Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

I2afael

Bass-Bost, Loudness e etc

Recommended Posts

Postado em

bom galera, a minha duvida é a seguinte o que realmente é o bass-bost que tem nos amplificadores, me refiro em questão ao RS-1200D que tem o tal "cabinho de telefone" e o botão de aumentar e abaixar. já vi várias pessoas usando isso como um volume de graves.

mais, já vi aqui em alguns outros tópicos que isso é pura distorção e somente prejudica o módulo e autofalantes.

o que este controle faz, apenas "aumenta" os graves realmente ou manda distorção dando a impressão de aumentar os graves?

valeu! :rever1:

Postado em
""ESTUPRADOR DE SUB"" :rolleyes:

ele aumenta o sinal do audio, e em alto volume, o sinal distorçe.

aumenta o sinal de audio apenas das baixas frequências? pois a influência do som é só no grave.

é só isso mesmo?

Postado em

boa prgunta .....

e ja vo aproveitar para fazer outra neste sentido também se me permitirem ....

No caso de AMP"s como Taramps e Sondigital que nao possuem o botao de Bass Bosst da para aumentar o Bass Boost pelo player usando o LouD ou + 4 Bass.... sei que isso manda distorção em altos volumes,mas em baixos volumes ?

Ou seria melhor dar uma levantadinha no ganho do Amp e deixar clipar um poquinho atraves dele mesmo ??

O que é melhor ..se é bom ou nao ?

Postado em
boa prgunta .....

e ja vo aproveitar para fazer outra neste sentido também se me permitirem ....

No caso de AMP"s como Taramps e Sondigital que nao possuem o botao de Bass Bosst da para aumentar o Bass Boost pelo player usando o LouD ou + 4 Bass.... sei que isso manda distorção em altos volumes,mas em baixos volumes ?

Ou seria melhor dar uma levantadinha no ganho do Amp e deixar clipar um poquinho atraves dele mesmo ??

O que é melhor ..se é bom ou nao ?

dae joão,

no seu caso acho que é melhor ajustar o ganho como o pessoal daqui recomenda, deixar o aparelho e ganho do módulo em flat, tudo em "0", colocar o volume no player em 70% do total e ir subindo o ganho até clipar ou distorcer e quando acontecer isso abaixar pouca coisa e não passar desse volume no player.

depois de fazer isso não vejo problema em usar o loud em BAIXOS volumes. quando for aumentar o som deixa em flat novamente.

Postado em
bom galera, a minha duvida é a seguinte o que realmente é o bass-bost que tem nos amplificadores, me refiro em questão ao RS-1200D que tem o tal "cabinho de telefone" e o botão de aumentar e abaixar. já vi várias pessoas usando isso como um volume de graves.

mais, já vi aqui em alguns outros tópicos que isso é pura distorção e somente prejudica o módulo e autofalantes.

o que este controle faz, apenas "aumenta" os graves realmente ou manda distorção dando a impressão de aumentar os graves?

o cabinho remoto do 1200d assim como o de outros amps, atua no ganho do modulo e nao no bass boost.

Postado em
dae joão,

no seu caso acho que é melhor ajustar o ganho como o pessoal daqui recomenda, deixar o aparelho e ganho do módulo em flat, tudo em "0", colocar o volume no player em 70% do total e ir subindo o ganho até clipar ou distorcer e quando acontecer isso abaixar pouca coisa e não passar desse volume no player.

depois de fazer isso não vejo problema em usar o loud em BAIXOS volumes. quando for aumentar o som deixa em flat novamente.

Dread, mas eu tenho muita duvidas nisso ai. Por exemplo o som que esta la no meu carro hoje ja experimentei todas regulagens possiveis. Hoje ele esta da seguinte forma:

corte no player, ganho do amplificador ali pelos 80 por cento sem bass boost e sem loudness, mas na equalizacao em 60 e 80 Hz deixo no maximo, sei la quantos dB sao, mas deve ser uns 10 12 dB. O sub ta tocando a um ano, e como é um sub barato toco o pau mesmo sem dó. Até hoje ele nao abriu o bico. Ai que fico na duvida, se fosse distorcao ele ja deveria ter ido pro saco mas ta aguentando. Queria entender qual seria a diferenca entre dar esse ganho na equalizacao ou dar o ganho la no amplificador. Bem meu sub e um frankstein como ta na assinatura ehehe

Postado em
o cabinho remoto do 1200d assim como o de outros amps, atua no ganho do modulo e nao no bass boost.

valeu Carlos!

o que me deixa meio intrigado é que o cabinho remoto na outra ponta tem um botão giratório, e neste botão ta escrito BASS BOST.

mais se ele atua no GANHO do módulo então não tem problemas em usa-lo certo?

Postado em

Cara.. é o seguinte... bass boost, pode atuar em determinada frequencia! Tem bass boost em 40~45hz (RS1200D) que dá um 'up' de até 18db nos subgraves, tem bass boost de trio (60~80hz) que dá um up nos subgraves e por aí vai!

Mas porque o bass boost distorce? Vamos pensar um pouco?! (castelo rá-tim-bum!) rsrs

Digamos que vc esteja mandando 1000wrms no RS1200D em toda a frequencia (bass boost ZERO). Aí vc bota 10db em 40hz... prum bom entendedor, 10db = 10x mais potência! Ou seja, vc teoricamente estaria enviando 10.000wrms em 40hz! A fonte do RS1200D suporta isso? NÃO! Então lá se vai distorção!

E porque o bass boost não é prejudicial quando usado com moderaçao? Bom, acima citei um caso onde se está usando o sistema NO LIMITE. Mas se vc imaginar que vc tá dando um rolé, e ouvindo o som de boas, com o RS1200D enviando uns 100wrms pros subs... e vc bota 10db no bass boost, ele vai mandar 10x mais em 40hz, ou seja... 1000wrms! Vai ficar um PUNCH pesado nos subgraves, dando uma sensação de "som muito forte". Infelizmente isso deixa o som "colorido", pq vai em determinada frequencia, rola aquele pico chato! Eu mesmo, uso quase nunca reforços assim!

Já o "Bass" do player, assim como o "treble", é um boost (reforçador) que atua em determinada frequencia! Mas que frequencia? Bom, depende do player.. basta olhar o manual! O JVC por ex, o Bass reforça frequencias abaixo de 100hz! (de 100hz pra baixo, ele dá até 6db de ganho). Já o treble, reforça frequencias acima de 10khz.

E o LOUD? Loud é um tipo de equalizador, que aumenta MUITO o grave, um bocado os agudos e reduz um bocado o médio! Isso é útil nos sons onde se tem apenas woofers vagabundos nas portas, que gritam muito nas médias frequencias. Nesses casos o LOUD é bem vindo, pq ele amacia o médio, reforça os graves e dá um brilho a mais nos agudos.

Mas nos sons atuais e equilibrados, onde já temos kits duas vias (que muitas vezes já vem com tweeters gritantes, ex.: CS60D) e subwoofers na mala... o LOUD só deixa o som mais "colorido".. ou seja, some o médio, joga o grave nas alturas e o agudo item! Fica aquela fritadeira de ovo junto com "Bummmm bummmm".

Uma coisa bacana no JVC, por exemplo.. é que o Loud dele é automático! Como assim? Quando ligado, ele atua de forma IMPACTANTE quando em volume moderado... vai se reduzindo conforme você aumenta o volume... e quando chega a 70% do volume, ele está praticamente desligado! Isso é bacana porque não força o sistema quando em volumes altos! (Não esqueçam, loud = bass boost + treble boost + ligeira redução de médios!)

Então é isso galera! E quando vocês aumentam o "Bass" no player ou ligam o Loud, o som tende a distorcer mais fácil pq.. cada 3db de ganho significa o dobro da potência.... ou seja.. SD1000 com boost (via player) de 3db, teria que fornecer 2000wrms na frequencia do boost (No meu caso, 100hz pra baixo)... ou seja, SEM CONDIÇÕES!!! A menos q seu amp esteja trabalhando com 3db de headroom (100wrms de falantes pra 200wrms de amp sempre nessa proporção, de 1 pra 2), o sistema vai distorcer! Quanto ao headroom, está em outro capítulo dessa história! rsrs

Abração galera! E qualquer coisa, apareço aqui mais tarde!

Postado em
Cara.. é o seguinte... bass boost, pode atuar em determinada frequencia! Tem bass boost em 40~45hz (RS1200D) que dá um 'up' de até 18db nos subgraves, tem bass boost de trio (60~80hz) que dá um up nos subgraves e por aí vai!

Mas porque o bass boost distorce? Vamos pensar um pouco?! (castelo rá-tim-bum!) rsrs

Digamos que vc esteja mandando 1000wrms no RS1200D em toda a frequencia (bass boost ZERO). Aí vc bota 10db em 40hz... prum bom entendedor, 10db = 10x mais potência! Ou seja, vc teoricamente estaria enviando 10.000wrms em 40hz! A fonte do RS1200D suporta isso? NÃO! Então lá se vai distorção!

E porque o bass boost não é prejudicial quando usado com moderaçao? Bom, acima citei um caso onde se está usando o sistema NO LIMITE. Mas se vc imaginar que vc tá dando um rolé, e ouvindo o som de boas, com o RS1200D enviando uns 100wrms pros subs... e vc bota 10db no bass boost, ele vai mandar 10x mais em 40hz, ou seja... 1000wrms! Vai ficar um PUNCH pesado nos subgraves, dando uma sensação de "som muito forte". Infelizmente isso deixa o som "colorido", pq vai em determinada frequencia, rola aquele pico chato! Eu mesmo, uso quase nunca reforços assim!

Já o "Bass" do player, assim como o "treble", é um boost (reforçador) que atua em determinada frequencia! Mas que frequencia? Bom, depende do player.. basta olhar o manual! O JVC por ex, o Bass reforça frequencias abaixo de 100hz! (de 100hz pra baixo, ele dá até 6db de ganho). Já o treble, reforça frequencias acima de 10khz.

E o LOUD? Loud é um tipo de equalizador, que aumenta MUITO o grave, um bocado os agudos e reduz um bocado o médio! Isso é útil nos sons onde se tem apenas woofers vagabundos nas portas, que gritam muito nas médias frequencias. Nesses casos o LOUD é bem vindo, pq ele amacia o médio, reforça os graves e dá um brilho a mais nos agudos.

Mas nos sons atuais e equilibrados, onde já temos kits duas vias (que muitas vezes já vem com tweeters gritantes, ex.: CS60D) e subwoofers na mala... o LOUD só deixa o som mais "colorido".. ou seja, some o médio, joga o grave nas alturas e o agudo item! Fica aquela fritadeira de ovo junto com "Bummmm bummmm".

Uma coisa bacana no JVC, por exemplo.. é que o Loud dele é automático! Como assim? Quando ligado, ele atua de forma IMPACTANTE quando em volume moderado... vai se reduzindo conforme você aumenta o volume... e quando chega a 70% do volume, ele está praticamente desligado! Isso é bacana porque não força o sistema quando em volumes altos! (Não esqueçam, loud = bass boost + treble boost + ligeira redução de médios!)

Então é isso galera! E quando vocês aumentam o "Bass" no player ou ligam o Loud, o som tende a distorcer mais fácil pq.. cada 3db de ganho significa o dobro da potência.... ou seja.. SD1000 com boost (via player) de 3db, teria que fornecer 2000wrms na frequencia do boost (No meu caso, 100hz pra baixo)... ou seja, SEM CONDIÇÕES!!! A menos q seu amp esteja trabalhando com 3db de headroom (100wrms de falantes pra 200wrms de amp sempre nessa proporção, de 1 pra 2), o sistema vai distorcer! Quanto ao headroom, está em outro capítulo dessa história! rsrs

Abração galera! E qualquer coisa, apareço aqui mais tarde!

:rever1:

Postado em

era por ai que eu queria tanto saber, ja usei

equalizacao tudo no 0, loud no 0 e bass boost --- queimo o sub

equalizacao tudo no 0, loud no talo e bass boost 0 --- queimou tambem

agora uso equalizacao no talo, loud no 0 e bass boost no 0 toco o pau disparo alarme em lugar aberto e nao queimou, o que me levava a pensar que era algo diferente, mas nao deixa de ser um ganho tambem

e como sempre a resposta pra tudo é frequencia

valeu pela colaboracao bloom!!

Postado em

o bass boost e um reforço ,geralmente na regiao dos 45hz ,bem estreito,e isso pra nao SOBRECARREGAR o amp.atua como um pico nessa regiao dos graves.se parece com a atuaçao

de um equalizador de 1/3 de oitava, diferente do controle de grave que começa a atuar la pelos

200hz e se estende ate os subsonicos. o loudness ou audibilidade tenta compensar a nossa natural queda de audiçao nos extremos da faixa de audio, isso pra baixos volumes de audiçao.por isso ele deixa de atuar la pelos 50% do volume :legal:

Postado em
era por ai que eu queria tanto saber, ja usei

equalizacao tudo no 0, loud no 0 e bass boost --- queimo o sub

equalizacao tudo no 0, loud no talo e bass boost 0 --- queimou tambem

agora uso equalizacao no talo, loud no 0 e bass boost no 0 toco o pau disparo alarme em lugar aberto e nao queimou, o que me levava a pensar que era algo diferente, mas nao deixa de ser um ganho tambem

e como sempre a resposta pra tudo é frequencia

valeu pela colaboracao bloom!!

O perigo não é nem "USAR ou NÃO USAR"... mas SABER usar! Em volume moderado, "VALE TUDO"... pode até ficar horrível, mas funciona! Agora quando o volume passa dos 30%, a história vai mudando de figura.. e acima dos 50% pode queimar mta coisa!

É como citei acima.. se vc soca 3dbs de ganho nos graves, num amp de 1000wrms q tá com volume a 20% (suponhamos que, tocando uns 200wrms)... ele passará a enviar 400wrms na região de pico (onde vc mandou o ganho). Então tá tudo tranquilo! Agora, se vc soca por ex.. 6db de ganho, num som com volume a 40%.. complica um bocado! Ex.: um amp de 1000wrms a 40% estaria enviando supostamente 400wrms.. mas com 6db (4x mais), ele teria que enviar 1600wrms na área do pico. Ou seja, dificilmente ele conseguiria! E olha que estou sendo modesto, pq existem players/amps que fornecem picos acima de 10db! :banghead

Tou lanchando um pouco aqui, mas dps venho citar umas coisinhas sobre headroom, q tem muito a ver com esse assunto aqui!

Postado em

Pra nego que já tá trabalhando com o amp clipando, qualquer extra vira mais distorção ainda.

Conta simples: Vc tá em volume máximo (aliás, acima do máximo). Se vc joga o ganho dos graves em 6dB, vc precisaria de 4x mais potência...

Postado em
O perigo não é nem "USAR ou NÃO USAR"... mas SABER usar! Em volume moderado, "VALE TUDO"... pode até ficar horrível, mas funciona! Agora quando o volume passa dos 30%, a história vai mudando de figura.. e acima dos 50% pode queimar mta coisa!

É como citei acima.. se vc soca 3dbs de ganho nos graves, num amp de 1000wrms q tá com volume a 20% (suponhamos que, tocando uns 200wrms)... ele passará a enviar 400wrms na região de pico (onde vc mandou o ganho). Então tá tudo tranquilo! Agora, se vc soca por ex.. 6db de ganho, num som com volume a 40%.. complica um bocado! Ex.: um amp de 1000wrms a 40% estaria enviando supostamente 400wrms.. mas com 6db (4x mais), ele teria que enviar 1600wrms na área do pico. Ou seja, dificilmente ele conseguiria! E olha que estou sendo modesto, pq existem players/amps que fornecem picos acima de 10db! :banghead

Tou lanchando um pouco aqui, mas dps venho citar umas coisinhas sobre headroom, q tem muito a ver com esse assunto aqui!

Poise, por isso que eu acredito que as duas centragens do meu sub (de fabrica veio com uma) e a bobina boa que foi colocada é o que está salvando ele. Tenho bem a consciencia que do jeito que estou usando nao deveria ser usado. Porque o ganho na equalizacao eu deixo nos 10 12 dB (deixo no maximo em 60 e 80 Hz) nao lembro como era lá. E toco o pau sem dó mesmo, as vezes diminuo os 60Hz porque a bobina bate no GAP dependendo da musica pasmafaute

e como disse o ernany um dia : "aqui nego quer ver o é negocio embolar" :unsure:

Acho que sei bem o que voce vai falar de headdroom porque ja li esse forum quase inteiro antes de mesmo de me cadastrar. La de casa volto a olhar o topico.

Postado em

Loudness foi feito para vc ter um ganho (dB) em todo o espectro de áudio com o player em um volume baixíssimo, tipo quando vc está com a namorada dentro dentro do carro curtindo um clima e está querendo ouvir uma boa música em tom claro e limpo, com boa potência, mas com o volume bem baixinho. Essa é a função, em alguns players essa função Loudness desativa quando o volume é aumentado em um determinado ponto. Já outros players como a maioria dos Pioneers por aí, esse Loudness continua ativo em todos os níveis do volume. <_<

Já o Bass Boost é um reforçador de graves, ele atua em uma determinada faixa de frequência no qual o sub tenha certa dificuldade em reproduzir com definição, no caso do Roadstar RS 1200D, esse Bass Boost atua na frequência de 40Hz, por isso que muitas vezes quando vc está numa faculdade, colégio ou num barzinho lotado, de longe vc sente vindo um carro com o som no talo e disparando todos os alarmes de todos os carros estacionados e tremendo tudo em volta.

Pois o engraçadinho atochou no talo ou na metade o reforço de graves na frequência de 40Hz, alguns outros amplificadores reforçam os graves nas frequências mais altas como por exemplo 60Hz ou 70Hz.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...