesma indicação que tinha te feito.... 55L... sintonia fica por sua conta.. é so ir cortando o duto até chegar em uma freq que te agrada..

Postado em

Bom vou fazer o teste com o duto menor, se não agradar faço a caixa maior e ai acerto no duto.

A minha maior duvida é a seguinte:

Um delay de 17ms em 45-55hz é muito não?

Pq com caixas acima de 44 litros essa faixa fica com um delay bem alto!

Queria saber se esse delay vai prejudicar.

vlw! []-[]

Postado em
Bom vou fazer o teste com o duto menor, se não agradar faço a caixa maior e ai acerto no duto.

vlw! []-[]

fala ai velho............. cara faz o seguinte mova o duto deixando com 30 cm se der até menos para dentro da caixa com isso vc ja ganha um volume significativo e abaixa a frenquencia......

no seu sd1000 regule o sub sonic 25 hz..........

ve como fica......... e para ficar com subgrave descer legal sem perder muito spl..........

Postado em

vlw! []-[]

fala ai velho............. cara faz o seguinte mova o duto deixando com 30 cm se der até menos para dentro da caixa com isso vc ja ganha um volume significativo e abaixa a frenquencia......

no seu sd1000 regule o sub sonic 25 hz..........

ve como fica......... e para ficar com subgrave descer legal sem perder muito spl..........

E ae Diogenes!

Então cara, minha caixa já estava numa sintonia mtooo baixa, 22hz.

Pretendo subir essa sintonia diminuindo os dutos, subir para algo na casa dos 50hz, com pico em 60hz.

Só que o problema é que o delay, um pouco abaixo da frequencia de ressonancia sobe de 4ms para a 17ms, ou seja, corre o risco de perder a musicalidade, quem sabe embolar.

Ai a minha duvida!

vlw! :legal:

Postado em

Cara, se eu fosse vc sintonizava essa caixa em 40hz!

jah vai dar um bom pico, naum vai dar tanto delay, soh q vai descer bem menos doq desce hj....+ em SPL vai ter mto ganho!!!

Postado em

Certo,

andei simulando aqui com a caixa sintonizada em 40hz, comparando com a sintonia atual que e 32hz eu vou ter um ganho de 3db entre as frequencias 50 e 70hz,

e vou perder abaixo dos 37hz outros 3db.

Para o som literalmente "SAIR" do carro que e o meu grande problema, qual a sintonia ideal ou proxima para o pico da caixa? 40hz? 60hz?

Ah soh lembrando, o carro é um corsa hatch desse modelo novo.

Postado em
Certo,

andei simulando aqui com a caixa sintonizada em 40hz, comparando com a sintonia atual que e 32hz eu vou ter um ganho de 3db entre as frequencias 50 e 70hz,

e vou perder abaixo dos 37hz outros 3db.

Para o som literalmente "SAIR" do carro que e o meu grande problema, qual a sintonia ideal ou proxima para o pico da caixa? 40hz? 60hz?

Ah soh lembrando, o carro é um corsa hatch desse modelo novo.

hum interessante mais o q vc quer +SPL ou +subgrave??????

Postado em
Viajei...

quero mais SPL!

Resposta em frequencias um pouco mais alta

bom esta caixa que vc esta são 41 litros descontando o sub e duto???????

pois se não for desconta por volta de 6 litros e simule novamente????????

caixas para mais SPL são menores e maiores, maiores são mais planas com mais musicalidade, caixa para SPL são porjetadas para ter um ganho consideravel em determinadas frequencias de preferencia a frequencia ressonancia do carro, mas não são tão musicais.............

na sua caixa simula assim vamos ver o que da

litros 35 litros - são os 41litros - 6 do sub e duto......

duto de 45 com 30 cm dentro da caixa e 13 cm para fora logico descontato 2 cm do mdf......

posta o resulatado ai.......

Postado em
Viajei...

quero mais SPL!

caixas para mais SPL são menores e maiores, maiores são mais planas com mais musicalidade, caixa para SPL são porjetadas para ter um ganho consideravel em determinadas frequencias de preferencia a frequencia ressonancia do carro, mas não são tão musicais.............

duto de 45 com 30 cm dentro da caixa e 13 cm para fora logico descontato 2 cm do mdf......

Amanha estarei fazendo as mudanças e testes,

possiveis videos!

Assim diogenes, ate aonde eu sei, o duto ficar todo dentro da caixa ou não só influencia no volume que ele vai ocupar. Pois o que importa mesmo é o comprimento do duto. Dessa forma como você falou, eu terei um duto de 45cm, atualmente eu tenho 50cm de duto. A sintonia da caixa subiria um pouco e eu teria um ganho de uns 2litros por camara.

Outro detalhe é que os dutos ficaram na parte de baixo da caixa, ai não tenho muito espaço de porta-malas sobrando para deixar para fora da caixa.

De qualquer forma Agradeço a ajuda de todos! Amanha vou testar 3 configurações de dutos e postar todos os resultados detalhadamente. Caso a mudança não seja significativa volto para discutir a proxima caixa!

Grato!

Abraços! :rever1:

Postado em
Viajei...

quero mais SPL!

Amanha estarei fazendo as mudanças e testes,

possiveis videos!

Assim diogenes, ate aonde eu sei, o duto ficar todo dentro da caixa ou não só influencia no volume que ele vai ocupar. Pois o que importa mesmo é o comprimento do duto. Dessa forma como você falou, eu terei um duto de 45cm, atualmente eu tenho 50cm de duto. A sintonia da caixa subiria um pouco e eu teria um ganho de uns 2litros por camara.

Outro detalhe é que os dutos ficaram na parte de baixo da caixa, ai não tenho muito espaço de porta-malas sobrando para deixar para fora da caixa.

De qualquer forma Agradeço a ajuda de todos! Amanha vou testar 3 configurações de dutos e postar todos os resultados detalhadamente. Caso a mudança não seja significativa volto para discutir a proxima caixa!

Grato!

Abraços! :rever1:

puts que pena que os dutos são para baixo hum para tremer a terra né srsrrsrsrsrsrssrsssss

a minha esta assim cara esta tocando muito pelo o pessoal que foi no encontro aqui em sampa curtiram um bom subgrave e muito SPL bem no meio termo...

foto

IMG_0021.jpg

abraço e boa sorte!!!!!!!!!

Postado em

Cara.. pro grave sair do carro tens q ter um pico (de pelo menos 3db) nos 60~80hz!! Ou ter uma resposta bem alta nessas frequencias (spl final).... aconselho caprichar no pico... pois até 6dbs nessas frequencias dão uma sensação de 'toca muito' sem deixar o som mono-nota!

No seu caso, seria interessante se vc tivesse como deixar dois dutos, um pra subgraves (dia-a-dia, sei lá..) outro pra tocar mais pra fora, com um p*ta pico nos 60~80hz!!!... isso se tiver como ter os dois na mesma caixa!! :legal:

Postado em

Boa tarde pessoal!

Então, vamos ao resultado do trabalho de hoje de manha:

- O tbm user do forum, Bramer me ajudou mto, trouxe um multimetro e assim verificamos tudo que era possivel no sistema. Voltagem a 14v, os subs estão fechando exatos 2.5ohms.

Mudanças:

- Refeito o Terra.

- O RCA estava com uma das vias quebrada, foi trocado o RCA, agora está OK.

- Os dutos foram retirados e encurtados de 50cm para 20cm.

- Novo SD1000.1D e regulado para clicar no volume 52/70.

- A caixa agora está com 42 litros aproximadamente e dutos de 20cm.

Resultado:

- Melhorou um pouco o SPL

- Perdi um pouco de subgrave.

- Dentro do carro continua extremamente forte porem o som permanece interno, o som continua não saindo do carro, até sai mas sem força

Tiramos algumas conclusões:

- No ouvido e pelos resultados, o SD é extremamente forte para Subgrave, deixando a desejar no SPL. Agora estou a procura de uma caixa maior para ver se mudo isso.

- O som do SD não envolve o carro, como já havia sido dito por outro user, o som é apenas para a frente, lateralmente é ainda mais fraco, isso visto de fora do carro em ambiente bem aberto.

O Bramer recebeu hoje seu Coastar de 1500RMS a 1Ohm, batemos algumas fotos, quem sabe marcamos um teste no meu sistema tocando com o Coastar para ver se da uma diverença no SPL. Depois postos as fotos, meu SD1000 é minusculo se comparado ao Coastar hahaha.

Pessoal, agradeço a todos que postaram aqui e me deram dicas de como melhorar a situação. :legal:

Até!

Postado em

de noite vão surgir fotinhos certeza eim bruder.. []-[]

mais po, o som interno ta FORTE, encomoda mesmo..mais forte que os 2 e2k de 12' do henrique...só que não sai absolutamente nada mesmo. Quando vim no transito atraz do teu carro, eu não ouvia nada do teu som, só sabia que tava ligado pq via que teus retrovisores tremiam tudo.. pra frente do carro ja aparece mais o grave, mais bem fraquinho ainda..

mais dentro do carro, é punk! tocando elevator fiquei de cara :blink: aaaa eu queria um grave assim dentro da minha pickup :rolleyes:

daqui a poco vo pro sitio instala o coastar, mais ja to satisfeito com ele, pelo menos na beleza o módulo surpreendeu e muito..rapaz que negocio caprichado e bonito eim?

Postado em

Cara.. eu não acredito que o amp faça o som ficar 'só pra frente'... coisa assim! Uso um SD1000 com 2 protechs 12'.. e o som é sentido e ouvido ao redor do carro todo! Mas pelo efeito cabine (uso a mala sem tampão), na frente do carro vc sente um 'algo mais'. Pra vc ter idéia.. se vc parar do lado do carro, com uma música caprichada nos 60hz tocando... vc sente o chão vibrando, sua camisa treme com o SPL!!

Posso estar errado, lógico.. mas acredito que é tudo questão de projeto da caixa! a minha tem um belo pico nos 60~80hz! :legal:

Postado em

É como o amigo acima falou.

Pra tocar bem pra fora precisa fazer alguma caixa que de um pico na casa dos 50, 60Hz aprox.

É claro que vai depender do que vc curte ouvir tbm. Uma caixa que da pico em 60Hz por exemplo não toca nada de subgrave ai vc coloca um CD do Mafia 36 ou algum de Hip Hop e não vai dar nada.

Pra funk fica perfeito caixa com pico nos 60 - 70Hz.

Uma dica é que tendo caixa com litragem alta vc terá ganho no subgrave, poderá elevar muito o deslocamento, tendencia em deixar a frequencia mais plana e perda de SPL.

Com caixa pequena vc terá um ganho no SPL, perda de subgrave e menor deslocamento de cone.

Bom por experiencia que eu ja tive com UXP eu ficaria com caixa de 55L e iria testando dutos diferentes.

Postado em

Pois eh bramer, meus pais falaram q o box do banheiro, as portas do guarda roupa, no segundo andar, vibrava td hahahahha.

E o engraçado, treme tudo ao redor, vc escuta porta batendo, janela, portão, mais nao da aquela sensação de pressão no ar...

O negocio mesmo vai ser achar uma caixa maior para testar.

Bom escuto bastante black, hip hop e musica eletronica. Funk raramente, soh quando a patroa aparece com as compilações mirabolantes dela cheio de tati, bond do tigrão e outros classicos :banghead

Axo que vou deixar essa caixa guardada pra um possivel campeonato de SPL hahaha, dentro do carro é mtooo forte, deve dar alguns dbs!

Postado em
Bom.. continuo com a mesma indicação que tinha te feito.... 55L... sintonia fica por sua conta.. é so ir cortando o duto até chegar em uma freq que te agrada..

Esses 55 lts é bruto ou ja descontando sub e dutos??

Postado em
É como o amigo acima falou.

Pra tocar bem pra fora precisa fazer alguma caixa que de um pico na casa dos 50, 60Hz aprox.

É claro que vai depender do que vc curte ouvir tbm. Uma caixa que da pico em 60Hz por exemplo não toca nada de subgrave ai vc coloca um CD do Mafia 36 ou algum de Hip Hop e não vai dar nada.

Pra funk fica perfeito caixa com pico nos 60 - 70Hz.

Uma dica é que tendo caixa com litragem alta vc terá ganho no subgrave, poderá elevar muito o deslocamento, tendencia em deixar a frequencia mais plana e perda de SPL.

Com caixa pequena vc terá um ganho no SPL, perda de subgrave e menor deslocamento de cone.

Bom por experiencia que eu ja tive com UXP eu ficaria com caixa de 55L e iria testando dutos diferentes.

cara faz o que blomn esta indicando cara ontem fiz medição do spl conforme as regras do MTM...........

resultado foi com tampão 142.2dB(a) sem o tampão 143.9dB(a) e tocando em 63Hz cara fiquei bem satisfeito isso sem regular direito so de ouvido bom o cara que projetou a caixa ainda disse que dar para ganhar uns 3dB(a) so retrabalhando o duto até acertar direito..............

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...