Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

luiz.junyor

Fonte At 13,8

Recommended Posts

consertei minha fonte...tenho ela de 400w e peguei os fios amarelos e juntei ..e peguei os pretos e fiz o mesmo, tocou um modulo de 400 pmpo num street de 12, ficou blz, sera que da pra melhora ela, pq so juntei preto com preto e amarelo com amarelo... quero junta umas 10 15 atx e fazer uma fonte violenta

Precisa apenas de uns diodos na saída de cada fonte! Tb pensei em fazer isso.. e se cada fonte fornecer 15A numa boa com 10 fontes vc consegue 150A e custando menos de 300,00 ;) rsrs

 

 

Alguem podia dar umas dicas sobre esse lance de somar as fontes? Tenho noção mas não sei os valores exatos à serem utilizados!

 

E pra usar apenas o 12volts basta ligar amarelos e pretos juntos né?! =) vlw!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom, o bramer uma vez me disse que nao precisa usar diodos nas fontes pq elas ja tem os tais diodos que fazem com que "a carga nao volte".

Sobre a associacao, eh so juntar preto com preto e amarelo com amarelo, ligando assim em paralelo e mantendo a voltagem e somando as correntes.

 

Abraco

Benincá

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É esse diodo que me trava a fazer o esquema, simples como p brammer falou perde rendimento, aumenta consumo ou não faz diferença!?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quanto à modificação, independente de marca ou da presença do indutor, é muito simples: Pegue o ponto onde os fios de 5V são ligados, e saia procurando o ponto onde ele se liga a um indutor torioidal. Se tiver um jumper ou um outro indutor no meio, perfeito. Se não tiver, é só "cortar" a trilha na marra.

dsc08135da7.jpg

 

Kleber, seria apenas tirar aquele jumper que está em cima do indutor maior? Ele sai da linha dos 5V, passa o sinal para o resistor do lado e a trilha deste vai embora para o trafo principal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de tirar este jumper e nada feito, quando eu ligo a fonte em menos de 1s ela já desarma. Será pq está sem o NTC na entrada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kleber, seria apenas tirar aquele jumper que está em cima do indutor maior? Ele sai da linha dos 5V, passa o sinal para o resistor do lado e a trilha deste vai embora para o trafo principal.

cara, eu naum intendo muito de eletronica, no meu caso eu tenho a fonte, do que mais eu preciso, to com os fios amarelos e pretos o resto eu cortei, o que eu faço pra melhorar ela, falando numa linguagem menos tecnica possivel

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acabei de tirar este jumper e nada feito, quando eu ligo a fonte em menos de 1s ela já desarma. Será pq está sem o NTC na entrada?

O jumper é o da linha de 5V mesmo, é só retirar ele e colocar o diodo no lugar que deve funcionar, algumas fontes não funciona bem se não aterrar o pino 4 do ci, se for o TL494.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O jumper é o da linha de 5V mesmo, é só retirar ele e colocar o diodo no lugar que deve funcionar, algumas fontes não funciona bem se não aterrar o pino 4 do ci, se for o TL494.

Não consigo identificar qual é o CI de chaveamento. O da minha fonte está escrito:

 

2003

BAZ42850407E

 

Mas só de remover o jumper já não era para ela funcionar, mesmo liberando os 28V?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não consigo identificar qual é o CI de chaveamento. O da minha fonte está escrito:

 

2003

BAZ42850407E

 

Mas só de remover o jumper já não era para ela funcionar, mesmo liberando os 28V?

Se remover o jumper e não colocar o diodo voce não terá referencia de tenção e a fonte não funcionará.

Com um diodo consegui 13 e poucos V, com dois diodos consegui em torno de 14,7v, depende da fonte pode variar de 14 a 15V.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Queima do diodo zener e da fonte...

Corrente do zener 8,2V: 1N712A = 0,025A.

Resistor existente na fonte na linha de 5VOLTS =~ 47R

I=V/R: I=5/47, I=0,106 A, ou seja, 4 vezes a corrente suportada pelo zener.

Solução: remover o resistor de 47R e colocar um de:

R=V/I: R=5/0,025 igual a 200R claro que existe tolerância e tal, recomendo um de 330R. Será q ta caro eu vender um fonte dessas por R$50 contos?

post-49-1213841578.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se eu colocar uns 3 zener's em paralelo pra nao correr o risco de chegar a 28v e dar pau, acho que nao tem problema nenhum ne, se queimar 1, vai ter outro pra garantir...

 

será que nao da nada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basta vc mudar o valor do resistor que fica proximo a solda da saida de 5V pois ele serve para manter a carga e não deixar a tensão flutuante. 1º passo remova a bobina ou jumper depois do toroidal da linha 5V, solde o os diodos, troque o resistor que tem o valor de 47R ou menor para 330R. Resolvido. Outro problema q achei é o Cooler não foram projetados para 13,8V. todas a fonte q já modifiquei ficarm ok. To querendo é ganhar dinheiro com elas...no topico anterior mostrei matematicamente o problema da queima das fontes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu estou montando um som em meu quarto. o modulo que eu vou usar consome uns 40a no maximo.

 

se eu pegar 5 fontes e coloca-las todas em paralelo, sem fazer a modificação para transforma-la em 13,8. será que vai da certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu estou montando um som em meu quarto. o modulo que eu vou usar consome uns 40a no maximo.

 

se eu pegar 5 fontes e coloca-las todas em paralelo, sem fazer a modificação para transforma-la em 13,8. será que vai da certo?

Já fiz e deu certo!!! :vts

 

 

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu estou montando um som em meu quarto. o modulo que eu vou usar consome uns 40a  no maximo.

 

se eu pegar 5 fontes e coloca-las todas em paralelo, sem fazer a  modificação para transforma-la em 13,8.  será que  vai da certo?

Já fiz e deu certo!!! :vts

 

 

 

Valeu

mas tem uma coisa

tem que por diodos de mais de 10A nas saidas das fontes ligados ao positivo

aih depois vc imenda tudo os positivos com os negativos

 

pois se nao fizer isso as fontes vao entrar em curto e desarmar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu estou montando um som em meu quarto. o modulo que eu vou usar consome uns 40a  no maximo.

 

se eu pegar 5 fontes e coloca-las todas em paralelo, sem fazer a  modificação para transforma-la em 13,8.  será que  vai da certo?

Já fiz e deu certo!!! :vts

 

 

 

Valeu

mas tem uma coisa

tem que por diodos de mais de 10A nas saidas das fontes ligados ao positivo

aih depois vc imenda tudo os positivos com os negativos

 

pois se nao fizer isso as fontes vao entrar em curto e desarmar

se nao por os diodos as fontes vao entrar em curto e desarmar

aih nao vai vai dar certo

 

pode usar aqueles diodos de saida de fonte

soh pegar umas fontes queimadas e tirar os diodos que estao

parafusados no dissipador de calor

eles sao parecidos com transistores

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se eu colocar uns 3 zener's em paralelo pra nao correr o risco de chegar a 28v e dar pau, acho que nao tem problema nenhum ne, se queimar 1, vai ter outro pra garantir...

 

será que nao da nada?

Normalmente keimam entrando em curto.. Se um deles entrar em curto, os outros dois estarão anulados, sem função!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se eu colocar uns 3 zener's em paralelo pra nao correr o risco de chegar a 28v e dar pau, acho que nao tem problema nenhum ne, se queimar 1, vai ter outro pra garantir...

 

será que nao da nada?

Para maior segurança e evitar danos nos equipamentos que vai ligar na fonte aconselho ligar um varistor com valor aproximado a tensão de saída com um fusivel antes dele na linha +.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se eu colocar uns 3 zener's em paralelo pra nao correr o risco de chegar a 28v e dar pau, acho que nao tem problema nenhum ne, se queimar 1, vai ter outro pra garantir...

 

será que nao da nada?

Para maior segurança e evitar danos nos equipamentos que vai ligar na fonte aconselho ligar um varistor com valor aproximado a tensão de saída com um fusivel antes dele na linha +.

muito bem lembrado

pois se acaso abrir algun diodo a tensao vai subir e o varistor

vai fechar curto na saida, e queimando o fusivel

evitando a queima do equipamento que estara ligado a fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou comprando 4 fontes AT de 250w..

Qtos amperes vou conseguir ligando essas 4 fontes ? Vou deixa-las em 14.4v...e usar pra carregar minha impact de 90A quanto tiver com som ligado pra não precisar ficar dando partida..Será q vai ficar bom ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ninguém ???

olha cara se suas fontes forem genericas

elas mandam 6A cada

fonte entao ficaria com 24A

no total

mas em cada saida de cada fonte vc tem que por um diodo de 6 a 10A

na saida dopositivo

vlwww cara

 

mas se vc quer por para tocar algum amplificador forte elas nao vao conseguir tocar o som pois eh muito fraco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal

uma fonte minha aqui diz nela que da 18a mas deve dar uns 10 no max

tirei o ''treco'' dos 5volts igual um tuto que vi aqui

só que nao montei o esquema com diodo e capacitor pois nao encontrei aquele diodo aqui na cidade ¬¬

ai minha pergunta é a seguinte

quando ligo ela sem os 5volts ela fica ligada por um tempo (ja explodi um capacitor e o lugar des¨&**¨%$ pra troca viu)

mas ela liga um tempinho bm curto e desliga

é por falta da referencia de 5 volts?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

deve ser sim

pois tem que ter o diodo para estabilizar o tensao de saida e somar as amperagem das duas tensoes

se nao ela fica com 25V

na saida de 12V

e consequentemente ira expludir os capacitores pois eles sao para no maximo 16V

vlww..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

consegui fazer a fonte voltar a ''vida'' ahsuahsua

tirei um l2 de outra placa de fonte queimada que tinha

e soldei de volta no lugar do antigo

e depois usei um led na saida dos 5 volts pra ter algo usando os 5 v e td perfeito como era

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...