Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
FanatiC

[Tutorial] Fazendo um duto "ressonador"

Recommended Posts

Olá pessoal.

A uns tempos atrás estavamos falando desses dutos e de suas vantagens, então resolvi procurar e não achei nada no mercado ! Procurei em sites gringos e até achei, porém até 6" e por preços não muito (nada) atrativos.

Então resolvi fazer eu mesmo o meu e tirei umas fotos pra compartilhar com quem estiver interessado em fazer também.

Antes vamos as vantagem. Muitos dizem que existem ganhos de SPL com esses dutos, variando em cada caso, porém nesse caso não posso opinar pois mudei um pouquinho a sintonia da caixa e o que percebi foi mais uma leve diferença na resposta então não da pra servir de base de comparação. Quem for colocar num RTA e tiver a oportunidade de comparar o antes e depois conte ai pra nóis.

Outro seria a redução da velocidade do ar. Essa eu comprovo. Tinha problemas com um pouco de "sopro" no duto em baixas frequencias e realmente eliminou.

Não custa lembrar que o ideal pra eliminar os "sopros" é o correto dimencionamento dos dutos, e de nada vai adiantar colocar um sub de 15" acima de 1000w e alta excursão com um duto de 3" com essa abertura achando que vai fazer milagre.

No meu caso utilizei um duto de 8" no qual a parte interna dele tem 192mm. Após o processo, junto com as bordas dele foi pra 240mm. Seguem as fotos com o material necessário:

Cano PVC de 8" (o diâmetro desse vai depender do seu projeto)

porti.jpg

Tijela de 24 cm (o tamanho dessa também vai depender do tamanho do cano utilizado)

port1a.jpg

Soprador térmico

port2.jpg

Próximo passo. Posicione a abertura do duto sobre a tijela:

port3v.jpg

Esquente a parte de baixo do cano com o soprador, fazendo movimentos circulares para que a ponta dele fique toda aquecida:

port4.jpg

Quando estiver quente e flexível o suficiente será possível sentir, então coloque bastante pressão de cima para baixo no cano de modo que ele se molde a tijela:

port5.jpg

Segure nessa posição até que esfrie, ou jogue agua fria para acelerar o processo, senão o cano tende a querer se retrair.

Resultado final:

port6.jpg

port7.jpg

Vale lembrar que o comprimento final do duto muda um pouco (pra mais) com essas aberturas na extremidade.

No site abaixo tem um cálculo que auxilia pra ver o comprimento final, em polegadas (1" = 2.54cm). Pelo que ví basicamente consiste em adicionar 1" ao comprimento total.

http://www.psp-inc.com/tools.html

O material necessário é fácil de achar e o resultado final é muito bom para algo de baixo custo. Vale a pena tentar :legal:

Abraços

• Upvote 6

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja ia postar isso... aeuhaiueahiueh depois de ter feito nas duas pontas, como é que tu enfia isso no buraco do duto?

Compartilhar este post

Link para o post

fiz vários assim, só que com cones de corneta e jarras de barro... dá certo, porem tem que ver como vai passar no buraco da caixa... no meu caso eu fazia um dele móvel, de forma a encaixar depois de colocado o cano na caixa!

Muito bom o tutorial, vai ajudar a muita gente! Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Da pra cortar no meio, e unir as duas partes por dentro da caixa colando.

Da pra fazer uma extremidade maior que a outra, ou fazer só em uma extremidade.

Da pra fazer uma abertura na caixa do tamanho da "boca" do duto e fechar com massa plástica.

Da pra usar o duto por fora da caixa.

O que a imaginação permitir :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

cara***

foi uma mao na roda, pra mim! ja sei como vou fazer meus dutos!

nem imaginava que era assim!

Compartilhar este post

Link para o post

muito bom o trabalho tentei fazer um esses dias mas acabou nao ficando tao bom, agora ja ate animei a tentar novamente.

:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

realmente show de bola. Boa maneira de fazer um ressonador.

Ja fiz um ressonador com fibra, com 320mm num duto de 200mm. E tambem alguns usando buca de corneta.

Uma coisa que o pessoal tem que colocar na cabeça eh que O RESSONADOR REALMENTE FAZ DIFERENÇA.

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana , fiz parecido o meu.

mas alguem sabe como calcular um ressonador pra cada caixa??

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns amigo pelo Tutorial, essa ai com ctz era a grande dúvida de muitos membros e inclusive a minha...hehehe

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei "ressonador" entre parênteses pois sei que não soa de maneira correta, mais além de todo mundo chamar assim, no outro tópico ví que ninguém chegou a um consenso sobre qual seria o verdadeiro nome. É difusor mesmo ? Se alguém tiver certeza do nome me diga que eu corrijo.

Compartilhar este post

Link para o post

:legal:

Fiz o meu no fogão e apertando contra parede mesmo, foi bem trabalhoso mas ficou bom também.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o tutorial, Parabéns!!! :legal:

Nunca ouvi uma caixa com o "Difusor/Ressonador", irei fazer o meu pra sentir a diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o tutorial, Parabéns!!! :legal:

Nunca ouvi uma caixa com o "Difusor/Ressonador", irei fazer o meu pra sentir a diferença.

Acredite, da diferença sim!!! Tanto em desempenho, qto em outras melhorias.. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

maneiro o tutorial,,,,principlamente pra quem quer brincar nos capeonatos da vida! da um ganho conciderávem em Dbs com o " ressonador",,,,,to querendo fazer um projetinho pra camp com um duto de 8" só q aqui na cidade os cara nao vendem por metro o cano só barrade 10m dai quebra as pernas!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...