Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dj_vini

CORREÇÃO DE TEMPO II

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, o negócio é o seguinte:

Dpois daquele tópico interessante, que inclusive (A-D-O-R-E-I = voz fina detected) :lol: , eu acabei decidindo comprar um player com T.A., entretanto o meu ALPINE 9831 não tem T.A. exclusivo para o sub, entretanto, no manual, tem coisas interessantes, que dá para imitar uma correção de tempo(foi o que eu entendi), e tem também o bass focus, que deve ser o foco do grave.....hehe.

Entretanto, li, reli, li e reli umas 20 vezes e não entendi o jeito correto de configurar essa bostinha.

Então gostaria de ajuda de vcs!!

Aqui está o manual do treco, claro, recortado por mim, p/ vcs entenderem melhor:

alpine98314cj.jpg

A trilogia de 2 capítulos está no seu final!! pasmafaute :lol:

valew

dj_vini

Postado em

qual o problema ai? pelo q eu vi

ele ao invés de casar o atraso do sub com os falantes, ele casa a dos falantes com o do sub...

tipo, o TA na frente se usa geralmente pra corrigir a diferença de tempo do som chegar aos seus ouvidos devido as diferentes distancias dos falantes certo? entao vc corrige o delay do falante esquerdo em relação ao do direito..atrasando um pouco o som do direito...

ai é a mesma coisa, só q 90º rotacionados...(meio q acoxambrando).

só q seu "falante esquerdo" seria o sub e o seu "falante direito" seriam os reais falantes do stereo(assumindo o centro do palco sonoro como ponto de referencia)... ai vc jogaria um atraso para o stereo frontal pra casar com o atraso do sub.

se eu estiver errado por favor me corrijam!

Postado em

Já acertou as fases ?

Bem não tem tanto misterio assim...

o 9831 Não tem Correção de tempo para o Sub.

Tire a medida de cada falante até seu ouvido na posição de audição

Use esse calculo para saber quantos ms tem que atrasar o alto falante em questão

Exenmplo:

Falante mais distante da posição de audição:(no seu caso o sub) 2.25 m

Falante dianteiro Esquerdo até a posição de audição: 0.5 m

Calculo: L = 2.25 m – 0.5 m = 1.75 m

Time correction = 1.75 ÷ 343*2 × 1000 = 5.1 (ms)

Nesse caso o falante dianteiro esquerdo deve ser atrasado em 5,1 ms que é o delay n.o 51 conforme a tabela

Use a tabela da pagina 7 do manual e entre com os valores no player conforme está la

Para fazer isso pressione duas vezes o botão T-Correct (a primeira pressão entra no bass focus)

Quanto ao bass focus, nada mais é que a correção de tempo de duas fontes por vez, ou seja entre os dois dianteiros, entre os dois traseiros, entre os direitos ou entre os esquerdos

Apos entrar com os valores das distancias, um ajuste fino pode ser necessário.

deixe apenas os falantes dianteiros ligados

use aquela faixa da polaridade e veja se na primeira frase a mulher fala BEM no centro do palco. Se estiver puxado pra esquerda, atrase mais o falante da esquerda e vicÊ versa.

[]

Sandro

Postado em
O TA dos Alpine por acaso mexem na fase da saída também???

alguns modelos sim...

existem geralmente alpines MP3s com eq d 2 bandas e correcao d tempo digital d 4 bandas, e os mais tops com eq e 5 bandas e correcao d tempo digital d 6 bandas... caso dos 9813/9815, 9833/9835 e 9855 (talvez 9853, n sei)

Postado em
alguns modelos sim...

existem geralmente alpines MP3s com eq d 2 bandas e correcao d tempo digital d 4 bandas, e os mais tops com eq e 5 bandas e correcao d tempo digital d 6 bandas... caso dos 9813/9815, 9833/9835 e 9855 (talvez 9853, n sei)

Digo do 7897 em questão...

Postado em
Já acertou as fases ?

Bem não tem tanto misterio assim...

o 9831 Não tem Correção de tempo para o Sub.

Tire a medida de cada falante até seu ouvido na posição de audição

Use esse calculo para saber quantos ms tem que atrasar o alto falante em questão

Exenmplo:

Falante mais distante da posição de audição:(no seu caso o sub) 2.25 m

Falante dianteiro Esquerdo até a posição de audição: 0.5 m

Calculo: L = 2.25 m – 0.5 m = 1.75 m

Time correction = 1.75 ÷ 343*2 × 1000 = 5.1 (ms)

Nesse caso o falante dianteiro esquerdo deve ser atrasado em 5,1 ms que é o delay n.o 51 conforme a tabela

Use a tabela da pagina 7 do manual e entre com os valores no player conforme está la

Para fazer isso pressione duas vezes o botão T-Correct (a primeira pressão entra no bass focus)

Quanto ao bass focus, nada mais é que a correção de tempo de duas fontes por vez, ou seja entre os dois dianteiros, entre os dois traseiros, entre os direitos ou entre os esquerdos

Apos entrar com os valores das distancias, um ajuste fino pode ser necessário.

deixe apenas os falantes dianteiros ligados

use aquela faixa da polaridade e veja se na primeira frase a mulher fala BEM no centro do palco. Se estiver puxado pra esquerda, atrase mais o falante da esquerda e vicÊ versa.

[]

Sandro

:rever1: UFAAA Sepa!!!

Depois de quase 1 hora aqui quebrando a cabeça para entender o que vc falou aí e com a ajuda do Sr. Kleber eu consegui!! vamos lá NO MEU CARRO passo a passo:

Dist. do AF esquerdo: 0,89 m = 2,6ms

Dist. do AF direito : 1,21 m = 3,5 ms

Dist. do SUB : 1,74 m = 5,1ms

Cálculo para os AF da frente:

Falante mais distante da posição de audição(af da frente direito): 1,20 m

Falante dianteiro Esquerdo até a posição de audição: 0.89 m

Calculo: L = 1,20 m – 0.89 m = 0,31 m

Time correction = 0,31 ÷ 343 × 1000 = 0,90 (ms)

Cálculo para os AF em rel ao sub:

Falante mais distante da posição de audição:(no seu caso o sub) 1,74 m

Falante dianteiro Esquerdo até a posição de audição: 0.89 m

Calculo: L = 1,74 m – 0.89 m = 0,85 m

Time correction = 0,85 ÷ 343 × 1000 = 2,47 (ms)

Assim, a correção de tempo vai ficar assim de acordo com os cálculos:

AF esquerdo = atraso de 2,47ms(do sub) + 0,90 ms (do passageiro) = 3,37 ms

AF direito = atraso de 2,47ms (do sub) = 2,47ms do sub.

Estou certo agora?

O Bassfocus, precisa mexer?

AEEEEEEEEEEEEEEE

ATÉ QUE ENFIM!!

Pela milhonésima vez, obrigado Sepacheco!!! :rever1::+1

ps: VAlew tb Kleber!!

ps: Edited...

Postado em

Caraca, estou realmente impressionado!!

O negócio funciona mesmo!!

Olhem só:

A correção de tempo ficou assim de acordo com os cálculos acima:

AF esquerdo = atraso de 2,47ms(do sub) + 0,90 ms (do passageiro) = 3,37 ms

Mas acabei de vir do carro e de ouvido ficou assim:

AF esquerdo = atraso de 2,47ms(do sub) + 0,53 ms (do passageiro) = 3,00 ms

Incrível, realmente incrível!! O.O

Realmente o sub dá a sensação de estar vindo da frente, muito bom mesmo....essas coisas me faz pensar nos Grande Mitos!!

E outra conclusão que cheguei(além de já ter lido várias vezes): De que a correção de tempo nos cálculos não é a mesma nas zoreia!!

É agora, vi que correção de tempo realmente faz falta....compensou demais....

Obrigado todos que me convenceram a comprar!! Valeu a pena!!

dj_vini

Postado em
alguns modelos sim...

Digo do 7897 em questão...

o 7897 se n estou enganado eh com EQ parametrico de 5 bandas e 6 canais d correcao d tempo sim...

vc ajusta Sub-left e sub-right... pra isso a saida do sub tem q estar em Stereo no F/Setup

Postado em
soh uma coisa, a voz dos cantores quando no centro do palco tem que estar no meio do painel, e nao na tua frente

Sério? Por isso que deu uma diferença grande de ouvido e nos cálculos!!! :lol: :lol: :ol

Vou ver de novo então, para mim o palco tinha que ficar na minha frente!! KKKKKKK

Eu aposto que deve ter muita gente que pensava assim tb!!

Por isso que eu gosto desse fórum se não fosse ele nunca que eu aprenderia esses detalhes...

Postado em
O TA dos Alpine por acaso mexem na fase da saída também???

Bom, se vc considerar que, ao atrasar uma onda, vc acaba alterando a diferença de fase entre a onde emitida por outro falante não atrasado, sim, todo player com TA altera a fase!

Bom, só pra ilustrar... assumindo uma onda senoidal perfeita de 100Hz. Ela tem período de 10ms. Se vc atrasa esta onda em 5ms, vc acaba rotacionando a fase em 180 graus, quando comprarada com o mesmo sinal emitido por um falante exatamente ao lado. Se o outro falante estiver a 1,65 metros do falante atrasado, a fase estará coerente (é claro, coerente do lado do falante que foi atrasado).

Postado em
soh uma coisa, a voz dos cantores quando no centro do palco tem que estar no meio do painel, e nao na tua frente

Gosto pessoal é uma coisa... campeonato é outra. O cara tem que escolher onde ela vai cantar...

Postado em
Gosto pessoal é uma coisa... campeonato é outra. O cara tem que escolher onde ela vai cantar...

Aí depende... se for uma cantra gata, canta no colinho... se for feia, ou se for homem, ou ainda o Elton John, vai cantar lá no canto do parabrisa... :lol:

Postado em

Mas com o cantor no centro do carro, você terá um palco mais detalhado e com melhores recortes.

Postado em

Realmente é no centro do painel.., quer dizer.. depende de onde está na gravação original.. por exemplo a Diana Krall costuma estar mais a direita do palco... infelizmente...

Forçar o posicionamento pode trazer uma compressão indesejada do palco. Por exemplo se a voz está no meio, traze-la para frente do motorista vai comprimir o palco do lado esquerdo e rarefecer o meio o que vai fazer você perder detalhes e recortes.

[]

Sandro

Postado em

Não existe gosto pessoal em imagem sonora.

O Mogar citou a voz pois em 90% das gravações a voz é no meio do palco, e você usa ela como parâmetro. Colocando a voz da sua frente, encima do volante, você está achatando todos os instrumentos do lado esquerdo do palco. Não tem essa de escolher onde a voz vai ficar.

Postado em
Aí depende... se for uma cantra gata, canta no colinho... se for feia, ou se for homem, ou ainda o Elton John, vai cantar lá no canto do parabrisa... :lol:

O kleber entendeu o espírito da frase... :ol

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...