Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

o kara

Bazuca X Selada X Dutada

Recommended Posts

Postado em

Amigos, procurei aqui no tópico e não se ouve mais falar em bazuca, só selada, dutada, band-pass etc.

Pergunto:

Uma bazuca com a mesma litragem de uma selada tem comportamento igual a tal?

É que to com problema de espaço no meu porta malas e tenho uma bazuca encostada que tem a litragem pedida pelo fabricante do falante então to pensando em usá-la ao invés da minha selada que é muito grande e vai pegar a mala toda.

Postado em

Bazuca não tem lados paralelos... acho que seria mais provável cancelamento por ondas estacionárias em caixas quadradas ou retangulares...

Além disso, há a possibilidade de bazucas dutadas... basta ter volume condizente e espaço pro duto... mas a grande maioria é selada...

Postado em
Bazuca não tem lados paralelos... acho que seria mais provável cancelamento por ondas estacionárias em caixas quadradas ou retangulares...

Além disso, há a possibilidade de bazucas dutadas... basta ter volume condizente e espaço pro duto... mas a grande maioria é selada...

uma bazuca selada ou dutada se comporta de forma igual que uma selada ou dutada trapezoidal por exemplo.em comprimentos de onda tão grandes como nos subgraves as porras de laterais paralelas pouco importam

Postado em
Bazuca = Selada

só muda o formato da caixa, é mesma coisa....

Mas e aquele duto na bazuca?

Olhe aí na foto.

http://www.autosom.net/shopp/produto_detal...speaker_ATR_835

Será que ela não se enquadra em outra categoria de caixa?

Mas é pq grande parte das bazucas são seladas. Essa é a 1ª que vejo que é dutada.

Abraços

Charles Rafael

Postado em
Bazuca = Selada

só muda o formato da caixa, é mesma coisa....

Mas e aquele duto na bazuca?

Olhe aí na foto.

http://www.autosom.net/shopp/produto_detal...speaker_ATR_835

Será que ela não se enquadra em outra categoria de caixa?

Mas é pq grande parte das bazucas são seladas. Essa é a 1ª que vejo que é dutada.

Abraços

Charles Rafael

Estranho eu só tive contato até hoje com bazuca dutadas, nunca vi uma selada.

Postado em
Há relatos de que a bazuca gera bastantes cancelamentos.

há relato que quando bem projetada fica quase imbatível para SPL. Estou com preguiça de procurar por fotos em campeonatos gringos

Postado em

Bom, a minha é SELADA.

Se não faz diferença acho que vou usá-la ao invés da minha caixa selada, porque ela vai ocupar menos espaço.

Tava com medo de prejudicar o som.

Um abraço e obrigado pelas aulinhas galera.

Postado em

O maior problema que eu vejo é que a maioria das bazucas que se vê por aí é de uma espécie de papelão resinado, o que faz com que ela vibre, aí sim prejudicando o som.

Acho que uma bazuca bem feita ficaria bom, assim como qualquer outra caixa bem feita. O problema é encontrar uma bem feita. Eu mesmo nem imagino como poderia ser feita uma bazuca que não vibre. Fora isso o próprio formato que caracteriza a bazuca resulta em pouco volume interno, o que pode não ser bom para determinados modelos de subwoofer.

Postado em

uma bazuca selada ou dutada se comporta de forma igual que uma selada ou dutada trapezoidal por exemplo.em comprimentos de onda tão grandes como nos subgraves as porras de laterais paralelas pouco importam

Alguns competidores de SPL começaram a usar o tipo "capelinha", dizendo que evitavam cancelamentos... alguns até com marcas muito melhores do que a dutada normal... sei que a física é uma coisa, mas a prática pode ser outra...

Postado em
O maior problema que eu vejo é que a maioria das bazucas que se vê por aí é de uma espécie de papelão resinado, o que faz com que ela vibre, aí sim prejudicando o som.

Acho que uma bazuca bem feita ficaria bom, assim como qualquer outra caixa bem feita. O problema é encontrar uma bem feita. Eu mesmo nem imagino como poderia ser feita uma bazuca que não vibre. Fora isso o próprio formato que caracteriza a bazuca resulta em pouco volume interno, o que pode não ser bom para determinados modelos de subwoofer.

É concretubo... um tubo de papelão que é muito usado como fôrma de pilastra de concreto. Custa barato e rende umas 3 ou 4 bazucas.

Eu tenho que procurar umas fotos antigas... quem foi da Autosom (lista) por volta de 2000 deve lembrar do Gambyarra (Flávio). Ele tinha uma bazuca feita com latão de leite... só acreditei quando ele me mostou tocando! Era um daqueles latões de plástico azul, ele só cortou, e botou um baffle de madeira na frente.

Postado em
Bom, a minha é SELADA.

Se não faz diferença acho que vou usá-la ao invés da minha caixa selada, porque ela vai ocupar menos espaço.

Tava com medo de prejudicar o som.

Um abraço e obrigado pelas aulinhas galera.

cara o peoblema q elas saum meio feita a la caraleo, litragem errada, a madeira usada é fiba pra poder fazer o formato cilindrico

se a litragem for compativel com do seu sub te do uma ideia, fiz isso pra um amigo e deu uma melhorada boa:

peguei 3 pedaços de madeira e coloquei por dentro atravessando de um lado a outro para q a parede de madeira fina vibrasse, depois coloquei massa plastica em todas as junçoes internas da caixa e por ultimo pequei um pouco de resina de laminação de fibrs de vidro (1L) e joquei sentro da bazuca e espalhei por toda a madeira fina, assim deu uma boa reforçada na estrutura diminuindo a vibração e usei massa de calafetar onde fica fio do sub na caixa e entre o sub e caixa, assim ele fico super rigida e sem vasamento q costuma ser o problema da bazuca :legal:

Postado em

É concretubo... um tubo de papelão que é muito usado como fôrma de pilastra de concreto. Custa barato e rende umas 3 ou 4 bazucas.

Eu tenho que procurar umas fotos antigas... quem foi da Autosom (lista) por volta de 2000 deve lembrar do Gambyarra (Flávio). Ele tinha uma bazuca feita com latão de leite... só acreditei quando ele me mostou tocando! Era um daqueles latões de plástico azul, ele só cortou, e botou um baffle de madeira na frente.

lembra quando tavam comentando q usavam muito galão de agua tando selada quanto dutada, isso deve ter uns 2 anos eu acho

rsrs

Postado em

Bom, vou na minha mãe pegar essa bazoca amanhã e vou ver o estado dela, lembro que foi feita de madeira, se não me engano compensado, lembro que ela tem uns reforços internos e é toda forrada com lã de vidro.

Vou pegá-la e analisá-la e principalmente testar, ando com o carro uma semana com a selada, depois ando uma semana com a bazoca aí consigo sentir a diferença na prática de uma pra outra, mexo na equalização etc, e deixo a que tiver o melhor resultado.

Nada como a prática (que muitas vezes contraria a física, hehe).

Postado em

lembra quando tavam comentando q usavam muito galão de agua tando selada quanto dutada, isso deve ter uns 2 anos eu acho

rsrs

Tem tempo que não acompanho nada por lá...

Mas a do latão foi a mais engraçada da minha vida. Quando ele colocou carpete, não tinha quem dissesse que era latão de leite.

Postado em

Então, fiz uns testes, coloquei lá no meu tópico do Fiesta, mas vou pôr aqui também.

Ouvi o CD Tojo Bass Evolution, tanto em música quanto em testes de frequências com a bazuca de 30 litros e com minha selada de 40 litros e o que notei foi o seguinte:

Dentro do carro, não houve diferença, nem no som, nem na tremedeira, frequência de ressonância, tudo igual, se houveram diferenças não foram muito perceptíveis.

Fora do carro, a bazuca nem se ouve, já a caixa faz a mala tremer, o vidro da porta vibrar, a placa fica batendo, nota-se que tem um sub na mala tocando.

Com mala aberta a Bazuca morre, mas a caixa toca muito bem.

Para o próximo sábado, vou pôr um duto nessa minha caixa de 40litros pra testar, depois vou pôr o resultado e as fotos lá no meu tópico do Fiesta

Postado em
Então, fiz uns testes, coloquei lá no meu tópico do Fiesta, mas vou pôr aqui também.

Ouvi o CD Tojo Bass Evolution, tanto em música quanto em testes de frequências com a bazuca de 30 litros e com minha selada de 40 litros e o que notei foi o seguinte:

Dentro do carro, não houve diferença, nem no som, nem na tremedeira, frequência de ressonância, tudo igual, se houveram diferenças não foram muito perceptíveis.

Fora do carro, a bazuca nem se ouve, já a caixa faz a mala tremer, o vidro da porta vibrar, a placa fica batendo, nota-se que tem um sub na mala tocando.

Com mala aberta a Bazuca morre, mas a caixa toca muito bem.

Para o próximo sábado, vou pôr um duto nessa minha caixa de 40litros pra testar, depois vou pôr o resultado e as fotos lá no meu tópico do Fiesta

Afinal de contas que sub que vc usa?

Caixas seladas ou bazucas seladas não toca direito de mala aberta.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...