Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

luiz.junyor

Fonte At 13,8

Recommended Posts

alguem conseguiu rodar alguma coisa nessas fontes??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

poh cara

muita gente usa estas fontes para tocar modulo

no em casa

pois elas tocam muito bem

eh soh juntando as fontes para somar as emperagens

e fazer o que quiser

vlww.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É muito mais simples, prático, barato e "apresentável", utilizar um amplificador profissional nessa situação!

Com uma fonte dessas você conseguirá obter uns 20A (sendo bem otimista), que é suficiente para um amplificador de no máximo 150W RMS (total). E desconsiderando o consumo do CD Player.

 

Att,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me desculpa, mas eu não conseguir postar um novo tópico e esse assunto tem haver com o meu caso .....Eu tenho uma fonte q levou pau na voltagem de 110 volts:

....antes de mais nd sou zero a esquerda sobre o assunto, moro no NE, e lá a voltagem é 220 volts, ganhei uma fonte pra ligar na energia e lá funciona numa boa , estou agora no Rio e aqui a voltagem é 110 volts , o som não ficou muito tempo e a bateria foi embora, lembrando q tem um dispositivo pra trocar a voltagem , esta fonte tem carga rápida e lenta ,a pergunta é a seguinte :

1 - Na Bahia eu uso a carga lenta, eu poderia usar a carga rápida aqui ?

2 - Oq é necessário pra resolver esse problema , e aonde eu conseguiria resolver aqui no Rio ?

 

Meu Set é o seguinte:

2 Amplificadores: Boog AB4100 (4 canais/400rms)

Digital SD1000:1d 1000rms

2 TWeeters H-Buster.....deve ser 50 ou 70 rms

2 Subwoofer da Pioneer 307 ....não sei se é D4 ou D2, 400 rms

4 Drivers selenium....D250....não sei rms ?

1 par de Pentaxial selenium 160 rms

 

obs - Os subs estão ligados no digital e os restantes estão no boog

- O aparelho é um Pioneer 4050USB

desde já , agradeço a compreensão .......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente montei a fonte e tals, usando 6 atx, deu aprox 70~80A, certo até ai td bem, funcionou blz, soh q ela tah danu um CHOQUE da mulesta, uaeuhaeuhea :banghead , , os fios fase e neutro estão certinhos, será q vou ter q ligar em algum aterramento, e se tiver que ligar, será q se eu usar um aterramento eletronico, funcionará????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

huahua

as minhas tb dão choque. o chaveamento dá um choque fo**, dezenas de khz.

 

tens que testar mesmo,, um aterramento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gente montei a fonte e tals, usando 6 atx, deu aprox 70~80A, certo até ai td bem, funcionou blz, soh q ela tah danu um CHOQUE da mulesta, uaeuhaeuhea :banghead , , os fios fase e neutro estão certinhos, será q vou ter q ligar em algum aterramento, e se tiver que ligar, será q se eu usar um aterramento eletronico, funcionará????

 

 

 

Eai galera, blza ?

 

 

A minha fonte tbm fica dando uns choques FDP, mas as vezes não (tá mais para não dar choque kkk)

 

Eu fiz um up nas minhas fontes q tinha, agora são 9 fontes ATX, deve estar dando uns 130A teoricos, eu até testei em um SD2300.1 e num SD1000.4AB e aguentou de bôa.

 

 

E a tensão não caiu de 11V em volume mais ou menos na metade...mas se não fosse o multimetro Taramps aguentava muito mais (aquele multimetro come 0.3V, quando a fonte tá dando 12V o multimetro ta em 11.7V).

 

 

se eu encontrar o video no meu topico Eu posto aqui.

 

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
huahua

as minhas tb dão choque. o chaveamento dá um choque fo**, dezenas de khz.

 

tens que testar mesmo,, um aterramento.

 

 

Vou tentar arrumar 1 terra eletronico, pq liguei com 1 tomada aterrada e funcionou blz as fontes

fiz outro teste de ligar o terra no neutro, tbm funcionou, + eu fico com medo do cara bebu e ligar

o terra com o fase ai jah viu neh ^^....

quando arrumar o terra eletronico postarei se prestou ou não

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa Brincadeira de ficar associando 2000 fontes atx em paralelo pode sair caro,

ou faz uma chaveada descente

ou parte pra um amp. de PA

ou faz uma fonte usando uns 20 toshiba 2n3055 e um transformador bem parrudo ( essa opção eu ja testei e aprovo)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara nao sai caro

pois se o cara entende de eletronica

eh soh ir a alguma loja de informatica e pedir fontes queimadas

pois a maioria queima o fusivel, ponte retificadora, estoura algum capacitor,

queima algum transistor chaveador, ou coisa parecida

 

aih eh soh arrmar e pronto

eu faço isso

e estou gastando quase nada com isso

pois soh vai solda e algumas peçinhas

eh isso aih meu amigo

o mundo eh dos espertos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estranho sua fonte não ter voltado a funcionar. As minhas, por mais vagabundas, nunca deram problema.

 

Quanto à modificação, independente de marca ou da presença do indutor, é muito simples: Pegue o ponto onde os fios de 5V são ligados, e saia procurando o ponto onde ele se liga a um indutor torioidal. Se tiver um jumper ou um outro indutor no meio, perfeito. Se não tiver, é só "cortar" a trilha na marra.

 

Um cuidado importante, é remover os capacitores eletrolíticos do 5V, e deixar sem nada no lugar. Aí é montar o zener + diodo entre o +12 e o +5V e já era. Eu nunca usei esse capacitor aí não.

 

Apenas pra quem for montar, um aviso importante:

 

Já modifiquei umas 5 fontes dessas, pelo menos. UMA delas, durante o uso, torrou o zener, e a saída bateu nos 28V. Por sorte (MUITA SORTE) o RTA que estava ligado a ela tinha proteção de sobretensão, e ela atuou com maestria, senão eu tinha tomado um preju forte.

 

A queima não faz sentido algum provavelmente era um zener ruim apenas, mas é sempre bom ficar esperto. Uma das possibilidades é dotar a fonte de uma proteção de sobretensão, que coloque sua saída em curto em caso de problemas. Por exemplo, dá pra colocar um zener de 12V em série com a bobina de um micro-relê. Assim, se a tensão subir, o relê acaba sendo energizado e atracando. Pra testar, é só ligar esse conjunto relê + zener a tensão de uns 20V, que ele já deve atuar.

 

 

Uma outra opção de proteção para colocar a saída em curto caso o zener queime seria o tal do varistor, que deveria atuar em 15V... alguém poderia ajudar com a refeência do varistor que entre em curto nessa tensão? Não estou conseguindo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

as fontes genericas mais recentes nao sofrem desse problema da tensao,que por algum defeito,subir as alturas..isso acontecia muito com as que usavam o tl 494 como chaveador.as atuais resetam quando em quaquer saida a tensao aumente ou diminua alem de poucos volts.e nem sempre elas DESLIGAM por excesso de carga. e mais comum ser a falta de carga nas outras saidas,tipo 5v.as saidas de 5 e 12 v sao ligadas entre si via divisao resistiva, ao circuito de realimentaçao do pwm e quando so tem variacao de carga em uma,no caso a saida de 12v,a outra saida,a de 5v varia e aciona o reset do c.i chaveador :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
as fontes genericas mais recentes nao sofrem desse problema da tensao,que por algum defeito,subir as alturas..isso acontecia muito com as que usavam o tl 494 como chaveador.as atuais resetam quando em quaquer saida a tensao aumente ou diminua alem de poucos volts.e nem sempre elas DESLIGAM por excesso de carga. e mais comum ser a falta de carga nas outras saidas,tipo 5v.as saidas de 5 e 12 v sao ligadas entre si via divisao resistiva, ao circuito de realimentaçao do pwm e quando so tem variacao de carga em uma,no caso a saida de 12v,a outra saida,a de 5v varia e aciona o reset do c.i chaveador :legal:

 

 

Tentei fazer a alteração (minha fonte é uma Advanced 400W), conforme a orientação do tutorial, abri o jump que saía da linha de 5V e soldei o zener + 1 N4007 e o capacitor, mas a fonte não rodou, melhor, entrou em proteção. Retirei a gambiarra e testei mesmo sem o jump e ela continuou em proteção. Ressoldei o dito cujo do jump e ela voltou a funcionar . Ah, o pwm não é o TL494, mas o Weltrend WT7514L já encontrei o datasheet e td... tem um indutor que sai da linha de 3.3V... será que nesse rola??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse esquema eh obsoleto.

Não funciona em fontes novas... Que controlam todas saidas independentemente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse esquema eh obsoleto.

Não funciona em fontes novas... Que controlam todas saidas independentemente.

 

Então qual esquema eu poderia utilizar p/ alterar o circuito e obter 13,8V na saída? :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usa diodos normais em série para enganar o regulador E a proteção!

Tanto na linha de 5V como na de 12V, normalmente uso 2 diodos em série para a de 5V e 3 para a de 12V.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Usa diodos normais em série para enganar o regulador E a proteção!

Tanto na linha de 5V como na de 12V, normalmente uso 2 diodos em série para a de 5V e 3 para a de 12V.

 

2 (5v) em série para o GND e 3 em série (12V) para o GND? Pode ser o 1N4007? Dessa forma obterei 13,8V à máxima corrente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 (5v) em série para o GND e 3 em série (12V) para o GND? Pode ser o 1N4007? Dessa forma obterei 13,8V à máxima corrente?

 

 

Ah, não precisarei retirar o jump dos 5V, certo? Pois quando retiro, entra um proteção...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nãoooooooo heheh

 

Vc vai deixar os indutores, a diferença é que vc vai cortar as trilhas que vão em direção ao integrado e posicionar os diodos em série para simular uma queda de tensão nas linhas 12 e 5V.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nãoooooooo heheh

 

Vc vai deixar os indutores, a diferença é que vc vai cortar as trilhas que vão em direção ao integrado e posicionar os diodos em série para simular uma queda de tensão nas linhas 12 e 5V.

 

Blz... mas onde vão os diodos? Posso usar todos de referência 1N4007? E as trilhas são as da linha de 5v? Se puder postar um esquema ou coisa parecida, agradeço...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em série

Antes do regulador.

Rompe a trila e bota os diodos.

 

Paladinox, corto a trilha depois do pwm e soldo os 1N4007 (ligando a trilha) tanto na linha de 5v como na de 12V? Tem alguma foto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...