Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alberes

[MTX 9512] Aproveitar caixa ou novo projeto?

Recommended Posts

Saudações galera.. Depois de ter algumas dores de cabeça com meus Destroyer's..

Torrei meu 13º nesses T9512... ;D

Eles vieram em uma seguinte caixa.

MDF 30

45 Altura

78 largura

50 comprimento

2 Duto de 4" x 10cm.

Fiz uma simulação aqui, a caixa está com 55 litros livres por câmera para cada sub.

Sintonizada em 45,56 hz com pico de 8,4 dB em 49hz a 50,8hz.

imagem55.png

Eu achei que está soprando muito por ser 1 único duto pra cada câmera.

A pergunta é a seguinte, tem como aproveitar essa caixa para fazer render bem os T9??

Pra abaixar a sintonia desta caixa perderá muita litragem dentro..

Acho que deveria aumentar mais 1 duto por câmera no mínimo..

Dá um HELP aeh galera...!!! Ainda mais pra quem tem experiência com esses T9.

Segue fotos da Caixa..

%20<a%20%20data-cke-saved-href=

%20<a%20%20data-cke-saved-href=

Segue 1 vídeo rápido deles no carro.. tocando na SD2500.

http://www.youtube.com/watch?v=Eps_XA3eT6M

Abraço à todos..

Editado por Alberes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo o que eu simulei aqui, sintonizado a 35Hz pico de 3.3dB em 36Hz e 3.9dB em 40Hz, 4 dutos de 4' por 65cm, ou duto retangular de 320cm² por 56cm, isso considerando volume de 110L. Antes de qualquer coisa, eu testaria nessa caixa mesmo! Abraço ai mano. =D

Editado por kikiN

Compartilhar este post

Link para o post

OMG ! vc axo 2 9512....

eu keria monta eles, porem tava em falta em TODO LUGAR !

velho, parabens, é um SINHOR SUBWOOFER, te garanto que eles não iram te dar problema, só não deixa clipar pois se der alguma buxinha com eles

o recone dele deve ser tenso axar ;S

mas excelente subwoofer, não poderia ter pego coisa melhor :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Alberes, por que vc não aproveita a caixa que era dos Destroyer ao invés de aproveitar esta?

Eu acho essa caixa pequena. Esse sub tem mais de 25mm de xmax, mesmo em caixa gigante ele não vai ultrapassar o xmax. Aquele dia que eu tinha simulado pra vc eu também simulei com caixas maiores e o resultado era muito melhor, o sub descia muito mais.

Mesmo que sua caixa anterior seja para os subs de 15", vc pode colocar um aro de madeira e usar estes MTX de 12" na sua antiga caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai usar o par?

Falo por experiência própria, eu tentaria uma LT sintonizada lá pelos 40hz pra eles! É o máximo em SPL que vc consegue sem deixar caixa picuda! Desce horrores e sobe bem até uns 70hz!

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo o que eu simulei aqui, sintonizado a 35Hz pico de 3.3dB em 36Hz e 3.9dB em 40Hz, 4 dutos de 4' por 65cm, ou duto retangular de 320cm² por 56cm, isso considerando volume de 110L. Antes de qualquer coisa, eu testaria nessa caixa mesmo! Abraço ai mano. =D

Poiseh.. eis a questão? Que caixa fazer, vamos ouvir a opnião de todas.. aproveitar 1 das caixas seria uma boa.. pois o money está ZERO! :T

OMG ! vc axo 2 9512....

velho, parabens, é um SINHOR SUBWOOFER, te garanto que eles não iram te dar problema, só não deixa clipar pois se der alguma buxinha com eles

Poiseh cara.. DEUS te ouça, pq se eu tiver mais algum problema com esse som, juro que vendo tudo! :/

Alberes, por que vc não aproveita a caixa que era dos Destroyer ao invés de aproveitar esta?

Eu acho essa caixa pequena. Esse sub tem mais de 25mm de xmax, mesmo em caixa gigante ele não vai ultrapassar o xmax. Aquele dia que eu tinha simulado pra vc eu também simulei com caixas maiores e o resultado era muito melhor, o sub descia muito mais.

Mesmo que sua caixa anterior seja para os subs de 15", vc pode colocar um aro de madeira e usar estes MTX de 12" na sua antiga caixa.

Pode ser uma boa Lucas.. mais já estou quase negociando a minha caixa com os sub's com 1 amigo, se não der nada, é uma opção boa..

Vai usar o par?

Falo por experiência própria, eu tentaria uma LT sintonizada lá pelos 40hz pra eles! É o máximo em SPL que vc consegue sem deixar caixa picuda! Desce horrores e sobe bem até uns 70hz!

Quero usar o par.. é vc que tinha um T9?? Teria algum projeto LT para o par??

Acha que terá mais rendimento que uma dutada normal?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tentaria fazer nada "diferente", apostaria nas boas e velhas dutadonas...

Tentaria fazer com pelo menos 65L livre pra cada sub, fb entre 30~33hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tentaria fazer nada "diferente", apostaria nas boas e velhas dutadonas...

Tentaria fazer com pelo menos 65L livre pra cada sub, fb entre 30~33hz.

Simulei aqui minha caixa atual dos Bomber, só trocando a frente por MDF 25mm..

Teria 125 Litros livres com 4 Dutos de 4"x 65 cm sintonizada em Vb=32Hz e F3=24Hz com pico de 5,1dB em 34 à 36 Hz.

Acha que ficará bom?

Compartilhar este post

Link para o post

Teria 125 Litros livres com 4 Dutos de 4"x 65 cm sintonizada em Vb=32Hz e F3=24Hz com pico de 5,1dB em 34 à 36 Hz.

Acha que ficará bom?

Sim...

Totalmente subgrave, afinal,com esse conjunto motor e com esse xmax, é para isso que esse sub foi feito.

Mas eu fazeria uma nova caixa, com duto retangular, bem feita, com os cantos arredondados, ressonador no duto, enfim, coisa TOP mesmo.

Tem a faca e o queijo na mão kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Sim...

Totalmente subgrave, afinal,com esse conjunto motor e com esse xmax, é para isso que esse sub foi feito.

Mas eu fazeria uma nova caixa, com duto retangular, bem feita, com os cantos arredondados, ressonador no duto, enfim, coisa TOP mesmo.

Tem a faca e o queijo na mão kkkk

Mas o fo** que no duto retangular, não tem volta, depois de feita a caixa vai ficar sempre naquela frequência.. por isso, se tiver de fazer outra caixa, tem que ser meio que coisa muito certa! Nos dutos redondos dá pra mudar a freq. da caixa.. futuro se não ficar bom.. :T

Compartilhar este post

Link para o post

Acha que ficará bom?

Ficou legal. O pico ficou muito melhor que o anterior que era quase em 50 Hz. Acho que ficará muito bom se vc for usar mesmo esta caixa.

E os dois dutos de 4" para cada sub já é suficiente, não precisa mudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiser fazer outra caixa, simulei aqui, a área do duto tem que ser grande, pq se descer a sintonia demais o duto sopra, FS de 31Hz com 160L, 500cm² por 80cm, delay meio alto, nos 25Hz 42ms, e a velocidade do duto 25m/s a 25Hz, picos de 5dB em 30Hz, 6,7dB em 36Hz e 8dB em 40Hz, esse sub é um cavalo!

Editado por kikiN

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiser fazer outra caixa, simulei aqui, a área do duto tem que ser grande, pq se descer a sintonia demais o duto sopra, 160L, 500cm² por 80cm, delay meio alto, nos 25Hz 42ms, e a velocidade do duto 25m/s a 25Hz, picos de 5dB em 30Hz, 6,7dB em 36Hz e 8dB em 40Hz, esse sub é um cavalo!

Top esse pico hein ?

Quem dera o meu fosse assim kkkkkkk

Eu não pensaria 2 vezes, só achei 500cm² de area de duto muito grande, abaixaria pra 300~350cm².

Compartilhar este post

Link para o post

Top esse pico hein ?

Quem dera o meu fosse assim kkkkkkk

Eu não pensaria 2 vezes, só achei 500cm² de area de duto muito grande, abaixaria pra 300~350cm².

pois é lucas, eu achei tambem, mas se voce diminui a área do duto, a velocidade do duto, passa dos 25m/s ai tem perigo de soprar! =/

Compartilhar este post

Link para o post

OMG ! vc axo 2 9512....

chucknorrisapproves.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiser fazer outra caixa, simulei aqui, a área do duto tem que ser grande, pq se descer a sintonia demais o duto sopra, FS de 31Hz com 160L, 500cm² por 80cm, delay meio alto, nos 25Hz 42ms, e a velocidade do duto 25m/s a 25Hz, picos de 5dB em 30Hz, 6,7dB em 36Hz e 8dB em 40Hz, esse sub é um cavalo!

Em qual programa tu ta simulando?? Qual o formato da caixa nessa simulação?

Compartilhar este post

Link para o post

Em qual programa tu ta simulando?? Qual o formato da caixa nessa simulação?

WiniSD, mas eu tambem aplico a potencia e a impedancia do modulo.

Compartilhar este post

Link para o post

tesão de subs é como achar agulha no palheiro parabens [-]

Editado por Andretti

Compartilhar este post

Link para o post

tesão de subs é como achar agulha no palheiro parabens [-]

Hehe... é vero! Valeu..

Compartilhar este post

Link para o post

WiniSD, mas eu tambem aplico a potencia e a impedancia do modulo.

Hum... btfé.. nunca mexi com Winisd não.. eu simulo no bassbox.

Hein.. desenha a caixa aí e tenta simula isse Hz que vc fez..

Só pra mim ter uma noção aqui..

Simula mais ou menos aí..

45 cm Altura

85 cm Largura

50 à 65 de comprimento

se dá a litragem pra essa simulação que tu fez aí.. as respostas ficaram boas... ;D

Compartilhar este post

Link para o post

Hum... btfé.. nunca mexi com Winisd não.. eu simulo no bassbox.

Hein.. desenha a caixa aí e tenta simula isse Hz que vc fez..

Só pra mim ter uma noção aqui..

Simula mais ou menos aí..

45 cm Altura

85 cm Largura

50 à 65 de comprimento

se dá a litragem pra essa simulação que tu fez aí.. as respostas ficaram boas... ;D

caixat951244.png

só não descontei o duto e o sub, só o mdf de 25mm

Compartilhar este post

Link para o post

caixat951244.png

só não descontei o duto e o sub, só o mdf de 25mm

Poiseh.. eu estou perdido nesses 500cm² por 80cm... como ficaria isso na caixa em medidas?

Compartilhar este post

Link para o post

Poiseh.. eu estou perdido nesses 500cm² por 80cm... como ficaria isso na caixa em medidas?

25cm x 20cm

40cm x 12,5cm

50cm x 10cm

seria algumas medidas possíveis para a areá do duto, aí decide e faz com os 80cm de comprimento.

se eu estiver errado alguém me corrija.

Compartilhar este post

Link para o post

25cm x 20cm

40cm x 12,5cm

50cm x 10cm

seria algumas medidas possíveis para a areá do duto, aí decide e faz com os 80cm de comprimento.

se eu estiver errado alguém me corrija.

Ah.. saquei! valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...