Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JB.Rock

Detalhes Sobre Hi-fi

Recommended Posts

Postado em

E aí galera do forum...

O pessoal explora bem as características e nuances dos equipamentos aqui no forum...

Mas não vi ninguém falar por exemplo sobre tipos de crossover (Linkwitz-Rilley, Butterworth ou Bessel). Existe a possibilidade de sabermos que tipo de projeto cada marca usa para seus kits? Pois há diferença entre suas concepções e resultados...

Alguém sabia que a melhor qualidade sonora que um amplificador é capaz de entregar ao sistema se situa na sua faixa de potência máxima? Pois é... não vale a pena ter um amp de 1000rms e atenuar o coitado pra oferecer apenas 10%... isso na teoria prejudica a qualidade do áudio!!!

Postado em

Ola. Poderia nos explicar melhor a segunda parte de seu post? sobre a potencia do amplificador...

Pois na prática os resultados nao sao tao simples assim.

O que eh percebido eh o seguinte, quando voce aumenta o ganho do amplificador, dá uma falsa impressao de dinâmica, que nem sempre quer dizer mais fidelidade, pois prejudica outras partes da reproduçao, como distorçao harmonica etc.

Postado em

Todos sabem que a distorção harmônica total, ou THD, revela o nível de distorção introduzida no sinal original pelo circuito do amplificador, e vem expressa em valor de porcentagem (%), e que a taxa de distorção harmônica varia com a freqüência e com a amplitude do sinal de saída....

Porém nos amplificadores transistorizados, a THD atinge seu valor mínimo próximo à potência máxima. Já nos amplificadores classe H, a distorção aumenta à medida que a freqüência se aproxima dos valores mais altos...

A grande maioria dos amps usados em hi-fi é trasistorisado, então para conseguir atingir a menor distorção harmônica é necessário operar o equipamento a potência máxima...

Não adianta pegar um amp com THD 0,008% (Wharfs por ex:) e ajustar o ganho em 10% para alimentar um Tw (por ex:). Nesse caso estará sendo introduzido um nível de distorção harmônica muito maior, o que prejudica a qualidade do som!

Postado em

Se THD fosse apenas o fator preponderante, todo mundo usaria Mcintosh e as outras marcas estariam fadadas à extinçao.

Vale a pena lembrar dos bons e velhos tubos, se vc for medi-lo alta distorção, frequencia de resposta toda irregular, mas o som...

Outro exemplo sao os amps digitais, altíssima distorçao em relação aos mosfets, mas a velocidade de processamento é tão rapida q bate todos os amps q ja escutei ate hj.

Na "minha" opiniao, o damping factor e o slew rate sao muito mais importantes q o thd por si só.

Flw

Postado em
Se THD fosse apenas o fator preponderante, todo mundo usaria Mcintosh e as outras marcas estariam fadadas à extinçao.

Vale a pena lembrar dos bons e velhos tubos, se vc for medi-lo alta distorção, frequencia de resposta toda irregular, mas o som...

Outro exemplo sao os amps digitais, altíssima distorçao em relação aos mosfets, mas a velocidade de processamento é tão rapida q bate todos os amps q ja escutei ate hj.

Na "minha" opiniao, o damping factor e o slew rate sao muito mais importantes q o thd por si só.

Flw

Tem razão...

Existem inúmeros outros fatores a serem considerados na escolha de um bom amplificador (inclusive slew-rate).

É importante observar, que a intenção do tópico é chamar atenção pra alguns pontos importantes ao se dimensionar um sistema...

Sobre o slew-rate (taxa de variação), é sabido que os bons amplificadores usam um valor de folga bem grande (em torno de 4x) entre a máxima amplitude do sinal x largura de banda, que são as variáveis usadas para o cálculo da slew-rate. Em outras palavras, o mesmo amplificador não vai ultrapassar o "slew-limit", nem em alta, nem em baixa potência (portanto não haverá distorção do som por slew-rate), porém a THD mudará de acordo com o ganho aplicado.

Por isso slew-rate não é uma especificação do tipo "quanto mais, melhor", basta termos um valor coerente com a aplicação a que se destina o amp (função da amplitude máxima e da freqüência máxima). Um eventual acréscimo não terá nenhuma importância.

Então, conclui-se que para o mesmo amplificador, teremos mais "fidelidade" (ausência de interferência com o sinal original) em máxima potência, do que em mínima potência, sem que haja nenhuma alteração implicada com o seu slew-rate.

Postado em
Mas não vi ninguém falar por exemplo sobre tipos de crossover (Linkwitz-Rilley, Butterworth ou Bessel). Existe a possibilidade de sabermos que tipo de projeto cada marca usa para seus kits? Pois há diferença entre suas concepções e resultados...

Opa...

No manual costuma constar. MAS não há como dizer que, dos 3 exista um que seja o melhor. Nem de longe. Cada um depende basicamente da interação entre os falantes. Aliás, se formos falar do ambiente automotivo, podemos acertadamente dizer que o melhor crossover não usa nenhum desses 3 alinhamentos! O melhor crossover é o crossover assimétrico, pois não temos falantes próximos nem alinhados.

Alguém sabia que a melhor qualidade sonora que um amplificador é capaz de entregar ao sistema se situa na sua faixa de potência máxima? Pois é... não vale a pena ter um amp de 1000rms e atenuar o coitado pra oferecer apenas 10%... isso na teoria prejudica a qualidade do áudio!!!

Muita calma nesta hora... Primeiro que THD não é algo que nosso ouvido aponta como distorção. Pra falar a verdade, falantes comuns atingem mais de 20% de THD... nós somos extremamente insensíveis à ela. Se fosse assim, um amplificador valvulado Single Ended seria ofensa aos ouvidos... mas na realidade, é o completo inverso.

Segundo que 99,999% dos amplificadores não dão conta de trabalhar à máxima potência, por terem fontes subdimensionadas, pouca capacitância, etc. Logo, em máxima potência o desempenho só piora.

Bons amplificadores, por obrigação, precisam apresentar ótimo desempenho tanto em baixos quanto em altos volumes, pois o sinal musical é dinâmico ao extremo. Em segundos de audição já dá pra identificar um amplificador ruim neste aspecto... a microdinâmica dá adeus. O som perde a naturalidade, fica "duro", sem extensão, sem arejamento.

Postado em

Flw

Com relação ao damping factor...

Como sabemos o Damping factor é a capacidade do amp em controlar a excussão do cone e isso é importante para obter fidelidade, pois queremos que o cone se movimente apenas para entregar "música" conforme o sinal ...

Pois é, só que damping factor ou (fator de amortecimento em bom português) é uma relação de impedâncias, e elas variam com a freqüência, podemos entender porque o fator de amortecimento varia com a freqüência, e não com o ganho do amp.

Então, continua valendo a frase: Para um mesmo amplificador, teremos o máximo de sua qualidade possível em ganho máximo, e mais interferência com o sinal em ganhos muito pequenos...

OBS: gostaria de deixar claro que essa é apenas "mais" uma dica com o intuito de se conseguir extrair o máximo de um equipamento. Sendo muito importante levar em conta outras variáveis como as citadas por vcs aki no forum...

Postado em
Ola. Poderia nos explicar melhor a segunda parte de seu post? sobre a potencia do amplificador...

Pois na prática os resultados nao sao tao simples assim.

O que eh percebido eh o seguinte, quando voce aumenta o ganho do amplificador, dá uma falsa impressao de dinâmica, que nem sempre quer dizer mais fidelidade, pois prejudica outras partes da reproduçao, como distorçao harmonica etc.

Acho que o que você quis enfatizar foi que com o aumento da potência temos um aumento do ruído produzido pelo equipamento e não distorção harmônica...

São interferências diferentes que o amplificador pode aplicar ao sinal, sendo o ruído não relacionado com os harmônicos enquanto o THD sim.

Neste caso é importante termos um amp com boa relação sinal x ruído para que haja o mínimo de interferência com o sinal original...

Postado em

EM MAXIMA POTENCIA, SO SE FOR CLASSE A, Q TRABALHA NO TALO, NEM SE O THD DIMINUIR OU ATÉ SE TORNAR INFINITESIMO TRABALHARIA UM AMP EM FORÇA TOTAL. TEORIA PODE SER UMA COISA, NA PRATICA PODE-SE DIZER Q O DITADO É O INVERSO, QTO MAIS FOLGA MELHOR, OU SEJA, PREFIRO UM AMP DE 1000W TRABALHANDO EM 100W Q UM DE 100W A 100%. JA TESTEI COM DOIS AMPS DE MESMA MARCA E ANO DE FABRICAÇAO, O PARRUDO COM GANHO TRAVADO NO MINIMO TOCOU MELHOR Q UM CASADO PRO KIT NO MAXIMO E ACERTADO COM VOLTIMETRO. É PRECISO DISCERNIR O Q SE LE. OS HARMONICOS SAO MTO MAIS AFETADOS PELOS CABOS E FALANTES Q O AMP EM SI, OU SEJA, "ESQUEÇA" SPECS E APENAS ESCUTE.

Postado em

Eu uso um SD de 1800RMS pra tocar um sub de 1000rms. Posso garantir que a qualidade superou muito mesmo o MTX de 800rms que tinha antes.

O MTX fervia coitado, já o SD nem sabe o que é isto hehehehe

E estou muito contente :legal:

Postado em
Eu uso um SD de 1800RMS pra tocar um sub de 1000rms. Posso garantir que a qualidade superou muito mesmo o MTX de 800rms que tinha antes.

Vc usa a potência máxima desse amp no seu sub?

Caso use não teria nenhum problema, pois a potência RMS de um alto-falante é muito menor que a potência musical que ele é capaz de suportar...

Ou seja, vc só fritaria seu sub de 1000 rms se vc aplicasse mais de 1000 watts de potência do seu amplificador com o ruído rosa por mais de 2 horas. Aplicando por exemplo 1800 watts de potência máxima, com música (e não com ruído rosa), a potência média será muito menor, não havendo risco de queima do sub...

Por esse motivo a JL audio por exemplo coloca uma linha com a faixa de potência para seus subs...

Em resumo: qualquer alto-falante na teoria (e na prática tb) aguenta um amplificador com potência 2 ou 3 x maior que a sua, com ganho topado, sem queimar. Mas se vc aplicar o famigerado ruído rosa nele, é fritura na certa. Música, pode mandar ver, até rock and roll.

Postado em

eu to com

SD5000 + 2 TDX de12d2 tb a mesma coisa.

obs: so falta compra mais 1 tdx

abrx :rolleyes:

Postado em

po***, eu nao entendo esse cara

em um topico ele esta cheio de certeza, analisando dados tecnicos, discutindo sobre assuntos de profundo conhecimento.

e em outro ele parece mais perdido do q eu, fazendo perguntas basicas, tirando duvidas simples.

E uma coisa: de boas specs o inferno ta cheio.

Postado em

E estou muito contente  :legal:

Caso use não teria nenhum problema, pois a potência RMS de um alto-falante é muito menor que a potência musical que ele é capaz de suportar...

Ou seja, vc só fritaria seu sub de 1000 rms se vc aplicasse mais de 1000 watts de potência do seu amplificador com o ruído rosa por mais de 2 horas. Aplicando por exemplo 1800 watts de potência máxima, com música (e não com ruído rosa), a potência média será muito menor, não havendo risco de queima do sub...

Por esse motivo a JL audio por exemplo coloca uma linha com a faixa de potência para seus subs...

Em resumo: qualquer alto-falante na teoria (e na prática tb) aguenta um amplificador com potência 2 ou 3 x maior que a sua, com ganho topado, sem queimar. Mas se vc aplicar o famigerado ruído rosa nele, é fritura na certa. Música, pode mandar ver, até rock and roll.

Pq pode-se usar um amp 2 a 3x maior? Simples... qual a capacidade de reserva de seu sistema? Em geral é no máximo 20A, então temos uma potencia estimada de 290w!!! Mas pode-se tranquilamente fritar um sub de 500w com essa potencia, clipe e sature bem o sinal, dimensione e sintonize erroneamente q verá fumacinhas saindo, aí o cara pergunta: Caramba o sub tem o dobro da potencia e queimou... Muitos se esquecem da fonte primaria de qq sistema, ENERGIA.

Postado em

E estou muito contente  :legal:

Pq pode-se usar um amp 2 a 3x maior? Simples... qual a capacidade de reserva de seu sistema? Em geral é no máximo 20A, então temos uma potencia estimada de 290w!!! Mas pode-se tranquilamente fritar um sub de 500w com essa potencia, clipe e sature bem o sinal, dimensione e sintonize erroneamente q verá fumacinhas saindo, aí o cara pergunta: Caramba o sub tem o dobro da potencia e queimou... Muitos se esquecem da fonte primaria de qq sistema, ENERGIA.

Vc tem razão quanto a queimar falantes com potência menor, blz...

Mas mesmo tendo um amp bem mais potente que o falante, ligado a um sistema com corrente estável com 150A por exemplo + mega capacitor de 25F, mesmo assim é possível aplicar mais potência que as especificações do auto-falante sem queimá-lo, simplesmente pq vc estará aplicando potência musical e não potência RMS, e apotência musical média é 2 a 4x menor que a potência RMS aplicável ao sistema pelo mesmo amp nas mesmas condições de trabalho...

Postado em

Não é por nada Rock, mas tu abriu um tópico pra tirar dúvidas ou pra mostrar que você das coisas?

Acho que as perguntas já foram respondidas. Uma delas até por você mesmo.

:legal:

Postado em
Vc tem razão quanto a queimar falantes com potência menor, blz...

Mas mesmo tendo um amp bem mais potente que o falante, ligado a um sistema com corrente estável com 150A por exemplo + mega capacitor de 25F, mesmo assim é possível aplicar mais potência que as especificações do auto-falante sem queimá-lo, simplesmente pq vc estará aplicando potência musical e não potência RMS, e apotência musical média é 2 a 4x menor que a potência RMS aplicável ao sistema pelo mesmo amp nas mesmas condições de trabalho...

Opa, calma... não chamemos Jesus de Genésio!

RMS é a forma de medir a potência... o que o amplificador aplica não é potência RMS, nem musical, nem nada. Ele aplica uma tensão, o falante é quem determina a corrente que o atravessa, e estes dois valores nos dão o alor da potência.

A questão de potência musical está relacionada com os falantes, apenas. Um falante é dimensionado para suportar determinada potência RMS, porém com música, a média de potência (apenas a média, medida durante todo o programa musical!!!! Os picos de potência continuam, e serão tanto maiores quanto maior for a potência aplicada) é 4x menor para músicas eletrônicas... chega a ser mais de 10x menor para música clássica, por exemplo.

PORÉM (sempre há um porém) nada adianta aplicar 400W num falante de 100W, se a caixa acústica não consegue controlar o falante acima de 100W, pois haverão picos de 400W que farão o sub sobreexcursionar.

Postado em
Vi que vc usa morel tempo 5'...

Onde encontro um kit desses?

Quanto custa em média?

Ola,Jb, Sou integrante do grupo RELM AUDIO IMPORTS,importadsor e distribuidor oficial MOREL, DTIcaraudio, KICKER,JENSEN,HERTZ . Qto aos kits MOREL ,so são vendidos em lojas especializadas cadastradas por nos.Houve uma falha de um de nossos vendedores que esqueceu de especificar para seu cliente que naõ poderia vender pela internet o MOREL . Para alguns nossa politica pode parecer errada ,mas com isso tenho certeza que vc tera seu MOREL bem instalado e com a qualidade que eles possuem .Informe a sua região que lhe indicarei uma loja representante de nossos produtos .Obrigado

Postado em
Vi que vc usa morel tempo 5'...

Onde encontro um kit desses?

Quanto custa em média?

Ola,Jb, Sou integrante do grupo RELM AUDIO IMPORTS,importadsor e distribuidor oficial MOREL, DTIcaraudio, KICKER,JENSEN,HERTZ . Qto aos kits MOREL ,so são vendidos em lojas especializadas cadastradas por nos.Houve uma falha de um de nossos vendedores que esqueceu de especificar para seu cliente que naõ poderia vender pela internet o MOREL . Para alguns nossa politica pode parecer errada ,mas com isso tenho certeza que vc tera seu MOREL bem instalado e com a qualidade que eles possuem .Informe a sua região que lhe indicarei uma loja representante de nossos produtos .Obrigado

Moro na rua Loefgreen próximo ao metrô Santa Cruz...

Pode indicar lojas onde encontro produtos Morel?

Valew... Abraço!!!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...