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AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
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inibex

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    Eric

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  1. Boa noite. Conforme postei em outro tópico aqui, fiz a instalação de um SQ no meu carro e estou bastante feliz com o resultado. Porém, estudei bastante o material aqui do site e me eduquei sobre os princípios básicos de um som automotivo e, olhando o trabalho do instalador, fiquei com algumas dúvidas. Irei falar com ele na terça que vem, mas resolvi tirar algumas dúvidas com os colegas aqui pra poder argumentar se necessário, mas com embasamento. Pois bem, o som é composto por um kit duas vias, um subwoofer, um amplificador com DSP embutido e um amplificador só para o sub. Analisando a instalação, vi que ele plugou os dois woofers diretamente no amplificador e o subwoofer no amplicador exclusivo dele, que por sua vez está ligado à saida de sub do amplificador principal. A questão são os tweeters. Ele ligou os falantes no amplificador e na saída dele ligou o o crossover da Focal. Perguntei porque não foi uma ligação direta e ele me respondeu que é só para garantir que o tweeter não vai queimar se mandar frequencia cortada errada no DSP ou em caso de algum problema catastrófico. OK. O som está ótimo, bem cristalino e o ajuste não tenho do que reclamar. Só fiquei com a dúvida se isso é correto. Pelo que entendi, o crossover vai fazer o corte de frequencia e depois ela vai ser processada de novo no DSP. Faz sentido isso? Perde-se alguma qualidade nesse tipo de ligação? Sei que neste caso a ligação está usando os filtros do crossover, mas quando chega no DSP, ele é "cortado de novo"? Hoje me sinto confortável em mexer nos cortes dentro do software da Audison sem fazer besteira, será que ganho alguma coisa fazendo a ligação ativa sem o crossover? Valeu galera.
  2. Bom pessoal, finalmente o som foi instalado no carro. Estou impressionado com a qualidade. Som muito natural, o grave na medida certa e que não soa irreal, uma clareza e fidelidade impressionante. O tweeter, o midbass, o subwoofer... todos em sincronia. O efeito de palco ficou animal neste setup. Quando ao sub, é até engraçado: você espera o som vir do fundo, pois o falante está fisicamente localizado na parte de trás do carro, mas ele vem da frente... a bateria e percurssões soam tão realistas, o midbass é de cair o queixo, sem nada a acrescentar sobre isso. Os tweeters, que pelo li na internet tinham fama de serem um pouco "metálicos", estavam ótimos depois do tuning e não estão nem um pouco cansativos. A transição entre os falantes também ficou muito legal na minha opinião, principalmente entre o sub e o woofer. Até lembrou meus tempos de banda, adorava o som da bateria tocando próximo quando era moleque. Muito fidedigno ao que imaginava e estava acostumado. O custo foi um pouco alto, mas não estou arrependido. O som está maravilhoso. Infinitamente melhor que o Beats original de fábrica e muito, muito superior ao Harman Kardon que tinha no meu Mini F56. Achava que o palco do Mini soaria melhor por ter mais falantes espalhados pelo carro, em posições mais bem pensadas, mas depois do ajuste do instalador (que dedicou um dia inteiro ao meu lado, literalmente, acertando o som até ficar como queria), a imagem é bem superior. Comparado com outros carros que estavam lá na loja e que tive a oportunidade de ouvir as mesmas músicas, simplesmente não tem comparação. O que se equiparava mesmo era carro do próprio instalador, que possuia um Utopia 3 vias instalado (com outros amplificadores), mas a diferença ali já era pequena e o dobro do custo, mas não o dobro melhor, então fiquei bem satisfeito. Muito me impressionou como o meu amplificador D tocava parecido com o AB dele. Depois dos ajustes no processador, fica muito parecido mesmo. O que eu mais gostei foi que o som ficou "natural", reproduzindo fielmente o que se espera dos instrumentos na vida real, sem grave exagerado e artifical, mas sim aveludado e fiel. Minha esposa, que não liga muito pra som, percebeu na hora a diferença e comentou sobre como o som estava cristalino e limpo. Minhas músicas parecem outras tocadas neste carro! O processador tem várias memórias, então estou pensando em brincar um pouco com ele para montar outros acertos para outros tipos de música (com instrumentos sintetizados, propositalmente artificiais). Logo mais volto aqui no fórum pedir ajuda aos amigos sobre como proceder. Por hora, estou estudando o que posso. Amanhã posto fotos do processo de instalação, pra quem tiver curiosidade. Enfim, estou extremamente feliz. Muito obrigado aos amigos que responderam este tópico. Abraços!
  3. Mais uma vez grato ao amigo Luciano. No fim das contas, por mais que eu estude sobre o assunto, dificilmente vou obter em um espaço de tempo tão curto o mesmo conhecimento do instalador, então decidi confiar na experiência dele e seguir com o projeto. Acabou ficando bem mais caro do que eu imaginava, mas se é uma coisa que posso levar comigo para outros carros, não sinto que seja dinheiro jogado fora. Ainda não peguei o carro. Entretanto, ainda tenho diversas dúvidas que não consegui responder somente pesquisando na internet, por isso venho novamente ao fórum pedir ajuda. 1. A ligação é ativa, ou seja, cada falante é ligado em seu próprio canal no amplificador. Nesse caso, surgiu uma dúvida: os woofers são documentados com 120W nominal e 240W máximo à 2Ω. O tweeter tem 20W nominal e 120W máximo à 4Ω. O amplificador fornece 85W a 4Ω e 130W a 2Ω . Pergunto: como a ligação é direta, entendo que a impedância só casa para os falantes. Também noto que a potência enviada ao tweeter ainda é muito maior que a nominal suportada. Ele pode simplesmente ligar diretamente no amplificador e diminuir o ganho pra resolver isso? 2. O subwoofer tem EBP de 65.51, o que indica uma caixa dutada com capacidade de 22L (bate com a especificação da Focal) e foi a decisão que o instalador tomou. Bom, eu não sei que diferença isso vai fazer na prática. Alguma opinião? 3. Sobre o corte de frequencias: baixei o programa da Audison no meu PC e ele já vem com alguns cortes sugeridos que não sei se é a opção que o instalador vai usar. Em todo caso, a Focal fornece gráficos da Frequencia de Resposta / Impedância. Como eu utilizo esse gráfico para definir o melhor ponto de corte para os falantes/tweeters/subwoofer? Mais uma vez agradeço aos amigos, a ajuda deste fórum tem sido extremamente valiosa, espero um dia poder retribuir o que aprendi aqui.
  4. Caro Luciano, obrigado pelo seu tempo e responder minhas dúvidas. Fiz o que você sugeriu, liguei agora de manhã numa loja e o instalador não tinha nenhum amplificador G/H. Me sugeriu um Audison AP F8.9 por R$7000. Também sugeriu um subwoofer da Focal (ele disse exatamente a mesma coisa que você, um Focal pra combinar com o kit) modelo E25 KX por R$3600 (caro pra ca****). Aí já tentou empurrar um outro amplificador mono pro sub, Audison AP1D por R$2400 (). Precisa mesmo desse mono? Se eu não usar vai ficar "fraco" em relação ao resto do kit? Mandei cortar os coaxiais (custam quase o mesmo do kit 2 vias), vou ficar com o original. As meninas que andam atrás são bem pequenininhas, não vale a pena mesmo, você tem razão. Vou deixar o falante original. O cara me disse que ia tocar bem pra caramba e eu não duvido, mas sou completamente leigo no assunto. O que ele me sugeriu é válido? Ah, ele disse que iria preparar as portas com uma espécie de manta e uma espuma cinza tipo aquela que se vê na parede dos estúdios de música. Eu estou pensando em mandar montar o som inteiro logo, suaves parcelas (). É muito mais do que eu pretendia gastar, mas se for torrar esse cifrão e o resultado final ficar excepcional, pelo menos vou ouvir música de qualidade naqueles lentos 140 cavalinhos, rsrs. Qual sua opinião? Eu estou no Brezil, não tem tantas opções como nos EUA e não estou a fim de importar, pelo menos não por enquanto. Mais uma vez desculpe por tantas perguntas, obrigado!
  5. Bom dia amigos foristas. Esta é minha primeira mensagem aqui no fórum, então gostaria de contar um pouco da minha história. Tinha um Mini Cooper F56 e estava plenamente satisfeito com o som dele. Se não me engano, eram falantes nas duas portas, dois tweeters, um falante+twitter no dash central e dois woofers de 8" embaixo dos dois bancos da frente. Era da marca Harman Kardon. Enquanto não era algo nossa, que fudido, me atendia perfeitamente. Gostava que não precisava aumentar muito o volume para ouvir aqueles graves sedosos, prolongados, batidas vigorosas. Era um conjunto equilibrado que permitia alguém super eclético como eu ouvir de tudo. Enfim, estava feliz. Então a família cresceu. Minhas meninas chegaram (logo duas de uma vez ) e, enquanto o mini me atendia, estava horrível carregar as duas num carro 2 portas. Então tivemos que ir para algo maior. Acabei comprando por livre e expontanea pressão um T-Cross (a mulher queria porque queria um carro que estacionasse sozinho) com aquele famigerado pacote Beats que me custou a bagatela de R$6670. Pra minha surpresa, o som é uma mer**. Como não entendo absolutamente nada de som automotivo, fui na idéia do vendedor de que, por ser uma marca da Apple, poderia esperar algo parecido com o que tinha. Ledo engano. O som é achatado, precisa de muito volume pra soar minimamente decente e ainda assim sinto vários "buracos" no som do carro. Enfim, eu sou o único que dirige na família e minha mulher percebeu o quão decepcionado eu tinha ficado com o som e o carro em geral. Na tentativa de amenizar o problema, no começo deste mês foi meu aniversário e ela me presenteou com algo que não esperava: um Focal Elite K2 Power 2 Vias, 120w Focal modelo (Es165kx2kit). Ela comprou na onda de um vendedor que empurrou o que tem de mais caro pra ela, e suspeito que ela tentou gastar mais ou menos o que eu gastei com o pacote Beats para ela ter o park assist. Falei pra ela que não precisava, mas depois de pesquisar um pouco na internet comecei a perceber o que tinha em mãos. É um baita kit duas vias. Premiado e o ca*****. Resolvi então ficar com ele por com certeza ser um up pro meu sistema e também para não fazer desfeita de um presente tão caro. Aí que começou meu problema. Primeiro, eu nem sei se eu posso ligar isso no meu carro com o amplificador original. Pelo que fiquei sabendo, vou precisar de um módulo ou um DSP ou um que seja ambos pra fazer isso funcionar direito. Além de um subwoofer e um par de coaxiais na traseira. O que era pra ser um presente caro se tornou caríssimo. Então, amigos, venho aqui pedir ajuda de vocês para me orientar sobre como posso instalar esses falantes no meu carro de maneira gradual, fazendo o upgrade em fases. Procurei me educar o máximo que pude vendo videos e vendo posts aqui no fórum, mas não é tão simples assim. Por isso peço ajuda de quem entende muito mais do que eu para montar as fases e não quebrar o banco logo na largada: 1- Colocar os falantes novos e comprar um módulo/processador unificado pra pelo menos poder instalar no carro. Qual comprar? 2- Instalar um subwoofer. Qual/quais? Quantas polegadas? 3- Instalar os coaxiais. Quais? Faz sentido? Pra piorar as coisas, a gente comprou o T-Cross e mesmo assim ele ainda é pequeno. Então com certeza iremos para uma Tiguan no final do ano. Então, colegas, pensando numa compra de equipamentos para instalação, tem que ter em mente que vai ter que servir pra Tiguan também. Ela tem canal central, e mais 2 tweeters atrás então imagino que o módulo tenha que ter no mínimo 8 canais. Também ouvi que esses falantes só funcionam 100% num amplificador AB. É verdade? Desculpem tantas perguntas. Obrigado!

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