Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Sound Quality em São Paulo/SP domingo (27/10/2019) *****

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 05/25/2020 in all areas

  1. 1 point
    Exatamente isso. Não sai torrando dinheiro trocando, sem a caixa adequada NENHUM sub no mundo vai tocar bem. A não ser que fosse mudar para um set todo extremamente top, e gastar alguns milhares ou dezenas de milhares de reais, o pioneer pode ser mais que suficiente, desde que bem instalado.
  2. 1 point
    Fiz umas modificações no meu setup: Saiu kit helix precision e entrou um german maestro epic: os mids são, de fato, melhores que do helix, mas os tweeters perdem de longe. Maaas, hoje o kit tá em biamp com cross passivo (a hu não faz 3 way). Me meti a estudar e eu mesmo fiz meus crossovers DIY (muito melhor que ativo e muito melhor que o cross original do kit). Tem outra coisa bem legal que quero compartilhar com vocês: com ajuda do Kleber (antigo e famoso user do aqui do fórum) peguei um amp old school pioneer, modelo gm-x502, e fizemos mods nele: operacionais Burr Brown 2134, alguns caps novos, retiramos alguns caps oem que só atrapalhavam, enfim, esse amp tá só para as tuítas. Pasmem, o amp já estava tocando no meu set sem os mods e agora depois do up mudou demaais. Coisa de louco!! Tá muito refinado, detalhadíssimo, timbres reais, ótimo recorte de instrumentos, espacialidade, top end arrepiante. Tô muito feliz e o up ficou bem em conta $$$.. O amp JVC 6700 agora alimenta só os mids e, por enquanto, um sd 400.2 para o JL 12W1. Está muito bom mesmo, mas agora com esse amp pioneer modificado, acho que merece um tweeter melhor.
  3. 1 point
    Boa tarde: O ganho sobre a curva (mais ou menos ganho) fica diretamente proporcional ao volume da câmara dutada da BP4. A resposta fica “picuda” com muito ganho, ou, a medida que abaixa o ganho, fica flat – que é a formato deixado na curva do exemplo do gráfico – e caso seguir diminuindo o ganho, vai achatando no centro. A banda passante desce em frequência à medida que se aumenta o volume da câmara selada. Para buscar o formato simétrico da curva da BP4, devemos ajustar a frequência da sintonia do duto para ficar igual à frequência de ressonância do sub (frc) na câmara selada. A única coisa que vc consegue ajustar, depois de pronta, é o comprimento do duto. Ela é bastante sensível a pequenas alterações na sintonia. Assim, sempre que fiz, depois dos cálculos teóricos que deram origem à caixa, tive de fazer ajuste no duto pra buscar a curva simétrica. Eu já fiz algumas, e sendo realista, sem querer desestimular ninguém: se não tiver ferramentas de medição acústica para ver a resposta e ajustar o que for necessário, está às cegas. Na minha modesta opinião, se justificam quando não se pretende usar processamento ativo ou nenhum tipo de filtro eletrônico, uma condição “totalmente analógica”. E nesse caso ainda, cabe um filtro passivo numa faixa não tão crítica para “acalmar” a ressonância do duto (vide gráfico anexado: condição com e sem crossover para suavizar ressonância do duto). Segue exemplo de uma que fiz, para aplicação em casa. No caso optei não descer muito para casar sensibilidade com um par de books em estéreo no mesmo amplificador. Em termos de ganho e rendimento: se tiver filtro subsônico HPF e corte ativo LPF 2ª ordem, com uma caixa dutada menor que a BP4, consegue praticamente a mesma resposta, sensibilidade e capacidade de potência. Ou seja, ainda vai gastar menos material e usar um volume total uns 30% menor. Falando objetivamente a BP4 é isso. Pelo lado de glamour, magia ou mística o céu é o limite. [ ]´s

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...