Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SubSonic

[off] Tweeter De Plasma

Recommended Posts

eu tava rodando a internet e achei esses tweeters de plasma, tem UM tópico no forum sobre isso (AQUI) mas não rendeu nada, parece q na época (2005) ainda não existiam falantes desse tipo funcionais...

mas agora tem um alemão que desenvolveu tweeters com grafico de resposta bem interessante, e disponibilizou inclusive um projeto DIY pro tweeter!

plasma.jpg

RESPOSTA:

freq.gif

achei genial a idéia, pena que a pagina é em alemão e eu entendo MUITO POUCO, mas da pra ter uma idéia! (EDIT, achei a versão em ingles... derrr tava na minha frente e eu não vi)

TWEETER DE PLASMA DIY

HOME PAGE DO ALEMÃO (com algumas partes em ingles)

EDIT: VERSÃO EM INGLES

só queria dividir com o pessoal e mostrar que tá sendo desenvolvido auto-falantes de plasma!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
ninguem mais achou legal??? :(

fiquei imaginando um tw destes em cima do painel do carro... :rolleyes:

vou ler o DIY..

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

nossa que diferente hein... parece um abajur com uma vela dentro..rsrs

vou dar uma lida... valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

já escutei um TW desse ... é coisa de doido hehehe foi numa salinha HI-FI por ae (hehehe) ...

Mas não é nada aplicavel no Som automotivo !

Subsonic , poderia editar pra mim o título ??? colocando como (OFF) ???

obrigado , e brigado por compartilhar com agente o esquema !

Compartilhar este post

Link para o post

Editado Sr. Guto!

guto... oq mais vc pode dizer sobre o tweeter?

ao que me parece pelo q eu li é que ele sobe meio que infinitamente! hahahahhahaha pelo jeito deve buscar facil 30KHz, uma vez que a massa do plasma é despresível e não tem as limitações mecanicas de uma suspensão de tweeter comum!

mas fora isso, como é o som? macio, realista, duro, analitico, "warm"???

Compartilhar este post

Link para o post

o som dele é MUITO gostoso pra dizer bem a verdade ... é diferente ... num sei como descrever !

é meio omini-direcional ... então dá uma ambiencia MUITO gostosa .

Mas não é a 8º maravilha do mundo não !

Compartilhar este post

Link para o post

e ai? quem vai ser o corajoso pra fazer o DIY???? hahahha

Kleber?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... Eu tenho duas opções de projeto final de faculdade, um tweeter de plasma ou um DAC, quem sabe daqui a 1 ano não tem fotos de um no DIY?

Compartilhar este post

Link para o post

O DIY dele eh realmente muito facil.

So nao concordo com isso.

Das Eingangsteil verarbeitet eine effektive Eingangsspannung von ca. 2 V klaglos ( bei voll aufgedrehtem Eingangspoti ). Bei höheren Werten setzt die Begrenzung ein. Wenn man den Hochtöner parallel zum 8 Ohm Lautsprecher anschließt sollte man bedenken das 2,83 Volt bei 1 Watt Leistung am Lautsprecher anstehen. Das Poti muss dann entsprechend eingestellt werden.

Desse geito ficou muito mais dificil.

[^][^][^]

Compartilhar este post

Link para o post
Não entendi a IMAGEM! :(:(

Alguém poderia me explicar??? :vts

Falando serio agora.

Acho que ao ser aplicada uma certa voltagem (ou algo assim) a intencidade da vibraçao do plasma sera maior. Fazendo o plasma vibrar e com ele, o ar tambem vibrar. Por isso a emiçao de som. Minha tese :legal:

Agora. Qual sera a eficiencia de um TW como esse ??

Marcelo Spalenza

Compartilhar este post

Link para o post
Não entendi a IMAGEM! :(  :( 

Falando serio agora.

Acho que ao ser aplicada uma certa voltagem (ou algo assim) a intencidade da vibraçao do plasma sera maior. Fazendo o plasma vibrar e com ele, o ar tambem vibrar. Por isso a emiçao de som. Minha tese :legal:

Marcelo Spalenza

Teoria boa, mas eu ainda não estou entendendo a imagem, é sério! :([^]

Compartilhar este post

Link para o post
ninguem mais achou legal??? :(

Tem MUITO tempo que esses tweeters existem. Mais de 20 anos, brincando. Comercialmente, devem exister uns 2 ou 3 modelos, apenas. Tem uns meses que eu tô fazendo planos de montar um parzinho pra mim.

Bem, específicamente: Dependem de alta tensão, logo, podem provicar ruídos, se não forem bem montados. A construção não é fácil também. SPL mediano. Não dá pra querer ouvir "no talo", embora, com corneta, ele chegue a uns 110dB máximos, o que é bastante coisa já. Isso pelo que li por aí (e olha que tem tempo que ando lendo).

A maior vantagem: Não existe massa móvel. NENHUMA praticamente, exceto ar quente. Ou seja, sobe até onde seu modulador aguentar. Dizem (e eu acredito realmente) ser a melhor coisa do mundo (depois do sexo e da cerveja, nessa ordem, é claro).

Sem a corneta ele toca ominidirecional. É bom e não é. Dá mais ambiência, o que é legal pra quem curte música clássica. Pra outros estilos dá pra sacrificar essa ambiência toda pra se ganhar SPL com a corneta.

MAS, como tudo que é bom, tem seus perigos (assim como o sexo e a cerveja). Emite ozônio no ambiente, por causa do plasma, que quebra as moléculas do ar, criando o O3. Algumas pessoas fazem muito terrorismo, pois o ozônio é tóxico (não, seus pervertidos, ozônio não faz a cabeça). Pessoas mais sensatas dizem que dá pra usar por um bom tempo, mesmo com as janelas fechadas. Se sentir cheiro de água sanitária no ar, é só abrir as janelas.

Pois bem... na minha fila de desejos a realizar, então neste momento: Aquário Marinho, Turbo, Tweeter de Plasma, comer a Juliana Paes...

Compartilhar este post

Link para o post

Falando serio agora.

Marcelo Spalenza

Dudu. Vc nunca viu akelas bolas de plasma nao ??

Acho que esse Tw funciona da mesma forma, porem em baixo dele esta todo o esquema eletrico, circuito, fonte e essas coisas.

No meio esta o "emissor", dentro da moldura de vidro que "prende" o gas.

Eu interpretei assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Plasmas é melhor que LCD?? o-o-

Tecnologia nova (pra esse tipo de aplicação), talvez em 5 anos esteja valendo a pena inventar uma moda... seria esquisito um tweeter desses no painel, emitindo essa "chama" por dentro... xuning puro!!!

Edit: putz, 20 anos?? Achei que era menos... retiro o que eu disse...

Compartilhar este post

Link para o post
Pois bem... na minha fila de desejos a realizar, então neste momento: Aquário Marinho, Turbo, Tweeter de Plasma, comer a Juliana Paes...

Muito modesto vc... <_<[^]

Compartilhar este post

Link para o post

Falando serio agora.

Marcelo Spalenza

Acho que esse Tw funciona da mesma forma, porem em baixo dele esta todo o esquema eletrico, circuito, fonte e essas coisas.

Eu interpretei assim.

É apenas uma grade que protege o eletrodo e a chama (sim, é uma chama ali no meio. Uma chama de plasma, ou seja, ar acima de 2000 C, SNME).

Se alguém botar o dedo alí, ou morre eletrocutado, ou abre um rombo no dedo. Por isto a grade, alé, é claro, de diminuir as interferências que o eletrodo pode causar.

Compartilhar este post

Link para o post

Falando serio agora.

Marcelo Spalenza

Eu interpretei assim.

A moldura é mera proteção! Imagina se você coloca a mão no plasma?

Se você vedar para "prender o gas", você acaba com a ideia de não ter massa movel.

Para o tweeter funcionar é, normalmente, necessario um contato metalico. Você une rapidamente os dois polos do indutor que esta na ponta e ele cria um arco voltaico. E la esta seu plasma.

Compartilhar este post

Link para o post

certo... Mais aquilo eh "selado" ou nao ??

Compartilhar este post

Link para o post
Aberto, é apenas uma malha.

certo. Mais aquele material eh condutor ?

Compartilhar este post

Link para o post
certo. Mais aquele material eh condutor ?

Ar? Você tem um espaço naquela ponta ali! A tensão, por ser muito alta, consegue manter a conexão entre os dois pólos sem necessidade de um condutor, propriamente dito. É um "raio".

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...