Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pablocorks

Posição Do Duto Em Uma Caixa.

Recommended Posts

Postado em

Bom dia,

Fiz um esqueminha pra ajudar ai, por favor expliquem aonde pode e aonde não pode ir o duto.

caso nao possa em algum esquema, me diga o porque.

caixa.jpg

valeu!

Postado em

O que eu sei é que em som pra dentro a unica necessidade é que ele não seja obstruído, ou seja, nao tenha nada na frente. Já em som pra fora, os dutos tem que ser pra frente.

Postado em
O que eu sei é que em som pra dentro a unica necessidade é que ele não seja obstruído, ou seja, nao tenha nada na frente. Já em som pra fora, os dutos tem que ser pra frente.

Som pra fora temq ue ser co duto pra frente ??

Nao sei disso nao...... ;)

Pelo que eu sei pode ser em qualquer lugar da caixa.

Postado em

Nao sei disso nao...... ;)

Pega uma bandpass 6a ordem ou 4a ordem mesmo e bota os dutos pra trás...

Postado em

Nao sei disso nao......  ;)

a caixa em questao eh band pass ou bass reflex ??

Postado em

Tem tanto tópico explicando isso mas e bom de vez em quando lembrar em tópicos atuais, o bom seria alguém muito experiente que desse uma resposta concreta e dai virar artigo lá na pagina principal onde se lê duvidas? para os novatos e os forristas que ainda tem duvidas.

Vomaos trabalhar moderadores aqui no forum não e feriado não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk prega a bunda ai no micro e perde o feriado kkkkkkkkkkkkkkk []-[]

Karrylho

Postado em

a caixa em questao eh band pass ou bass reflex ??

Eu acho que a física é a mesma, não importando a caixa em questão.

Postado em

O duto pode ser colocado em qualquer lugar, basta não ser em um lugar que não esteja tampado, obstruindo a passagem do ar, pelo que sei o único lugar indevido de se colocar o duto é atraz do imã do falante, o motivo não sei explicar.

Abraços

Charles Rafael

Postado em
O duto pode ser colocado em qualquer lugar, basta não ser em um lugar que não esteja tampado, obstruindo a passagem do ar, pelo que sei o único lugar indevido de se colocar o duto é atraz do imã do falante, o motivo não sei explicar.

Abraços

Charles Rafael

em caixas bass reflex, o ressonador de helmhotz, vulgo duto, tem a função de sintonizar a caixa numa ressonancia.

Essa ressonancia, visa reforçar a pressao sonora, uma vez que a pressao total, é a soma da pressao sonora irradiada diretamente pelo transdutor e parte pelo ressonador, o duto.Portanto, para uma total eficiencia, o mais obvio é colocar o duto no mesmo bafle do falante.

Postado em

no caso seria bass reflex mesmo, simples..

acho que muita gente tem duvidas disso mesmo...

seria legal mais gente dar opniões ai!!

valeu.

Postado em
em caixas bass reflex, o ressonador de helmhotz, vulgo duto, tem a função de sintonizar a caixa numa ressonancia.

Essa ressonancia, visa reforçar a pressao sonora, uma vez que a pressao total, é a soma da pressao sonora irradiada diretamente pelo transdutor e parte pelo ressonador, o duto.Portanto, para uma total eficiencia, o mais obvio é colocar o duto no mesmo bafle do falante.

Falou tudo hein !! [-]

Postado em

Abraços

Charles Rafael

falou tudo, mas nao precisava falar tão "bonito"...

Caixa dutada e duto pomba...

Postado em

O duto nao pode estar na parte traseira da caixa, oposto ao alto falante.. e a bunda do duto nao pode estar na mesma linha do ima do falante.

___

| \

|D ==

|_____\

D -> ima do falante

== -> duto

Postado em

Abraços

Charles Rafael

Falando numa linguagem mais leiga

o duto reflete o grave que vai para tráz do alto-falante, sendo assim, é como se fosse outro alto-falante

então o mais óbvio seria deixar na mesma parede do alto-falante, para que os dois direcionem o som para a mesma direção

bom... como quanto menor a frequência, menos direcional ela é

em frequências muito baixas, imagino que pode ser que a posição do duto não interfira muito

penso também que o duto deveria ficar próximo à base da caixa, e próximo à parede do porta-malas, pois desse jeito podemos aproveitar duas vezes o "efeito solo" (reflexão do som pelo solo ou parede) gerando assim alguns dbs a mais

Postado em

O duto pode estar em qualquer lugar da caixa... na frente, no fundo, dos lados, pra dentro, pra fora... Só não pode estar obstruído, ou então no lugar do falante, afinal, dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço... hauhauhau.

Em som pra fora, é ideal que esteja pra frente mesmo, pois o duto se comporta como outro alto-falante na frequência de sintonia. Logo haverá perda de SPL/acoplamento se o duto estiver em outro canto.

Fora isto, pode colocar este duto onde quiser, desde que não seja no meu... :vts:

Postado em

Quando eu tinha uma saveiro, fiz uma caixa e o único lugar possivel de colocar o duto era na lateral, e assim foi feito e não notei nenhuma diferença quando fiz outra caixa para o outro carro com o duto na frente. Pelo menos na lateral acredito que possa.

Postado em
às vezes chega a ser sacanagem... o cara explica tanto num tópico... pra chegar alguem... num pesquisa PN.. simplesmente cria novo tópico (menos esforço né?) ...enquanto q muito tópico bom vai sumindo!

à quem interessar:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=105330&hl=

bom dia,

não é sacanagem nao amigo.. me desculpe por qualquer coisa ai.

com certeza tentei procurar.. mas meu metodo nao foi tão suficiente quanto ao seu de achar o que eu procurava.. achei interessante fazer um esquema e colocar pra tirar minha duvida.

rodo este site o dia inteiro.. nao é questao de menos esforço nao.

obrigado.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...