Mano... tão falando muito em cavalaria, por ser um motor pequeno. deveria priorizar o ganho de torque em baixa...
Minha opnião: uma preparação em um motor 1.0, o melhor eo turbo. colocando uma turbininha pequena com 0.6 ate 0.8 pra começa. (depende da turbina, tem kkk16, t2 spa 48/35, Biago 42/36. uma turbina 42/48 com coletor pulsativo ficaria legal tbm).
Uma comparação por exemplo: supor que eo motor tenha 65cv a 5500rpm e a 3000rpm tenha 9 a 11kgfm de torque (n to falando que o motor tenha essa potencia, e uma comparação).
Em um projeto aspirado leve que seja, ele passara ter de 82 a 90cv em 6200rpm ea 3500 ou 4000 tenha 10 a 12kgfm de torque ( no aspirado teve um ganho de 15 a 20 % de potencia mais em 6200rpm, e de torque 10 a 12.kgfm em 4000rpm, o toque tbm aumento, mais da essa diferencinha de rpm faz diferença em um carro do dia-a-dia).
Agora no turbo: com 0.6 bar tenha uns 93 a 99cv de potencia a 5650rpm e em 3100rpm tenha ganhado 11.5 a 12.8kgfm de torque. com esse torque em comparação com original eo aspirado, nas arrancada eéh, como vou dizer...vc vai acelera menos pra sair a mesma distancia com o carro em comparação com os outro dois quesitos. fora que nas ultrapassagens o carro vai passa com mais facilidade doque com original, soque ai entra o cambio, esse cambio 1.0 creio eu que fica legal na cidade, agora a pista. acho que n da pra brinca muito n.
Entendo que os cara fala pra vc colocar um motor maior, soque eles tem que intender que o cara n queira troca de motor, e sim extrair o rendimento de potencia e torque de tal motor.
AI entra os pros e contra do motor e cambio,e se mesmo assim o cara queira continuar com o projeto?! bora orienta ele pra fazer um projeto bacana..
Eu tou preparando um motor cht tbm, e tou dando prioridade no torque dele, porq ele não e um motor pra rende potencia.