Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Guto_de_Almeida

Tratamento acústico nas Cornetas!

Recommended Posts

Aposto que quando você leu o título do tópico não entendeu nada né?! Pois bem, é tão simples a interpretação que parece ser ridículo!

 

Todos nós sabemos que o som nada mais é que a vibração do ar, se o ar vibra, as coisas em volta dele também vibram... e não é só o SUB GRAVE que faz as coisas vibrarem, Graves, médios e agudos também!

Quem nunca viu o belo exemplo de um cantor(a) quebrar uma taça com o poder da voz? Aquilo se chama Ressonância! e é parecido com o que quero dizer nesse tópico.

O que acontece é que em alguns casos a vibração pode gerar distorção e cancelamentos de fase em algumas frequências e quanto mais espessa as paredes de uma caixa, menos vibração existe e mais "firme" o som é reproduzido!

 

 

Quem nunca colocou na mesma caixa um woofer + Corneta + ST?

Vocês acham que a corneta não vibra (principalmente as de Plástico injetado) com as frequências que o woofer reproduz? Pois é amigos, VIBRA SIM...

Existe uma forma de amenizar isso, e vou mostrar por fortos:

 

wg-raw.jpg

wg-scratched1.jpg

wg-priming.jpg

wg-primed.jpg

wg-first-coat.jpg

wg-screenings.jpg

wg-2layers.jpg

 

 

Os Materiais usados nesse tratamento acústico são:

 

Batida de Pedra (existe um outro material que é difícil de achar mais é a "Borracha Bitumen", que basicamente é um tipo de manta asfáltica que pode ser diluída)

Estopa (ou algum material de algodão que possa ser impregnado com a batida de pedra para dar Volume ao tratamento)

  • EU USARIA a própria manta asfáltica colada na corneta, ela é espessa e a aplicação é fácil!

 

 

 

O que isso faz afinal de contas? Como eu disse lá em cima, quanto mais espessa as paredes de uma caixa, melhor a reprodução de áudio, sendo assim, não faz sentido perder a estrutura da caixa com um Corneta de plástico Fino correto?

Lembrando que a vedação entre Woofer e caixa ou Corneta e Caixa é sempre bom se preocupar e deixar vedadinho!

 

 

 

Espero que tenham gostado das dicas, abração!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MUITO legal o artigo, novato...

 

hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora o povo do trio pira

"meu som esta distorcendo muito, se tratar as cornetas a distorçao para?"

Nao... nao é assim... Explica pra eles aew gutao.

 

 

Guto, essa distorçao se daria apenas onde a boca da corneta ressona, nao ? Daria para resolver isso somente mudando a ressonancia da corneta ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora o povo do trio pira

"meu som esta distorcendo muito, se tratar as cornetas a distorçao para?"

Nao... nao é assim... Explica pra eles aew gutao.

 

 

Guto, essa distorçao se daria apenas onde a boca da corneta ressona, nao ? Daria para resolver isso somente mudando a ressonancia da corneta ?

 

 

 

Esse tratamento é recomendado mais precisamente para aqueles projetos onde a caixa é montada sem divisórias entre Woofer e Drive. (eu fiz MUITO isso para clientes que tinham pouco espaço e a litragem que uma caixa de corneta ocupava era preciosa para dar a litragem do woofer)

Sem falar que cornetas de uso profissional não precisam dessa atenção toda, pois são de Alumínio na sua maioria!

E já que falei de Alumínio, CUIDADO com essas cornetas JARRÃO que “são” de alumínio mais são mais finas que uma folha de papel... vi várias para venda no centro da cidade (rua santa efigenia). Essas são piores que cornetas de plástico! Pois essas SIM ressonam quando se aplica freqüências de Médio... ae eu recomendo colocar de fato manta asfáltica na mesma e o resultado vai ser bem auditivo!

 

Então para recapitular:

- Vai sumir com a distorção do som? NÃO, vai deixar o som mais “firme” e limpo! (mais isso não quer dizer que vai começar a tocar igual um Drive da RCF)

- Preciso colocar isso nas minhas cornetas “Bico de Pato” que estão presas na tampa do meu porta-malas com os ST? NÃO, pois normalmente esses drives de 1” do tipo D250 não conseguem tocar médios abaixo de 1Khz, e o resultado nem seria percebido.

- Tenho que fazer isso na minha caixa com 1 de 12” + Drive TI? Se a caixa for câmara única e a corneta for de plástico ou JARRÃO FILHA DE PAPEL, é recomendado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante Gutao, nunca tinha pensado nisso;

 

parabens

 

flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu mesmo pela contribuição..

 

vou verificar como está a minha!! abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa, tem um topico que o rapaz tava com problemas de vibração nas cornetas, vou dizer pra ele dar uma olhada aqui.

Pow,to com esse problema,ta saindo pressão dos graves pelas minhas cornetas =/

 

Isto não resolve problemas decorrentes de má instalação.

 

Corneta dentro da mesma caixa do sub é serviço porco. Não tem nenhuma justificativa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isto não resolve problemas decorrentes de má instalação.

 

Corneta dentro da mesma caixa do sub é serviço porco. Não tem nenhuma justificativa.

ok ok ok amigo,digamos q vc tenha razão,mais o intuito aqui é resolver o problema certo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isto não resolve problemas decorrentes de má instalação.

 

Corneta dentro da mesma caixa do sub é serviço porco. Não tem nenhuma justificativa.

 

bom. se é serviço porco eu não sei. só sei que todas as lojas de som automotivo tem bem na primeira prateleira uma caixa com sub + corneta + st.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom. se é serviço porco eu não sei. só sei que todas as lojas de som automotivo tem bem na primeira prateleira uma caixa com sub + corneta + st.

:+1[^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isto não resolve problemas decorrentes de má instalação.

 

Corneta dentro da mesma caixa do sub é serviço porco. Não tem nenhuma justificativa.

 

A não ser que façam um receptáculo de madeira individual dentro da caixa!

 

É assim que eles fazem na showcar! Fazem uma caixa grande, e uma menorzinha dentro, só pra "vedar" o local onde ficam os drivers e tw! Dessa forma, n chega a forçar os drivers e tws!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom. se é serviço porco eu não sei. só sei que todas as lojas de som automotivo tem bem na primeira prateleira uma caixa com sub + corneta + st.

 

e toca que é uma beleza né?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aki no sul tem um fabricante só de caixas p vendas p logistas, tem de todos os jeitos. Tem uma q os patetão adoram, 2 sub 12", 4 driver, 2 tw, tudo no mesmo compartimento. A caixa ja é mal feita até imendas tem, neguim joga 2 sub lá + 2 tw + 1 ou 2 driver, mas põe os 4 espansores de plastico vagabundo lá p parecer q ta cheio.

Imagina além das vibrações dos plasticos ainda vasa ar nos espansores vazios, rsrsrsrs... TENSO!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok ok ok amigo,digamos q vc tenha razão,mais o intuito aqui é resolver o problema certo ?

 

Sim, você resolve retirando-as da caixa.

 

Ali não é o lugar delas. Mesmo em caixas de médio grave é problemático.

 

Ou você retira, ou reforça MUITO com fibra (o que é problemático, pois a fibra não pega sobre plástico sem uma PUTA preparação), ou faz uma caixa de madeira para esta corneta, por dentro da caixa, e perde ainda mais volume.

 

Meia solução não tem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom. se é serviço porco eu não sei. só sei que todas as lojas de som automotivo tem bem na primeira prateleira uma caixa com sub + corneta + st.

 

E depois os que compraram vão reclamar do barulho causado pela vibração das cornetas.

 

É um serviço bom, só que ao contrário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...