Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

_HeLL_

Blaupunkt Gta 475 Mod

Recommended Posts

Meu amp está cheio deles (do projeto original mesmo) e não encontrei nenhum melhor pra substituir por enquanto... pasmafaute

NE3552 mesmo... BEM melhor que o TL. Anos-luz à frente dos JRC (que são operacionais de 1 real no mercado... dev chegar a uns ,25/un pros fabricantes, no milheiro. A Stetson usa os JRC até no banheiro... :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Meu amp está cheio deles (do projeto original mesmo) e não encontrei nenhum melhor pra substituir por enquanto... pasmafaute

Tenho bem vivo que o JVC 6700 foi seguidamente citado "como um projeto cheio de peças xing-ling de qualidade duvidosa" e nem por isso deixou de agradar a ouvidos bastente exigentes.

Ok, eu também convivo diariamente com os TL numa boa.

Alguns módulos da linha Punch old Schooll vem com os TL072, inclusive o meu. E vão continuar lá.

Tenho um Blau GTA275 originalzão e gosto dele tb. Sem pretensões ao estado da arte, satisfaz no dia-a-dia.

Mente aberta gente. Que ninguém se frustre nem se ofenda, mas acho que quando alguém estiver investindo numa mod sincera, e estiver na busca de "simplesmente o melhor", esses TL não seriam exatamente os candidatos ao título.

Talvez até fosse top lá nos idos de 95/96, hoje temos mais opções.

Num teste com vários ampops em soquete, tira um e bota outro e audição criteriosa os TL072 apresentaram tendência a agudos velados.

Compartilhar este post

Link para o post
Tenho bem vivo que o JVC 6700 foi seguidamente citado "como um projeto cheio de peças xing-ling de qualidade duvidosa" e nem por isso deixou de agradar a ouvidos bastente exigentes.

Ok, eu também convivo diariamente com os TL numa boa.

Alguns módulos da linha Punch old Schooll vem com os TL072, inclusive o meu. E vão continuar lá.

Tenho um Blau GTA275 originalzão e gosto dele tb. Sem pretensões ao estado da arte, satisfaz no dia-a-dia.

Mente aberta gente. Que ninguém se frustre nem se ofenda, mas acho que quando alguém estiver investindo numa mod sincera, e estiver na busca de "simplesmente o melhor", esses TL não seriam exatamente os candidatos ao título.

Talvez até fosse top lá nos idos de 95/96, hoje temos mais opções.

Num teste com vários ampops em soquete, tira um e bota outro e audição criteriosa os TL072 apresentaram tendência a agudos velados.

Exatamente... o TL é apagadão. Um dos motivos pelos quais a linha punch não é dona de bons agudos (bons no sentido "ca*****, que agido é esse")... e olha que, pelo circuito, não era pra ser ruim.

O que me atriu nos AD826 é que é um operacional "acessível" (15 a 20 reais /un), que agrada a todo mundo (não é o melhor do melhor, até pq é preciso sempre testar uma penca pra saber qual vai tocar melhor em cada circuito), e que tem ótimo desempenho. 250V/uS é a garantia de que seu operacional não vai ser culpado pela morte dos transientes... :vts

Esse LM6172 eu quase peguei no lugar dos AD, mas o Eddie me avisou que, nos testes, ele foi o mais crítico. Ou tocava pra ca*****, ou ficava uma mer**. Totalmente dependente de sinergia esse menino. Resolvi não arriscar, já que a grana e o tempo andam curtos, mas vou brincar com ele.

Já quanto ao JVC, ele não tem componentes xing-ling não... não é um projeto refinado, nem toca tão refinado assim, mas surpreende pelo que custa. Te confesso que, apesar de ter me surpreendido com ele, eu não compraria. Na mesma época peguei um McIntosh 423 usado que custava a mesma coisa de um JVC novo. E já sabia como ambos tocavam. Mesmo com metade dos canais e 1/4 da potência, preferi o Mc, que, aliás, já está com várias mods. Depois abro um tópico a respeito.

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal mesmo seria testar vários amp ops, mas como o tempo ($$$) está curto resolvi ir em alguns mais conceituados, se acaso não der certo, não gostar do resultado verei outras opções. Agradeço todas as postadas aqui, sei que foram testadas, e que se resolver usar uma delas terei bons resultados.

Mas nem só de amp ops é feito um módulo, vou trocar outros componentes também.

Falei com o técnico que irá fazer as trocas para mim, e ele disse para trocar tudo ao mesmo tempo, que ficará mais barato a mão de obra e menos trabalhoso.

Já tenho os transistores, agora o próximo passo é comprar os amp ops, depois alguns capacitores.

Mas o técnico disse que eu devo trocar a fonte, pois pode ser que não haja energia suficiente para o sistema.

Aguem me recomenda uma boa fonte?

Compartilhar este post

Link para o post

Caraca, daqui a pouco troca todo o recheio!!!

compensa??

outra.....por 400 dinheiros é a melhor opção hoje, ou um fosgate, wharf usado ainda continua sendo melhor?? qual opção??

Compartilhar este post

Link para o post
O ideal mesmo seria testar vários amp ops, mas como o tempo ($$$) está curto resolvi ir em alguns mais conceituados, se acaso não der certo, não gostar do resultado verei outras opções. Agradeço todas as postadas aqui, sei que foram testadas, e que se resolver usar uma delas terei bons resultados.

Mas nem só de amp ops é feito um módulo, vou trocar outros componentes também.

Falei com o técnico que irá fazer as trocas para mim, e ele disse para trocar tudo ao mesmo tempo, que ficará mais barato a mão de obra e menos trabalhoso.

Já tenho os transistores, agora o próximo passo é comprar os amp ops, depois alguns capacitores.

Mas o técnico disse que eu devo trocar a fonte, pois pode ser que não haja energia suficiente para o sistema.

Aguem me recomenda uma boa fonte?

Trocar a fonte?????????

Se eu fosse você, mudaria URGENTEMENTE de técnico. Sério mesmo, nem deixa o referido botar a mão no que é seu (no bom e no mal sentido, vai saber... :vts).

Caiu 99,9% no conceito. Se ele tivesse falado em reforçar a fonte, tudo bem... mas trocar?

Compartilhar este post

Link para o post

Trocar a fonte?????????

Se eu fosse você, mudaria URGENTEMENTE de técnico. Sério mesmo, nem deixa o referido botar a mão no que é seu (no bom e no mal sentido, vai saber... :vts).

Caiu 99,9% no conceito. Se ele tivesse falado em reforçar a fonte, tudo bem... mas trocar?

É, fiquei com um pé atrás sobre isso mesmo, vou em outro que tem mais conhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso talvez o upgrade valha mais à pena, pois paguei razoavelmente barato num amp de 6 canais (que dá pra tocar o sistema todo sozinho); acho que upgrades valem a pena em amps baratos, mas o DIY envolve um tanto de paixão também, então, vale (quase) tudo.

Quanto aos capacitores, em termos de áudio, a mudança de tipos de capacitores (poliéster, cerâmica, tântalo, etc) há uma troca sempre válida (por exemplo, poliéster por tântalo sempre fica melhor), ou também depende da sinergia do conjunto?

Ah, outra coisa que estou lembrando agora: os meus TL072 são da JRC... serão então, a raspa da raspa da penela? Na procura rápida que fiz na Sta Ifigênia (tá certo que foi esses dias, num final de tarde - não deu tempo de procurar direito), não encontrei nem os NE... alguém tem alguma dica de loja que tenha bons operacionais?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
No meu caso talvez o upgrade valha mais à pena, pois paguei razoavelmente barato num amp de 6 canais (que dá pra tocar o sistema todo sozinho); acho que upgrades valem a pena em amps baratos, mas o DIY envolve um tanto de paixão também, então, vale (quase) tudo.

Quanto aos capacitores, em termos de áudio, a mudança de tipos de capacitores (poliéster, cerâmica, tântalo, etc) há uma troca sempre válida (por exemplo, poliéster por tântalo sempre fica melhor), ou também depende da sinergia do conjunto?

Ah, outra coisa que estou lembrando agora: os meus TL072 são da JRC... serão então, a raspa da raspa da penela? Na procura rápida que fiz na Sta Ifigênia (tá certo que foi esses dias, num final de tarde - não deu tempo de procurar direito), não encontrei nem os NE... alguém tem alguma dica de loja que tenha bons operacionais?

Valeu!

Capacitores, pro caminho do áudio, prefira sempre os de filme metálico. Porém é muito raro encontrar algo com mais de 1uF. Muitas vezes é mais válido fazer bypass nos eletrolíticos de 10uF (muito comuns) com bons capacitores, como os Wima, de 0,4uF, por exemplo. Se você tiver espaço pra acomodar, e tiver valores muito altos pra substituir, vale mais a pena.

Pra filtragem e retificação, use cerâmicos (desacoplamento... é interessante usar sempre um de 100nF entre o Vcc e o terra, e outro entre o Vss e o terra, em cada operacional, pra reduzir RFI), eletrolíticos de alta qualidade, e tântalo. Um upgrade interessante em fontes é usar tântalo de 100uF + vários eletrolíticos de 100uF + cerâmico de 100nF, tudo em paralelo com os capacitores da fonte.

O detalhe: Tântalo de 100uF x 25V -> R$ 12,00. Vou usar um parzinho na fonte do McIntosh, como bypass dos eletrolíticos da fonte. Já tem 10 capacitores de filme de 1uF colocados bonitinhos por mim, só faltam os tântalos e os eletrolíticos de baixo valor pra fechar o upgrade.

Quanto aos operacionais, vá até a Multicomercial, fica na timbiras, eu acho. É bem grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois foi lá na Mult mesmo que procurei os amp op e eles não tinham nenhum (NE, OPA, AD e OP dentre outros).

Devo passar lá amanhã novamente, e se tiver inspiração, continuo a procura pelos operacionais.

Compartilhar este post

Link para o post
Pois foi lá na Mult mesmo que procurei os amp op e eles não tinham nenhum (NE, OPA, AD e OP dentre outros).

Devo passar lá amanhã novamente, e se tiver inspiração, continuo a procura pelos operacionais.

Outra alternativa é a FARNELL (vende pela internet); às vezes a coisa pode demorar até mais de um mês, pois a maior parte do material vem de fora.

O único problema é tentar se comunicar com eles por e-mail (...e o meu pedido, qual a previsão?...), pois não te dão retorno.

Bom, pelo menos não economizam no frete, pois a medida que o material vai chegando, vão te enviando aos poucos.

No final dá tudo direitinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho... muito estranho....

Acho que o vendendor não estava com boa vontade, hein...

Compartilhar este post

Link para o post

existe um upgrade que se possa fazer no Blau PA 2150?

Compartilhar este post

Link para o post
existe um upgrade que se possa fazer no Blau PA 2150?

Sempre tem algo para se trocar... como capacitores, operacionais.

Mas este modelo possui fonte chaveada, não dá para fazer muita coisa, mas dá umas boas brincadeiras.

Compartilhar este post

Link para o post

e será q valeria a pena? em termos de custos tb...

Compartilhar este post

Link para o post

Aparentemente, não era má vontade do cara da Mult não... ele até olhou no sistema, cada um dos componentes que pedi pra ele pesquisar, e era final da tarde das vésperas do ano novo (movimento tranquilo, sem stress).

Hell, você falou da fonte chaveada, mas praticamente todos os amps têm fonte chaveada... você quis dizer que o amp em si é chaveado (classe T - ou seria D? Não lembro agora), não é?

Compartilhar este post

Link para o post
e será q valeria a pena? em termos de custos tb...

A troca de alguns capacitores eu creio que sim... além disto, um "acerto" do mal-projetado estágio de entrada dele também vai muito bem, pra aumentar a impedância do conjunto... provavelmente seja apenas trocar alguns resístores. Assim seu player trabalha com menor carga na saída, melhorando a dinâmica como um todo.

Compartilhar este post

Link para o post
Sempre tem algo para se trocar... como capacitores, operacionais.

Mas este modelo possui fonte chaveada, não dá para fazer muita coisa, mas dá umas boas brincadeiras.

Discordo... No Blau a única coisa que vale a pena é desabilitar o crossover e bass boost. O resto não vale a pena não... e tem pouca coisa pra mexer, de qualquer maneira nada para melhorar suas características...

abs

ps. a propósito, bom tópic. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Acabei de adquirir os Toshibas 2SA1943 e 2SC5200, paquei 5 reais em cada, acho que o valor deve ser este mesmo.

Porém, não consegui encontrar o amp op AD826, creio que vou ter de encomendar na Farnell.

Acredito que vou conseguir as peças mais importantes primeiro e depois trocar tudo de uma vez só.

Próximo passo:

Comprar os amp ops.

cara

paguei 5 reais aqui em NH tbm nos 2sa1943 e 2sc5200

sao iguais aos seus

o cara me garantiu que eh original

Compartilhar este post

Link para o post

cara

sao iguais aos seus

Os meus também me garantiram que são originais. Pelo menos assim eu espero...

Ainda não fiz a troca, estou esperando conseguir os amp ops, que por sinal estão demorando muito. Acho que vou fazer a troca antes de conseguir os amp ops e ver como fica.

Acredito que apenas os transistores já vão dar uma modificada ainda que bem de leve no som.

Compartilhar este post

Link para o post

cara

sao iguais aos seus

Os meus também me garantiram que são originais. Pelo menos assim eu espero...

Ainda não fiz a troca, estou esperando conseguir os amp ops, que por sinal estão demorando muito. Acho que vou fazer a troca antes de conseguir os amp ops e ver como fica.

Acredito que apenas os transistores já vão dar uma modificada ainda que bem de leve no som.

ehhh esse negocio eh fo**!

vou em belo horizonte direto e la esses transistores sao 5 reais tb.

porque sera que na farnell eh tao caro???

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas coisas lá tem preço bom, outras mais caras, talvez seja uma compensação entre os preços dos produtos.

Compartilhar este post

Link para o post

mas falando em upgrade dos opamps, eu estava afim de dar uma revigorada no meu EC400 da cygnus. ele usa uns transistores comuns pelo que eu vi, esqueci de anotar os nomes. Mas ele faz corte em 18 dB/8° pelo que eu andei lendo. Vale a pena trocar os transistores por outros melhores, ou pra esse BCzaiedo nao vai fazer mta diferença? Os capacitores eletroliticos estão na lista, já devem estar com bastante tempo de uso, nao sei quando o aparelho foi fabricado, eu ganhei ele fazem 4 anos. Os capacitores sao uns azuis clarinhos, fabricação nacional, nao recordo a marca, mas já devem estar criando cabelos brancos, rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post
mas falando em upgrade dos opamps, eu estava afim de dar uma revigorada no meu EC400 da cygnus. ele usa uns transistores comuns pelo que eu vi, esqueci de anotar os nomes. Mas ele faz corte em 18 dB/8° pelo que eu andei lendo. Vale a pena trocar os transistores por outros melhores, ou pra esse BCzaiedo nao vai fazer mta diferença? Os capacitores eletroliticos estão na lista, já devem estar com bastante tempo de uso, nao sei quando o aparelho foi fabricado, eu ganhei ele fazem 4 anos. Os capacitores sao uns azuis clarinhos, fabricação nacional, nao recordo a marca, mas já devem estar criando cabelos brancos, rsrsrs

Os melhores BCs são os 640/639 (mas os termiansi não batem com os 548/558. Se for seu caso, vá pro 549/559)

Cygnus sofria com a baixíssima qualidade dos componentes. Já revisei EQ que usava 741 no áudio. O ideal é dar um tapa nos capacitores, ver transístores... pelos cygnus que já vi, há sempre muito a ser feito.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...