Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

luiz.junyor

Fonte At 13,8

Recommended Posts

Ele não está nem um pouco longe desse recarregador que vocês estão querendo fazer, e ainda é mais simples e barato.

A lâmpada é utilizada como limitador de corrente e há um retificador de meia-onda para carrega-la.

 

Att,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ele não está nem um pouco longe desse recarregador que vocês estão querendo fazer, e ainda é mais simples e barato.

A lâmpada é utilizada como limitador de corrente e há um retificador de meia-onda para carrega-la.

 

Att,

Renato

ok, concordo ctgo, pra carregar uma bateria, basta a retificação, já que a propria bateria se comporta como uma filtragem.

 

Porém, já pensou se alguém por descuido segura os bornes do carregador, sme estar conectado a bateria? estaria recebendo uma tensão alta, que pode ser nociva.

 

Enfim, sugiro aqueles que queiram montar sua fonte de 13,8v a partir de fontes atx, seja para qualquer fim, que estudem melhor o circuito de PWM, pois é a forma mais estavel de realizar essa mudança.não precisa de nada de zener .Basta alterar alguns resistores e pronto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente dizendo pra carregar bateria com tensão retificada apenas, me deprime. Pobre bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O galera faze tudo isso na fonte so p/ carrega bateria ou posso usa p/ toca um módulo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O galera faze tudo isso na fonte so p/ carrega bateria ou posso usa p/ toca um módulo?

Pode, desde que seja um modulo de baixo consumo, ou associando fontes atx para obter a corrente que o modulo pede.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pode, desde que seja um modulo de baixo consumo, ou associando fontes atx para obter a corrente que o modulo pede.

tenho uma AT e uma ATX de 300W

 

Posso fazer isso nas duas e associa-las?

Como faço isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, eu tentei fazr essa modificações ai umas 10 vezes, mas nenhuma me deu o resoltado esperado, uma até funcionou uns 5 minutos. comprei 4 fontes novas e queimei as 4. saiu barato PQ pego direto dos fornecedores.

 

Ai um dia tava sem mt coisa pra fazer. Resolvi ir por meus proprios metodos, ja que nenhuma das fontes que eu consegui tinha os circuitos usados nos exemplos.

Eu raciocinei. se a tensão de referencia vem da linha de 5V. eu vou reduzir ela direto na saida do trafo (depois da retificação). e pimba. walla.

Ta cerregando as duas baterias que é uma beleza. Deixei ela estabilizada em 13.2V.

Fiz teste com um Minipa de 30A. Liguei uma resistencia nela de 4ohms, e a bixinha segurou brincando. teve baixa para 12.1V e foi medida carga de 21A. Deixei ela assim por 10 minutos, aqueceu a agua de um balde. Eu inverti o sentido da ventilação agora sendo a fonte ventilada e não "aspirada".

Fiz a redução com uso de Um Diozo de 8A. Ele reduziu 0.4V exatos. com alguns calculos e uso de resistor da pra obter 13.8V facim facim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muita gente usando o método de tutoriais, e outros fazendo com método próprio e dando certo, enfim, o que eu pergunto é, o que uma pessoa precisa de ferramentas e outras coisas mais para alterar uma fonte para 13,8v? Quantas fontes genéricas são necessárias para alimentar uma Pyramid 800w antiga que presumo necessitar 40a?

 

Tópico muito bom. Discussão com muito aprendizado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Muita gente usando o método de tutoriais, e outros fazendo com método próprio e dando certo, enfim, o que eu pergunto é, o que uma pessoa precisa de ferramentas e outras coisas mais para alterar uma fonte para 13,8v? Quantas fontes genéricas são necessárias para alimentar uma Pyramid 800w antiga que presumo necessitar 40a?

 

Tópico muito bom. Discussão com muito aprendizado.

vais precisar de 2 a 3 fontes

a melhore modificação como falei antes é alterar a referencia do oscilador pwm.

ë bastante simples de fazer, mas requer familiaridade com eletronica e paciencia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eai galera

 

 

Eu tenho umas 6 fontes de pc de 500w, na verdade a linha de 12v é de 18A.

 

Com a ajuda do nosso amigo chacalpowers (sandro) consegui fazer com q as fontes fiquem com 14V.

 

Se alguem quizer posso postar aqui o q fiz.

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, quanto mais rica a gama de tutoriais e experiências, melhor.

 

Posta aê véio, vlw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapazes eu fiz assim :

 

 

 

No pino 6 do tl 494 tem um resistor q se vc aumentar a resistencia tbm aumenta a tensão do 12V.

 

 

 

Não garanto se dá certo , pois fiz apenas em 4 fontes atx [¨]O.O e liguei no roadstar v12 e arrochei o volume no canto e não desarmou. kkkk

 

 

Boa sorte pra vcs e bons 14v nas fontes atxs.

 

 

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta pra galera que entende de fonte, meu carro fica na garagem, as vezes até 15 dias sem rodar entaum procurei uma fonte que eu pudesse ligar diretamente na bateria, sem desconecta-lá do carro e pra mim o tempo de recarga pouco importa entaum procurei uma fonte de baixa amperagem, esse funciona????

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-733...arros-motos-_JM

 

e pode colocar diretamente no carro sem deligar a bateria???

 

sei que issu é uma fonte dessas que compra-mos em qualquer loja mas é bom precaver-ne e saber se realmente funciona

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguém tem tutorial pra consertar fontes atx? ou pelo menos algumas dicas, de como verificar componentes com multimetro ou qq coisa q ajude no conserto delas... pow, ficar comprando fonte toda vez q uma queima e/ou da um defeitinho eh froide...

 

vlw

abraço! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
alguém tem tutorial pra consertar fontes atx? ou pelo menos algumas dicas, de como verificar componentes com multimetro ou qq coisa q ajude no conserto delas... pow, ficar comprando fonte toda vez q uma queima e/ou da um defeitinho eh froide...

 

vlw

abraço! :legal:

Um dos defeitos mais comum que acontece é o diodo entrar em curto, muitas vezes só um dos lados é que entra em curto mas já é suficiente para a fonte não funcionar, já os transitores em curto causa um estouro bastante forte e mesmo trocando costuma não funcionar mais, estou trabalhando para descobrir os componentes que costuma danificar nestes casos, mas vai demorar um pouco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tenho uma fonte atx de 400w sera que da pra fazer isso?

mas eu liguei ela qdo estava programada pra 110v na tomada de 220v sem querer e queimo tem um fusivel que ta esquizito parece que tem um liquido dentro, mas se eu ligo ela na tomada e coloco uma "ponte" no lugar do fusivel ele explode e da curto, o que sera que ta acontecendo?

 

e se eu fazer 10 fontes dessa e ligar uma na outra sera que aguanda um modulo potente tipo um banda ice?

 

me interessei bastante, mas quero fazer uma fonte de uns 200A no minimo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tou aki com uma fonte zerada q naum funfa!

nem fusível tah keimado... qq poderia ser?

 

uma luz pls!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boas

 

aguem me pode ajudar?

tive a fazer esse esquema da fonte mas n me deu os 13.8v nem os 20a.

esta a darme entre 11 a 12v e poucos amperes alguem sabe o k fiz mal???

a minha fonte n tem o l2 (penso eu pelo menos n o encontrei) fiz td como ta no esquema, sera k queimou o diodo?

a fonte parece tar com a mema amperagem!

obrigado (n sei mt de electronica, dou so uns toques)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
boas

 

aguem me pode ajudar?

tive a fazer esse esquema da fonte mas n me deu os 13.8v nem os 20a.

esta a darme entre 11 a 12v e poucos amperes alguem sabe o k fiz mal???

a minha fonte n tem o l2 (penso eu pelo menos n o encontrei) fiz td como ta no esquema, sera k queimou o diodo?

a fonte parece tar com a mema amperagem!

obrigado (n sei mt de electronica, dou so uns toques)

Esse l2 não tem muito a ver, tem fonte que no lugar do l2 tem um jumper ou l4,l5 depende da fonte, quem colocou o esquema com l2 só confundiu aqueles que não tem muito conhecimento em eletronica, portanto se voce tá fazendo o esquema do diodo no l2, faz o seguinte coloque ele (diodo) logo após a retificação de 5V onde em algumas fontes tem um indutor ou jumper para a saida de 5V , retire o indutor ou jumper e coloque o diodo, para não desarmar aterre o pino 4 do CI se for o TL494.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
boas

 

aguem me pode ajudar?

tive a fazer esse esquema da fonte mas n me deu os 13.8v nem os 20a.

esta a darme entre 11 a 12v e poucos amperes alguem sabe o k fiz mal???

a minha fonte n tem o l2 (penso eu pelo menos n o encontrei) fiz td como ta no esquema, sera k queimou o diodo?

a fonte parece tar com a mema amperagem!

obrigado (n sei mt de electronica, dou so uns toques)

Esse l2 não tem muito a ver, tem fonte que no lugar do l2 tem um jumper ou l4,l5 depende da fonte, quem colocou o esquema com l2 só confundiu aqueles que não tem muito conhecimento em eletronica, portanto se voce tá fazendo o esquema do diodo no l2, faz o seguinte coloque ele (diodo) logo após a retificação de 5V onde em algumas fontes tem um indutor ou jumper para a saida de 5V , retire o indutor ou jumper e coloque o diodo, para não desarmar aterre o pino 4 do CI se for o TL494.

obrigado pelas dicas :rever1:

to memo a precisar dessa fonte pa ligar meu modulo, quando chegar a casa xa vo tentar liga la.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

consertei minha fonte...tenho ela de 400w e peguei os fios amarelos e juntei ..e peguei os pretos e fiz o mesmo, tocou um modulo de 400 pmpo num street de 12, ficou blz, sera que da pra melhora ela, pq so juntei preto com preto e amarelo com amarelo... quero junta umas 10 15 atx e fazer uma fonte violenta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...