Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
pr_miguel

Direcionamento

Recommended Posts

Eu já acho que nada é impossível.

 

Só olhar os carros da categoria "ultimate" da iasca/emma/etc.. Os kras fazem centenas de mudanças no carro, inclusive estruturais, para alcançar esse objetivo. Não que sejam perfeitos/etc, mas devem ficar mto bom em ambos os lados. :)

Diogo...infelizmente só olhar não conseguimos nada....rs, como eu já disse outras vezes...como gostaria de ouvir estes carros....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tb queria ouvir estes carros...

 

Bom, quanto ao tipo de montagem, eu creio que seja uma questão mais cultural. Enquanto aqui nós priorizamos a reconstrução do soundstage, pode ser que por lá nego priorize a precisão tonal e outras características sonoras, em detrimento de um perfeito soundstage.

 

Enquanto aqui um palco baixo é quase ofensa, talvez por lá ele só precise ser estável.

 

Digo isto pq nem TA resolve questões de posicionamento dos falantes. Ajuda pra casar fases, definir o centro do palco (já que o sweetspot num carro fica num local interessante apenas aos "iniciados"), e outros tantos etecétaras.

 

Não tem jeito, falante no pé puxa o palco pra baixo, falante na porta tira profundidade, prejudica foco...

 

Uma das maiores provas, é que em diversos fóruns gringos, o uso do TA é polêmico. Aqui é praticamente um consenso...

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não tem jeito, falante no pé puxa o palco pra baixo, falante na porta tira profundidade, prejudica foco...

 

Uma das maiores provas, é que em diversos fóruns gringos, o uso do TA é polêmico. Aqui é praticamente um consenso...

Ainda bem q ainda consigo viver tranqüilamente sem o TA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu já acho que nada é impossível.

 

Só olhar os carros da categoria "ultimate" da iasca/emma/etc.. Os kras fazem centenas de mudanças no carro, inclusive estruturais, para alcançar esse objetivo. Não que sejam perfeitos/etc, mas devem ficar mto bom em ambos os lados. :)

Diogo...infelizmente só olhar não conseguimos nada....rs, como eu já disse outras vezes...como gostaria de ouvir estes carros....

:+1

 

e pelo que ja ouvi la fora de sistemas, nao creio que estejamos em um nivel inferior... ate acho o contrario

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu tb queria ouvir estes carros...

 

Bom, quanto ao tipo de montagem, eu creio que seja uma questão mais cultural. Enquanto aqui nós priorizamos a reconstrução do soundstage, pode ser que por lá nego priorize a precisão tonal e outras características sonoras, em detrimento de um perfeito soundstage.

 

Enquanto aqui um palco baixo é quase ofensa, talvez por lá ele só precise ser estável.

 

Digo isto pq nem TA resolve questões de posicionamento dos falantes. Ajuda pra casar fases, definir o centro do palco (já que o sweetspot num carro fica num local interessante apenas aos "iniciados"), e outros tantos etecétaras.

 

Não tem jeito, falante no pé puxa o palco pra baixo, falante na porta tira profundidade, prejudica foco...

 

Uma das maiores provas, é que em diversos fóruns gringos, o uso do TA é polêmico. Aqui é praticamente um consenso...

Isto é correto, basta ver em algumas regras anteriores da iasca internacional, onde o rta era o ponto forte dos campeonatos e era preponderante na pontuação, tinha até um juiz internacional q só julgava o carro por pink noise, vai entender... Creio q o negócio é ser egoista mesmo hehe,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu já acho que nada é impossível.

 

Só olhar os carros da categoria "ultimate" da iasca/emma/etc.. Os kras fazem centenas de mudanças no carro, inclusive estruturais, para alcançar esse objetivo. Não que sejam perfeitos/etc, mas devem ficar mto bom em ambos os lados. :)

Diogo...infelizmente só olhar não conseguimos nada....rs, como eu já disse outras vezes...como gostaria de ouvir estes carros....

:+1

 

e pelo que ja ouvi la fora de sistemas, nao creio que estejamos em um nivel inferior... ate acho o contrario

Fogo q os campeonatos gringos sao geralemente atrelados a marcas, por patrocinio, entaum fora as diferenças de regras e maneiras de julgamentos, nem todo quipo q vc usa é o q se gostaria de usar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu tb queria ouvir estes carros...

 

Bom, quanto ao tipo de montagem, eu creio que seja uma questão mais cultural. Enquanto aqui nós priorizamos a reconstrução do soundstage, pode ser que por lá nego priorize a precisão tonal e outras características sonoras, em detrimento de um perfeito soundstage.

 

Enquanto aqui um palco baixo é quase ofensa, talvez por lá ele só precise ser estável.

 

Digo isto pq nem TA resolve questões de posicionamento dos falantes. Ajuda pra casar fases, definir o centro do palco (já que o sweetspot num carro fica num local interessante apenas aos "iniciados"), e outros tantos etecétaras.

 

Não tem jeito, falante no pé puxa o palco pra baixo, falante na porta tira profundidade, prejudica foco...

 

Uma das maiores provas, é que em diversos fóruns gringos, o uso do TA é polêmico. Aqui é praticamente um consenso...

Isto é correto, basta ver em algumas regras anteriores da iasca internacional, onde o rta era o ponto forte dos campeonatos e era preponderante na pontuação, tinha até um juiz internacional q só julgava o carro por pink noise, vai entender... Creio q o negócio é ser egoista mesmo hehe,

chegou no ponto que eu queria...

 

isso de foco não egoista, palco baixo mas tonal, deixaria de ser "hi-fi" para se tornar SQ?

 

abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu já acho que nada é impossível.

 

Só olhar os carros da categoria "ultimate" da iasca/emma/etc.. Os kras fazem centenas de mudanças no carro, inclusive estruturais, para alcançar esse objetivo. Não que sejam perfeitos/etc, mas devem ficar mto bom em ambos os lados. :)

Diogo...infelizmente só olhar não conseguimos nada....rs, como eu já disse outras vezes...como gostaria de ouvir estes carros....

:+1

 

e pelo que ja ouvi la fora de sistemas, nao creio que estejamos em um nivel inferior... ate acho o contrario

Também acho. Especialmente no aspecto construtivo, dá pra ver sistemas medianos investindo em pezinhos dutados e etc... enquanto lá fora, é basicamente acabamento e manta.

 

Brasileiro pode não ter os melhores recursos, mas tem muita criatividade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E acabou assim em 2008? Bruscamente?... Bom, depois de ler tudo:

 

Na verdade sempre consegui bons rendimentos direcionando os falantes da esquerda para a altura dos ouvidos esquerdos passando uns 5/10cm a esquerda do mesmo, e os falantes da direita passando a uns 20 cm do ouvido da direita em direçao ao centro do carro.

 

É exatamente o que eu sempre faço. E o tweeter na coluna, como se fosse um instrumento desses de tuning, direcionados exatamente pros ouvidos. Correto ou não, até hoje me satisfez completamente dentro do meu nível de exigência, já que não compito. É pro dia-a-dia, deleite próprio.

 

Abração!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É exatamente o que eu sempre faço. E o tweeter na coluna, como se fosse um instrumento desses de tuning, direcionados exatamente pros ouvidos.

Bom eu deixo o esquerdo off-axis e o direito on-axis, ou seja cruzado. On-axis pra mim, off pro passageiro, e vice-versa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu hoje uso cruzado, mas não no centro do carro... deixo 30 graus aproximadamente. Foi a única solução encontrada pro mid de 6" caber nos peitões, mas gostei bastante do resultado. Não ficou totalmente off axis, e acabou meu problema de reflexão no vidro da janela esquerda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, entrei no SQ rescentemente, e tenho tentado aprender ao maximo...

 

Ainda estou experimentando diferentes configuracoes de posicionamentos!

 

O que percebi é que com um direcionamento direto aos ouvidos do motorista, ha uma definicao e um palco melhor, entretanto existe uma fadiga, talvez seje devido ao 1tw1 que uso, q é bem forte...

 

Ja com os twt cruzando mais ou menos em cima da marcha do carro, o som fica mais suave, mais agradavel, entretanto perco palco e definicao !

 

Bom tento ficar 1 mes com cada configuracao, pra conseguir assimilar cada vantagem e desvantagem de cada posicionamento, junto com o TA e outros artificios, tento procurar a melhor resposta !

 

Acompanhando o topico !

 

Abraco..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou para instalar um kit morel hybrid ovation II no meu astra... Alguem tem experiencia no direcionamento desses tweeters?

Os mids vão nas portas mesmo, sou meio grande e pezinhos me encomodam... ando com o banco todo pra traz :mac1

Sds!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como brasileiro gosta mesmo é de inventar e tem maluco para tudo, depois de testar muito a posição de tweeter e midrange, no meu caso, o que mais gostei foi colocar inclinado para cima, bem perto do vidro da frente do carro, em cima do painel. Vai entender....mas eu gosto assim, me dá muito mais profundidade de palco e foi a forma melhor que consegui para ter mais precisão do lado esquerdo do carro.

Se alguém tiver curiosidade, teste aí...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho duvidas sim quanto a posicionamento de um sistema 3 way composto de tw e full no painel, o melhor seria o cruzado ou o on axis ? desenterrando topics!!!!!!!

 

obras1.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acompanhando...

 

:+1

 

 

Isso muito me interessa

Meu caso em particular:

 

Midbass - Portas Tratadas

Midrange + tweeter -> Colunas direcionadas diretamente para o motorista.

Kit: DLS 3way UP36 / Ampli SoundStrem LIL Wonder 4.620 / HU Alpine DVD IVA D310 / Carro: Santana Executivo 1990

 

É por ai mesmo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bryan?

rsrsrs

eu tinha q postar alguma coisa pra poder fazer uso do botão de receber notificação sobre o tópico

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de ver o depoimento de alguém que já usou midranges com direcionamento diferente dos tweeter,

 

por exemplo: midranges mirados para o centro do banco trazeiro, simétricos e tweeters on-axis um "pra cada oreia"

 

no que isso afetaria largura de palco, centro e etc...

 

se isso seria positivo ou não....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acredito q mirar o lado motorista na cara do passageiro e lado passageiro na cara do motorista... ao menos os melhores sets q montei foram com esse direcionamento...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acredito q mirar o lado motorista na cara do passageiro e lado passageiro na cara do motorista... ao menos os melhores sets q montei foram com esse direcionamento...

no meu caso, com o tweeter que uso, não funciona

não que o tweeter seja ruim (se fosse, não o teria comprado) mas o brilho dele só aparece quando utilizado apontado para as orelhas

já os ful responde totalmente diferente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no meu caso, com o tweeter que uso, não funciona

não que o tweeter seja ruim (se fosse, não o teria comprado) mas o brilho dele só aparece quando utilizado apontado para as orelhas

já os ful responde totalmente diferente

é pq eles não tão tomando potencia na bunda.... liga o amp lá e seja feliz..... hehehehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de ver o depoimento de alguém que já usou midranges com direcionamento diferente dos tweeter,

 

por exemplo: midranges mirados para o centro do banco trazeiro, simétricos e tweeters on-axis um "pra cada oreia"

 

no que isso afetaria largura de palco, centro e etc...

 

se isso seria positivo ou não....

 

Cada falante tem uma dispersão. Quanto maior, mais "largo" ele pode tornar o palco.

 

Um tw no centro de um midrange pode estreitar o palco nos agudos, pois a dispersão do tw geralmente é menor que a do mid.

 

Ou seja, tudo depende de vários fatores. O ideal é testar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e no caso de dois subs, num porta malas curto, como do meu pálio,

 

existe algum ganho ou prejuízo em se fazer uma "leve" angulação ?

 

tipo ambos direcionados para o centro do p.m. ...

 

isso evitaria reflexões vindas do fundo do p.m. ??

 

ou ocorreria algum tipo de cancelamento, visto que as ondas se cruzariam...

 

ou a melhor opção é num mesmo plano apontando para o fundo do p.m. ? ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...