Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Sound Quality em São Paulo/SP domingo (27/10/2019) *****

cJames

Membro
  • Content Count

    24
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by cJames

  1. SQ significa "sound quality". é a denominação pra sistemas de som voltados pra definição, geralmente som pra dentro. o oposto seria o som SPL, pessoal que monta trio no porta malas e etc. por exemplo, marcas como Taramps e Stetsom são extremamente conhecidas no som SPL, mas não tem definição suficiente pra se usar em som SQ. o SD800 é um módulo de classe D, tem um consumo de energia baixo. dá pra usar ele só com a bateria do cofre do motor. eu recomendaria até q em um segundo momento vc deixe ele pra tocar o kit 2 vias pegue um SD1200 pra ligar o sub. com isso vc ganha mais definição tb no kit, e ainda dá pra ficar só com a bateria do motor. dos falantes traseiros, normalmente o pessoal recomenda deixar desligado, pq eles costumam atrapalhar o palco sonoro montado na frente. mas vc pode regular no fader no player, e liga quando tiver gente andando atrás. nesse caso, os Bravox são uma boa escolha.
  2. rapaz, eu fugiria quase totalmente desse setup. as únicas coisas que poderiam ser interessantes seriam o sub Bomber (me falaram bem do Bomber Upgrade) e o Bravox, que vc não disse exatamente o que seria. de resto, Hurricane não é uma marca boa nem pra um som comum e Taramps não combina com SQ. o Pioneer foi um ótimo começo. é um aparelho bom e tem muitas regulagens interessantes. eu recomendaria os itens abaixo pra vc ter um som legal: - kit 2 vias NAR CS1 ou CS3 ou Audiophonic Club KC 6.3 - módulo Soundigital SD800.4 não sei muito sobre subwoofers. mas vejo muita gente recomendando o NAR tb, pra começar. também ouvi bem sobre o Bravox UXP. mas além de comprar estes itens e da instalação deles, tem duas coisas q vc precisa dedicar atenção: - faça tratamento acústico nas portas - faça/compre aros de madeira como suporte pros falantes
  3. pezinhos são caixas (normalmente seladas) q se colocam na região dos pés. por isso o nome. tem a vantagem de vc poder trabalhar o direcionamento do falante e fabricar com o volume desejado. a fonte sonora é nada menos q o player. isso depende muito, em veículos novos o player de fábrica costuma ter funções do veículo nele, então às vezes é mais chato de substituir. se vc pretende manter o original, lembre de procurar também conversores de saída alta p/ RCA. aqui no fórum já vi muitas recomendações boas dos Eatech. se este não é o seu caso, procure um aparelho de qualidade. algumas marcas boas são Pioneer, Kenwood e Alpine. do sub, comenta qual modelo vc pegou.
  4. se vc procura um player 1DIN, dos novos tem os Pioneer MVH-X3000 e X7000. mas entre os usados vc consegue achar tb os MVH-X588 e DEH-X7880 por um bom preço. também aparecem outros players bons nos classificados aqui no fórum, Kenwood é outra marca excelente mas difícil de achar. módulo é melhor vc ir de sd800 mesmo. o sd400 pode atender o 2 vias, mas falta potência pro sub. sobre o 2 vias não sou uma boa base, não conheço o KS 6.2.
  5. já vi falarem bem do Bomber Upgrade pra começar e o NAR fala por si, já é bem conhecido por aqui. idem o amp SD. mas o player não vai dar conta. esse é o modelo mais básico da Pioneer, o som dele deixa muito a desejar. procure pelo menos um intermediário ou um usado mais top. quanto ao 2 vias, já vi algumas pessoas comentarem q o KS 6.2 não é muito bom, a principal recomendação seria o KC 6.3 ou os NAR CS1/CS2/CS3.
  6. já vi várias pessoas recomendarem isso aqui no fórum. é uma forma de proteger o tweeter, e até onde sei não degrada o som. suponhamos que o crossover do seu kit tenha corte passa-alta pro tweeter a 2kHz. se no módulo ou na HU for cortado acima disso, o crossover vai deixar passar tudo. se for cortado abaixo disso (ou o crossover da HU/amp seja desligado por engano), o cross original vai manter o corte a 2kHz.
  7. te garanto que legal não fica. pra manter 2 subs é bom os dois serem iguais, como cada um tem especificações diferentes vão tocar de forma diferente. sem contar q a proposta de ambos também é diferente. o JL é muito mais voltado pra qualidade de áudio que o JBL.
  8. show de bola, precisando só pedir não me recordo aonde, mas já vi em algum lugar no fórum de qualidade alguns arquivos de áudio pra regulagem de som. tem um q serve justamente pra vc observar a transição do som entre o sub e os demais falantes. vou procurar melhor e se eu achar posto o link aqui.
  9. pessoal, agradeço imensamente pelas sugestões. descobri recentemente q o DB Drive é classe A/B (mais um ponto a favor dele, creio eu). só fiquei meio na dúvida pq ele é grandão, e como o carro é da patroa ela reclama se ocupar muito espaço kkkkk
  10. aí sim, agora entendi mesmo kkkkkkk no momento estou só usando um sub que estou negociando com um chegado (mesmo do meu outro tópico, um JL Audio 12w1v2 com módulo Alpine V12 MRV-F545). planejava instalar um módulo pros falantes tb, mas vou trocar de carro dentro de uns 4 meses, vou economizar pra montar no próximo. o player eu passei pro carro da minha esposa (um Palio 2016), como usamos mais ele estou montando um som melhor nele.
  11. muito legal seu teste, mas particularmente eu já percebi diferença de um pioneer para outro. tenho um GM Classic com fiação original, portas sem tratamento e um kit 2 vias Bravox 5", usava um Pioneer MVH-X588. mudei pra um MVH 88UB (mais básico impossível) e não parecia pioneer, perdi muita definição principalmente nos agudos. detalhe q isso foi com mp3 320kbps e 44,1kHz.
  12. bom dia amigo. vamos lá: pra SQ normalmente nem consideramos falantes atrás, eles costumam bagunçar o palco sonoro e mais atrapalham que ajudam. se vc tem os originais pode manter esses, deixa desligado no player (usa o fader e deixa só na frente). não se preocupe com "conflito" entre sub e 2 vias. embora alguns gostem de fazer set monomarca, até pra manter uma assinatura sonora semelhante entre os equips, não precisa ser todos da mesma linha. o sd400 manda 55w por canal a 4 ohm (seu kit aguenta 60w por canal), e pode fazer uma bridge a 4 ohm com 200w (exatamente o q o sub aguenta). então o módulo vai servir bem.
  13. bom dia amigo. o LPF pra subwoofers em geral fica entre 80 e 100 Hz. acima disso ele não reproduz bem e começa a embolar com o som dos falantes da porta. eu achava q quando se usa entrada alta não precisaria mexer com input gain, mas no manual diz pra fazer. zera a equalização, deixa o gain no zero, liga o som num volume alto (80% a 90% do máximo) e vai aumentando o gain até vc ouvir distorção, aí vc baixa um pouco. no manual recomenda usar 2/3 do volume, mas aí aumentar acima disso em uso se torna perigoso queimar. até onde eu sei (me corrijam se estiver errado) o bass boost vc pode ajustar como preferir. do equalizador é bom não aumentar demais (conforme vc aumenta manda mais potência pros falantes, arriscando mandar distorção tb), mas ajuste também a seu gosto.
  14. antes de mais nada, tb sou iniciante. se eu falar besteira, por favor me corrijam. primeira coisa, tudo vai do seu orçamento. diga quanto vc pode/pretende gastar, e podemos auxiliar melhor. uma confusão q é comum fazermos é pensar q o falante tem essa potência. na verdade isso é o que ele pode receber, não q ele tenha de potência. a grande maioria dos players e DVDs costuma fornecer no máximo 23W por canal com THD de cerca de 10%. dá pra usar sim, mas seria bom vc pensar em colocar um módulo pra aproveitar melhor esses falantes (um SounDigital 400.4 é uma boa pra começar). não sei quais falantes vc tem hj, ou se já comprou esses Pioneer. na frente seria bom vc colocar um kit 2 vias (galera do SQ recomenda NAR e Audiophonic pra começar), e atrás deixe os que estão (se não tiver nada pode deixar sem). prefira usar cabos específicos pra alto-falantes. lojas de material elétrico tem cabos simples pra essa função. deixo como sugestão vc trocar seu DVD também. tanto em opções de conexão quanto em recursos de áudio, ele parece ser bem fraco, e qualquer Pioneer intermediário já seria uma grande melhora.
  15. Fala pessoal, tudo tranquilo? queria uma orientação de vcs. estou montando um som pré-SQ (não tenho coragem de chamar de SQ ainda) em um Palio 2016, até o momento tenho o seguinte: HU Pioneer X588BT Kit 2 vias Audiophonic Club KC 6.3 Vou tratar as portas esta semana Por ora sem sub, orçamento apertou Um conhecido está vendendo um módulo DB Drive A490 por 250 pilas. especificações: multi channels, bridgable, RMS power at 4 ohms 90Wx4, RMS power at 2 ohms 180Wx4, 20 Hz - 28000 Hz, bass boost frequency 45 Hz, with bass boost, input voltage 10.5 volt, THD at rated RMS power 0.05 %, signal to noise ratio 95 dB. pensei em comprar pra fazer biamp no kit, mas fiquei meio assim pq o módulo é de 2005. testamos e ele está funcionando bem. posso gastar até uns 400 com o módulo. o que vcs sugeririam? fico com esse? ou seria interessante procurar algum mais novo? (pensei no SD 400.4 também)
  16. segundo o que vejo no fórum de qualidade: kit 2 vias o ideal seria um NAR CS1 ou CS3 ou então um Audiophonic Club KC 6.3. (ps: vi um tópico uma vez falando muito bem do Hinor HS, mas não é consenso. eu estou me planejando pra comprar um, quando puder dou minha opinião.) se vc vai usar módulo, procure os novos da Soundigital, são mais utilizados pra som SQ do que marcas como Taramps e Stetsom. se vai usar módulo, procure o conversor de RCA para fio da Eatech. dizem ser barato e dizem q dá um banho até em marcas consagradas. por fim, procure fazer tratamento acústico nas portas dianteiras. esse tratamento faz os mids renderem muito mais e tocarem sons mais graves, pode até ajudar a suprir a falta do sub.
  17. acho q vc poderia ter pedido um pouco mais de orientação pro pessoal aqui, daria pra ter aproveitado melhor seu orçamento. se vc gosta dos 6x9, tudo bem, é opinião sua. mas se vc estivesse aberto a outras opiniões, seria melhor ter comprado um kit 2 vias pra colocar na frente, e jogar os de 6" para trás. sei q o Celta não tem lugar de fábrica pra instalar um tweeter, mas quando eu tinha um Prisma coloquei ele colado entre painel e parabrisa e ficou bem bom. pra iniciar, poderia buscar um kit Bravox CS60D que já estaria de bom tamanho. para os traseiros poderia colocar um falante de 6", mas eu não recomendaria Pioneer. entre os basicões, tenho um triaxial Hinor Carbono 6" que já tem 3 anos com definição melhor que muito Bravox, Pioneer e Selenium. sobre o módulo, o pessoal do SQL e caixas trio defende os Taramps, mas pra qualidade passe longe. um Soundigital traria melhor definição no som, com um preço bem acessível. e sobre o player, é bem importante trocar quando possível. se estiver no seu orçamento, procure um pioneer deh-x5000 (se precisa ter cd) ou um mvh-x7000 (se pode ser só pen drive e bluetooth). são 2 aparelhos top de linha lançados esse ano, tem muitas opções de recursos e tem um processador de áudio melhor que os básicos.
  18. rapaz, tenho muito pouca experiência com a parte de módulos e subwoofers (quem dirá com som SQ), mas no meu parco conhecimento como estalador amador se ele ligou os dois lados do kit 2 vias em um só canal (dianteiro esquerdo), vc está ouvindo seu som como mono. vc perde todos os efeitos do som q estariam no canal direito, e com isso não existe palco sonoro. o ideal seria mesmo ligar os dois falantes dianteiros cada um no seu canal, e usar os canais 3 e 4 pro sub. dá pra levar os canais traseiros pro sub, mas tb dá pra usar os cabos Y. segundo o pessoal com mais experiência no SQ, eles recomendam desligar os falantes traseiros pq eles só interferem com o palco sonoro. mas dá pra deixar eles ligados direto nos canais traseiros do multimídia, desliga com o fader. já me falaram bem do Bomber Upgrade, mas considerando o kit Morel eu acho q ele é o gargalo do seu sistema. considere fazer um up nele tb.
  19. Bom dia Celo26. Segundo o que o pessoal fala no fórum de SQ, o conversor RCA da Eatech tem um ótimo custo-benefício e já vem com o acionamento do remoto. sobre não utilizar o canal do sub, não tem problema. o módulo não vai dividir a potência desse canal entre os outros usados, mas não dá problema nenhum ficar canais sobrando. pode usar assim.
  20. cara, seu gosto musical é muito fod@ kkkk também curto rock, mais ou menos nessa linha. já fiz algumas comparações entre caixas dutadas e seladas com subs cara preta. não dá pra se basear muito, mas nas caixas dutadas percebi graves meio "atropelados", não distinguia muito bem as notas do baixo ou do bumbo.
  21. encontrei este no Mercado Livre. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1149603178-radio-mp3-player-pioneer-mvh-x700br-x700-bt-usb-_JM?quantity=1 é bem tentador, comprei um mvh-x588bt por 400 usado... aí sai esse por 500 com mais funções ainda.
  22. sim, tendo crossover nos amps não precisa alterar as configurações no player. tem gente q faz os dois, faz os cortes todos pelo player mas continua usando crossover do kit 2 vias ou do amp, por segurança. mas se vc tem a intenção de fazer ligação em 3-way (modo de rede 3 vias, também conhecido como bi-amp), nem todo kit 2 vias possui crossover que permita bi-amp (precisa ter entradas separadas pro mid e pro tweeter). nesse caso, vc precisaria fazer os ajustes pelo player mesmo.
  23. antes de tudo, digo q minha opinião não vale muito, por eu não ter tanta experiência. outra pessoa poderia te responder melhor. mas enfim: em geral, com caixas seladas o sub desce mais (dá pra ver pelo gráfico q vc postou). mas tb tem menor volume (tb dá pra ver no gráfico). se sua ideia é aumentar um pouco o volume, eu diria pra ir de caixa dutada.
  24. Boa noite pessoal, blz? este é meu primeiro tópico/post, mas já faz alguns meses que tenho acompanhado o fórum em busca de informações sobre SQ. já faz tempo que venho querendo um som de melhor qualidade no meu carro. pra isso, tenho conversado com um chegado que mexe com som. foi ele que me indicou os falantes Bravox que uso hj. depois de ler um pouco sobre SQ em fóruns como este, cheguei pra ele no fim de semana passada e fui comentar sobre algumas coisas que tenho visto. segue um resumo da conversa (opiniões dele, eu discordo de muita coisa): Morel é ruim Focal é ruim Audiophonic é mais ou menos Hertz é mais ou menos Alpine é bom, mas não compensa o preço JL Audio é bom, mas caro demais comentei que essas marcas são usadas pra SQ... ele não sabia o que significava SQ!!! depois dessa nem quis continuar a discussão. cidade pequena é o saci. se vc fala em som automotivo, todo mundo pensa em SPL e grave de tremer o chão. por aqui as melhores marcas pros estaladores são pioneer, bravox e selenium. tô vendo q vou ter q montar meu som sozinho (só com a ajuda do pessoal do fórum), tenho medo de deixar meu carro em qualquer loja e ele voltar com uma caixa trio no porta malas. meu som vai ficar pra mais tarde, pq no momento as finanças apertaram. mas vou pedir ajuda a vcs.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...