Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

meirellesead

"novo Modismo"... Caixas Pequenas P/ Trio

Recommended Posts

Postado em

BEM....

ANDA ACONTECENDO UM NOVO "MODISMO" NOS TAMANHOS DE CÃMARAS Q ENVOLVEM O TRIO... AS PRÓPRIAS FÁBRICAS.... HINOR, EROS, SELENIUM..ETC Q RECOMENDAM CAIXAS BEM MENORES P/ OS WOOFERS Q ANTES ESTAVAMOS ACOSTUMADOS A CÃMARAS MAIORES...... DAÍ ME SURGE A DÚVIDA

SERÁ Q TEM MESMO MELHOR RESULTADO??? CERTO Q CADA CASO É UM CASO, OUSEJA, CADA UM GOSTA DE UM TIPO DE SOM.... MAIS A QUESTÃO É Q O TAMANHO Q ESTÃO IDICANDO AGORA... É BEM MENOR AO Q ESTAMOS ACOSTUMADOS....

QUANDO ESTAVA MONTADO UM SOM AQUI COM 2 HPL DE 15" 450 RMS CADA.....O MIKEL, RESPONSAVEL PELOS PROJETOS DA HINOR ME RECOMENDOU UMA CAIXA COM 57 LITROS P/ CADA WOOFER DE 15".. SINSERAMENTE... ACHEI MUIIIITO PEQUENA..E FUI NA OPINIÃO DOS FORISTAS...E NA NOÇÃO Q TINHA.. HOJE A CADA CAMARA SE ENCONTRA COM 80 LITROS CADA.... FICANDO COM 74 QUANDO ACRESCENTADO O WOOFER.....O SOM TÁ BOM... MAIS ME PERMACE A DÚVIDA.....

SERÁ Q SE TIVESSE FEITO COM A LITAGEM RECOMENDADA PELO PROJETOR DA HINOR... TERIA FICADO MELHOR?????

Q VCS TÊM A DIZER DESSE NO "MODISMO"?????... SE É MESMO Q SE TRATA APENAS DE UM MODISMO.....

FLWS....ABRAÇÃO A TODOS....

Postado em

Caixas menores facilitam a vida de quem deseja o famoso "pancadão", pois, além do menor espaço ocupado (o que é um fator de escolha entre falantes, para muitas pessoas), o sub tende a ficar mais controlado na caixa. Ou seja, maior potência aplicável, menor distorção por limitação mecânica... o pico de SPL é maior, porém, vai descer menos. Não que isto seja lá um problema muito grande quando falamos em trios.

Ou seja, o projeto de caixas menores é uma adequação a este mercado curioso e novo, que é o trio-elétrico automotivo.

Postado em
Caixas menores facilitam a vida de quem deseja o famoso "pancadão", pois, além do menor espaço ocupado (o que é um fator de escolha entre falantes, para muitas pessoas), o sub tende a ficar mais controlado na caixa. Ou seja, maior potência aplicável, menor distorção por limitação mecânica... o pico de SPL é maior, porém, vai descer menos. Não que isto seja lá um problema muito grande quando falamos em trios.

Ou seja, o projeto de caixas menores é uma adequação a este mercado curioso e novo, que é o trio-elétrico automotivo.

mais será q essa "adequação".... tem mesmo ótimo resultado.. ou é apenas um "jeitinho" p/ qum naum dispõe de espaço no carro..... tipow... quem dispõe de muito espaço... faz a caixa grande mesmo....ou optando por essas cãmaras menores obtem melhores resultados.....(levando em consideração..neste caso os SDS 15" EROS)

flws.........abração :legal:

Postado em

mais será q essa "adequação".... tem mesmo ótimo resultado.. ou é apenas um "jeitinho" p/ qum naum dispõe de espaço no carro..... tipow... quem dispõe de muito espaço... faz a caixa grande mesmo....ou optando por essas cãmaras menores obtem melhores resultados.....(levando em consideração..neste caso os SDS 15" EROS)

Pra mim esse "modismo" como diz você juntou o útil ao agradável ...

além de ocupar bem menos espaço (caixa de 80L brutos pra sds de 15 ta bom de mais... Nem precisei arrancar o banco traseiro! - O recomendado, salvo engano, era 110L pra cada - Aonde isso tudo ia cabe no corsa ?), O pancadão é maior... que foi opção minha ... queria um som com um pancadão forte mesmo! E foi isso que aconteceu ...

Eu to curtindo bastante meu projeto...

Postado em

como disse o kleber, as caixas pequenas são mais "picudas" em frequencias (de grave) mais altas, têm mais ataque, só que podem perder em subgrave....e essa perda é um problema??

. subgrave de verdade no trio só dá pra sentir mesmo quando juntamos muitos fones, quando estamos perto da caixa ou quando estamos em ambientes fechados (do lado de um muro ou de frente pra uma parede, por exemplo);

. e isso depende do gosto de cada um, pois não é toda musica que tem subgrave, por exemplo, forró (embora eu não concorde muito com isso, acho que o forro que tem sintonia alta é o "pé-de-serra", e não o dessas bandas famosas, como avões, garota safada etc.); se as músicas que vou ouvir não têm subgrave, pra que fazer uma caixa pra tocar subgraves (caixa grande), e consequentemente ter um menor pancadão?

Meu trio montei há dois anos baseado no mito que caixa boa era caixa grande, e ficava indignado quando chegava um "ignorante" dizendo que a caixa tá muito grande, e isso que ela tem só 130 litros brutos por camara. Ela tem um subgrave bom, mas não tem um "pancadão".

Postado em

Eu acho q a questão do som automotivo vem se expandindo, novos conceitos e artifícios q antes ñ eram conhecidos e muito menos usados estão evoluindo, a questão das caixas, isso ñ é um regra, varia muito do tipo de falante escolhido e do resultado esperado do projeto, tem falantes q são mais versáteis q outros, q trabalham bem em várias faixas de freqüência e sintonias diferentes sem muita perda, e outros q são mais restritos nessas variações, Como citado em trio o subgrave ñ é tão evidente e geralmente ñ é o foco do projeto, isso permite q sejam feitas variações no volume e sintonia da caixa a fim de adequá-la melhor ao projeto, atendendo os requisitos tais como espaço q na maioria das vezes é limitado e com intuito de dar ênfase em determinadas freqüências a fim de conseguir o resultado de grave esperado q geralmente em trio é o famoso pancadão...

:legal:

Postado em

Como já falaram acima os pontos positivos da caixa pequena,só tenho a falar do pq os fabricantes estão diminuindo bastante saus indicações, em grande parte ao meu ver, é pelo lance de atualemtne o pacnadão ter invadido com força, antes os fabricantes indicavam caixas bem planas, hoje graças as evoluções, tem que indicar caixas menores, para depois clientes não reclamarem dizendo que já foram entubaods por sons de porte bem menor, então eles já indicam caixas onde os falantes toquem com muita força, mas não tão seco como 1 woofer de12", por exemplo o Eros SDS, com 80L toca muito pancadão, e rende muito bem pra dentro tb, sem ser seco.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

o que ocorre é:

grande parte do pessoal que hoje usa woofers, antigamente utilizava sub's para seus trios, e consequentemente, fica o costume daquele grave encorpado e prolongado, caracteristico de sub mesmo, e coloca depois desses sistemas, woofers, ai vem o averso do sub, grave rapido e seco, so que procura o mesmo rendimento do sub. O resultado é caixas grandes para ter sonoridade com sub-grave.

so que hoje, graças a Deus, a maior parte procura se informar antes de comprar os seus falantes, e os manuais tradicionalmente vem com sugestões de caixas, com projetos referentes a acoplamento de varios falantes do mesmo diametro juntos, para que desçam mais a sintonia afim de responder com mais sub-graves.

se quer sub-grave, procura em Sub-woofers profissionais, que tem tantos, e não tentar tirar "leite de pedra", se é que me entendem, sem ofender ninguem, mas as fabricas não deixam isto claro na hora de vender, ou melhor, os vendedores não são instruidos sobre o que estão vendendo.

o que observo hoje é:

se vc manda um e-mail, ou liga para um fabricante, pedindo uma sujestão de caixa, ou tirar duvida sobre dutos de uma caixa ja feita, de imediato vem a perguta: " vc está utilizando este falante em que tipo de som?? automotivo?? ou PA??"

ja se preparando que nós hoje, pela quantidade de falantes limitadas ao espaço do veiculo, preferimos o estilo PANCADÃO, afim que do som sobressair diante dos demais.

ps.: hoje mesmo estou mudando meu projeto do trio, que utilizo com falatnes de 15", e estou mudando para falantes de 18", e priorizo mesmo o espaço ocupado pela caixa

Postado em

Pessoal,

Salientando que grande parte dos fabricantes vem adequando seus projetos as necessidades dos consumidores, projetando falantes com VAS menores, afim de conseguir caixas adequandas as dimensões disponíveis e assim consegue-se aproveitar melhor o produto dentro das realidades do som automotivo.

Att,

RenanLopes

Postado em

Users.... BNOBREGA, GUITOBOX, PEDROLMATHIA, CHARLES RAFAEL, WENDEL RM E RENAN LOPES.....

parece q quanto a essas novas medidas de caixas (bem menores q as normais).... todos têm opiniões na mesma linha... tipow... bem parecidas... daí pergunto.

no caso dos HPL hinor.... q estou usando em um dos sets aqui... está com 80 litros (p/ cada Woofer.. descontados os 6 litros do woofer ela cai p/ 74).. a hinor havia me indicado 63 litros (sem descontar os 6 do woofer... qundo descontasse, ainda diminuiria p/ 57 litros por camara) naum fui pela opinião da hinor..... como falei antes.... o som dos HPL de 15" com 80 litros tá bom.. mais será q ficaria melhor se tivesse seguido as configurações da HINOR????

**tendo em vista q a intensão aqui é (aquela batida seca de doer no peito hehe) som exclusivamente e extremamente p/ fora.....

:+1

e mais uma vez..... vamos montar um set aqui com 4 SDS de 15".. conforme tem um tópico aqui no forum... estamos certos de colocar 80 litros para cada woofer... mais daí com essas novas medidas q surgem todos os dias.. ficamos em dúvida agora....

será q se baixarmos um pouco a litragem.. naum teriamos uma batida maior???? ou 80 litros já é o mínimo p/ os SDS de 15?????

espero a opinião de vcs aí....

flws....abração a todos.. :legal:

Postado em
Users.... BNOBREGA, GUITOBOX, PEDROLMATHIA, CHARLES RAFAEL, WENDEL RM E RENAN LOPES.....

parece q quanto a essas novas medidas de caixas (bem menores q as normais).... todos têm opiniões na mesma linha... tipow... bem parecidas... daí pergunto.

no caso dos HPL hinor.... q estou usando em um dos sets aqui... está com 80 litros (p/ cada Woofer.. descontados os 6 litros do woofer ela cai p/ 74).. a hinor havia me indicado 63 litros (sem descontar os 6 do woofer... qundo descontasse, ainda diminuiria p/ 57 litros por camara) naum fui pela opinião da hinor..... como falei antes.... o som dos HPL de 15" com 80 litros tá bom.. mais será q ficaria melhor se tivesse seguido as configurações da HINOR????

**tendo em vista q a intensão aqui é (aquela batida seca de doer no peito hehe) som exclusivamente e extremamente p/ fora.....

e mais uma vez..... vamos montar um set aqui com 4 SDS de 15".. conforme tem um tópico aqui no forum... estamos certos de colocar 80 litros para cada woofer... mais daí com essas novas medidas q surgem todos os dias.. ficamos em dúvida agora....

será q se baixarmos um pouco a litragem.. naum teriamos uma batida maior???? ou 80 litros já é o mínimo p/ os SDS de 15?????

Cara, até onde eu sei, 80 L eh o mínimo dos sds ... e olha que pesquisei muito aqui no forum .... Até mp pra gelera que usava sds eu mandei ... [¨]

Quanto aos hpl, eu num sei direito ...

Abraços

Postado em

Cara, até onde eu sei, 80 L eh o mínimo dos sds ... e olha que pesquisei muito aqui no forum .... Até mp pra gelera que usava sds eu mandei ... [¨]

Quanto aos hpl, eu num sei direito ...

Abraços

Vou falar o q já falaram antes aqui no topico.

Eles tiveram q adequar as litragens para os consumidores interessados em som automotivo

abraçosss

Postado em

a idéia é essa, fazer uma caixa com 80/90 L, mas acho melhor vc falar com o adão da eros, creio que ele pode lhe fazer as melhores recomendaçoes. tô lhe mandando o e-mail dele por mp.

Postado em

BNOBREGA.... é isso mesmo.. vlws...

DAVI CARIOCA.... é exatamente isso...entendido hehe

JOEYZAUN..... o PANCADÃO (AQUELA BATIDA SECA) reina por aqui pow.... só dá isso aqui.... tem q se adequar hehe... vlws

GUITOBOX.... valeu pela ajuda... já adicionei já.... agora é só conversar com o Adão e partir p/ o projeto..

flwssssssssss.. parceiros....... abraços a todos.... e valeu pelos toques... :legal:

Postado em

E ae pessoal!

O Nobrega disse o que reflete: "unir o útil ao agradável".

Claro que tudo isto na medida das proporções..... Ou seja, acho que só fica legal quando a quantidade de falantes seje no mínimo 4 (ainda idealizo pelo menos 8)!

Geralmente isto está mais envolvido com woofers de 12' e podem reparar..... a maioria pede cerca de 40 litros pra uma resposta mais plana possível e o que acontece: quase ninguém obedece hehe

Me lembro de ter visto o Giordano dizendo em um tópico que faria uma caixa pra Eros 1200mb (não me lembro a qtde de woofers mas era relativamente grande) com apenas cerca de 29 litros por câmara O.O Realmente é muito pouco!

A história do acoplamente na prática funciona bem!

Agora lembro-me também de um tópico em que o Paulo Duto dizia sobre isto que na prática isto nem sempre vai ocorrer..... vou ver se encontro o tópico e posto aqui pra discutirmos melhor pq sinseramente não lembro....

Abçx

Postado em
E ae pessoal!

Claro que tudo isto na medida das proporções..... Ou seja, acho que só fica legal quando a quantidade de falantes seje no mínimo 4 (ainda idealizo pelo menos 8)!

Geralmente isto está mais envolvido com woofers de 12' e podem reparar..... a maioria pede cerca de 40 litros pra uma resposta mais plana possível e o que acontece: quase ninguém obedece hehe

Me lembro de ter visto o Giordano dizendo em um tópico que faria uma caixa pra Eros 1200mb (não me lembro a qtde de woofers mas era relativamente grande) com apenas cerca de 29 litros por câmara O.O Realmente é muito pouco!

Agora lembro-me também de um tópico em que o Paulo Duto dizia sobre isto que na prática isto nem sempre vai ocorrer..... vou ver se encontro o tópico e posto aqui pra discutirmos melhor pq sinseramente não lembro....

Abçx

na minha opinião o probema de quase todo mundo é grave pra fora muito dificil de ter graves profundos mesmo com falantes de 15 ou até de 18

o negócio é usar menos drivers um jeito de sobresair um poco de mg e sub

Postado em

Fala galera,

Eu acho que esse negocio de competição, de ficar querendo entupir o som dos outros, ta deixando nego maluco.

Será que vale a pena fazer uma caixa bem menor que o recomendado pelo fabricante com sintonia de 50, ate 55 ou mais pra falantes de 15, pra sub com fc de 40 ou menos só pra ganhar mais 2 ou 3 db de pancadão no juizo.

Sera que vale a pena perder na qualidade de sub graves na faixa de 42 a 50 hz de um falante como o 15sds, que foi feito pra tocar bem essas frequencias e ficar limitado a certos generos musicais?

Um falante como o snake(esx, slx ou hpx) ou eros 815 sds ja toca muito forte com caixas de sintonia em 44 ou 46 hz e 90 lts, sendo que com melhor rendimento em sub graves.

Eu acho que essas caixas bem menores só se justificam se realmente não houver espaço.

Abs!!!

Postado em

Bom essa dúvida também veio a mim esses tempos atrás quando comprei os novos Batstaka da Hinor.

A menos de 1 ano atrás a Hinor recomendava 70 litros pra cada subwoofer de 15"

Eu tenho mania de comprar coisas antes de ter o principal, como meu som, mais da metade comprei antes de ter o carro, então fiz a caixa primeiro com 70 litros.

Ae quando comprei os Batstaka percebi que a Hinor tinha mudado a recomendação de 70 litros caindo para 60 litros!!

Fui pedir ajuda pro Charles Rafael se vale a pena eu mudar a caixa e talz.

Até agora não mexi nela, mas vou mexer sim e por a também "nova" tendência do pancadão (que dizem que é melhor), que é o uso de duto tipo "fenda", e ver no que dá!

Realmente existe diferença entre os tipos de duto dessa maneira??? :blink:

Postado em

e aí parceiros... bem . é so seguinte..

REDFOX...entendo e concordo com vc.. por isso postei o tópico.. mais devo levar em consideração q minha região predomina a "pancada seca P/ fora"... em outras palavras pancadão mesmo.... montei um som a 2 anos atras..(4 vias)... TOP DE LINHA... com médio grave e talz..... UMA QUALIDADE ABSURDA..... meu set era

* 2 WPU 1507 500 rms cada (grave)...era o woofer da moda na época

* 2 selenium WPU 12 (médio grave)

* 2 stw + 4 D250 x

era bom... mais muito fácil de ser coberto por outro....chegava um fii duma égua com umas caixinhas pequenas + 10 cornetas.. era zuada pura..e me cobria.... daí tou voltando p/ o tres vias mesmo.... pancadão + muiiiiiiita corneta..e a qualidade????....é vai ter muita naum.... mais ninguem vai me abafar facilmente...

COLDFIRE......na aminha opinião..o duto tem diferença sim.,, pois temos o habito de fazer o duto de madeira.. direto na caixa, recomendado pela selenium.. e som melhora em 100% levando em relação a esse aerodutos de plástico... a naum ser q estavmos colocando os de plástico no tamanho errado.. mais axoo dificil....e quanto ao tamanho da caixa... é de acordo com o gosto.. eu particularmente... vou colocar essas menores mesmo.... dámais pancadão.. e é o pancadão q predomina aqui...... pode fazer o q o Charles me idicou antes de mexer na caixa...

colaca umas garrafas de 2 litros (cheias de areia ou água...bem lacradas) dentro de cada cãmara.... 5 garrafas cheias da 10 litros.. dai coloca o woofer e testa (vai mexendo no tamanho dos dutos).. a caixa vai estar com 10 litros a menos... se o som ficar bom...MEEEEEEEETE A SERRA UAI.....

espera a opinião de alguem mais experiente tbm.. mais eu fiz isso e cheguei na litragem ideal...

flws....abração a todos :legal:

flws...abração a todos

Postado em
Fala galera,

Eu acho que esse negocio de competição, de ficar querendo entupir o som dos outros, ta deixando nego maluco.

Será que vale a pena fazer uma caixa bem menor que o recomendado pelo fabricante com sintonia de 50, ate 55 ou mais pra falantes de 15, pra sub com fc de 40 ou menos só pra ganhar mais 2 ou 3 db de pancadão no juizo.

Sera que vale a pena perder na qualidade de sub graves na faixa de 42 a 50 hz de um falante como o 15sds, que foi feito pra tocar bem essas frequencias e ficar limitado a certos generos musicais?

Um falante como o snake(esx, slx ou hpx) ou eros 815 sds ja toca muito forte com caixas de sintonia em 44 ou 46 hz e 90 lts, sendo que com melhor rendimento em sub graves.

Eu acho que essas caixas bem menores só se justificam se realmente não houver espaço.

Abs!!!

O problema é que a galera mede o som agora pela porrada que dá no peito e não pelo que se escuta. Se for ver bem de 120 a 123db é o dobro de pressão sonora, mas vc não percebe o dobro de som porque a escala de db é logarítmica devido ao fato de ouvido também ser, mas vc sente o dobro de pancada quando o ar que tá dentro do pulmão começa a conduzir o som, pq os peitos não são logarítmicos. Aí a galera se empolga.

Outra coisa, o cara que tem um trio, geralmente vai colocar pra tocar em público e as vezes agrada mais ao público o pancadão que o som de qualidade. Uma vez regulei certinho meu som e o pessoal reclamou porque tava muito "grosso", o pessoal gosta mesmo é de corneta, as piriguetes não querem saber quantos dbs tem de ganho na caixa e nem se o woofer tá excursionando com 95% do limite, querem zuada, e se for ver, dependendo do público que se destine seu trio (que não vai ficar escutando sozinho), tem que fazer isso senão vem outro, coloca uma porcaria e vc tem que escutar mer** e ainda com chiado. É a mesma teoria da televisão, tem gente que diz que a globo empurra as coisas pra galera, eu acho o contrário, ela coloca o que o povo quer ver. E acho que som de carro, como é pra diversão, não adianta fazer uma revolução pelo bom som.

Postado em
E ae pessoal!

Me lembro de ter visto o Giordano dizendo em um tópico que faria uma caixa pra Eros 1200mb (não me lembro a qtde de woofers mas era relativamente grande) com apenas cerca de 29 litros por câmara  O.O  Realmente é muito pouco!

Abçx

[¨] É REALMENE FOI DA MINHA CAXA... É DE 28 LITROS POR CAMARA...

SÃO SEIS FALANTES 2012GDS DE 1000 RMS EROS.... E OLHA... TOCA PRA CARAMBA.... PANCADÃO BEM FORTE SEM PERDA DE QUALIDADE... É NÃO FICA TOC, TOC, TOC NÃO..... :legal:

DE UMA OLHADA AI NAS FOTOS DE COMO FICOU ...

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=93592

Postado em

CHARLES......

fiz os testes com as garrafas sim..... e realmente os HPL ficaram melhor com a litragem um pouquinho abaixo do q está (80 litros totais)..mais tbm com a q a HINOR me indicou (57 litros livres) num ficou bom naum.... achei o ponto “G”..rsrsr.. digo o ideal aos meus ouvidos.. com 64 litros livres, vou meter a serra na caixa este fim de semana.... vou fazer ela com 70 litros totais.. p/ quando descontar os 6 litros equivalentes ao woofer.. cair p/ 64 livres........com 80 tava muito bom.. mais com 70 (totais).. ficou muiiiiiiito melhor

Flws parceiro.. vlws.. pelos toques....Abração!!!!!

PFERNANDO.......

Concordo plenamente com vc... além do mais nessa parte das piriguetes..rsrsrs e q naum vamos montar um som só p/ gente escutar.. aliás.. defendo a tese d q o dono do som nunca houve o CD q quer ouvir.. sempre tem uma piriguete ou mané pedindo p/ colocar um q eles gostem e vc acaba colocando......aqui mesmo no dia q o Flamengo foi campeão.. teve carreata (axo q em todo o Brasil..rsrs;... eita povo injuado...rsrrs) e no fim teve disputa de som.. tinha uns 20 carros ligados.. um pertinho do outro....me chega um Mané com um Golf com ......(2 subs NITRO DE 10” + 12 DRIVERS D305.. isso mesmo ..12 D305.. um absurdo de som ruim na minha opinião).. era xiadeira pura.. pancada.. nem pensar.. resumindo..cobriu todo mundo.. até hoje a piriguetagem só fala nele...rsrsrsrs....

Então é isso.. como vc falou mesmo.... só q no caso do cara.. tava desequilibrado demais NE....mais fazer o q...... o povo só lembra q ele cobriu todo mundo e pronto.....rsrrss...

Flws....abração

FUL BASS...

28 litros só cara....... de cara parece pouco mesmo.... mais com essa nova onda de caixinhas pequenas.... e cada vez menores ainda.. acredito q esteja bom sim... e e quanto aos dutos.. como e q tamanho colocou??

Flws..abração a todos :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...